SóProvas


ID
5605558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 13A2-II

    Por mais que se discuta e que se critique o jornalismo, seus procedimentos e seus produtos, não se pode negar a importância da atividade no processo de constituição do atual. A prática jornalística procura, de alguma forma, dar conta das experiências do mundo e torná-las disponíveis para todos. Isso significa que, mesmo sendo objeto de muitos questionamentos, o jornalismo é uma importante via de acesso à realidade e um lugar fundamental em que as sociedades contemporâneas partilham e reverberam seus valores e saberes.

    O procedimento jornalístico não é igual ao método científico e — até mesmo pela dinâmica da atividade — nem poderia ser, mas isso não quer dizer que o conhecimento produzido pelo jornalismo seja necessariamente de menor valor. Não é porque não segue os mesmos procedimentos da ciência que a atividade não tenha contribuição a dar na apropriação e na produção do real. Como outras formas de conhecimento, o jornalismo revela o mundo de maneira particular e, desse modo, pode até mesmo identificar aspectos da realidade que nenhuma outra forma de conhecimento seria capaz de desvelar.


Rafael Paes Henriques. Linguagem, verdade e conhecimento. Vitória: EdUFES, 2014, p. 131-132 (com adaptações). 

Seria mantida a coerência do texto 13A2-II, caso a expressão “até mesmo”, no último período do texto, fosse substituída por

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Temos um caso de palavras denotativas, que são aquelas que não possuem nenhuma classificação morfológica específica em língua portuguesa.

    Temos, nesse caso, uma palavra de inclusão:

    • Palavras denotativas de inclusão: até, inclusive, mesmo, até mesmo, também.
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação do termo que substitua o vocábulo grafado em:

    "Como outras formas de conhecimento, o jornalismo revela o mundo de maneira particular e, desse modo, pode até mesmo identificar aspectos da realidade que nenhuma outra forma de conhecimento seria capaz de desvelar."

    A locução "até mesmo", diretamente ligada à locução verbal "pode identificar", insere na passagem valoração inclusiva.

    Percebe-se da leitura das alternativas o termo de mesmo valor "inclusive", adequando ao contexto sem que se operem mudanças a nível sintático ou semântico.

    Importante pontuar que, por força da NGB, embora presente termo possa ser classificado em obras diversas como advérbio de inclusão, sua classificação mais adequada diante da nomenclatura oficial é na condição de termo denotativo de inclusão, ausente a classe "advérbio de inclusão".

    Os termos denotativos são classificação à parte, reservada aos termos que denotem exclusão, inclusão, situação, designação retificação, afetividade, realce, etc., e não se enquadrem na classificação dos advérbios.

    Faço ressalva: a CESPE possui larga experiência em correlacionar "coerência" e "sentido". Ainda que não concorde com tal cobrança, marca-se logicamente, quando presentes duas alternativas gramaticalmente corretas, a alternativa que preserve a integralidade da relação estrutural. Vide questão supra.

  • fiquei na dúvida por "também" se encaixaria

    socorro!!!!!

  • Q1751409- PF2021

  • Minha contribuição.

    -Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    -Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto“, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    -Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical“, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.

    Fonte: Direção Concursos / robconcurseiro

    Abraço!!!

  • Por que é "inclusive" e não "também": O primeiro indica possibilidade, o segundo certeza... o contexto indica algo que será possível fazer... possibilidade

  • O termo ATÉ funciona como preposição ou como advérbio.

    Como preposição:

    ATÉ indica: limite no espaço, no tempo, na quantidade; limite temporal de separação de ações, processos ou estados que se sucedem no tempo; lugar de destino e consequência.

    Como advérbio, usa-se para exprimir inclusão ou enfatizar qualquer facto. É sinónimo de inclusivamente.

    CESPE / CEBRASPE - 2021 - Polícia Federal: O vocábulo “até” (sétimo período do primeiro parágrafo), empregado no sentido de inclusive, poderia ser deslocado para o início do trecho “com alegria até”.

    CESPE / CEBRASPE - 2021 - AL-CE - Analista Legislativo: Seria mantida a coerência do texto 13A2-II, caso a expressão “até mesmo”, no último período do texto, fosse substituída por INCLUSIVE

    Em ambos os casos o CESPE considerou a expressão ATÉ como advérbio de INCLUSÃO.

  • Temos um caso de palavras denotativas, que são aquelas que não possuem nenhuma classificação morfológica específica em língua portuguesa.

    Temos, nesse caso, uma palavra de inclusão:

    • Palavras denotativas de inclusão: até, inclusive, mesmo, até mesmo, também.

  • Até mesmo. Na Semiótica da Linguística é um operador argumentativo que assinala um argumento mais forte dentro de uma escala que direciona para determinada conclusão: até, mesmo, até mesmo, inclusive.Fonte: dicionário informal

    Acho que a diferença entre inclusive e também está mesmo na intensidade.

  • Puts grilo

  • Sobretudo tem ideia de especialmente, acima de tudo, mormente. Também tem ideia de igualmente, conjuntamente. Portanto é conjunção conclusiva com ideia de Logo, Destarte. Assim= dessa maneira Até mesmo= inclusive