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Questões de Estética e Crítica das Artes


ID
559936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)

Alternativas

ID
559945
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)

Alternativas

ID
2014588
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A professora de Artes Plásticas, na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) da Secretaria Municipal de Educa- ção (SME) do Rio de Janeiro, está preparando uma aula para sua turma de 6º ano cujo tema é o Renascimento. Para atingir o objetivo de leitura imagética e apreciação estética proposto pelas Orientações Curriculares de Artes Visuais, está buscando imagens dos principais artistas deste período: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael Sanzio.

A alternativa que ilustra as imagens escolhidas pela professora, nesta ordem apresentada, é:

Alternativas

ID
2014591
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Strickland (2014) destaca que a Arte Tribal exerceu uma influência de longo alcance, chegando aos artistas e movimentos das sociedades pré-industriais. Sendo assim, a alternativa que NÃO condiz com o pensamento da autora é:

Alternativas

ID
2014597
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Marcel Duchamp (1887-1968) foi uma das figuras mais influentes na arte moderna. Ele inspirou diversos movimentos artísticos e se tornou uma lenda. Para ele a concepção da obra de arte era mais importante do que o produto acabado. Apesar do sucesso de seu quadro, abandonou a pintura no auge da fama. Logo após, passou a criar ready-mades.

Nesse sentido, a alternativa que ilustra as principais criações do artista: seu quadro mais famoso e seu ready-made mais polêmico, respectivamente, é:

Alternativas

ID
2014615
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Leia os seguintes tópicos:

I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX.

II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural.

III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares.

As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:

Alternativas

ID
2014642
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Leia os tópicos abaixo:

I- Foi o primeiro a abandonar toda e qualquer referência à realidade reconhecível. Seus quadros eram compostos por manchas coloridas. Para ele, a cor podia despertar a emoção independente do conteúdo.

II- Baseou sua técnica na investigação de sua própria neurose. Buscava representar suas alucinações com meticuloso realismo. Um de seus trabalhos mais famosos é o quadro A Persistência da Memória.

III- Transmitiu sua “energia tornada visível” em suas telas abstratas do tamanho de murais que incorporavam seu estado psíquico no momento da criação. Sua técnica consistia em arremessar tintas num rolo de tela crua espalhado no chão do celeiro. IV- Buscava seus temas nas prateleiras de supermercados, nas manchetes de jornais e tabloides. Realizou retratos de celebridades, assim como latas de sopas e garrafas de refrigerantes.

Os artistas referidos são, respectivamente:

Alternativas

ID
2162452
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

I. “A fruição da arte não é imediata, espontânea, um dom, uma graça. Pressupõe um esforço diante da cultura.
(COLI, Jorge. O que é arte? Brasília: Brasilienese, 1990, p. 115.)
II. “(...) a leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise da forma, da cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade.”.
(BARBOSA, Ana Mae (org). A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva,
2002, p.17.)

Os dois autores abordam o tema da fruição da obra de arte. A esse respeito, assinale a opção que relaciona corretamente fruição artística e cultura.

Alternativas

ID
2181727
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. [...]
O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. [...]
O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece opor-se à intencionalidade do monumento. Além do mais, afirma-se essencialmente como um testemunho escrito.”
O historiador Jaques Le Goff propõe uma diferenciação fundamental entre dois conceitos: monumento e documento. É correto afirmar que

Alternativas

ID
2181733
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Não existe silêncio. O que eles pensaram ser silêncio, por não saberem ouvir, estava repleto de sons aleatórios.”

Esta fala, feita pelo compositor experimental John Cage, a propósito da primeira execução, em 1952, de sua composição chamada 4’ 33”, refere-se

Alternativas

ID
2181736
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em obra de Édouard Manet, “Retrato de Emile Zola”, realizado em 1868, vê-se no plano de fundo três figuras:
I. Uma gravura de origem japonesa, representativa de uma produção que passa a ser influência para os impressionistas.
II. Uma gravura que reproduz um quadro de um pintor espanhol no qual camponeses tomam vinho com uma divindade mitológica.
III. Uma reprodução de um quadro do próprio Manet, cuja composição faz referência a uma obra renascentista, e na qual uma figura feminina encara de frente seu observador.
A correta correspondência de I, II e III é, respectivamente:

Alternativas

ID
2181739
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dada. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dada. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dada.”
Tristan Tzara[4]
O texto acima refere-se a um dos mais importantes movimentos de vanguarda do século XX, para o qual é escolhido um nome que

Alternativas

ID
2181748
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo o historiador e crítico de Arte Giulio Carlo Argan, um preconceito grave que impede uma boa análise da obra de arte é julgar que a obra é uma representação de algo e que bastaria comparar a obra com este algo para se saber se a representação é bem sucedida.
A partir desta colocação, o que mais se distancia deste preconceito é:

Alternativas

ID
2181754
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

São conceitos de Técnica e Estética:

Alternativas

ID
2181757
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

William Shakespeare (1564-1616) é considerado atualmente o mais influente dramaturgo do mundo. Considere o fragmento abaixo.

“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre

Em nosso espírito sofrer pedras e flechas

Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,

Ou insurgir-nos contra um mar de provocações

E em luta pôr-lhes fim?” 

Ato III, Cena I

A frase “ser ou não ser, eis a questão” (no original em inglês: To be or not to be, that is the question) comumente utilizada como reflexão existencial profunda vem da fala de um famoso personagem de uma de suas peças teatrais. O nome do personagem e a peça teatral a que ele pertence são:

Alternativas

ID
2181760
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • pergunta bosta

     


ID
2181763
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Historiador da Arte Arnold Hauser escreve, em seu livro “História Social da Arte e da Literatura”, sobre a renascença:
“[...] o fato verdadeiramente notável a respeito da Renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num “estudo da natureza”.
No sentido do texto, a obra de arte da Renascença, dentre as citadas abaixo, é exemplo pertinente de “estudo da natureza”:

Alternativas

ID
2181775
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.
Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.
A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

Alternativas

ID
2181784
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A verossimilhança já não tem nenhuma importância [...]. O assunto já não conta, ou conta muito pouco. A arte moderna repele, de modo geral, a maioria das técnicas de agradar utilizadas pelos grandes artistas do passado.”
O crítico e poeta Guillaume Apollinaire escreve um livro em 1913, do qual se extrai o trecho acima, sobre a pintura de um então novo movimento artístico.
O titulo deste livro, é:

Alternativas

ID
2181799
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Inserções em circuitos ideológicos” é o nome de um trabalho de Cildo Meireles, realizado em 1975, no qual cédulas de um Cruzeiro (moeda vigente na época) eram suporte para uma ação do artista. É correto afirmar que as cédulas

Alternativas

ID
2186527
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A arte pública é uma possibilidade de comunicação na vida dos indivíduos, pois contam fatos históricos, história das cidades e das pessoas através da pintura, escultura, desenho, gravura, monumentos, arquitetura, dentre outras modalidades. Em Belém do Pará, o Memorial da Cabanagem é um monumento de 15 metros de altura por 20 metros de comprimento, todo em concreto, erguido no complexo do entroncamento. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Monumento foi construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem, que aconteceu em 7 de janeiro de 1985. (LOBATO, 2010, p. 33). Segundo a concepção de Oscar Niemeyer, o memorial da Cabanagem representa:

Alternativas

ID
2186539
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O escritor Oswald de Andrade e sua esposa, a pintora Tarsila do Amaral (1890-1973) lideraram ideias de cunho político e social através de relevantes textos, como o Manifesto Pau-Brasil (1925) e o Manifesto Antropofágico (1928), ligados à concepção de Arte Moderna. Tarsila do Amaral criou a obra Abaporu (1928, óleo sobre tela, 85 x 73 cm), que“significa antropófago”. Essa obra é um ícone do modernismo brasileiro e sua composição apresenta relação com os fundamentos da Antropofagia (PROENÇA, 2005, P. 236). O destaque desta pintura é uma figura humana em tons pastéis, sentada sobre um monte em tons de verde. A técnica da exageração foi aplicada na representação dessa figura, que apresenta uma cabeça pequena, braços, mãos, pernas e pés grandes. Nesse sentido, esta obra tem plena relação com os fundamentos do movimento Antropofágico, o qual se adequa a seguinte concepção:

Alternativas

ID
2186545
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) revolucionou a História das Artes visuais ao romper com padrões convencionais de representação da forma. A obra Guernica (1937, Museu do Prado, Madri) é considerada uma das obras mais importantes do século XX e representa a perplexidade do artista diante do bombardeio da cidade espanhola de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola. A opção que corresponde à descrição de uma característica da obra Guernica é:

Alternativas

ID
2325598
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Quanto à definição dos elementos morfológicos e sintáticos da linguagem visual, é correto afirmar-se que:

Alternativas

ID
2325601
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito do processo de fruição das artes, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2325619
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No texto a seguir, Elliot Eisner descreve a prática do ensino de artes desenvolvidas em Escolas Progressivas.

“Quando se sugeriam atividades criativas em arte, estas vinham quase sempre sob a forma de projetos de arte correlacionados ou integrados. O professor era frequentemente solicitado a usar a arte em conjunção com seu trabalho em estudos sociais etc. [...] A arte integrada se afigurou aos professores como uma hóspede dos assuntos a serem ensinados. Além disso, os projetos de arte poderiam aclarar os conceitos abstratos que os professores estivessem tentando fazer as crianças aprenderem.”

EISNER, Elliot. apud BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ªedição – São Paulo: Cortez, 2015.

A prática de ensino de arte acima descrita é assim entendida:

Alternativas

ID
2325622
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A qualidade estética é entendida por John Dewey como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

    A arte, desinteressada, alojada em um pedestal como obra de arte, distante da vida comum e cotidiana, é desinteressante como experiência estética efetiva, sendo louvável tão somente por lembrar que em sua origem ela participava dos modos de ver e de sentir dos indivíduos que a perfizeram. Para John Dewey, a compreensão da experiência estética verdadeira passa pela consideração de seu "estado bruto" quanto às formas de ver e ouvir como geradoras de atenção e interesse, e que podem ocorrer tanto a uma dona de casa regando as plantas do jardim quanto a alguém que observa as chamas crepitantes em uma lareira. Resultado de dez conferências proferidas entre o inverno e a primavera de 1931 na Universidade de Harvard, a obra Arte como experiência, publicada pela primeira vez em 1934, sob o título geral The later works of John Dewey, somente agora surge traduzida para a língua portuguesa. Não muito distante da visão pragmatista que permeia a sua obra filosófica e sua teoria pedagógica, a opinião construída sobre a experiência artística focaliza a necessidade de se considerar o prazer e a satisfação envolvidos nesta experiência, cujo impulso é dado pelo próprio contexto no qual se insere o indivíduo. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100017 


ID
2325646
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na pós-modernidade, ensinar e aprender a arte implica envolver o educando na construção de conhecimentos ligados diretamente a esse universo, tornando-se essencial aproximar o estudante da obra por meio do exercício de ver, pensar e fazer. Assim, é correto afirmar-se que, em relação ao processo de ensino-aprendizagem na pós-modernidade, o conceito de arte está ligado à

Alternativas

ID
2325670
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Usando uma definição ampla, mas flexível, pode-se dizer que Estudos Críticos são a esfera do ensino que transforma os trabalhos de arte em percepção precisa e não casual, analisando neles a presença estética, os processos formativos, causas espirituais, sociais, econômicas, políticas e os efeitos culturais. Os Estudos Críticos alertam, assim, para o perigo de uma análise ingênua que prime somente pelas combinações de forma, cor, textura e outros aspectos, isentando a obra de outras questões importantes presentes na origem delas.

Marque a alternativa em que há exemplos de obras que trazem, respectivamente, a crítica social ao trabalho opressivo e à existência marginal, e fatos histórico-políticos.

Alternativas

ID
2577397
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).


I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.

II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.

III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.

IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.

V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • "em primeiro lugar, como duração ao exteriorizar a obra de arte enquanto é formulada pelo artista; em segundo lugar, como intervalo inserido entre o fim do processo criativo e o momento em que a nossa consciência atualiza em si a obra de arte; em terceiro lugar, como átimo dessa fulguração da obra de arte na consciência."

    https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/70395.pdf

    Acho que são somente esses três mesmo.

    GAB C


ID
2657524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Filosofia do belo na arte é a designação aplicada, a partir do século XVIII, à ciência filosófica que compreende o estudo das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade sensorial classificável em termos de belo ou feio, bom ou ruim.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, POIS ISSO É SÉC XV

  • Filosofia do belo na arte é a designação aplicada a partir do século XVIII, por Baumgarten...

ID
2657527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


No Brasil, artes plásticas, música e teatro são o núcleo curricular básico da arte-educação.

Alternativas
Comentários
  • Faltou a Dança.

  • Artes Plásticas, Música, Teatro e DANÇA

  • FALTOU A DANÇA


ID
2657530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.

Alternativas
Comentários
  • Lembrem-se que o objetivo da arte no ensino regular não é profissionalizar ninguém
  • A questão se torna errada por delimitar o objetivo como PRINCIPAL.

  • É que não está no Estatuto da cidade

  • É que não está no Estatuto da cidade


ID
2657536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Denomina-se educação artística cognitiva a educação dos sentimentos e valores morais pela arte.

Alternativas
Comentários
  • A educação artística cognitiva não liga-se necessariamente à educação dos sentimentos e valores morais, podendo ser uma educação eminentemente técnica.


ID
2657614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


A Semana de Arte Moderna de 1922 significou a atualização da arte e cultura brasileiras em relação às vanguardas artísticas, como o expressionismo, o dadaísmo, o futurismo e o surrealismo, assim como a questões nacionais de caráter cultural e identitário.

Alternativas

ID
2657617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


Um acontecimento efetivado pela Semana de Arte Moderna foi o deslocamento da capital cultural brasileira da cidade do Rio de Janeiro para a cidade de São Paulo.

Alternativas

ID
2657620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


Nas obras de Tarsila do Amaral, o nativismo e o regionalismo são marcados pela redução cromática e pela influência do expressionismo alemão.

Alternativas

ID
2657623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


Esse evento representa um raro momento de consenso por parte da crítica de arte no Brasil, que, à época, recebeu-o com ampla aceitação, considerando-o um símbolo da ruptura com todo o academicismo.

Alternativas

ID
2657626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


Haroldo de Campos foi um dos artistas signatários do Manifesto Neoconcreto em 1959.

Alternativas
Comentários
  • Haroldo de Campos foi um poeta e tradutor brasileiro, nascido em São Paulo.

    Em 1956 inaugurou o Movimento Concretista.

    A questão erra quando fala que foi em 1959 e que inaugurou o Manifesto Neoconcreto.


ID
2657629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


Embora fossem defensores de um experimentalismo subjetivo, os artistas neoconcretos realizaram obras de arte geométricas.

Alternativas

ID
2657632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


O chamado rompimento neoconcreto foi marcado por divergências entre vertentes do concretismo representadas por artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Alternativas

ID
2657635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


Entre as características da arte neoconcreta, destacam-se a importância da relação entre a obra e o público e a exploração do expressivo com foco no sensorial e no subjetivo.

Alternativas

ID
2657638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


A influência de correntes abstracionistas como as de Bauhaus e do grupo De Stijl é um ponto comum aos movimentos concreto e neoconcreto.

Alternativas

ID
2918005
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Estética é uma área de estudo da filosofia que ganhou destaque no período moderno. O vocábulo “estética” foi criado por

Alternativas
Comentários
  • O termo “estética” só passou a ser usado para designar uma disciplina filosófica no século XVIII com o filósofo iluminista alemão Alexander Gottlieb Baumgarten, em sua obra “Estética”. GABARITO: LETRA D.


ID
3276358
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação à função dos grafismos rupestres, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Possuem uma função mágico-religiosa, na medida em que registram o mundo simbólico e os ritos das populações que as produziram.
( ) Possuem uma função estética, uma vez que são expressões da imaginação humana e de sua capacidade criativa.
( ) Possuem uma função comunicativa, pois têm a propriedade de transmitir mensagens e narrar histórias.

afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas

ID
3276403
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Semana de Arte Moderna (1922) é um evento que marcou a reflexão e a produção sobre a identidade e os rumos da nação brasileira.

As afirmativas a seguir identificam corretamente características da Semana de 22, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
3276424
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O trabalho de apreciação de arte, formulado por Thomas Munro, foi realizado no Museu de Cleveland por três décadas, onde ele desenvolveu e aplicou sua proposta de “morfologia estética”. Nesse programa, o aluno observava atentamente as obras, percebia como eram constituídas, fazia um esboço a ser desenvolvido no ateliê e conversava sobre as obras a partir de formulações críticas.

Para Thomas Munro, o ensino de arte em museu é um processo que

Alternativas

ID
3616822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Para que uma obra seja, de fato, reconhecida como arte, é necessário que ela seja esteticamente bela, considerando-se os parâmetros clássicos de harmonia de cores e formas.

Alternativas

ID
3642049
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É o profissional que atua na seleção dos trabalhos artísticos dentro de um recorte proposto, adequando as obras ao espaço da mostra. Além disso, responsabiliza-se pela supervisão da montagem da exposição, pela manutenção das obras e pela elaboração de textos para proporcionar maior proximidade entre as obras e o público:

Alternativas

ID
5431063
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O principal propósito da educação estética de crianças e adolescentes é:

Alternativas

ID
5478454
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas produções de Adriana Varejão, os materiais estão ligados simbolicamente à história cultural brasileira. Na década de 1990, o desenho toma maior importância, dialogando com a iconografia colonial e, por vezes, estabelecendo uma relação narrativa. Em Proposta para uma Catequese - Parte I Díptico: Morte e Esquartejamento (1993), cenas de antropofagia retiradas de gravuras do século XVI incorporam a visualidade da azulejaria portuguesa.

Outras características de seus trabalhos são:

I- A superfície azulejada, simulada por meio da pintura a óleo sobre tela, revela um interior visceral em pequenas incisões.
II - Pedaços das imagens são extraídos e expostos sobre pratos fixados à parede ao redor das telas cortadas.
III - Pinturas de fragmentos de ornamentos, produzem um aspecto vertiginoso pelo excesso de curvas em diferentes direções, que se agigantam no espaço sem chegar a uma completude.
IV - Expõe a violência nos processos de assimilação cultural

Alternativas

ID
5522866
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

São José completou seus 271 anos neste ano, tendo em sua programação de aniversário a exposição fotográfica “Projeto Mulheres Josefenses e suas Múltiplas Belezas”, no Shopping Itaguaçu.
Contemplada na Lei Aldir Blanc, SJ, a fotógrafa Carol Zimmerman teve oportunidade de colocar em prática seu projeto, registrando mulheres:

Alternativas

ID
5553061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A cultura brasileira é formada a partir do compartilhamento cultural dos povos indígenas com os conquistadores europeus e os povos africanos trazidos à força. O traço da raiz africana na cultura nacional é marcante, sendo observado nas festas populares, na culinária, na religião, na música e em outros segmentos; entretanto, a influência nas artes visuais e plásticas é menos evidente.

Considerando a participação africana e afro-brasileira nas artes visuais, julgue o item que se segue.

O campo dos estudos acerca do negro no Brasil oferece uma salutar quantidade de referências vinculadas às artes plásticas.

Alternativas