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A questão acima é relativamente fácil se considerarmos o senso comum sobre ética, moral e política – tudo fruto de um contrato social para o bem comum. Não vamos discutir filosoficamente isso aqui, mas tomando-o como pressuposto e o comentário feito pelo elaborador da questão que enfoca a crise ética vivenciada pela humanidade no século XX, não tanto ingenuamente pelas guerras sofridas, mas pelo conhecimento do que aconteceu nessas guerras a outros povos devido a expansão dos meios de comunicação em massa, a começar pelo rádio de uma forma mais popular. Diante disso, uma questão emerge para a filosofia: o que é ética? Como estabelecer um forma de conduta universal e atemporal para ações concretas e temporais? Ora, isso parece impossível, tanto para o autor do texto como para quem efetuou a questão acima. Nessa linha, a única possibilidade de ética e política na contemporaneidade seria a manutenção e revisão dos contratos sociais entre indivíduos e entre sociedades ou agrupamentos humanos. Assim, consideramos a alternativa:
(a) como correta, pois valores coletivos são apenas reflexo de um contrato social, que de acordo com o tempo histórico, deve ser repensado e rediscutido.
(b) Como errada, pois nada indica a possibilidade de uma natureza humana nos textos e, assim, de uma leia priori para os homens.
(c) Como errada, dado que parece não haver uma compreensão hoje clara do que seja a ética como modo de comportamento universal.
(d) Como errada, uma vez que enquanto parâmetro a ética é compreendida no séc. XX, não é para manter os interesses privados, mas públicos.
(e) Como errada, uma vez que direitos universais implícitos sugere uma natureza humana, o que parece contraditório com o texto acima.
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Etica é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Rousseau e o contrato social
Rousseau diz que a questão colocada era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo ele, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
Sendo assim, ele percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum.
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estudei que na vdd essa resposta define o conceito de moral, não de ética
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resolução:
A questão acima é relativamente fácil se considerarmos o senso comum sobre ética, moral e política – tudo fruto de um contrato social para o bem comum. Não vamos discutir filosoficamente isso aqui, mas tomando-o como pressuposto e o comentário feito pelo elaborador da questão que enfoca a crise ética vivenciada pela humanidade no século XX, não tanto ingenuamente pelas guerras sofridas, mas pelo conhecimento do que aconteceu nessas guerras a outros povos devido a expansão dos meios de comunicação em massa, a começar pelo rádio de uma forma mais popular. Diante disso, uma questão emerge para a filosofia: o que é ética? Como estabelecer um forma de conduta universal e atemporal para ações concretas e temporais? Ora, isso parece impossível, tanto para o autor do texto como para quem efetuou a questão acima. Nessa linha, a única possibilidade de ética e política na contemporaneidade seria a manutenção e revisão dos contratos sociais entre indivíduos e entre sociedades ou agrupamentos humanos. Assim, consideramos a alternativa:
(a) como correta, pois valores coletivos são apenas reflexo de um contrato social, que de acordo com o tempo histórico, deve ser repensado e rediscutido.
(b) Como errada, pois nada indica a possibilidade de uma natureza humana nos textos e, assim, de uma leia priori para os homens.
(c) Como errada, dado que parece não haver uma compreensão hoje clara do que seja a ética como modo de comportamento universal.
(d) Como errada, uma vez que enquanto parâmetro a ética é compreendida no séc. XX, não é para manter os interesses privados, mas públicos.
(e) Como errada, uma vez que direitos universais implícitos sugere uma natureza humana, o que parece contraditório com o texto acima.
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Letra A
A filosofia classifica ética da seguinte forma:
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica.