SóProvas


ID
772066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A vegetação é fundamental na implantação de parcelamentos urbanos. Os tipos vegetais serão mais adequados se de copa perene e que retenha pouco a água das chuvas, como forma de proteger subsistemas de infraestrutura a eles relacionados.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em pouca retenção de água das chuvas. É justamente o contrário.
  • Acredito que o erro seja a definção de "vegetação que retenha pouco a água das chuvas", pelo fato de que a vegetação, no solo urbano permeável, contribui para a menor velocidade de escoamento das águas pluviais, que é um fator positivo -, bem como alivia a demanda de escape dessas águas, pois essa vegetação possibilita uma redução do volume de efluentes que se dirigem aos coletores da rede de equipamentos públicos de drenagem (boca de lobo, sargeta etc.).

  • higrófilas: são formações vegetais típicas de regiões úmidas. Possuem folhas largas e perenes (latifoliadas), para facilitar a transpiração (florestas tropicais).

    xerófilas: aparecem em regiões de clima seco. Nesse caso, os vegetais se adaptam à falta de chuva, substi­tuindo as folhas por espinhos, perdendo a folhagem ou cobrindo-a com uma cera que pode impermeabilizar a folha, evitando a evaporação (cactos e outros vegetais da caatinga brasileira).

    Os vegetais xerófilos também possuem raízes profundas ou então uma multirradicação que permite otimizar o aproveitamento da água que infiltra no subsolo.

    tropófilas: vegetais que vivem em climas com alternância de pluviosidade (um período chuvoso e outro seco). Nesse caso, os vegetais perdem a folhagem na estação seca do ano e são chamados vegetais caducifolios ou caducos