-
Erros:
a) Indendio - quando deveria ser "indendiou"; + adendo + também há erro na pontuação, dado que não se separa sujeito de predicado com vírgula conforme lembrou o colega Wilson.
b) Espirado - deveria ser "expirado";
c) - editado - o correto deveria ser "apreçar" pois o termo deriva de preço segundo o colega bira.
e) Sortir - o certo é "surtir".
-
só fazendo uma correção ao comentário do tiago...
na alternativa "Quando resolveu apressar o carro que teria de vender..." o erro está realmente nesta palavra, no entanto a correção seria com ç não com s.
DEveria ser assim " Quando resolveu apreçar o carro que teria de vender..." ,pois nesse contexto a palavra apreçar deriva de preço e por isso se escreve com ç.
É interessante ressaltar que:
APRESSAR: SIGNIFICA ACELERAR, ANDAR MAIS DE PRESSA
APRESAR: SIGNIFICA TOMAR COMO PRESA, CAPTURAR
APREÇAR: SIGNIFICA PERGUNTAR O PREÇO DE,
espero ter ajudado
-
Item b) Tinha já espirado o prazo quando chegou lá com a presunção de inscrever-se, mas discretamente lhe notificaram que estava mau informado. (ERRADO)
CORRETO: Tinha já expirado o prazo quando chegou lá com a presunção de inscrever-se, mas discretamente lhe notificaram que estava mal informado.
Alguém, conseguiu identificar o erro da "A"??
-
Na letra 'D', não deveria ter alguma vírgula?
Eu marquei a 'A'.
Ajudem aí!
Hahah'
-
Esta questão foi classificada errada. O assunto correto é ortografia/semântica.
a) Incendio = incendiou
b) espirado = expirado / mau = mal
c) apressar = apreçar / despezas = despesas
d) CORRETA
e) sortir = surtir
-
O erro da letra "A" é o abc da pontuação: não se separa SUJEITO do VERBO.
O que ainda ecoavam nos ouvidos de todos...? Resp: Os gritos de "indencio tudo, incendio tudo". Portanto, eis o sujeito.
Os gritos de “incendio tudo, incendio tudo” ainda ecoavam nos ouvidos de todos quando o rapaz, ainda em surto, foi controlado pela população. (sem vírgula)
Erro da letra E: sutir, não sortir.
-
O comentário que fiz de "não se separa sujeito do verbo" está correto, ao contrário do que disse a Gisele. Mesmo escrito errado, "incendio" está entre aspas. Assim, não conta como erro.
-
Um rápido lembrete...
SORTIR = ABASTECER.
SURTIR = CAUSAR EFEITO.
VULTOSA = VOLUMOSA
VULTUOSA = INCHADA.
-
Quanto às demais concordo com os erros apresentados pelos colegas. Contudo, acredito que o erro da alternativa "a" ´´e o seguinte:
Errado: Incendio
Correto: Incendeio
-
Atenção ao que nosso colega Wilson escreveu.
Seu comentário não há negrito, letras coloridas ou esquemas visuais, mas, está correto.
Na alternativa A o defeito não está na palavra "incendio", pois, apesar de escrito errado, está entre aspas.
O erro está em separar o sujeito gritos de "incendio tudo, incedio tudo" do verbo ecoavam.
Abraço a todos
-
Caros colegas,
na primeira alternativa, a expressão "incendio tudo" está entre aspas, por isso não acho que esse seja o erro, mas concordo com o equívoco da vírgula separando o sujeito do verbo. O que acham?
-
Complementando o que os colegas falaram acima, um outro erro da letra B seria a questão do mal já que mal difere de bem e mau difere de bom e colocando bom no contexto fica estranho e se colocarmos bem encaixa.
até mais!
-
a expressão “incendio tudo, incendio tudo” não está entre aspas por estar caracterizando a fala de um terceiro? Posso estar equivocado, mas entendi assim. Acredito que se fosse para colocar entre as aspas para justificar o erro na conjugação, só a palavra errada estaria entre aspas. Por favor me corrijam se eu estiver errado...
-
Verificação da letra a):
Os gritos de "incendio tudo, incendio tudo" poderia estar escrito de qualquer maneira, pois o autor esta narrando o grito, se gritasse uma gíria também não estaria errado, exemplo: "putz grila, queimou tudo" a frase estaria certa, o erro na letra a) está na vírgula que separa o sujeito do verbo como explica o colega Wilson!
-
Acredito que o erro na letra a é em relação a ortografia e não a pontuação, pois é isso que está se analisando nas demais alternativas... embora seja um fala de alguém, ela precisa estar corretamente grafada, não faz sentido nessa questão analisar pontuação.
Em vez de incedio deveria ser incendeio
-
Amigos na letra A o erro está no emprego desta vírgula em destaque, pois, ela separou o sujeito do verbo:
a) Os gritos de “incendio tudo, incendio tudo”, ainda ecoavam nos ouvidos de todos quando o rapaz, ainda em surto, foi controlado pela população.
-
a) Incendio = (Eu) incendeio. Frase está sendo dita pelo rapaz em surto.
b) espirado = expirado / mau = mal
c) apressar = apreçar / despezas = despesas
d) CORRETA
e) sortir = surtir
-
Pensei que a letra D estava errada pelo seguinte motivo :
.... o temor DE que alguém..
pra mim esse DE não poderia estar aí pq temor é VTD ...
alguém pode esclarecer esse ponto ?
-
Outro erro da letra B:
b) Tinha já espirado o prazo quando chegou lá com a presunção (?) de inscrever-se (...) - presunção?! Não seria "chegou lá com a pretensão de inscrever-se" ???
Comenta aí gente!! Alguém mais apóia??
-
Rafael,
TEMOR não é verbo, por isso que não se pode classificar como VTD.
-
Finalmente alguém fez uma interpretação correta da alternativa a. Obrigada, Cris!
a) Incendio = (Eu) incendeio. Frase está sendo dita pelo rapaz em surto.
-
o erro da alternativa a
eu | incendeio | eu | incendiei | eu | incendiava |
tu | incendeias | tu | incendiaste | tu | incendiavas |
ele/ela | incendeia | ele/ela | incendiou | ele/ela | incendiava |
nós | incendiamos | nós | incendiámos / incendiamos | nós | incendiávamos |
vós | incendiais | vós | incendiastes | vós | incendiáveis |
eles/elas | incendeiam | eles/elas | incendiaram | eles/elas | incendiavam |
-
Alternativa (D) não tem nenhuma pontuação, o que deixa o leitor sem fôlego. Alguém pode dar uma explicação?
-
Resposta: D
a) Os gritos de “incendio (incendeio) tudo, incendio (incendeio) tudo”, ainda ecoavam nos ouvidos de todos quando o rapaz, ainda em surto, foi controlado pela população.
b) Tinha já espirado (expirado) o prazo quando chegou lá com a presunção de inscrever-se, mas discretamente lhe notificaram que estava mau (mal) informado.
c) Quando resolveu apressar (apreçar, de colocar preço) o carro que teria de vender para enfrentar as despezas (despesas) da viagem, decepcionou-se tanto com o valor oferecido, que quase agrediu o rapaz.
d) Afirmou que não quis abrir precedente ao indicar a filha como responsável por soma tão vultosa e revelou também o temor de que alguém se opusesse à indicação. (OK!, com destaque para o vultosa, e não vultuosa).
e) Se aquelas acusações vão sortir (surtir) efeito ou não, ninguém sabe, mas é bom que se procurem (procure) antever os novos rumos que o caso pode tomar.
-
-
Macete para os verbos terminados em IAR. TERMINAM EM EIO.
MARIO
M- MEDIAR
A- ANSIAR
R-REMEDIAR
I- INCENDIAR
O-ODIAR
-
A) Os gritos de “incendio tudo, incendio tudo”, ainda ecoavam nos ouvidos de todos quando o rapaz, ainda em surto, foi controlado pela população. ERRADO
NÃO PODE TER VIRGULA ENTRE SUJEITO E PREDICADO. OS GRITOS ... AINDA ESCOAVAM... INCENDEIO
bTinha já espirado (EXPIRADO) o prazo quando chegou lá com a presunção de inscrever-se, mas discretamente lhe notificaram que estava mau (MAL CONTRÁRIO DE BEM) informado. ERRADO
cQuando resolveu apressar (APREÇAR = COLOCAR PREÇO) o carro que teria de vender para enfrentar as despeSas da viagem, decepcionou-se tanto com o valor oferecido, que quase agrediu o rapaz. ERRADO
d Afirmou que não quis abrir precedente ao indicar a filha como responsável por soma tão vultosa e revelou também o temor de que alguém se opusesse à indicação. CORRETA
eSe aquelas acusações vão sortir (SURTIR) efeito ou não, ninguém sabe, mas é bom que se procurem (PROCURE) antever os novos rumos que o caso pode tomar.
QUE SE PROCURE "ANTEVER OS NOVOS RUMOS QUE O CASO PODE TOMAR" SUJEITO ORACIONAL SURTIR= CAUSAR SORTIR= ABASTECER (DIVERSIFICAR)
-
Atenção: as palavras SORTIR e SURTIR existem na língua portuguesa.
SORTIR quer dizer abastecer, fornecer, aprovisionar.
Ex.: É necessário sortir a loja com produtos da indústria local.
SURTIR significa produzir, gerar.
Ex.: Os ataques aéreos dos caças americanos não surtem o efeito desejado.
-
a) Os gritos de “incendio tudo, incendio tudo”, ainda ecoavam nos ouvidos de todos quando o rapaz, ainda em surto, foi controlado pela população.Errado , INCENDEIO
b) Tinha já espirado o prazo quando chegou lá com a presunção de inscrever-se, mas discretamente lhe notificaram que estava mau informado. Errado, MAL no sentido de bem e eXpirado
c) Quando resolveu apressar o carro que teria de vender para enfrentar as despezas da viagem, decepcionou-se tanto com o valor oferecido, que quase agrediu o rapaz. Errado é despeSas.
d) Afirmou que não quis abrir precedente ao indicar a filha como responsável por soma tão vultosa e revelou também o temor de que alguém se opusesse à indicação. Correta.
e) Se aquelas acusações vão sortir efeito ou não, ninguém sabe, mas é bom que se procurem antever os novos rumos que o caso pode tomar. O correto é sURtir, sortir é de sortear, lembra do bombons sortidos.
-
a palavra incêndio é paroxitona terminada em ditongo, então deve ser acentuada. E talvez ele quisesse dizer incendiei tudo.
-
a) não separa verbo do sujeito (não existe essa vírgula antes de "ainda ecoavam")
"incendio tudo" está entre aspas. Por isso não acho que esse seja o erro.
b) expirado / o notificaram ou notificaram-no / mal
c) apreçar / despesas
d) correto
e) surtir efeito
-
Letra A - ERRADO - A flexão verbal adequada é "incendeio" - 1a pessoa do presente do indicativo.
Letra B - ERRADO - A grafia correta é "expirado" (= vencido). Além disso, deve-se grafar "mal informado", que se opõe a "bem informado".
Letra C - ERRADO - Deve-se empregar a forma verbal "apreçar" (= estipular preço). Além disso, a grafia correta é "despesas".
Letra D - CERTO - A redação está plenamente correta. Destaca-se a forma "vultosa", que significa "de grandes proporções". Não se deve confundir com o parônimo "vultuoso", que significa "inchado".
Letra E - ERRADO - Deve-se empregar a forma verbal "surtir", que significa "acarretar".
Resposta: D
-
caraca....sempre achei que o correto fosse "vultuosa"....vivendo e aprendendo......
-
Acredito que o erro da letra A seja separar o sujeito do verbo por vírgula, o que não é permitido...e não o "incendio", que é uma simples citação, o que não necessariamente precisaria estar correta...