-
Achei que o "manifestamos" tivesse tornado o texto pessoal...
Mas no gabarito consta correto. Alguém ajuda?
-
Acho que o "manifestamos" é aceito por significar um plural de modéstia
-
Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo. (Pleonasmo vicioso).
-
- CERTO -
Manual de Redação Oficial da Presidência da República:
"A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
(...) a identificação que se buscou fazer das características específicas da forma oficial de redigir não deve ensejar o entendimento de que se proponha a criação - ou se aceite a existência - de uma forma específica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocratês. Este é antes uma distorção do que deve ser a redação oficial, e se caracteriza pelo abuso de expressões e clichês do jargão burocrático e de formas arcaicas de construção de frases."
Assim, creio que a banca tentou induzir os candidatos ao erro quando traz "manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo", como se estivesse contrariando o princípio da impessoalidade, o que não é verdade. Pelo contrário: o item apresenta um trecho de redação que manifesta um dado interesse da instituição, e não um traço pessoal do remetente.
Qualquer, coisa, corrijam-me. Adoro ser corrigido. rsrsrs'
Valeeuuu!!!
-
E errei a questão pq considerei que o termo "web" tivesse que ser escrito em itálico tbm.
Confere ou viajei?
-
. E errei a questão pq considerei que o termo "web" tivesse que ser escrito em itálico tbm.
Confere ou viajei?
-
o "desta instituição" é desnecessário. É obvio que é o interesse é dela, visto que é ela quem fala.
Gabarito duvidoso.
-
Manual de Redação Oficial da Presidência da República:
"Os particípios dado e visto têm valor passivo e concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem: Dados o interesse e o esforço demonstrados, optou-se pela permanência do servidor em sua função. Dadas as
circunstâncias... Vistas as provas apresentadas, não houve mais hesitação no encaminhamento do inquérito. Já a
expressão haja vista, com o sentido de uma vez que ou seja considerado, veja-se, é invariável: O servidor tem
qualidades, haja vista o interesse e o esforço demonstrados. Haja visto (com -o) é inovação oral brasileira,
evidentemente descabida em redação oficial ou outra qualquer."
-
NÓS Manifestamos / desta instituição = pleonasmo.
-
Implementá-lo: Implementar o software de registro de ocorrências via Web.
-
O período apresentado ao candidato está totalmente correto com relação à pontuação, acentuação e estrutura textual.
Portanto a assertiva está CORRETA!
-
Talvez o trecho "manifestamo o interesse" pode gerar dúvidas quanto a impessoalidade. Porém o uso de primeira pessoa não quebra a impessoalidade, podendo ser usada para se falar em nome da instituição... e é o que acontece ao dizer que o interesse é da instituição (e não seu próprio) em implementar o software.
questão correta
-
errei essa questão simplesmente por considerar que a palavra "web" deveria ser escrita em itálico ou entre aspas, por se tratar de palavra da língua inglesa...da mesma forma que software...
alguém mais concorda?
-
Concordo com o Samuel. Web é uma palavra inglesa e deve vir em itálico. Errei pelo mesmo motivo.
-
Concordo com o Samuel.
MANIFESTAMOS está empregado na 1º pessoa do plural e, sendo assim, denota impessoalidade.
Contudo, se estivesse escrito MANIFESTO, denotaria pessoalidade, pois estaria manifestando a vontade pessoal do agente.
-
Manifestamos o interesse: De quem ? Meu ? Dele ? De alguns?
DESTA INSTITUIÇÃO, ou seja, entraram em consenso.
Não vejo PLEONASMO na frase.
-
O termo Web não é uma "palavra" em inglês, mas uma SIGLA que se refere a uma expressão naquele idioma. Assim, não vejo porque destacá-la com o uso do itálico.
Ademais, o Manual (item 3.2.i) recomenda cuidado com o abuso no uso dessas formas de diagramação (assim como negrito, sublinhado, sombreado, etc.).
-
Discordo José..
Web é sim uma plavra em inglês. Significa rede, teia.
Não é uma sigla...está inserida na sigla www = world wide web....tradizindo para o português= rede mundial ou rede de alcance mundial
Deveria sim estar em itálico.
-
Percebam a malandragem do CESPE:
a palavra software, de origem inglesa, foi escrita com letra minúscula, portanto deve ser grafada em itálico, por se tratar de um nome comum. Por outro lado, a palavra Web foi escrita com letra maiúscula, pois a banca a considerou como um nome próprio, ou seja, descartou a necessidade de grafá-la também em itálico.
-
Tem razão o Samuel Cavalcanti. Falha nossa rsrsrs
Contudo, o comentário do Gustavo faz sentido e, para mim, explica o critério que a banca utilizou para considerar como certa a afirmativa.
-
Achei que estivesse errada por utilizar termos técnicos na frase. :/
-
Concordo, plenamente, com o colega Samuel. Também errei a questão por este motivo, por achar que a palavra "WEB" deveria está em itálico ou entre aspas, por ser uma palavra inglesa.
-
IMPLEMENTAR é verbo transitivo direto (quem implementa, implementa algo), razão pela qual a construção IMPLEMENTÁ-LO está correta, vez que "lo, los, la, las" exercem a função de objetvo direto.
-
Pensei que teria um erro, porque deveria ser próclise, mas depois rememorei que o verbo no infinitivo tanto faz.
A preposição em si não constitui atrativo significativo para que ocorra uso de próclise.
No exemplo citado por você, a regra é clara:-
---Com o infinitivo impessoal ( renovar ) precedido de preposição (para ), ocorre tanto a próclise quanto a ênclise.
Logo, as duas construções estão corretas:-
-----Para renovar-lhe
-----Para lhe renovar
-
Estou com o gabarito.
O "manifestamos" utiliza o plural de modéstia. A terceira pessoal do plural pode ser utilizada como forma de impessoalização.
O "desta instituição" não acarreta em qualquer repetição. A informação deve ser clara, no caso em questão, não se sabe quem está expedindo o documento. É possível que fosse no interesse da repartição, da secretaria, do órgão, de um grupo específico no órgão. Enfim, há vários níveis possíveis dentro de um órgão.
-
Por não existir o “padrão oficial de linguagem” no serviço público de vários órgãos públicos, as formas verbais podem ser usadas da seguinte maneira:
1. Formas verbais na primeira pessoa do singular “comunico”, “solicito” e “agradeço”. Nessa situação, o entendimento é que a pessoa responsável pelo setor (chefe, coordenador, supervisor) é responsável, também, pelo ato oficial.
Apesar de correta a redação, o uso da primeira pessoa do singular causa antipatia, porque tem conotação de prepotência, egoísmo e pedantismo. Daí o motivo de ser evitada essa forma por muitos servidores públicos.
No Manual de Redação Presidência da República há vários exemplos de ofícios, memorandos, avisos e outros atos oficiais redigidos na primeira pessoa do singular.
2. Formas verbais na primeira pessoa do plural “comunicamos”, “solicitamos” e “agradecemos”. Nesse caso, o entendimento é que a comunicação oficial é de responsabilidade da unidade administrativa ou órgão. Por isso, é usado o chamado plural de modéstia, situação em que se atribui a ação a primeira pessoa do plural. É mais simpático e não descaracteriza o princípio da impessoalidade.
Fonte.http://www.metro.org.br/danilo-vilela-prado/redacao-em-portugues-licao-11-a-impessoalidade-na-redacao-oficial
-
Questão: Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo. Correto.
Tenho uma dúvida... Achava que seria "dado" e não "dadas". Essa partícula não é uma preposição?
"Dado a funcionalidade, a relevância e as características..."
"Visto a funcionalidade, a relevância e as caraceterísticas..."
Não quero confundir os colegas que já entenderam a questão. Mas é que não consigo compreender.
Obrigado e bons estudos!
-
Jurava que o "manifestamos" estava tratando com pessoalidade o texto do documento oficial, por isto havia julgado a alternativa como errada!
Agora entendi que há casos em que podem ser utilizadas tais termos na primeira pessoa do plural de forma. Obrigado aos colegas que responderam!
Valeu mesmo!
-
tem 3 questões iguais essa não sei para que, da só número que a qualidade deixa a desejar
-
Não há pleonasmo uma vez que o "nós manifestamos" pode se referir a uma junta ou conselho, representam a instituição e o interesse em implementar o referido sistema. Me corrijam se estiver errado.
-
Software é estrangeirismo desnecessário. Pode ser substituído por Aplicação, Aplicativo, Programa etc.
-
Pensei o mesmo que a Belizia. Web, abreviação de World Wide Web, é um termo estrangeiro. Assim, deveria estar em itálico.
-
O enunciado pede que seja analisada gramaticalmente a seguinte oração: "Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo."
O que observamos é que a oração está no sentido indireto da ordem Sujeito + verbo + complemento do verbo + complemento da oração. A ordem direta é "Manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo, dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências vai Web". No entanto, a ordem indireta não prejudica em nada a oração, é apenas uma das formas aceitáveis de se construir a oração.
A resposta é correta.
-
não vamos radicalizar para respondermos questões da banca cespe precisamos ser robos ou seja responder de acordo com o que ela pensa, o que eu aprendi nesses ultimoes meses é que a banca cobra a impessoalidade todo o momento nas questões delas e igual RL não quer saber sua opinião e sim o que e logico o que ela está pedindo
-
Se uma das marcas da Redação Oficial, é ser entendida por todos ou todos minimamente alfabetizados. Como escrever um texto na ordem indireta, o que é truncado e difícil até pra concurseiros experientes ?
.
Questão forçada demais !!
.
É vedado quebra-cabeça na Redação Oficial.
-
Quem entende essa banca?! BRINCADEIRA !!! rs
-
não seria desSsa Instituição - elemento catafórico, já que a mesma já é conhecida???
-
Gabarito: CERTO
A afirmativa está correta, porque está de acordo com os padrões gramaticais e com os princípios da correspondência oficial, como linguagem objetiva, clara e formal. Note o particípio ―"Dadas" no plural concordando com os três elementos a que se refere: ―a funcionalidade, a relevância e as características gerais.