SóProvas


ID
706153
Banca
FUJB
Órgão
MPE-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

No dia 30 de março de 2011, a Autoridade Policial da 15ª DP (Gávea) recebeu expediente encaminhado pelo VI Juizado Especial Cível da Capital (Gávea), referente à ação de cobrança desenvolvida naquele Juízo, em que, na sentença proferida na semana anterior, foi constatado que o réu, suposto devedor cível, apesar de fsicamente identifcado, valia-se de documentos falsos. A falsifcação consistia na inserção de fotografas próprias em documento de identifcação civil (“RG”) e em carteira nacional de identifcação autênticos, pertencentes a pessoa já falecida. Feito breve levantamento, descobriu- se que a mesma pessoa utilizara seus documentos para conseguir empréstimos em entidades particulares de crédito, fgurando como réu em mais oito processos naquele mesmo Juizado Especial. A Autoridade Policial, então, determinou sua oitiva, sendo encontrado no endereço fornecido nos processos cíveis. Na Delegacia de Polícia, recusou-se a prestar declarações, invocando seu direito ao silêncio, sendo obrigado a fornecer seus padrões datiloscópicos e posar para fotografas, oportunidade em que foi liberado. A posterior consulta aos seus dados datiloscópicos não retornou qualquer resultado. Procurada novamente em seu endereço, a pessoa não mais foi localizada. Ao fnal do prazo de trinta dias, a Autoridade Policial relatou parcialmente os autos, encaminhando o procedimento ao Ministério Público, com solicitação de renovação do prazo para o prosseguimento das investigações. Ao receber o inquérito, o Promotor de Justiça com atribuição ofereceu denúncia, por entender confgurado o crime de estelionato e uso de documentos falsos, em continuidade delitiva. O Juiz Criminal, ao receber o procedimento denunciado, entendendo haver prova sufciente dos crimes imputados, deverá:

Alternativas
Comentários
  • ALT. A


    Art. 259 CPP.  A impossibilidade de identificação do acusado com o seu verdadeiro nome ou outros qualificativos não retardará a ação penal, quando certa a identidade física. A qualquer tempo, no curso do processo, do julgamento ou da execução da sentença, se for descoberta a sua qualificação, far-se-á a retificação, por termo, nos autos, sem prejuízo da validade dos atos precedentes.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • ART 259 CPP. 

  • Olha o tamanho desse Enunciado. São 3 dias para fazer a prova? Olha...

  • Questão tranquila, porém tenta cansar o candidato com esse livro.

  • Só parecia difícil...

    Sendo certa a sua identidade física (fotos na delegacia), o juiz deverá receber a denúncia. (art. 259, CPP)

  • Pela quantidade de respostas contabilizadas no gráfico percebemos que a maioria não gosta de ler, e desiste da questão sem nem saber se é fácil ou difícil. Bom pra gente, que é guerreiro e foi até o fim. A vitória está mais além, força galera!!!!

  • nego põe nos filtros processo comum ordinário e sumário sumaríssimo (9099) e vem sempre as mesmas questões, dai quando vem questão diferente, tem que dar graças a deus e ler mesmo. mas essa é do tipo clássica pra cansar o candidado, geralmente a resposta está nas extremidade só pro camarada ficar no "cada crachá-cada crachá" nas alternativas.

  • Pular para a última frase do enunciado foi suficiente pra ganhar a questão.  

  • Alguém mais pulou o enunciado e foi direto nas alternativas?

  • Pensei que era interpretação de texto!