SóProvas


ID
947686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a trabalho em equipe, motivação, liderança e relações indivíduo/organização, julgue os itens subsequentes.

Participação e empowerment são formas de promoção do envolvimento do empregado com sua organização.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Para Chiavenato (2005) o empowerment ou delegação de autoridade, basicamente é o processo de dar poder às pessoas, a liberdade e a informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização.

    O objetivo do empowerment é fortalecer em direitos e em participação, grupos,  pessoas ou populações sujeitos a discriminação e exclusão, e por outro lado, fiscalizar os  poderes estatais e os grandes interesses económicos, e lutar contra a opressão
    Na perspectiva do autor, adotar o empowerment dentro de uma empresa é demonstrar seu amadurecimento organizacional, delegando uma autonomia a seus colaboradores, ajudando-os a se sentirem parte do sucesso, conseqüentemente, elevando a sua auto-estima, fazendo com que eles se sintam valorizados e motivados pela confiança de seus superiores, com isso fica mais fácil obter a lucratividade da organização.
    Delegar é basicamente motivar e incentivar aos seus colaboradores, estimulando-os a se envolver mais com as atividades da empresa, tendo como objetivo, promover uma qualificação na mão-de-obra e uma redução de sobrecarga de serviço por parte do superior.

  • Certo.
    Segue uma ilustração para complementar o comentário da colega.
    Moral da história:
    não use “conceitos da moda” só porque todos estão falando a menos que seja compatível com o seu estilo gerencial e os valores da sua empresa. Caso contrário, soará falso e a equipe será a primeira a boicotar.
  • Gabarito da banca: CORRETO. NÃO CABE RECURSO! CORRETO. Participação e Empowerment promovem o envolvimento do empregado. O Empowerment , ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organização avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

    O termo empowerment pode ter um vasto leque de significados, interpretações, definições. A psicologia e filosofia também abordam o tema do empowerment, que também é muito comum na indústria da auto-ajuda e ciências da motivação. .Em sua forma literal, o termo inglês empowerment significa "empoderamento", um neologismo que designa as relações de poder dentro de uma sociedade.
  • Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

    A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.

    Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativa, dando maior autonomia a seus colaboradores. As vantagens são maior motivação, maior satisfação das pessoas, maior agilidade e flexibilidade, portanto, maior potencial de competitividade.

    Empowerment corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, como duas faces de uma mesma moeda.

    Para promover o empowerment, não basta transferir verbalmente poder às pessoas; elas precisam ter reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvendo o que chamamos de "ownership", ou seja, agirem como intraempreendedores e como se fossem "proprietárias" do negócio, pensando como empresários.


    Carlos Hilsdorf

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-empowerment-e-como-ele-funciona/46403/
     

  • Certo

    Tenho livro de Chiavenato em pdf que fala justamente desse assunto entre outros , ah o nome do livro é COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A DINAMINCA DO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES  acho que não tem na web em pdf, quem quiser só entrar em contato eh totalmente grátis.

    No caso da questão acima a gente consegue encontrar a  resposta da questão  no cap 10 pagina 295 do tal livro que estou doando para quem interesse.

  • O mais difícil da questão é perceber que a palavra promoção está no sentindo de "promover, estimular" apenas, e não no sentindo de "movimentar a pessoa para um cargo mais elevado na hierarquia". O que tornaria a assertiva incorreta.

  • POWER ↔ FORÇA  

     

    Empowerment: Trata-se de dar poder, autoridade e responsabilidade as pessoas para torná-las mais afetivas e proativas dentro da organização.

  • ITEM CORRETO.

  • Certo.

    Participação e empowrement são formas de envolvimento de um empregado com uma organização.

  • empowerment

  • CERTO

    Empowerment ou empoderamento, é o processo de fortalecimento do papel das pessoas e equipes dentro de uma organização. Significa dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como forma em que ele é desempenhado.