SóProvas


ID
699223
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de

Alternativas
Comentários
  • A descrição arquivística se processa por meio de instrumentos de pesquisa, os quais explicam os documentos de arquivos, quanto à sua gestão, identificação e localização e situam o pesquisador quanto ao contexto e o sistema de arquivo que o gerou.
    http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=6719
  • O que são instrumentos de pesquisa?
    São as ferramentas utilizadas para descrever um arquivo, ou parte dele, tendo a função de orientar a consulta e de determinar com exatidão quais são e onde estão os documentos. Tais instrumentos são assim definidos:
    obra de referência, publicada ou não, que identifica, localiza, resume ou transcreve, em diferentes graus e amplitudes, fundos, grupos, séries e peças documentais existentes num arquivo permanente, com a finalidade de controle e de acesso ao acervo.
    http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf6.pdf
  • Instrumentos de Pesquisa: O termo mais amplo que abarca qualquer descrição ou meio de referência elaborado ou recebido por um serviço de arquivo, com vistas ao controle administrativo ou intelectual do acervo arquivístico


     http://alunadearquivo.blogspot.com.br/2009/01/glossrio-de-terminologia-arquivstica.html 

  • Instrumentos de pesquisa: meio que permite à identificação, localização ou consulta a documentos ou a informação neles contidas. Expressão normalmente empregada em arquivos permanentes.
  • GABARITO LETRA D.

     

    INSTRUMENTOS DE PESQUISA.

  • Os documentos de fase permanente necessitam de instrumentos que auxilei aos usuários do arquivo na localização das informações que buscam. Esses instrumentos são chamados de instrumentos de pesquisa.
    Portanto está correta alternativa de letra "D".
  • DOCUMENTOs DE ARQUIVOs PERMANENTEs

    ==> Possuem valores: probatórios, informativos e historicos

    ==> jamais serão eliminados

    ==> São usados para pesquisas

  • Os documentos de VALOR PERMANENTE são INALIENÁVEIS (não podem ser doados, trocados ou vendidos) e IMPRESCRITÍVEIS (devem ser guardados permanentemente).

    Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles guardam documentos os quais não têm mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.

    Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes