SóProvas


ID
820744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nos itens seguintes, são apresentados trechos de texto adaptado da
revista VEJA de 13/7/2011. Julgue-os com relação à correção
gramatical e ao emprego de elementos coesivos.

A editora do jornal em 2002 foi acusada de ter ignorado um alerta de que um executivo do jornal emprestara carros e fotógrafos da empresa para que dois homens suspeitos de assassinato conseguissem reunir informações com o intuito de chantagear o policial que investigava o caso. Ela chegou a admitir, em depoimento ao Parlamento: “Nós compramos informações da polícia no passado”. Ao ser avisada que estava assumindo um crime ela recuou, sem perder a fleuma, dizendo que não era capaz de citar nenhum caso específico de suborno de policial. Sabe-se agora que o porta-voz do primeiro- ministro foi um dos que autorizaram as propinas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar?!

  • FFF:Fé: Posso estar errado, mas acho que a oração "Ao ser avisada que estava assumindo um crime" configura-se como uma oração adverbial deslocada para o início da frase. Em razão disso, deveria haver uma vírgula após crime.  

  • A editora do jornal em 2002 foi acusada de ter ignorado um alerta de que um executivo do jornal...

    "em 2002" Adjunto adverbial temporal deslocado. Deve esta isolado por vírgulas.

  • A resposta certa é a que Peter falou. Mas gostaria de chamar atenção para a diferença do uso da vírgula entre ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO e ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL DESLOCADA. 

    .

    Quando o adjunto está deslocado, a vírgula será facultativa desde que não ocorra alteração de sentido (CESPE apenas recomenda o uso em adjuntos adverbiais longos, com >3 sílabas, mas não se pode considerar um caso obrigatório).

    .

    Já quando a oração subordinada adverbial está descolocada (início ou meio da frase), a vírgula será OBRIGATÓRIA (é facultativa se está em sua posição normal, ou seja, no final).

    .

    Fonte: anotações Profa Flávia Rita

  •  Ao ser avisada que estava assumindo um crime , ela recuou, sem perder a fleuma, dizendo que não era capaz de citar nenhum caso específico de suborno de policial. Sabe-se agora que o porta-voz do primeiro- ministro foi um dos que autorizaram as propinas. Seria isto ???

  • Sabe-se agora que o porta-voz do primeiro- ministro foi um dos que autorizaram as propinas.

    Sabe-se agora que o porta-voz do primeiro- ministro foi um dos que autorizou as propinas.

  • cade o acento em emprestará ?

  • O verbo EMPRESTARA está escrito corretamente, pois está no pretérito mais que perfeito.

  • Lucas Freitas, seu raciocínio está PARCIALMENTE correto. Realmente "em 2002" é um adjunto adverbial deslocado, no entanto a maioria dos gramáticos - inclusive para a CESPE - adjunto adverbial de pequena extensão, aqueles que possuem até 3 palavras, poder OU NÃO serem separados por vírgulas.

  • Um dos erros que as pessoas ainda não comentaram nessa questão:

    " ela chegou a admitir, em depoimento" ela admitiu alguma coisa. Não se separa sujeito de objeto direto.

  • Erro singelo: Ao ser avisada que estava assumindo um crime, ela recuou.

    Ela recuou, ao ser avisada que estava assumindo um crime. <- Aqui sim a vírgula é facultativa; no primeiro caso, obrigatória.