SóProvas


ID
672502
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação às formas de descentralização, analise.

I. A concessão é a delegação da prestação de serviço público.

II. A permissão ocorre por meio de contrato de adesão.

III. A autorização é um ato administrativo precário, unilateral e discricionário.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Letra d) todas estão corretas porque...
    A concessão é a delegação de prestação de serviço público, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para o seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. "É uma delegação contratual da execução de serviços públicos" (Meirelles, p. 385).
    Permissão é a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para o seu desempenho, por sua conta e risco. É formalizada mediante contrato de adesão (art. 2, IV e art. 40 da Lei 8987).
    Autorização ocorre quando o Poder Público consente na execução de serviços públicos, por particular, para atender a interesses coletivos instáveis ou emergência transitória, por ato unilateral, precário e discricionário. (Meirelles, p.406)

    Fonte: Meirelles, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32º ed. São Paulo, Malheiros Ed. 2006.
  • GAB: D

    I- CONCESSÃO: SEMPRE POR LICITAÇÃO POR CONCORRENCIA, CELEBRADO POR CONTRATO COM PESSOAS JURÍDICAS OU CONSÓRCIO DE EMPRESA, NÃO PRECARIEDADE E NÃO É CABÍVEL REVOGAÇÃO.

    II- PERMISSÃO: QQ MODALIDADE DE LICITAÇÃO, CONTRATO DE ADESÃO, CELEBRADO POR PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA, DELEGAÇÃO A TITULO PRECÁRIO E REVOGÁVEL UNILATERALMENTE PELO PODER CONCEDENTE.

    III-AUTORIZAÇÃO: NÃO TEM LICITAÇÃO, SI DA POR ATO ADMINISTRATIVO, PESSOA FÍSICA, JURÍDICA OU CONSÓRCIO DE EMPRESA, ATO PRECÁRIO E REVOGÁVEL UNILATERALMENTE PELO CONCEDENTE.

  • " É muito importante ressaltar que a partir da promulgação da Constituição de 1988, a delegação da prestação de serviços públicos mediante permissão passou a exigir a celebração de um contrato." - Direito Administrativo Descomplicado. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.

  • A CONCESSÃO É A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRAS.

    A PERMISSÃO É A PRESTAÇÃO PARA SERVIÇOS.

  •  

     

     

     

    CONCESSÃO:  MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA.  NÃO HÁ PRECARIEDADE

     

    PERMISSÃO:  SEMPRE COM LICITAÇÃO.  CONTRATO DE ADESÃO 

     

    AUTORIZAÇÃO:      NÃO HÁ LICIATAÇÃO.   ATO ADM DISCRICIONÁRIO      

     

     

     

     

    Q264872

     

    AUTORIZAÇÃO   =   INTERESSE PRIVADO

     

     

    É um ato administrativo por meio do qual a administração pública possibilita ao particular a realização de alguma atividade de predominante interesse deste, ou a utilização de um bem público.

     

    Q115203

    A autorização é um ato administrativo, discricionário e precário, pelo qual a Administração consente que o particular exerça atividade ou utilize bem público no seu próprio interesse.

     

     

    Q224154

    PERMISSÃO   =       INTERESSE DA COLETIVIDADE / PÚBLICO

     

    É o ato administrativo discricionário e precário mediante o qual é consentida ao particular alguma conduta em que exista interesse predominantemente da coletividade.

     

    A permissão é ato administrativo negocial, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público faculta ao particular o uso de bens públicos a título gratuito ou oneroso, nas condições estabelecidas pela Administração. 

     

    Q224165

     

    A permissão ocorre por meio de contrato de adesão. 

  • AuTorizaçãO = ATO ADMINISTRATIVO

    permisSÃO = contrato de adeSÃO

    CONcessão = CONtrato administrativo