- ID
- 2548891
- Banca
- UFES
- Órgão
- UFES
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
Em um determinado grupo de pessoas,
• todas as pessoas que praticam futebol também praticam natação,
• algumas pessoas que praticam tênis também praticam futebol,
• algumas pessoas que praticam tênis não praticam natação.
É CORRETO afirmar que no grupo
No Microsoft Excel 2013, ao se selecionar uma célula que contenha um valor numérico e clicar o botão iniciador de caixa de diálogo, localizado no canto inferior direito do grupo “Número” na guia “PÁGINA INICIAL”, abre-se a caixa de diálogo “Formatar Células”. Considere as seguintes afirmativas a seguir sobre o formato de número “Porcentagem”, disponível nessa caixa de diálogo:
I. Utilizar “Porcentagem” faz com que o valor da célula formatada seja multiplicado por 100.
II. Utilizar “Porcentagem” faz com que o símbolo de porcentagem “%” seja exibido na célula formatada.
III. É possível especificar o número de casas decimais que se deseja usar na célula formatada.
IV. É possível especificar a utilização do separador de milhar.
V. É possível especificar o modo de exibição dos números negativos.
É CORRETO o que se afirma em:
Sobre os Conselhos Superiores da UFES, analise as afirmativas abaixo:
I. O Conselho Universitário é o órgão superior deliberativo e consultivo em matéria de política universitária e administrativa, financeira, estudantil e de planejamento.
II. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é o órgão central com funções consultivas e de aconselhamentos ao Reitor da UFES, sem caráter deliberativo.
III. O Conselho de Curadores é o órgão consultivo e deliberativo, em matéria de fiscalização econômico-financeira da universidade.
É CORRETO o que se afirma em
A iconografia cristã, segundo a tradição é a representação por meio de interpretações plásticas, de Deus, de Cristo, de Maria e dos Santos, bem como de outros personagens do texto bíblico. As particularidades de cada invocação influenciaram sobremaneira as representações plástico-religiosas da arte ocidental e oriental e também a arte colonial brasileira. Leia as afirmativas, a seguir, acerca das iconografias cristãs:
I. São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada em 04 de outubro, é representado, frequentemente, de pé, portando em uma das mãos um crucifixo e na outra, uma caveira.
II. Santa Margarida de Cortona, cuja festa é celebrada em 22 de fevereiro, é representada, geralmente, vestindo um hábito franciscano ou, ainda, com o tronco seminu e são atributos de sua representação um cachorro, uma cruz, uma caveira, um cilício e um azorrague.
III. São Miguel Arcanjo cuja festa é celebrada em 29 de setembro, é representado como jovem alado, geralmente sobre nuvens, trajando armadura romana, capacete com plumagem e manto vermelho, que o caracterizam como guerreiro. Além disso, são atributos de sua representação uma lança, uma espada, um estandarte com a inscrição latina Qui ut Deo que significa “aquele como Deus”, o demônio a seus pés e uma balança que simboliza a justiça divina.
IV. São João Batista, cuja festa é celebrada em 24 de junho, é representado em duas fases de sua vida. Como criança, é representado sozinho ou ao lado de Zacarias e Isabel, como adulto é representado como um homem barbado, ascético e semicoberto por uma pele de animal, e seus atributos são um livro, um cordeiro, um cajado terminado em cruz e de cujos braços pende um estandarte com a inscrição Ecce Agnus Dei que significa “Eis o Cordeiro de Deus”, e uma concha, símbolo do batismo.
V. São Gabriel Arcanjo, conhecido como Anjo Tutelar ou Anjo da Guarda, cuja festa é celebrada em 02 de outubro, é representado como um jovem alado, de cabelos longos e esvoaçantes, trajando túnica e capa.
É CORRETO o que se afirma em
Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:
I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.
II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.
III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.
IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.
V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.
É CORRETO o que se afirma em
A deterioração de materiais pictóricos acarreta em problemas comuns a serem resolvidos pelo conservador de bens culturais. Sobre os tipos de deterioração de matérias pictóricos, analise as afirmativas a seguir:
I. O amarelecimento é causado pela oxidação, pela formação de cromóforos e por materiais aplicados, como vernizes, o que diminui a apreciação estética da obra.
II. A solubilidade varia de acordo com o grau de deterioração, já que a formação de espécies oxigenadas, como álcoois, aldeídos, ácidos carboxílicos, provoca o aumento da polaridade do material pictórico, o que o torna mais solúvel em solventes apolares, como álcoois e cetonas.
III. Os craquelês e o desprendimento da pintura, mais comuns de serem observados em tintas a óleo, são resultados da fragilidade das camadas de tinta e da movimentação do suporte.
IV. O gizamento é um fenômeno ocasionado pela perda de camadas de tinta que leva à alterações das
V. propriedades ópticas da obra de arte.
É CORRETO o que se afirma em
De acordo com Figueiredo Júnior (2012), o Ministério do Trabalho define diversos valores de Limite de Tolerância - concentração ou intensidade máximas de solventes a que uma pessoa pode ser exposta sem possíveis danos a si mesma. São recomendações do Ministério do Trabalho para o exercício profissional seguro:
I. Trabalhar em locais arejados, com bastante ventilação e capelas - equipamentos com sistema de exaustão de gases.
II. Usar EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, luvas plásticas, máscaras protetora a gases e pó e óculos de proteção.
III. Constar no atelier de trabalho extintores de incêndio a base de pó químico.
IV. Estocar solventes em armários ventilados, com sistema de exaustão para impedir que a atmosfera interna fique saturada de gases.
É CORRETO o que se afirma em
Analise as afirmativas a seguir sobre técnicas pictóricas:
I. O óleo é uma técnica pictórica em que se utiliza a mistura de um ou mais pigmentos em pó, em dispersão ou dissolvidos em um óleo secante, a que se acrescenta, geralmente, um aditivo e que resulta em uma pasta pictórica de consistência oleosa.
II. O guache é uma mistura de pigmentos com aglutinante aquoso, a que se juntou uma proporção grande de pigmentos inertes, de forma a se obter uma pasta pictórica consistente, e com poder de cobertura, cuja principal qualidade é a transparência.
III. A tinta acrílica constitui-se, geralmente, por uma dispersão de polímeros acrílicos em um solvente orgânico misturado a pigmentos, que pode ser diluída em água, mas, uma vez seca, forma uma película forte e flexível, solúvel em água.
IV. A técnica mista compreende o uso conjunto de duas ou mais técnicas pictóricas ou artísticas, na produção de um quadro.
É CORRETO o que se afirma em:
Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:
I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.
II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.
III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.
IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.
É CORRETO o que se afirma em:
Dentre os vários fatores que contribuem com a conservação de bens culturais móveis, o manuseio correto de obras de arte tem importância fundamental, já que qualquer descuido pode acarretar em desgaste da obra e em riscos de acidentes. Analise as afirmativas sobre uso de luvas como equipamento para esse manuseio:
I. A definição da espessura das luvas utilizadas para lidar com as obras de arte tem relação com a natureza da operação de manuseio a ser realizada.
II. O uso de luvas brancas de algodão leve é adequado para o manuseio de obras de arte sobre papel, telas e trabalhos emoldurados de médio porte e vários tipos de esculturas.
III. O uso de luvas mais grossas é apropriado para o transporte de obras de arte pesadas e aquelas em estado bruto, como chapas de metal ou estruturas de cimento aparentes.
IV. O uso de luvas ásperas é apropriado para o manuseio de peças muito lisas, o que evita que escorreguem com facilidade ao serem transportadas.
É CORRETO o que se afirma em:
Analise as afirmativas, a seguir, sobre o manuseio e o transporte de pinturas em telas:
I. Pinturas de pequenos e médios formatos devem ser transportadas individualmene e com ambas as mãos.
II. Para transportar mais de uma obra, mesmo dentro da galeria, o ideal é que pinturas estejam convenientemente protegidas em carrinhos adequados.
III. O carregamento do carrinho para transporte e deslocamento das obras devem ser feitos, no mínimo, por duas pessoas.
IV. Telas sem molduras devem ser envolvidas em papelão, ou plástico bolha antes de serem colocadas no carrinho para transporte, e esse invólucro deve ser fechado e amarrado para completa proteção das pinturas.
É CORRETO o que se afirma em
São conceitos que definem e determinam os momentos de preservação:
I. Manutenção: assistência diária de limpeza, de guarda, de uso correto, de manuseio, de transporte e de segurança dos objetos, observando-se seu estado de conservação e convocando um especialista quando ações restaurativas forem necessárias.
II. Preservação: manutenção dos bens culturais, a partir da aplicação de leis e da participação em projetos de grande porte destinados a preservar um objeto, um monumento ou uma cidade histórica.
III. Conservação: prevenção do processo de deterioração, por meio de controle do ambiente onde os objetos se encontram ou do tratamento básico em sua estrutura.
IV. Restauração: intervenção específica e cautelosa que exige conhecimento técnico especializado, sem alteração da obra em seu material de origem, seu aspecto original ou qualquer outra de suas características.
É CORRETO o que se afirma em
Existem vários métodos de reintegração pictórica e o restaurador deve optar pelo que for apropriado para a obra sob sua responsabilidade.
Analise as afirmativas, a seguir, sobre os métodos de reintegração pictórica:
I. Tom neutro ou lacuna de cor: consiste em reintegrar as lacunas, aplicando uma cor neutra, adequada à cor dominante na camada original do quadro, e pode ser empregado quando for impossível ou inoportuno reintegrar o aspecto primitivo, devido às áreas sem referências.
II. Trattégio: consiste na reintegração de lacunas mediante a colocação de finos traços de cor que se justapõem e que se ajustam, em espessura e cor, ao original e são visíveis de perto, mas ao longe desaparecem aos olhos do observador.
III. Pontilhismo: consiste na reintegração cromática que tem as mesmas características do trattégio, com a diferença de se aplicar as cores com pequenos pontos em vez de traços e sua utilização é muito adequada para peças de menores dimensões.
IV. Ilusionista: consiste na reintegração total da lacuna, tanto à forma como à cor, simulando o aspecto original da obra, inclusive em sua luminosidade e brilho e, se bem realizada, só se torna visível com a utilização de fluorescência de UV.
É CORRETO o que se afirma em
Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:
I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.
II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físico-químicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.
III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.
IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.
V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.
É CORRETO o que se afirma em
Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:
I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.
II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.
III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.
IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.
V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.
É CORRETO o que se afirma em
Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da restauração da obra de arte propostos por Brandi (2004):
I. a integração deverá ser sempre e facilmente reconhecível.
II. a matéria de que resulta a imagem só é insubstituível quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem, como aspecto e não como estrutura.
III. qualquer intervenção de restauro prescreve quando não torna possível intervenções futuras.
IV. a complementação de lacunas consiste em substituir o elemento figurativo desaparecido por meio de uma integração analógica.
É CORRETO o que se afirma em
Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).
I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.
II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.
III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.
IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.
V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.
É CORRETO o que se afirma em