SóProvas


ID
780793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos do serviço
social, julgue os que se seguem.

O aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção no serviço social, com metodologias de ação pautadas na busca de padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento, apoia-se na orientação marxista.

Alternativas
Comentários
  • Segundo YAZBEC:


    "É a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando-se antes para ajustes e conservação. Particularmente em sua orientação funcionalista, esta perspectiva é absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com as metodologias de ação, com a "busca de padrões de eficiência, sofisticação de modêlos de análise, diagnóstico e planejamento; enfim, uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais." (Yazbek, 1984,71)"

  • A questão torna-se errada ao afirmar que essa perspectiva de padronização e sofisticação dos modelos de ação profissional apoia-se na orientação Marxista. Quando na verdade, apoia-se na perspectiva positivista. 

  • Analisando a questão:

    O aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção do Serviço Social que vise obter e mensurar padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, está pautado não na perspectiva marxista mas sim no pensamento positivista. Essa perspectiva, a qual é conservadora e esteve presente influenciando a profissão nos seus primórdios no Brasil, implica numa prática pragmática, instrumental e de ajustamento do ser a sociedade. Assim, o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção implica também no fortalecimento de práticas irrefletidas e burocratizadas no cotidiano do exercício profissional.

    RESPOSTA: ERRADO
  • No que se refere ao Serviço Social, o primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização foi buscado na matriz positivista e consequentemente na sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. A teoria social, assentada no positivismo, aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade. Essa perspectiva restringe a visão teórica ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. As mudanças apontam para a conservação e preservação da ordem estabelecida, isto é, do ajuste.

    Essa orientação funcionalista foi absorvida pelo Serviço Social, configurando, para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com a busca de padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento, enfim, uma tecnificação da ação profissional acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais (YASBECK, 1984, p. 71).

    GABARITO ERRADO.

    Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 268-299, 2008

  • Perspectiva Positivista.

  • O aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção do Serviço Social que vise obter e mensurar padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, está pautado no pensamento positivista. Essa perspectiva, a qual é conservadora e esteve presente influenciando a profissão nos seus primórdios no Brasil, implica numa prática pragmática, instrumental e de ajustamento do ser a sociedade. Assim, o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção implica também no fortalecimento de práticas irrefletidas e burocratizadas no cotidiano do exercício profissional.