-
Errado.
Segue trecho do Manual:
"Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária".
-
ERRADA
Na minha humilde opinião acredito que o erro esteja
"O emprego de linguagem rebuscada denota formalidade; portanto, nas correspondências oficiais, nas quais o emprego da norma-padrão da língua é exigido, seu uso é fundamental.
-
A questão é um peguinha.
Depois de analisar a questão com calma o candidato percebe que a questão diz ser fundamental o uso de linguagem rebuscada.
Questão errada
-
HÁ UM PONTO IMPORTANTE É QUE A LINGUAGEM REBUSCADA FERE TOTALMENTE OS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA REDAÇÃO OFICIAL,
FERINDO ASSIM A IMPESSOALIDADE, COERENCIA ( OBJETIVIDADE) OU A CLAREZA NO TEXTO
-
Errado. Uma das características da linguagem verbal é a Naturalidade – É a fluência da comunicação verbal sem preocupação exagerada com a correção. Para alcançar-se a naturalidade, deve-se evitar a linguagem rebuscada – o chamado preciosismo, o emprego, por exemplo, de excesso de vocábulos de baixa freqüência (palavras de significado desconhecido da maioria das pessoas) –, o abuso da ordem inversa e, na expressão oral, o linguajar próprio do padrão formal (língua escrita).
-
Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Agente Administrativo Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Estrutura das frases; Correção gramatical; Princípios da Redação Oficial; Aspectos gerais da Comunicação Oficial ;
Redigir um documento oficial com a norma padrão da língua portuguesa não significa utilizar linguagem rebuscada ou termos técnicos restritos a um determinado grupo social. O uso da norma padrão visa conferir impessoalidade às comunicações oficiais e informar com o máximo de clareza e concisão.
GABARITO: CERTA.
-
QUESTÃO ERRADA.
Linguagem REBUSCADA é falar difícil, não é sinônimo de linguagem culta.
-
RESPOSTA: ERRADA
Nos aspectos da Redação Oficial a comunicação tem que ser de forma clara, e não usar termo que limita a um determinados grupo social.
-
-
ERRADO.
Nos documentos oficiais é exigido o uso do padrão culto da linguagem, excluindo o uso de linguagem rebuscada.
-
GAB:. ERRADO
PRINCÍPIO DA CLAREZA NA REDAÇÃO OFICIAL
A CLAREZA é um dos principais princípios da redação oficial.
• Permite entendimento imediato (sem mediação) e único (sem ambiguidade) do texto.
• Não devem ser empregados no texto, segundo o Manual da Presidência:
–– Linguagem rebuscada, ou informal (níveis de linguagem: culta – formal, norma padrão – e coloquial – informal, não existe em redação oficial; a linguagem culta se divide em dois níveis: rebuscada e usual – APENAS a usual existe na redação oficial);
–– Regionalismo;
–– Jargões (linguagem de uso restrito a determinada categoria/grupo; só é compreendida dentro desse grupo), que não são sinônimos de linguagem técnica;
–– Linguagem figurada /Conotação.
• Não devem ser empregados indiscriminadamente:
–– Linguagem técnica (pode ser usada quando for necessária);
–– Inversões sintáticas/Hipérbatos (preferência pela ordem direta).
Fonte: Profa Tereza Cavalcanti (Gran Cursos)
-
Direto ao ponto
O emprego de linguagem rebuscada (NADA DE FIRULA, DEVE SER DIRETA/OBJETIVA/CLARA) denota formalidade; portanto, nas correspondências oficiais, nas quais o emprego da norma-padrão da língua é exigido, seu uso é fundamental.
GABARITO: ERRADO
-
Linguagem rebuscada é uma linguagem difícil, técnica. Também chamada de linguagem ERUDITA.
Geralmente usada por PESQUISADORES, TÉCNICOS....