SóProvas


ID
955318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens, relativos a arquivologia.

Compete ao Arquivo Nacional definir as normas gerais e estabelecer as diretrizes para o Sistema Nacional de Arquivos bem como promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados.

Alternativas
Comentários
  • A Competência é do CONARQ para estabelecer diretrizes...

    Art. 2o  Compete ao CONARQ:

            I - estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos;

            II - promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas;
  • Quem define normas gerais, estabelece diretrizes  e o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados é o CONARQ não o Arquivo Nacional. 
    SINAR implementa essas políticas (CONARQ é o órgão central). 
    Já o Arquivo Nacional é responsável pela  gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal.

    FonteCONARQ - Tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo (decreto 4.073 art. 1º, 2°,I,II). 
    SINAR - Tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo (decreto 4.073 art. 10).
    ARQUIVO NACIONAL - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos (Lei 8159 art. 18).

    Gabarito: errado 

  • Pessoal uma pergunta: O Arquivo Nacional pode receber documentos privados?

  • Fábio José,

    Segundo a Lei 8.159/91, Art. 18, "compete ao Arquivo Nacional a gestão e recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos".

  • Complementando:

    "O Arquivo Nacional tem sua atuação limitada ao Poder Executivo Federal, e o recolhimento e tratamento dos documentos arquivísticos dos Poderes Legislativo e Judiciário são de competência desses respectivos Poderes, nas suas devidas esferas..."

    Fonte: Livro: Arquivologia Facilitada - p. 131

  • CONARQ = DEFINE

    SINAR = IMPLEMENTA

  • Segundo a Política Nacional de Arquivos (Lei nº 8.159/91), "compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos" (art. 18).

    A competência descrita no item pertence ao Conselho Nacional de Arquivos (Decreto nº 4.073/02, art. 2º, incisos I e II).

    Em resumo, o Conselho Nacional de Arquivos é um órgão político, que basicamente tem a função de tomar decisões, e estas devem ser implementadas pelas instituições arquivísticas, como o Arquivo Nacional. O CONARQ decide e o Arquivo Nacional, além dos demais arquivos, cumpre.

    Gabarito do professor: Errado
  • Decreto nº 4,073/2002

    Art. 2º Compete ao CONARQ:

    I. Estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Naciona de Arquivos - SINAR...

     

  • Compete ao CONARQ definir as normas gerais e estabelecer as diretrizes para o Sistema Nacional de Arquivos bem como promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados.

  • ERRADO

     

    As competências são do CONARQ, conforme art. 2º do Decreto nº 4073/02.


    Art. 2º Compete ao CONARQ:


    I - estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos;
    II - promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas;

     

    Obs: Lembrem-se que a definição da política nacional de arquivos está relacionada ao CONARQ.

     

    - Professor Darlan Eterno

  • Decreto nº 4,073/2002

    Art. 2º Compete ao CONARQ:

    RESUMO:  

    => ESTABELECE DIRETRIZES p/ o funcionamento do SINAR

    => PROMOVE o inter-relacionamento de arquivos PÚBLICOS e PRIVADOS

  •  

    CONARQ --> Normas Gerais / Estabelecer Diretrizes / Inter-relacionamento dos arquivos públicos e privados 

     

    SINAR --> Implementação da politica nacional de arquivos públicos e privados

     

    Arquivo Nacional --> Gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal

     

     

  • Dica:

    Sempre que as questões tratarem de competências e essas remeterem à ideia de relacionamento político, por exemplo, estabelecer diretrizes, promover inter-relacionamento... a competência (na maioria das vezes) é atribuída ao Conselho. Isso se aplica não apenas para o âmbito da arquivologia, mas também para outras áreas como: Educação (Conselho Nacional de Educação).

  • ERRADA

     

    COMPETE AO CONARQ.

     

    SOBRE O CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO:

    - VINCULADO AO ARQUIVO NACIONAL.

    - É O ÓRGÃO CENTRAL DO SINAR.

    - DEFINE A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS.

    - ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA O SINAR

    - PRESIDIDO PELO DIRETOR-GERAL DO ARQUIVO NACIONAL.

    - FUNCIONA NA SEDE DO ARQ. NACIONAL.

  • Art. 2o  Compete ao CONARQ:

            I - estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos;

            II - promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas;

  • Resolução: compete ao Arquivo Nacional » promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas;

    » estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos;

    Resposta: errada 

  • ERRADO

    COMPETE AO CONARQ

  • Eu sei que todo mundo colocou a legislação pertinente. Mas vamos entender a questão de outra forma??

    Temos muitas matérias para estudar e nem sempre conseguimos fixar todos os artigos da Lei.

    Eu respondi a questão sem saber direito quais são as competências do Arquivo Nacional, do SINAR e do CONARQ.

    A unidade maior aqui é o CONARQ. É o conselho que cria uma política arquivística. Depois vem o SINAR, sistema que implementa essa política. Tanto o CONARQ quanto o SINAR atuam em todos os poderes e esferas, ou seja, executivo, legislativo e judiciário.

    Já o Arquivo Nacional tem atuação apenas no poder executivo federal. Portanto, unidade menor. Não engloba todos os poderes nem todas as esferas.

    Dessa forma, não há como dizer que o Arquivo Nacional define normas para o SINAR. Unidade menor, restrita, não vai definir normas para uma unidade maior, ampla.

    Resuminho para não esquecer:

    CONARQ --> define a política arquivística

    SINAR --> implementa a política arquivística

    CONARQ --> órgão central do SINAR (todos os poderes e esferas)

    Arquivo Nacional --> órgão central do SIGA (Apenas para o poder executivo federal)

  • Órgão central do SINAR - CONARQ;

    Órgão central do SIGA- ARQUIVO NACIONAL.

  • Direto ao ponto!

    Compete ao Arquivo Nacional (CONARQ) definir as normas gerais e estabelecer as diretrizes para o Sistema Nacional de Arquivos bem como promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados.

    GABARITO: ERRADO

  • GABARITO ERRADO.

    Compete ao CONARQ definir as normas gerais e estabelecer as diretrizes para o Sistema Nacional de Arquivos bem como promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.