SóProvas


ID
842065
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Indique qual o instrumento arquivístico que operacionaliza a avaliação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    7.13.1. Tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos ao arquivo permanente, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação, e possibilitará um controle eficaz sobre a produção documental. A tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente. Nela os documentos são descritos de forma clara para se evitar interpretações erradas, especialmente quando se tratar da sua eliminação. Os sinais que irão desencadear o processo de criação de um TTD em uma empresa são: ? excesso de papéis; ? escassez de espaço físico; ? demora ou não na localização do documento; ? extravio de documentos; ? falta de definição de responsabilidade. Geralmente nesse momento os executivos solicitam a ajuda da unidade responsável pela documentação da empresa. É necessário, então, que se elabore um Plano de Ação com as etapas a serem cumpridas na elaboração da sua TTD. É aconselhável que se elabore uma tabela para cada unidade, objetivando futuramente uma única tabela que irá abranger todos os documentos da empresa. No ato da definição das prioridades de atuação, deve-se iniciar pelo local que mais apresenta problemas.
  • c) correta.
    Avaliação de documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases correntes e intermediárias, bem como a destinação final dos documentos da instituição ( eliminação ou guarda permanente ). Na prática, é o ato de se criar a Tabela de Temporalidade, realizado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
  • c) Tabela de temporalidade. 


    Fonte: Renato valentini e Paes

    Tenho ambos os livros respectivamente epub e pdf qualidade 100% quem quiser é só entrar em contato

    é gratis!!!!!!!!!!

  • Reescrevendo comentário de "Jorge Eduardo":


    Tabela de temporalidade: é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos ao arquivo permanente, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação, e possibilitará um controle eficaz sobre a produção documental.


    A tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente.


    Nela os documentos são descritos de forma clara para se evitar interpretações erradas, especialmente quando se tratar da sua eliminação.


    Os sinais que irão desencadear o processo de criação de um TTD em uma empresa são:


    ? excesso de papéis;

    ? escassez de espaço físico;

    ? demora ou não na localização do documento;

    ? extravio de documentos;

    ? falta de definição de responsabilidade.


    Geralmente nesse momento os executivos solicitam a ajuda da unidade responsável pela documentação da empresa. É necessário, então, que se elabore um Plano de Ação com as etapas a serem cumpridas na elaboração da sua TTD.


    É aconselhável que se elabore uma tabela para cada unidade, objetivando futuramente uma única tabela que irá abranger todos os documentos da empresa.


    No ato da definição das prioridades de atuação, deve-se iniciar pelo local que mais apresenta problemas.


  • R: 


    Avaliação de Documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos da instituição (eliminação ou guarda permanente). Na prática, é o ato de se criar a Tabela de Temporalidade, realizado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.

  • Em outra questão a ESAF considerou o seguinte:

    "Q293539 As massas documentais acumuladas são comuns nas organizações públicas brasileiras. Uma das primeiras intervenções arquivísticas é feita a partir da função avaliação. Nesse caso, o instrumento de avaliação a ser utilizado na massa documental acumulada é :

    RESPOSTA: Letra D

    Essa questão não contradiz a outra? Alguém pode colaborar? Grata!