SóProvas


ID
5612140
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Guatambú - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Luís Fernando Veríssimo.


Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morre não morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez.

A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? – Tira você mesmo, ué. – Ah, é? E eu não saio na foto?

O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. – Tiro eu - disse o marido da Bitinha. – Você fica aqui - comandou a Bitinha. Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha, orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. “Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar”, dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher.

A própria Bitinha fez a sugestão maldosa: – Acho que quem deve tirar é o Dudu… O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. – Só faltava essa, o Dudu não sai.

E agora? – Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!

O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era “Dutifri”, mas ele não sabia.

– Revezamento - sugeriu alguém. – Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e… A ideia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta da bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamente até o Castelo e arrancou a câmara da sua mão. – Dá aqui. – Mas seu Domício… – Vai pra lá e fica quieto. – Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido! – Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir

Analise as frases abaixo:

1. Minha namorada cheira à flor!

    Cheira a flor, minha namorada.

2. Não quero você aqui! Não, quero você aqui!

3. Todos nós, tiramos fotos em família! Todos nós, de vez em quando, tiramos fotos em família!

4. Fiz alusão àquela família, registrada naquela foto. Olhei àquela família, registrada naquela foto.

5. Chegarei às 14 horas em ponto, espere-me!

    Chegarei até as 14 horas em ponto, não me espere antes!

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em 1, uma das frases tem o uso indevido da crase. Também a ordem de um termo sintático está invertida na segunda delas.

    Incorreto. A marcação da crase está correto, visto que o verbo "cheira.r", no contexto em tela, é transitivo indireto e o complemento verbal indireto é uma palavra feminina determinada (flor); a segunda afirmação apresenta correção: o sujeito está mesmo invertido, estando à frente do predicado, quando, naturalmente, deve estar anterior a ele. Em ordem: "minha namorada cheir.a à flor". Obs.: a banca citou "uso indevido da crase", mas tencionou afirmar "uso do sinal indicativo de crase", visto que uso ou não uso só pode ser do sinal grave indicativo do fenômeno. Além disso, na segunda frase, a ausência da marcação da crase não invalida o gabarito, pois a banca explicitou o "uso da crase" (leia-se uso do sinal). Se não há sinal, não há que se fazer uma análise, ainda que esteja incorreta, a julgar o contexto, a redação "cheirav.a a flor, minha namorada";

    b) Na segunda frase posta em 2, o uso da vírgula é optativo e ambas as frases têm o mesmo sentido.

    Incorreto. É genuína a afirmação de que há o mesmo sujeito; não obstante, muda-se por completo o sentido se inserta ou suprimida a vírgula. Assim sendo, ela não tem caráter facultativo: tudo depende da intenção querida pelo autor da frase;

    c) As frases postas em 3 apresentam correto uso da vírgula, embora a vírgula colocada na primeira delas seja optativa.

    Incorreto. A vírgula na primeira frase é terminantemente proibida, visto que separa o sujeito do seu predicado;

    d) As frases postas em 4 estão corretas, há apenas uma troca de verbos que não prejudica o seu entendimento.

    Incorreto. O verbo "olhar", transitivo direto, não comporta o uso de preposição "a", logo o fenômeno crásico marcado em "àquela" apresenta grave desvio de regência verbal;

    e) As frases postas em 5 estão corretas quanto ao uso da crase e da colocação pronominal.

    Correto. Por eliminação, restou-nos somente esta. Analisemos as estruturas:

    I - Chegarei às 14 horas em ponto, espere-me!

    Marca-se a crase para indicar as horas; à frente, deve o pronome "me" alocar-se encliticamente, pois esse tipo de pronome não pode encabeçar uma oração.

    II - Chegarei até as 14 horas em ponto, não me espere antes!

    Via de regra, não se marcará a crase quando uma preposição já houver sido utilizada (há exceções, mas não cabem ao caso); adiante, o pronome "me" deve achar-se proclítico devido à atração que exerce o advérbio "não".

    Letra E

  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    A) Em 1, uma das frases tem o uso indevido da crase. Também a ordem de um termo sintático está invertida na segunda delas.

    Incorreta. Não se pode afirmar que há uso "indevido" da crase nas estruturas. Ao afirmar que "minha namorada cheirava à flor", está-se afirmando que a moça possuía cheiro de flor; ao fazer a mesma afirmação sem a marcação, "cheirava a flor", está-se a afirmar que a moça praticava a ação de cheirar a flor.

    O emprego ou não da crase dependerá, aqui, da intenção enunciativa do autor;

    B) Na segunda frase posta em 2, o uso da vírgula é optativo e ambas as frases têm o mesmo sentido.

    Incorreta. Guardem presente informação: o advérbio de negação, quando anteposto a verbo, sempre irá negar o seu sentido. Se, entretanto, houver, entre o advérbio de negação e o verbo, uma pausa marcada por vírgula, serve o advérbio de termo retificativo para toda a oração.

    "Não gosto de você." - Estou negando que gosto de você;

    "Não, gosto de você." - Faço uma ressalva, anunciando uma retificação, e afirmo que gosto de você;

    C) As frases postas em 3 apresentam correto uso da vírgula, embora a vírgula colocada na primeira delas seja optativa.

    Incorreta. A vírgula posta em 2 marca termo deslocado entre sujeito e verbo. A vírgula posta em 1, entretanto, separa incorretamente o sujeito de seu verbo;

    D) As frases postas em 4 estão corretas, há apenas uma troca de verbos que não prejudica o seu entendimento.

    Incorreta. Embora a frase 1 esteja correta (fiz alusão a+aquela...), não há justificativa para o emprego de crase na segunda construção, de sorte que o verbo "olhar" é transitivo direto e não rege preposição;

    E) As frases postas em 5 estão corretas quanto ao uso da crase e da colocação pronominal.

    Correta.

    "Chegarei às 14 horas em ponto, espere-me!" - Marca-se crase na indicação das horas e pospõe-se o pronome ao verbo em forma imperativa;

    "Chegarei até as 14 horas em ponto, não me espere antes!" - Não marca-se a crase por anteposição da preposição "até", seguida apenas de artigo definido, e antepõe-se o pronome à forma verbal imperativa por força do termo atrativo.

  • Gab e!

    A crase diante de horas é aplicada para indicar horário fixo:

    (a festa será às 14:00) horário fixo.

    (a festa será até as 14:00) não é horário fixo.

    PS. com o ATÉ A:

    1. Advérbio de inclusão. Sem crase. ''Todos morreram, até a menina''
    2. Anteceder adjunto adverbial. Sem crase ''Até a semana passada estava válido''
    3. Distância: FACULTATIVO. ''Fui até a praia' \ Fui até a praia''.

  • GABARITO - E

    I) usamos crase diante de Horas.

    Torna-se facultativo o uso diante de "até "

    Estudou até às 20 horas

    Estudou até as 20 horas

  • Rumo à PPMG papai, faltam 21 dias, ansiedade a milll

  • horas exatas crase lá.