SóProvas


ID
619087
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta erro gramatical:

Alternativas
Comentários
  • a) No último dia 4 foi apresentada ao Banco Central, pelos controladores dessas instituições (hora em liquidação extra judicial), uma proposta para pagamento integral aos credores. (ora)

    b) Na Idade Média, os contratos receberam a influência do direito germânico, que preocupava com a inadimplemência na obrigação contratual e ensejava a escravidão ou a prisão do devedor. (que se preocupava)

    c) O poder público e a sociedade têm como desafio a busca de mecanismos que protejam os cidadãos de abusos e de crimes potencializados pelo uso indevido da internet, que vão da difamação à pedofilia e até os furtos, mas sem sacrificar a liberdade de expressão. (correta)

    d) No caso específico do Legislativo, as prioridades parecem não estarem coincidindo com as do bem comum. (estar)

    e) A reviravolta favorável a elite funcional do Senado foi divulgada uma semana depois do Executivo ter vetado o aumento. (de o Executivo --> o sujeito não pode estar preposicionado).
  • Acredito que o erro da alternativa E resida na ausência de crase em "A reviravolta favorável à elite funcional do Senado(...)"

    Trocando as expressões para o masculino, teremos: A reviravolta favorável ao corpo funcional privilegiado do senado(...)

    Bons estudos a todos!
  • Concordo com você pedro. Utilizei o seguinte: A reviravolta favorável a elite funcional ---- > Somente fiz uma inversão... A elite funcional (...) [foi] favoravel à reviravolta.

    quem é favorável é favorável a+a alguma coisa, no caso a reviravolta (subs. feminino).
  • Complentando os comentários. No item A o correto é "ORA EM RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL". 

  • olá !!!a palavra inadimplemência está correta...

    que se preocupava...fazendo esta alteração torna a alternativa correta

  • c) O poder público e a sociedade têm como desafio a busca de mecanismos que protejam os cidadãos de abusos e de crimes potencializados pelo uso indevido da internet, que vão da difamação à pedofilia e até os furtos, mas sem sacrificar a liberdade de expressão.
    O grande "X" da questão é na parte destacada, muitos pensaram que o correto seria "até aos furtos" pois o termo regente "difamação" pede a preposição a, porém já temos um preposição: até, não fazendo sentido usarmos duas (a e até).
    Nessa oração em específico, a preposição até está substituindo a proposição a pedida pelo termo regente.
    Poderíamos reescrever o período:
    c) O poder público e a sociedade têm como desafio a busca de mecanismos que protejam os cidadãos de abusos e de crimes potencializados pelo uso indevido da internet, que vão da difamação até a pedofilia e aos furtos, mas sem sacrificar a liberdade de expressão. 
  • Outro erro na letra B é o nome inadimplemência está errado, pois o correto é inadimplência.