SóProvas


ID
912043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base nos documentos e resoluções elaborados pelo Conselho
Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens seguintes,
relativos ao tratamento de documentos arquivísticos digitais
e digitalizados.

Documento arquivístico digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários; produzida ou recebida; tramitada e armazenada por sistema computacional; dotada de organicidade e com elementos suficientes para servir como prova das atividades de um órgão, entidade ou pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Documento arquivístico digital, é um documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Podem se apresentar em formato digital, textos, imagens fixas, imagens em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados.

    Bons estudos ;)
  • Os computadores armazenam, recebem ou despacham dados em linguagem binária (0 ou I).
    É issae!
  • A questão parece ter sido um copia e cola meio mascarado da página 18 deste documento: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/congresso_abarq__ctde_final.pdf

    "O documento arquivístico é informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, dotada de organicidade, que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.

    O documento arquivístico digital é um documento arquivístico, em formato digital, produzido, processado e armazenado por um computador."

    ---
    Obs.: cuidado para não confundirem documento digital com documento digitalizado:

    Documento digital: já nasce eletrônico, portanto, codificação de cada letra do texto por um teclado.

    Documento digitalizado: provém da digitalização (scanneamento, reprodução por varredura eletrônica), que converte um documento já existente em outros suportes para uma mídia digital. A imagem gerada é um mapa de bits, não existindo uma codificação por caracteres. Os documentos em papel não podem ser eliminados após a digitalização, e o seu produto serve apenas de fonte de informação e consulta para os usuários da instituição.
  • "armazenada por sistema computacional"  outra questao do cespe dava como errada pq pd armazenar em dvd entre outros..
  • Pois é Tiago, errei a questão justamente por causa de outra questão do CESPE que deu a questão como errada por podermos armazenar documentos digitais em vários meios, não só os computadorizados. 
    Fui pesquisar então e achei a definição de documentos digitais dada Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos, do CONARQ: "Documentos arquivísticos digitais são documentos arquivísticos, em formato digital, produzido, processado e armazenado por computador.
    Descobri que a outra questão deve estar errada por outro motivo que não esse!
    Abraços,
  • Outra questões ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista - Arquivologia

    O documento arquivístico digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional, tratada e gerenciada como documento arquivístico.

    GABARITO: CERTA.



    Documento arquivístico digital é o documento de arquivo codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional.

    GABARITO: CERTA.

  • definição do E-Arq

  • Resolução: para responder essa questão, lembre-se dos conceitos de documento digital e documento arquivístico digital.

    Documento digital

    É a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.

    Documento arquivístico digital

    É um documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico

    CTDE/CONARQ, 2016)

    Resposta: certa

  • A questão pede ao candidato que se lembre dos princípios arquivisticos

    o qual:

    SUPORTE + INFORMAÇÃO = DOCUMENTO

    SUPORTE + INFORMAÇÃO ORGANICA = DOCUMENTO ARQUIVISTICO

    Agora só lembrar que tudo que vale pro meio físico também vale para o meio digital.