-
Receita de Impostos
=>
Receita Corrente
=>
VARIAÇÃO QUANTITATIVA AUMENTATIVA
LETRA E
-
Se a questão diz que "tendo ocorrido o necessário registro da competência no corrente exercício", quer dizer que o registro do direito a receber tinha sido lançado, ou seja, no dia 1º de janeiro, data do fato gerador do IPTU, foi lançado um valor a receber no ativo da prefeitura referente ao IPTU. No momento do efetivo recebimento desse valor, como esse direito já estava escriturado, ocorrerá apenas um fato permutativo. Para o caso específico do recebimento do valor, seria gerada uma variação qualitativa aumentativa.
Não concordo com o gabarito da banca, mas enfim ...
-
Cláudio,
eu concordo com o seu pensamento de que houve uma permutação.
No entanto eu acredito que não há uma variação modificativa.
-
Olá!!! O fato é que resposta certa é "nenhuma das respostas anteriores", pois no momento arrecadação da receita orçamentária tributária ocorre apenas um fato permutativo, ou seja, uma VARIAÇÃO PATRIMONIAL QUALITATIVA, a qual não recebe nenhum adjetivo, como pode ser observado no item 02.04.00 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS da PARTE II – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS do MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 4ª edição.
Logo, falou em VARIAÇÃO PATRIMONIAL QUALITATIVA AUMENTATIVA OU DIMINUTIVA O ITEM ESTÁ ERRADO!!!
ABRAÇO
-
Bruno, tu tens razão. Errei quando escrevi isto: "Para o caso específico do recebimento do valor, seria gerada uma variação qualitativa aumentativa."
A resposta deveria ser letra E mesmo.
-
Cláudio e Bruno,
O que vocês argumentaram tem todo o sentido. No entanto, atentei para o fato de que a questão fala sobre o momento do lançamento e não da arrecadação.
"O lançamento contábil da receita orçamentária..."
Nesse caso, concordo com o colega de cima que citou que seria Variação Quantitativa Aumentativa.
Abraços
-
Dicsrj
Veja que a questão fala em lançamento "contábil" da receita orçamentária, o que não se confunde com o lançamento (estágio de execução da receita). Todos os estágios de execução da receita (inclusive o lançamento) irão gerar "lançamentos contábeis". Como a questão fala em "lançamento contábil da receita orçamentária", devemos presumir que a questão refere-se ao lançamento "contábil" da "arrecadação" da receita de IPTU, que, como foi dito acima irá gerar apenas uma variação qualitativa, pois o valor a receber já tinha sido contabilizado em 1º de janeiro (pelo regime de competência).
Acho que é isso ...
-
A questão fala " O lançamento contábil da receita orçamentária decorrente da cobrança de IPTU...", entendi como se a receita lançada virasse uma dívida ativa. Assim, não há o que se falar em variação, ocorrendo apenas um fato permutativo.
-
Galera,
Entendo ser permutação tb, pois o texto fala na "cobrança" - ou seja - há uma mutação passiva...não alterando a situação líquida,,,bem, acho que é isso!!!..caso não, favor apontar o suposto equívoco...obrigado!!!
bons estudos a todos!!!!
-
O lançamento da receita, subentende-se "o lançamento do recebimento da receita " haja vista já ter ocorrido o lançamento do direito a receber pelo regime de competência.
Receita de impostos gera uma VARIAÇÃO QUANTITATIVA AUMENTATIVA.
LETRA: E
-
Carlos rocha, disse tudo em poucas palavras rs
-
Se ocorreu o lançamento, (na CASP), o lançamento é o fato gerador da receita, logo quando da arrecadação do tributo, ocorrerá apenas uma variação qualitativa, porém não falamos em variação qualitativa (aumentativa ou diminutiva), por isso a questão tem como assertiva a letra E - nenhuma das respostas anteriores.
espero ter ajudado.
Abs
-
VPA, gabarito E-R-R-A-D-O !!!!!!!!!!!