SóProvas


ID
89344
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No tema indígena e em outros, devem-se proteger os interesses de todos e a paz social, imprescindível para o funcionamento do país, mas também devem-se proteger os direitos das partes. As florestas têm seus direitos, independentemente de algumas discussões que possam vir a acontecer sobre a propriedade de determinados territórios, porque as comunidades têm os seus. Devese fazer um esforço para dialogar que permita avanço no processo. (El Diario Austral, 30 set.2001).

O trecho acima foi retirado do discurso do subsecretário do Ministério de Desenvolvimento e Planejamento do Chile, publicado naquele país. Assinale a alternativa que analisa gramaticalmente de modo correto uma das passagens do texto.

Alternativas
Comentários
  • o termo integrante denominado complemento nominal complementa NOME(substantivo, adjetivo e advérbio) e vem sempre acompanhado de preposição. Portanto “o termo "para o funcionamento do país" é complemento nominal de "imprescindível".

  • Analisando a resposta:
    • 1º - imprescindível não é verbo, logo seu complemento não será verbal, mas nominal.
    • 2º - Se é imprescindível é imprenscindível "para" alguém ou "para" alguma coisa, (então necessita de ser complementado com a preposição "para") logo, seu complemento nominal será: "para" o funcionamento do país. Simples assim, Letra E.
  • a) "Devem-se proteger os interesses de todos" contém pronome com função indeterminadora do sujeito. ** Índice de indeterminação do sujeito (IIS) é usado apenas quando temos verbos VI, VL ou VTI. Neste caso o sujeito é indeterminado e Agente (agente porque se trata de voz ativa) ** Já a partícula apassivadora (PA) é usada com VTD ou VTDI. Neste caso teremos sujetio expresso e paciente, consequentemente estaremos diante de um caso de voz passiva. O verbo em questão é VTD   b) O advérbio "independentemente" introduz uma locução concessiva de causa. Neste caso as duas orações não tem uma relação de CAUSA.   c) A locução verbal "possam vir a acontecer" indica a precisão das discussões. A locução verbal indica possibilidade: talvez aconteça.   d) O pronome possessivo "seus" está empregado com o valor de "alguns". 'Seus' está empregado com valor de posse e não de indefinição. Não consigo pensar em uma frase onde o 'seus' tenha valor de 'alguns'   e) O termo "para o funcionamento do país" é complemento nominal de "imprescindível". Complemento Nominal (CN) ** completa o sentido de nomes transitivos nome transitivo é aquele que não tem valor completo, precisa de um complemento. estes nomes podem ser: substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios. ** regido de preposição o termo regente será o NOME e o termo regido será o CN (complemento do nome) ** será sempre alvo do nome. Será sempre paciente.

    GABARITO: E
  • Gostaria de fazer uma ressalva em relação ao que foi exposto por nosso colega Bruno. Conforme mencionado:

    * Posição Majoritária - V.T.D / V.T.D.I  + SE = VOZ PASSIVA

    Porém, algumas bancas examinadoras têm adotado o posicionamento de grande relevância do renomado gramatico Said Ali.

    * Said Ali - Nos casos em que ocorrer "IDEIA VAGA" - V.T.D / V.T.D.I + SE = Sujeito Indeterminado


    Assim podemos resumir da seguinte forma:      SE  +  VERBO

    1) Intransitivo; Transitivo Indireto; de Ligação  = sujeito indeterminado (SE = Índice de indeterminação do sujeito)

    2) Transitivo Direto; Transitivo Direto e Indireto = ?????? "a depender do posicionamento adotado pela banca, conforme explicação acima" (SE = Partícula Apassivadora)




  • preposição "de" AA e CN, as demais preposição CN (imprescindível para o funcionamento do país) preposição para, logo CN

    • 1º - imprescindível não é verbo, logo seu complemento não será verbal, mas nominal.
    • 2º - Se é imprescindível é imprescindível "para" alguém ou "para" alguma coisa, (então necessita de ser complementado com a preposição "para") logo, seu complemento nominal será: "para" o funcionamento do país. Simples assim, Letra