SóProvas


ID
583291
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Artigo é a palavra que precede o substantivo, servindo para classificálo quanto ao gênero e ao número. O artigo pode especificar ou generalizar o substantivo classificandoo em definido ou indefinido. Deste modo, sob o ponto de vista semântico, ou seja, sob o ponto de vista da significação das palavras dentro de um determinado contexto, os artigos e os substantivos estão intimamente ligados. Com base no que se pode inferir das sentenças abaixo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra A

    A “Padaria é uma pequena indústria” – esta se  referindo  a  qualquer  tipo  de  padaria.

    b) Uma padaria do bairro  foi  interditada pela vigilância sanitária” –  se refere a qualquer padaria do bairro, mas pressupoe-se que existe mais do que 1
     

    c)  “A padaria do bairro foi  interditada pela vigilância sanitária” – aqui fica claro que existe apenas uma no bairro.
     

    d) “O  livro é uma  fonte de  saber”  –  não  se pode  definir  a que  obra  se refere, mas diz apenas "O Livro"
  • A questão cobra conhecimentos referentes ao valor semântico do artigo. Neste caso devemos  saber que os artigos indefinidos ( um, uma, uns, umas) generalizam o substantivo. Exemplo: na letra B  - uma padaria do bairro.... significa qualquer padaria, uma padaria qualquer. Não está empregado no sentido de numeral como a questao afirmou. Já os artigos definidos (o, a , os, as) especificam o substantivo. Exemplo: na letra D - a padaria do bairro... significa aquela padaria especifica, não é qualquer padaria e sim aquela em que o interlocutor está se referindo. O artigo definido identifica o objeto,delimitando-o já diz  Bechara. A assertiva D, portanto está parcialmente correta, acredito que o erro da questao está na palavra pressupõe, resta a alternativa A como correta. 
  • Questão mal elaborada e passível de anulação....

    A) ERRADA: “Padaria é uma pequena indústria” – nesta sentença a ausência do artigo precedendo o substantivo “padaria”  serve  para  dizer  que  o  substantivo  se  refere  a  qualquer  tipo  de  estabelecimento  designado  pelo  nome  de  padaria. 

    CONCORDO QUE A AUSENCIA DO ARTIGO "A" GENERALIZA O SUBSTANTIVO "PADARIA", OU SEJA, O SUBSTANTIVO SE REFERE A QUALQUER TIPO DE ESTABELECIMENTO.

    PORÉM, O ITEM AFIRMA CLARAMENTE QUE PADARIA É UMA PEQUENA INDÚSTRIA, LOGO - DE ACORDO COM A INFORMAÇÃO DESSE ITEM - NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE PADARIA SE REFERE A QUALQUER ESTABELECIMENTO DESIGNADO PELO NOME PADARIA.

    EX: PADARIA ON LINE - SITE DE RECEITAS CULINÁRIAS QUE TEM O NOME DE PADARIA.

    TAMBÉM PODERIA USAR O SUBSTANTIVO "PADARIA" NO SENTIDO CONOTATIVO PARA DESIGNAR COMÉRCIO OU ESTABELECIMENTO, SEM QUE ESSES SEJAM NECESSARIAMENTE INDUSTRIAIS.


    D) MENOS ERRADA QUE A LETRA A- d) “O  livro é uma  fonte de  saber”  – nesta  sentença pressupõe­se que o  substantivo  ”livro” é determinado e  já  conhecido  pelo  interlocutor,  não  podendo  se  definir  como  qualquer  obra  do  gênero,  mas  sim  uma  obra  em  específico.

    O ÚNICO ARGUMENTO PARA O ERRO DA QUESTÃO SERIA A "PRESSUPOSIÇÃO" VISTO QUE O ARTIGO DEFINIDO "O" DETERMINA O SUBSTANTIVO, PORTANTO, ESPECIFICA A OBRA.

    DETALHE PARA O USO INADEUADO DOS DEMOSTRATIVOS " NESTE, NESTA ...." UTILIZADOS PELO ELABORADOR DOS ITENS - FOGE DA REGRA DE NOSSA NORMA CULTA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA....

  • Amanda, me desculpe, mas o seu comentário pode induzir alguém a achar que a resposta da questão é a letra "D". Entretanto, de acordo com o gabarito oficial e definitivo, a resposta é a letra "A".

  • Existem exceções onde o artigo definido na verdade GENERALIZA o substantivo. É o caso de " O homem é um ser irracional". O mesmo acontece na letra D, que diz " o livro...". Neste caso não se fala de um livro específico e sim de todos os livros. 

  • não sei como eu consegui errar essa questão idiota uma vez. foi pura falta de atenção.

  • Letra A.

    Padaria se refere a todo tipo de padaria.

  • Não leiam o que a Amanda escreveu é totalmente contraditório àquilo para alguém que estudou sintaxe e semântica.

  • Não leiam o que a Amanda escreveu é totalmente contraditório àquilo para alguém que estudou sintaxe e semântica.

  • ONDE ESTA O ERRO DA LETRA D?

    O livro é uma fonte de saber” – nesta sentença pressupõe­se que o substantivo ”livro” é determinado e já conhecido pelo interlocutor(Até aqui correto), não podendo se definir como qualquer obra do gênero, mas sim uma obra em específico. (Errado)

    Comentário: Existem outras ''fontes do saber'' como por exemplo a própria internet, mas aqui na alternativa, dentre essas fontes ele destacou ''O livro'' então independe de gênero e de obra especifica, pode ser qualquer um.

    =)