SóProvas


ID
67465
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do jornal O Globo, de 26/8/2009. Assinale a opção em que o segmento está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • a) "JUNTAM-SE notícias apavorantes";b) "5 graus ACIMA do normal";c) "a temperatura BATEU recorde";d) correta !e) "o setor privado SE mobiliza".Gabarito D.
  • Seguem comentários sobre cada uma delas: a) Quando se trata de enfrentar a ameaça das mudanças climáticas à Humanidade, junta-se notícias apavorantes, desempenho pífio da maioria dos países e pequenos avanços, configurando um quadro de urgência e de angústia. Em “junta-se” , o pronome é apassivador, portanto deveria concordar com o sujeito paciente da voz passiva sintética. b) No Ártico, a temperatura da água está quase 5 graus em cima do normal.Todas as expectativas convergem para a Conferência sobre Mudança Climática da ONU, em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. O correto seria usar o termo “acima”, pois o uso da preposição “em” remete a uma ideia de inadequada para o contexto. c) Uma coisa é ter noção de que a temperatura dos oceanos está subindo. Outra é ficar sabendo, pelo Centro Nacional de Dados Climáticos, dos EUA, que a temperatura média dos oceanos em julho - 17 graus - bateram recorde em 130 anos de monitoramento. O sujeito do verbo bater é “ a temperatura média”. Dessa forma, o verbo deveria estar no singular. d) Uma coisa é o mundo ser informado de que as geleiras estão se derretendo num ritmo assustador. Outra coisa é tomar conhecimento da primeira estação de esqui do mundo a sucumbir ao aquecimento global: o Glaciar Chacaltaya, na Bolívia, importante contribuinte da bacia que abastece de água La Paz. Correta. e) Até lá, é preciso que cada um faça mais que sua parte. No Brasil, o setor privado lhe mobiliza e empresários se comprometeram, no encontro "Brasil e as mudanças climáticas", a publicar anualmente o inventário de suas empresas das emissões de gases que provocam efeito estufa e as ações adotadas para reduzi-las. O verbo mobilizar não exige o uso de “lhe”, por ser VTD. Espero ter ajudado. Alexandre
  • Uma coisa me deixou intrigada com a D: o artigo "o" anteposto a "Glaciar Chacaltaya".
    Digo isso, pois, havia entendido que "Glaciar Chacaltaya" refere-se à "primeira estação de esqui do mundo a sucumbir...". Até por causa dos dois pontos logo em seguida, que é pontuação utilizada para aposto - dar nome.
    Assim, se isso procede, para mim mais certo seria " Outra coisa é tomar conhecimento da primeira estação de esqui do mundo a sucumbir ao aquecimento global: a Glaciar Chacaltaya, na Bolívia..." - e não "O Glaciar Cha..."

    Alguém sabe se esse meu pensamento procede? 
    E se não for pedir demais, caso poste resposta aqui sobre essa minha dúvida, avise-me também em minha página de recados para que eu possa ver a explicação.

    Obrigada!
  • Oi Yara,
    Realmente causa um pouco de dúvida esse item, contudo GLACIAR é um substantivo.
    Ele é sinônimo de Geleira.
    Então, quando ele fala em " o Glaciar Chacaltaya" é uma geleira com esse nome e portanto deve vir no masculino definido.

    Espero ter ajudado.
    Grande abraço.


  • Na alternativa a) o texto "a ameaça das mudanças climáticas à Humanidade", não seria sem crase, já que o verbo ameaçar é VTD e portanto não pede preposição?

  • Eu AMEAÇO ele. (verbo transitivo DIRETO)


    A bomba nuclear representa uma AMEAÇA para a humanidade. (ACREDITO QUE ESTE FOI O SENTIDO DO TEXTO)