SóProvas



Questões de Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos


ID
1564717
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta contribuição legada pela arte flamenga para técnica da pintura:

Alternativas

ID
1613314
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).


Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.


I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.

II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.

III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.

IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som. 


( ) Escultura Moderna.

( ) Escultura Pré-histórica.

( ) Escultura Clássica.

( ) Escultura Gótica.

( ) Escultura Egípcia.  


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1634083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 


Como técnica de representação gráfica, a perspectiva linear foi desenvolvida e aplicada durante o Renascimento. 


Alternativas
Comentários
  • Concordo plenamente


ID
1634086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 



A reprodução de objetos tridimensionais no plano foi possível a partir dos princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, Leonardo Da Vinci e Piero de La Franccesca — artistas da Idade Média.

Alternativas

ID
1634089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 



Em sua pintura, Cézanne subordinava-se às leis da perspectiva. Portanto, sua concepção da composição consistia em ver a natureza representada por um único ponto.

Alternativas

ID
1634092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 


A perspectiva linear aplicada para representar os espaços interiores é organizada a partir de vários pontos, levando-se em consideração a geometria do espaço. 

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva linear é o chamado "ponto de fuga", ou seja, é um certo ponto de uma pintura ou desenho a qual são direcionados várias linhas ou pontos presente na mesma. exemplo, num quadro com perspectiva linear, se você observar bem, há linhas ou pontos (representados por cerâmicas, portais, tetos e.t.c)


ID
1634119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A composição artística conta com recursos que já contêm em seus signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas informações, julgue o próximo item. 


A escultura é uma linguagem da arte que trabalha a forma e o espaço para realizar a tridimensionalidade. 

Alternativas

ID
1634164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                              Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


Materiais como barro, madeira, papel, panos, são utilizados tanto na fabricação artesanal quanto nas artes. 


Alternativas

ID
1634167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                              Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


O artista que manipula e modela os materiais, sejam eles barro, aço, palavras, ideias, sons ou tinta, tem cada vez menos controle sobre eles.

Alternativas

ID
1634170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                              Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


Os materiais e a técnica são importantes para a produção artística, pois fazem parte da sua tradição.

Alternativas

ID
1634173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Grande parte da pintura, do desenho, da escultura e da gravura contemporâneas mantém seus antigos laços com o artesanato e, por isso mesmo, sustenta também a postura reverente com relação ao material. Desde a renascença, o ateliê do artista esteve sempre ligado com o laboratório. Mas este laboratório alquímico sempre serviu também para investigar a essência do próprio homem, do fazedor que se define.


                          Sheila Leirner. A arte como medida. São Paulo: Perspectiva, 1982 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a exploração e utilização dos elementos materiais e formais da linguagem artística, julgue o item a seguir.


A técnica empregada, assim como os materiais utilizados, são os únicos fatores de distinção entre o artista e o artesão. 

Alternativas

ID
1762915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A obra de Anita Malfatti foi questionada em função de apresentar ligações com a arte moderna. Sua obra foi considerada como estética nova para o meio artístico e caracterizava-se por fugir do belo natural para seguir suas próprias leis. Nesse sentido, existia a necessidade de interpretação ou análise do objeto artístico, distanciando-se da filiação realista. Considerando esses aspectos, assinale a alternativa que apresenta figura condizente com a descrição da obra de Anita Malfatti. 

Alternativas

ID
1762951
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A sintaxe visual apresenta linhas gerais de criação e composição. Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos, eles podem ser usados em conjunto com técnicas para a criação de mensagens visuais claras. O alfabetismo da linguagem visual, mesmo que não seja tão lógico e preciso como o verbal, pode levar a uma melhor compreensão das mensagens visuais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os elementos da linguagem visual. 

Alternativas

ID
1762963
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No desenho, na pintura, na fotografia, no cinema e na televisão, a dimensão é ilusória, apenas implícita, e o principal artifício para simulá-la é a perspectiva. Os efeitos produzidos pela perspectiva podem ser intensificados pela manipulação tonal, pelo contraste entre claro e escuro e pela ênfase dos efeitos de luz e sombra. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta figura que representa a perspectiva cônica. 

Alternativas

ID
2238199
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assim como você gosta de rabiscar um caderno, os habitantes do Brasil pré-histórico também tinham lá suas obras de arte. As pinturas feitas pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas, que representavam o cotidiano e crenças dos mesmos são denominadas pelos estudiosos de arte como:

Alternativas

ID
2577322
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:


I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.

II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.

III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.

IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.

V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577361
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577364
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre a higienização de obra de arte, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577367
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em uma escultura, geralmente, as camadas de policromia de um estofamento são constituídas por

Alternativas

ID
2577370
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:


I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
2577373
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Dentre os vários fatores que contribuem com a conservação de bens culturais móveis, o manuseio correto de obras de arte tem importância fundamental, já que qualquer descuido pode acarretar em desgaste da obra e em riscos de acidentes. Analise as afirmativas sobre uso de luvas como equipamento para esse manuseio:


I. A definição da espessura das luvas utilizadas para lidar com as obras de arte tem relação com a natureza da operação de manuseio a ser realizada.

II. O uso de luvas brancas de algodão leve é adequado para o manuseio de obras de arte sobre papel, telas e trabalhos emoldurados de médio porte e vários tipos de esculturas.

III. O uso de luvas mais grossas é apropriado para o transporte de obras de arte pesadas e aquelas em estado bruto, como chapas de metal ou estruturas de cimento aparentes.

IV. O uso de luvas ásperas é apropriado para o manuseio de peças muito lisas, o que evita que escorreguem com facilidade ao serem transportadas.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
2577376
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o manuseio e o transporte de pinturas em telas:


I. Pinturas de pequenos e médios formatos devem ser transportadas individualmene e com ambas as mãos.

II. Para transportar mais de uma obra, mesmo dentro da galeria, o ideal é que pinturas estejam convenientemente protegidas em carrinhos adequados.

III. O carregamento do carrinho para transporte e deslocamento das obras devem ser feitos, no mínimo, por duas pessoas.

IV. Telas sem molduras devem ser envolvidas em papelão, ou plástico bolha antes de serem colocadas no carrinho para transporte, e esse invólucro deve ser fechado e amarrado para completa proteção das pinturas.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577382
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Existem vários métodos de reintegração pictórica e o restaurador deve optar pelo que for apropriado para a obra sob sua responsabilidade.


Analise as afirmativas, a seguir, sobre os métodos de reintegração pictórica:


I. Tom neutro ou lacuna de cor: consiste em reintegrar as lacunas, aplicando uma cor neutra, adequada à cor dominante na camada original do quadro, e pode ser empregado quando for impossível ou inoportuno reintegrar o aspecto primitivo, devido às áreas sem referências.

II. Trattégio: consiste na reintegração de lacunas mediante a colocação de finos traços de cor que se justapõem e que se ajustam, em espessura e cor, ao original e são visíveis de perto, mas ao longe desaparecem aos olhos do observador.

III. Pontilhismo: consiste na reintegração cromática que tem as mesmas características do trattégio, com a diferença de se aplicar as cores com pequenos pontos em vez de traços e sua utilização é muito adequada para peças de menores dimensões.

IV. Ilusionista: consiste na reintegração total da lacuna, tanto à forma como à cor, simulando o aspecto original da obra, inclusive em sua luminosidade e brilho e, se bem realizada, só se torna visível com a utilização de fluorescência de UV.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
2577385
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

NÃO é ação de faceamento

Alternativas

ID
2577388
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:


I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físico-químicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.


É CORRETO o que se afirma em  

Alternativas

ID
2577391
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:


I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.

II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.

III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.

IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.

V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
3654916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando as competências e habilidades associadas à unidade temática música para o ensino fundamental, conforme estabelecido na BNCC, julgue o item que se segue.


As habilidades especificadas na BNCC para a unidade temática de música possuem muitas similaridades entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental, o que reforça a preocupação em estabelecer um percurso contínuo de aprendizagens, com ampliação progressiva das práticas de linguagem ao longo dessa etapa da educação básica.

Alternativas

ID
3828817
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre multiculturalismo na educação, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A contextualização de produtos e valores estéticos é a via de desenvolvimento da atitude multicultural.
( ) O exercício da contextualização amplia o risco de limitar a pluralidade cultural a uma abordagem aditiva, amplamente criticada por sociólogos, antropólogos e arte-educadores.
( ) A abordagem multiculturalista aditiva é entendida como a atitude de apenas adicionar tópicos relativos a outras culturas ou da cultura dominante, em nome da Arte.
( ) O multiculturalismo aditivo não se relaciona a condicionamentos pedagógicos, equívocos conceituais ou desconhecimento sobre a perspectiva multicultural

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
5309407
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na Paraíba, diversas são as obras arquitetônicas, esculturais e murais que embelezam a paisagem. Indique, entre as alternativas abaixo, a que possui apenas obras que se encontram na cidade de Campina Grande e qual o tipo de arte a que pertencem.

Alternativas