SóProvas


ID
782029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos apresentados nas opções a seguir integram, em sucessão, um texto adaptado de um jornal brasileiro, assinale a opção em que o trecho mostrado está correto gramaticalmente.


Alternativas
Comentários
  • correto:
    c) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, (vírgula assinala oração subord adj explicativa,modificando valor do benefício) que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador (vírgulas separam itens em uma enumaração). A regra compele os trabalhadores a se aposentarem (verbo compeliré vtdi e a regência está correta com prep 'a'.Como a oração é subord, forma verbal "aposentarem" deve vir no subjuntivo) mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

    a) O governo ainda não desistiu impôr...errado:O governo ainda não desistiu de impôr

    b) A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de por...errado: ...anunciada aos líderes de pôr...

    d) Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria, sobre...errado. não se separa verbo de seu complemento: governo ponderaria sobre...

    e) Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que, o governo...errado:- A vírgula não é usada nas orações subordinadas substantivas.
  • Entendo a alternativa C como incorreta.

    Pois não vejamos:

    c) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

    Neste caso imaginei que a palavra "Obter" deveria estar no plural para concordar com trabalhadores e manter o paralelismo com a palavra "aposentarem". Pois o sujeito de "obter" é "trabalhadores".

    Vejam como ficaria: 

    A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obterem o teto da aposentadoria.

    Alguém discorda?


  • Colega, 

    Realmente, é fácil confundir, mas analisando percebi ...

    Os trabalhadores vão obter o que? O teto da aposentadoria. Pelo o que eu entendi, o verbo no singular está concordando o próximo termo.



    No entanto, também marquei essa opção como errada, pois achei ela ambígua -> O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição... 

    O que leva em conta o tempo de contribuição? O fator beneficiário ou o valor do benefício?

    Pela lógica dá pra saber que é o valor do benefício, mas a frase não deixa isso claro!!!!


  • Pensei da mesma forma que o Victor.

    Para os trabalhadores OBTEREM o teto da aposentadoria. E não: "Para os trabalhadores OBTER o teto da aposentadoria."
  • A REGRA compele alguém a fazer algo:

    - "A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria."

  • O sujeito de obter é trabalhadores, logo deveria estar no plural para concordar. 
  • a)     Incorreta. A forma verbal “impor” nãoapresenta acento circunflexo e há dois erros de pontuação (colocação de vírgulas): “Em reunião, comos líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julhopara apresentar uma proposta (...)”.
    b)    Período completamente truncado, com problemas de coerência na construção dos períodos.
    d)  Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas.
    e) Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas. Além disso, a colocação do pronome relativo “onde”, equivocadamente.

    Resposta: C) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

  • Boa noite!

     Eu acertei a questão, porém julguei a alternativa "a" como errada não pela regência do verbo resistiu mas porque entendi que o verbo depor não possui acento gráfico por se tratar de uma oxítona terminada em "r". No meu ver não existe regra para acentua-la. Estou certo? alguém pode me explicar o porquê do acento? 


  • A palavra impor não recebe acentuação gráfica. O verbo de quem ele deriva (pôr) recebe o acento, mas os seus derivados não são acentuados.

    O verbo pôr recebe acentuação para diferenciar da preposição por.  

    Não existe a necessidade de diferenciar o verbo impor de outra palavra, por esse motivo não recebe acento.

  • Professora favor explicar porque o item esta errado, ja sabemos que esta com problemas de pontuacao e truncados, mas seria muito melhor se apontasse exatamente onde esses problemas ocorrem.

  • o infinitivo vem preposionado e completa substantivos, adjetivos e verbos: Não flexiona.

    MAS... Há uma EXCEÇÃO : Quando o verbo tiver o sentido um sentido reflexivo ou passivo.[...] A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.
    Percebam que trbalhadores praticam e recebem a ação expressa pelo verbo. Impende ressaltar também o seguinte: em uma oração subordinada, se o sujeito do infinitivo é o mesmo presente na principal, então o verbo fica no singular. Fonte:http://www.correiodeuberlandia.com.br/blogs/revisaonanet/ele-convocou-voces-a-sairem-ou-a-sair/
  • em que pese meu acerto, discordo do gabarito, pois o sujeito de obter é "aposentados", portanto equivocada a concordância e nula a questão.

  • Acertei a questão, porém, tive uma dúvida. 
    Se o trecho fosse substituído A regra compele "os" trabalhadores  POR "aos" trabalhadores. Também estaria correto? 

  • Caro colega Gabriel, a oração  poderia ser escrita dessa segunda forma (compelir aos trabalhadores), visto que o verbo "compelir" no sentido de forçar a algo é transitivo direto e indireto, de modo que o objeto direto pode ser "os policiais", pois quem compele, compele alguém (os trabalhadores) a algo, ou ainda, poderíamos inverter a ordem da preposição, de modo que ficaria "compelir aos trabalhadores se aposentarem". 

  • a) O governo ainda não desistiu [DE] impôr uma idade mínima às aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião, com os líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.

     

    b) A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de por o tema no plenário na próxima semana. Os deputados intentam votar o projeto, que extingue com o fator previdenciário, e institui a regra apelidada de 85/95, em cuja proposta há o apoio das centrais sindicais. Para aposentar-se com o teto do benefício, a soma da idade e tempo trabalhado [S] deve chegar a 85 anos para mulheres, e 95 anos, se homem.

     

    c) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

     

    d) Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria, [não pode ter vírgula] sobre a necessidade de se instituir uma idade mínima para aposentadoria que valesse no futuro não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado e uma atualização periódica da regra alcunhada de 85/95.

     

    e) Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que, o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula, [Errado o emprego de ambas vírgulas] considerando-se o aumento da expectativa de vida do trabalhador, segundo o qual vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho, e levar a proposta ao plenário no mês de agosto, onde iremos votar independentes de chegar a um acordo, ou não.

  • CONCORDO COM O RAFA DUDA, NÃO SERIA OBTEREM O TETO ?

     

  • O nível de criticidade no q se refere a banca eh tão intenso q até qnd o camarada acerta o item ele a critica exigindo q a mesma seja anulada, putz!!!
  • Eficiência ir direto ao comentário do Gloomy.
  •  Comentário: Verônica Ferreira , Professora de Português

    "a)     Incorreta. A forma verbal “impor” nãoapresenta acento circunflexo e há dois erros de pontuação (colocação de vírgulas): “Em reunião, comos líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julhopara apresentar uma proposta (...)”.
    b)    Período completamente truncado, com problemas de coerência na construção dos períodos.
    d)  Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas.
    e) Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas. Além disso, a colocação do pronome relativo “onde”, equivocadamente.

    Resposta: C) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria."

  • Comentário do Glomy Gulch é perfeito. 

     

  • Galera,

    Gaba letra C - não há que se falar no item como errado. Está tudo bonitinho com a concordância correta; esta pode, contudo, nos fazer doer os ouvidos quando a lemos, mas está tudo certinho. O verbo é bitransitivo.

  • QUANTO A LETRA A, além do erro de regência:

    Devemos escrever IMPOR!!!!!

    Acentuamos PÔR para distinguir o verbo da preposição POR, mas não devemos fazê-lo com nenhum dos seus compostos: REPORDEPORCONTRAPORAPORSUPORIMPOR, etc.

  • a) O governo ainda não desistiu de (quem desiste, desiste DE algo) impor (sem circunflexo) uma idade minima às aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião com (sem vírgula, pois este COM está no sentindo de companhia, complementando "em reunião") os líderes de partidos da base do Ministério da Fazenda, interlocutores do governo (sem vírgula pois não se separa sujeito de verbo) pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.

    b) A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de pôr o tema no plenário na próxima semana. Os deputados intentam votar o projeto, que extingue com o fator previdenciário (sem vírgula) e institui a regra apelidada de 85/95, em cuja proposta há o apoio das centrais sindicais. Para aposentar-se com o teto do benefício, a soma da idade e tempo trabalhado deve chegar a 85 anos para mulheres, e 95 anos, se homem.

    d)Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria (sem vírgula pois não se separa sujeito de verbo) sobre a necessidade de se instituir uma idade mínima para aposentadoria que valesse no futuro, não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado, (necessária a separação desta oração em vírgulas porque ela explica como seria a aposentadoria)e uma atualização periódica da regra alcunhada de 85/95.

    e) Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que (sem vírgula, pois não se separa complemento de verbo) o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula, considerando-se o aumento da expectativa de vida do trabalhador, segundo o qual vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho (sem vírgula, pois esta oração não serve para explicar a anterior. Na realidade, trata-se de novo período) e levar a proposta ao plenário no mês de agosto, em que (onde é um pronome relativo que só é utilizado para se referir a lugar) iremos votar independentes de chegar a um acordo, ou não.

    Se estiver equivocada, por favor, me respondam.

  • O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria. Correção gramatical OK.