-
“‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).
*O ÚNICO COM PRONOME RELATIVO podendo ser substituído por (O QUAL) retomando o antecedente, LEMBRE-SE QUE NESSE CASO TEMOS UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA.
*Nas outras opções temos o QUE=ISSO, ou seja, ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA e não retoma o antecedente
-
GABARITO LETRA B
A) “‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’. (retoma “positividade tóxica”).Na verdade esse que introduz uma Oração Subordinada Substantiva
B) “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). Certo retoma antecedente imagem e concorda com consequente, substituído por "o qual".
C “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”. (retoma “Stephanie Preston”). Retoma professora de psicologia da Univers........
D) “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”). Errado retoma Psicopedagoga e especialista em ..... e refere-se a Teresa Gutiérrez
E) “Para Baker, o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”). Na verdade esse que introduz uma Oração Subordinada Substantiva.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
Insta: @bizú.concurseiro
-
a) o problema com a positividade tóxica é ISSO..
b) GABARITO
c) Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita NISSO..
d) “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera ISSO..
e) “Para Baker, o que devemos lembrar DISSO..
Erros, avisa-me!
-
Vamos lá (...) Substitua o QUE da letra A,C e D por ISSO.
Ex: “Para Baker, o que devemos lembrar é isso -> ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”
Deu certo? Então não retoma ao antecedente (pronome relativo) e sim ao consequente.
Logo, falamos de uma conjunção integrante: Estão introduzindo orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
!!! Todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas, É ISSO QUE DEVEMOS LEMBRAR.
O único pronome relativo que temos é na letra B:
(...) de uma imagem DA QUAL nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).
Gabarito: letra b
-
Assertiva B
“‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).
-
“‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).
O "que" pode ser substituído por "a qual" - Pronome Relativo, retomará.
-
Minha contribuição.
Pronomes relativos: são aqueles que se referem a um termo anterior, chamado antecedente. Iniciam orações subordinadas adjetivas.
Ex.: Este é o livro que chamou minha atenção.
Formas dos pronomes relativos: que, quem, onde, cujo, quanto, o qual, a qual, os quais, as quais.
Abraço!!!
-
A‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’. (retoma “positividade tóxica”).
Errada :
>o problema com a positividade tóxica ( oração principal )
>é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais ( oração subordinada substantiva predicativa : que = isso + após o verbo ser )
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
B“‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).
Correta . ( que = a qual = imagem )
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
C“Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”. (retoma “Stephanie Preston”).
Acredita em algo , nisso ( oração subordinada substantiva objetiva indireta )
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
D“Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”).
Considera algo , que = isso , oração subordinada substantiva objetiva direta.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E“Para Baker, o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”).
Análoga a letra A
-
Quem retoma termo anterior é pronome relativo.
a. “‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’.
O problema é o que? ISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.
b. “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’”
Retoma “uma imagem”. Termo destacado: Pronome relativo .
c. “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”.
Acredita em que? NISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.
d. “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”).
Considera o que? ISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.
e. “Para Baker, o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”).
Lembrar o que? ISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.
-
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em funcionalidade partícula "que" dentro do texto. O candidato deve indicar em qual assertiva o "que" não retoma um termo indicado entre parênteses. Vejamos:
Há duas informações que devemos saber: ⇨quando o "que" puder ser trocado por "isso" ou "isto" encabeça uma oração subordinada substantiva e completa o sentido da oração anterior. ⇨ Por outro lado, quando puder ser trocada por "a qual", "o qual", na qual", "no qual", "em que" ou outro pronome relativo, quer dizer que retoma alguma parte anterior, característica essa da oração subordinada adjetiva. Dito isso, iremos tentar encaixar algum pronome relativo no lugar do "que" e, assim, encontrar a resposta correta. Analisemos:
a) Incorreta.
“‘o problema com a positividade tóxica é (isso) que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’. (retoma “positividade tóxica”).
Nesta assertiva, a partícula "que" não retoma palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto".
b) Correta.
“‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem (a qual) que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).
Nesta assertiva, a partícula "que" retoma "a imagem", tanto é verdade, que poderíamos fazer a leitura de duas outras maneiras.
"...a qual nos mostra imperfeitos."
"... uma imagem nos mostra imperfeitos."
c) Incorreta.
“Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita (nisso) que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”. (retoma “Stephanie Preston”).
Nesta assertiva, a partícula "que" não retoma palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto" (EM + ISTO= NISTO).
d) Incorreta.
“Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera (isso) que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”).
Nesta assertiva, a partícula "que'' não retoma palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto" .
e) Incorreta.
“Para Baker, o que devemos lembrar é (isso) que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”).
Nesta assertiva, a partícula "que" não retomada palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto".
Gabarito: B
-
Bom...
Sendo rápida e direta
Se é pronome relativo ele retoma , do contrário não.
Nas alternativas A, C, D, e E se substituir o QUE por : ISSO , já identifica uma conjunção integrante. Logo, não poderia retomar uma expressão anterior.
Gabarito: B