SóProvas


ID
5605756
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitos anos depois da publicação de Quarto de despejo, diário de uma favelada, novas escritoras negras brasileiras, inspiradas na obra de Carolina Maria de Jesus, formam o livro Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras, publicado em 2021, do qual se extrai o texto abaixo.


Entre a rua, este quarto e o ser

(Camila de Oliveira Silva)


Recebo a manhã de pé. Consciente da minha insone madrugada, eu estou à beira das 6h. Pressinto o dia longo, que vai arrastar esse corpo que sequer se esticou. Pronto o café, pronta uma manhã e nem importa que eu não esteja preparada para absolutamente nada hoje. Alguma vez já quis pedir ao dia que me levante. Não sei seguir por essa hora em chamas, nesse amarelo que cai sobre o dia, que não me socorre. Às vezes, antes de ir à rua, me pego querendo ir direto para a noite. Algo me vem em cheio nessas horas e não é a saudade que ontem, sem razão, me consumia de vida e morte. 

E de repente já estou na rua, rumando, rearrumando e esfregando meus olhos secos. Esforçando em segurar lágrimas e sabendo que preciso, agora, despejar meu olhar sobre o mundo: o mais seco que eu quiser. Desejo despejar meu olhar dentro dos olhos de todo mundo. Ando, e sinto que os passos só escorrem para alcançar sentido. Quando estou aqui, parece que a rua é tudo o que tenho, sou e tudo o que sobrei. [...] 

(LUDEMIR, Julio (org.). Carolinas: a nova geração

de escritoras negras brasileiras. Rio de Janeiro:

Bazar do Tempo: Flup, 2021)

Na oração “Algo me vem em cheio nessas horas” (1º§), ao observar as relações sintáticas estabelecidas entre os termos que a constituem, é possível afirmar que seu sujeito classifica-se como:

Alternativas
Comentários
  • Marquei sujeito indetermidado porq vi o pronome indefinido e não raciocinei.

    "Sujeito Indeterminado - impossível de identificar. Não está expresso ou a desinência verbal não possibilita a identificação do sujeito.

    Exemplos:

    Verbo na 3a pessoa do plural: amarraram os livros.

    Verbo na 3a pessoa do singular + se: precisa-se de...

    Verbo no infinitivo: assistir filme é legal.

    Sujeito desinencial é aquele que não vem expresso na oração, mas pode ser identificado pela desinência do verbo."

  • Reescrevendo para facilitar

    Algo vem a mim em cheio nessas horas

    Sujeito

    VTI

    Objeto Indireto

    Adjunto adverbial (dois, na verdade)

  • A gramática classifica o sujeito como: . . DETERMINADO, podendo ser: . SIMPLES: Quando há somente um núcleo do sujeito. ex: Joao jogou bola . COMPOSTO: Quando há dois ou mais núcleos do sujeito. ex: Joao e Pedro jogaram bola . Elíptico/DESINÊNCIAL/OCULTO: O sujeito não está expresso na frase, mas é possível identificar implícitamente. Ex: jogamos bola. quem jogou? nós, apesar de não estar expresso na frase, é possível inferir. . INDETERMINADO: Não há como identificar o sujeito. Ex: jogaram pedra na casa. . Como identificar? . Verbo fica na terceira pessoa do plural Verbo na terceira pessoa do singular mais pronome se. Lembrando que o SE deve ser índice de indeterminacao do sujeito. Verbo no infinitivo: andar muito de moto. . SEM SUJEITO: Não há sujeito na frase. Geralmente são verbos impessoais, verbo haver no sentido de existir e acontecer. Ex: Há crianças na rua.
  • que é que vem? Algo (suj. simples)

  • Gab: C

    “Algo me vem em cheio nessas horas” 

    Para facilitar, ache o verbo e pergunte a ele o que ou quem exerce aquela ação.

    o que ou que VEM? Algo (Sujeito).

    ***Galera, criei um material gratuito para o TJ-MG 2022. Chama no direct que compartilho com vocês***

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • "Sujeito simplim simplim" kkk!!

  • Bizu: o sujeito nunca vai vir acompanhado de preposição!!!

    Desinencial -> também chamado de sujeito oculto, mantém o sujeito implícito mas facilmente identificado através do contexto ou desinência do verbo.

    Indeterminado -> se assemelha ao oculto, porém não é possível identificar a ação do sujeito. Geralmente a construção das frases que são apresentados os sujeitos indeterminado vêm construídas na terceira pessoa do plural, verbo de ligação, intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, partícula apassivadora (cai muito).

    Bizu= se o contexto apresentar o sujeito, ele é oculto

    Simples -> Apresenta apenas um núcleo explícito.

    inexistente -> São as orações sem sujeitos, elas são construídas com verbos impessoais

  • geral confundindo o simples com indeterminado, cuidado! quando ele aparece na frase eu consigo determiná-lo. o contexto é campo morfológico, não sintático!

  • Pessoal, eu consigo determinar quem vem? Me ajudem, marquei alternativa "B".