SóProvas


ID
869404
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TJSP e Correios ratificam contrato de postagem digital V-Post

Em busca de encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados, o Tribunal de Justiça de São Paulo firmou um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual. Com a nova ferramenta, o TJSP ganha mais rapidez no envio das informações, além da economia de recursos com papel, envelopes, impressão e de pessoal. 
Antes do V-Post, o cartorário emitia a carta de citação e intimação pelo sistema informatizado, providenciava a impressão e a assinatura manual. Na sequência, a carta era envelopada, colada e entregue ao setor administrativo para remessa aos Correios. 
Com o V-Post, basta que o juiz assine digitalmente o despacho que determina a citação ou intimação por carta para que o sistema do Tribunal emita e envie automaticamente a carta virtual ao sistema dos Correios. Lá, ela será impressa e entregue ao carteiro. Após a entrega da carta, o comprovante será digitalizado pelos Correios e retornará virtualmente ao Tribunal, juntado eletronicamente ao processo para análise do cartório. 
José Furian Filho, vice-presidente de Negócios da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, explicou um pouco sobre o serviço e os benefícios que a parceria traz para o Tribunal. “Trata-se de uma saudável parceria entre os Correios e o TJSP, destinada à modernização tecnológica do Poder Judiciário. Todo o ciclo se processa através da tecnologia da informação, garantindo a segurança e a confidencialidade das informações. V-post, batizado assim, é um serviço vitorioso e implementado em outros Estados mediante parceria com outros tribunais. Trará, com certeza, vários benefícios para o TJSP, tais como solução digital completa, relacionamento com um único fornecedor, garantia de segurança e confidencialidade, redução de custos dos cartórios e melhor aproveitamento dos recursos existentes”, disse. 
Feliz pela parceria celebrada com os Correios, o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, falou que a ferramenta permite um melhor aproveitamento da tecnologia voltada aos interesses do cidadão. “Com essa parceria, os procedimentos se tornam muito mais céleres e fáceis. É a modernidade chegando. Nós tínhamos um modelo arcaico que demandava um período longo. Com o AR digital V-Post, conseguiremos efetivamente cumprir com rapidez essa etapa processual, que é uma etapa difícil e complicada. Essa parceria traz um novo alento para o Tribunal e a melhora dos nossos serviços.”

(Disponível em http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunic... Noticias/Noticia.aspx?Id=15379. Acesso em 22.08.2012. Com cortes)

Considere o trecho a seguir.

Em busca de encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados, o Tribunal de Justiça de São Paulo firmou um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual.

Assinale a alternativa em que o trecho está corretamente reescrito, no que se refere à pontuação e à concordância, e com o sentido preservado.

Alternativas
Comentários
  • a) O Tribunal de Justiça de São Paulo em busca de encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados firmaram um contrato para implantação do AR digital V-Post com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual. (O Tribunal de Justiça firmou)

     

     b) Em busca de encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos firmou um contrato com o Tribunal de Justiça de São Paulo, para implantação de um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual: o AR digital V-Post. (Sentido original não foi preservado, pois quem firmou contrato em busca dos objetivos mencionados foi o TJSP e não o Correios)

     

     c) O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos firmou um contrato para encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados na implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual. (O Tribunal de Justiça e o Correios firmaram)

     

    d) GABARITO

     

    e) Para encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados, o Tribunal de Justiça de São Paulo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos firmou um contrato para implantação de um tipo de citação e intimação, por carta totalmente virtual, o AR digital V-Post. (O Tribunal de Justiça com os Correios firmaram [...]). (Percebe-se também que o sentido original não foi preservado, pois quem firmou contrato em busca dos objetivos mencionados foi o TJSP; o objetivo do Correios no contrato foi apenas o lucro).

  • Na letra d), não há um erro de regência?

     

    O Tribunal de Justiça de São Paulo firmou um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual, visando a encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados.

     

    e) Até onde eu sei, quando os sujeitos são unidos por COM, é facultativa a concordância lógica ou atrativa podendo o verbo ficar no singular para enfatizar o primeiro termo do sujeito. Então, poderíamos ter:

     o Tribunal de Justiça de São Paulo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos firmou / firmaram um contrato... 

     

  • Por um momento, também achei que havia um erro na alternativa D por não usar a preposição "a" logo depois do verbo "visar" (com o sentido de "objetivar"). Mas trago a redação desse site que demonstra que mesmo sem a preposição também está certo, vejamos:

     

    Verbo visar com regência da preposição a

    O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,...

     

    Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

    As medidas visam à melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    As campanhas realizadas visam a incentivar o consumo consciente da água.

     

    Apesar de ser essa a regência mais correta segundo a norma culta, diversos dicionários e gramáticas já atestam o uso de uma regência sem preposição para este sentido do verbo visar:

     

    Este projeto visa o desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

    As medidas visam a melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    As campanhas realizadas visam incentivar o consumo consciente da água.

     

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-visar/

     

  • d, com ressalvas. o periodo correto seria:

    O Tribunal de Justiça de São Paulo firmou um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual, visando encurtar os prazos de cumprimento e proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados.

  • Assertiva D

    O Tribunal de Justiça de São Paulo firmou um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual, visando encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados