SóProvas


ID
877912
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É importante que os pais estabeleçam limites para os jovens. Se não acham correto que a garotada beba, devem dizer abertamente, ainda que isso cause divergências. Esse conflito é importante para o amadurecimento do adolescente. Diante de uma negativa, o jovem é obrigado a tomar uma decisão. Ou ele vai contra os pais e segue por sua conta e risco, arcando com as consequências, ou acata a determinação.
Adaptado de: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_038.html)

Esse tipo de ponderação é o que leva à maturidade.

Observe as afirmativas abaixo.

1. Em “Se não acham correto” o termo sublinhado indica uma causa.

2. Em “ainda que isso cause divergências” a expressão sublinhada indica uma concessão, no que se refere ao enunciado anterior.

3. Na frase do texto “Ou ele vai contra… ou acata a determinação”, a palavra sublinhada corresponde a uma alternativa.

4.O pronome Esse, em “Esse conflito é importante” e “Esse tipo de ponderação”, é demonstrativo e funciona como elemento de coesão.

5. Em “o que leva” o termo sublinhado é artigo definido, com valor de pronome oblíquo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Opção CORRETA, letra "E".

    Vejamos, conforme minha opinião, o porquê.

    1. Em “Se não acham correto” o termo sublinhado indica uma causa. ERRADO, pois o termo "SE" subordida um trecho ao outro, criando uma  "condição". No trecho completo fica claro que cria ideia de hipótese ou condição (Valor igual a "no caso de"). Para comprovar, basta substituir o "se" por "no caso de".

    2. Em “ainda que isso cause divergências” a expressão sublinhada indica uma concessão, no que se refere ao enunciado anterior. CERTO, pois o trecho completo estabelece uma condição (ver item 1, acima), com possivel excessão, mas busca elimina-la claramente ao afirmar "ainda que". Note que o "(...), ainda que isso cause divergências", possui valor similar a "mesmo que", "por mais que".

    3. Na frase do texto “Ou ele vai contra… ou acata a determinação”, a palavra sublinhada corresponde a uma alternativa. CERTO, pois aqui temos presença de termo comum para expressar alternãncia, o "ou... ou". Possui valor similar a "ora... ora".

    4.O pronome Esse, em “Esse conflito é importante” e “Esse tipo de ponderação”, é demonstrativo e funciona como elemento de coesão. CERTO, pois firma a coesao com o que foi "dito" anteriormente a cada um deles. No primeiro caso, "Esse conflito é importante” retoma um determinado conflito já citado, tornando "coeso" o sentido do trecho. No segundo caso, da mesmo forma, o Esse tipo de ponderação” faz referência a uma determinada ponderação anteriormente citada, generalizando o argumento para todas as outras deste mesmo tipo.

    5. Em “o que leva” o termo sublinhado é artigo definido, com valor de pronome oblíquo. ERRADO, pois o oblíquo "o" teria que atuar retomando sentido de algo ou fazendo referência a algo e, normalmente, vem junto ao verbo. Seria obliquo caso estivesse na forma de "que leva -o”, mas NÃO foi o caso aqui. Além disso, o trecho “o que leva” permite deduzir conclusão, pois algo "levou" as esta consequência. Assim seria o mesmo que dizer "a consequencia" ou "o resultado" onde "a' e "o" são artigos.
  • No número 5 o "o" não seria pronome demonstrativo?
    Obrigada
  • Complementando o 1º comentário:

    1. Em “Se não acham correto” o termo sublinhado indica uma causa.- Errada

    Oração subordinada Adverbial Condicional.


    2. Em “ainda que isso cause divergências” a expressão sublinhada indica uma concessão, no que se refere ao enunciado anterior.- Certo

    Oração subordinada Adverbial Concessiva.

    3. Na frase do texto “Ou ele vai contra… ou acata a determinação”, a palavra sublinhada corresponde a uma alternativa.-Certo

    Oração Coordenada Sindética Alternativa


  • o que leva:  pronome demonstrativo e não artigo , como foi comentado anteriormente.

    Os pronomes demonstrativos podem ser variáveis ou invariáveis, observe:

    Variáveis: este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s).

    Invariáveis: isto,  isso, aquilo.

    - Também aparecem como pronomes demonstrativos:

    o (s), a (s)quando estiverem antecedendo o que e puderem ser substituídos por aquele(s), aquela(s), aquilo.

    Por exemplo:

    Não ouvi o que disseste. (Não ouvi aquilo que disseste.)

    Essa rua não é a que te indiquei. (Esta rua não é aquela que te indiquei.)

     fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf48.php