SóProvas



Questões de Linguagem Visual


ID
1409887
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A imagem é, hoje, um componente central da comunicação. Sua multiplicação, ampla difusão, e sua repetitividade infinita, são elementos que fazem com que, por intermédio da sua materialidade, uma imagem:

Alternativas

ID
1440082
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Van Gogh descreveu sua obra “Quarto de dormir” do seguinte modo:

“As paredes são violeta pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo de manteiga fresca, os lençóis e as almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha escarlate. A janela verde. A mesa de toilette, laranja e a bacia azul. As portas, de cor lilás.”

in Derdik, Edith – Formas de pensar o desenho

Na descrição do artista, aparecem três cores que se classi?cam como cores primárias. Essas cores são as seguintes::

Alternativas

ID
1471135
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cultura hip-hop é formada por três elementos associados. Assinale-os.

Alternativas

ID
1472431
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em relação à produção imagética dos alunos, a atitude que mais dialoga com as orientações contemporâneas de ensino de artes visuais é

Alternativas

ID
1475929
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).

Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
    • Realismo intelectual (10 e 12 anos), este é o último estágio, é uma prolongação do estágio visual, ou seja, inicia-se aos 4 anos e se estende até aos 10/12 anos. É considerada a fase principal do desenho infantil pelo fato da criança desenhar  não só aquilo que vê, mas o que sabe sobre o objeto.  

    Resposta: letra B)


ID
1475932
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.

(   ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
(   ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
(   ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
(   ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
(   ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475962
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.

Alternativas

ID
1564687
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Gravura é o processo de gravar ou marcar superfícies para criação de reprodução de imagens por meio de impressão." A gravura obtida a partir de uma matriz feita na pedra é chamada:

Alternativas

ID
1634083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 


Como técnica de representação gráfica, a perspectiva linear foi desenvolvida e aplicada durante o Renascimento. 


Alternativas
Comentários
  • Concordo plenamente


ID
1634086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 



A reprodução de objetos tridimensionais no plano foi possível a partir dos princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, Leonardo Da Vinci e Piero de La Franccesca — artistas da Idade Média.

Alternativas

ID
1634089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 



Em sua pintura, Cézanne subordinava-se às leis da perspectiva. Portanto, sua concepção da composição consistia em ver a natureza representada por um único ponto.

Alternativas

ID
1634092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

      Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Em uma pintura egípcia, por exemplo, o faraó era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. O único método utilizado para representar a distância entre objetos era a sobreposição de personagens. Foi com o Renascimento que a perspectiva se desenvolveu plenamente. Com relação a essas informações, julgue o item subsequente. 


A perspectiva linear aplicada para representar os espaços interiores é organizada a partir de vários pontos, levando-se em consideração a geometria do espaço. 

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva linear é o chamado "ponto de fuga", ou seja, é um certo ponto de uma pintura ou desenho a qual são direcionados várias linhas ou pontos presente na mesma. exemplo, num quadro com perspectiva linear, se você observar bem, há linhas ou pontos (representados por cerâmicas, portais, tetos e.t.c)


ID
1634119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A composição artística conta com recursos que já contêm em seus signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas informações, julgue o próximo item. 


A escultura é uma linguagem da arte que trabalha a forma e o espaço para realizar a tridimensionalidade. 

Alternativas

ID
1634122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A composição artística conta com recursos que já contêm em seus signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas informações, julgue o próximo item. 


As linhas determinam a convergência da visão para o centro de interesse, ou divergem para fora do centro de interesse da obra. São elas que podem definir a atmosfera na composição artística. 

Alternativas

ID
1762930
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com base no trabalho intitulado Dominando, do artista Carlos Sena, é possível enfatizar como a cultura visual concebe a atuação docente. O título, além de ser uma derivação do nome do jogo de dominó, faz referência ao domínio dos conhecimentos das mudanças históricas ocorridas no processo de ensino do desenho e à competência para transformar esse processo no que, no passado, foi normatizado em uma atividade que pode, no presente, tomar outras veredas, como do lúdico. Remete, também, à necessidade de se “dominar" constantemente o ontem e o hoje, de distinguir o que é do passado e o que deve ser, de uma determinada maneira, do presente, impedindo avanços, para ficar no passado. Carlos Sena, nesse trabalho, realizou intervenções em várias fichas, que parecem ter sido extraídas de livros didáticos de ensino de desenho ou de educação artística, amplamente disseminados entre as décadas de 1970 e 1980. Sobre essas fichas didáticas, ilustradas com vários exercícios de desenho geométrico, o artista desenhou e pintou pontos e linhas associadas às peças de um dominó. Olhando-as isoladamente, são interferências do abstracionismo geométrico sobre os mais convencionais exercícios de figuração geométrica. Cada intervenção, transformada em peça de dominó, foi exposta uma ao lado da outra, assim como se joga.

Erinaldo Alves do Nascimento. A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens. Internet:(com alterações).  

A respeito do texto e dos aspectos por ele suscitados, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1762951
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A sintaxe visual apresenta linhas gerais de criação e composição. Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos, eles podem ser usados em conjunto com técnicas para a criação de mensagens visuais claras. O alfabetismo da linguagem visual, mesmo que não seja tão lógico e preciso como o verbal, pode levar a uma melhor compreensão das mensagens visuais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os elementos da linguagem visual. 

Alternativas

ID
1762963
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No desenho, na pintura, na fotografia, no cinema e na televisão, a dimensão é ilusória, apenas implícita, e o principal artifício para simulá-la é a perspectiva. Os efeitos produzidos pela perspectiva podem ser intensificados pela manipulação tonal, pelo contraste entre claro e escuro e pela ênfase dos efeitos de luz e sombra. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta figura que representa a perspectiva cônica. 

Alternativas

ID
1762972
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cor é um dos elementos da sintaxe da linguagem visual. Ela é uma sensação provocada pela ação da luz no órgão da visão. Em linguagem corrente, a palavra cor designa tanto a sensação cromática, quanto o estímulo que a provoca. Mas, a rigor, esse estímulo denomina-se matiz e a sensação provocada por ele é que recebe o nome de cor. Os efeitos luminosos, constituídos por radiações eletromagnéticas capazes de provocar a sensação que denominamos cor, dividem-se, de modo geral, em cor-luz e cor-pigmento.

Israel Pedrosa. O universo da cor. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2003 (com adaptações).

Considerando-se o texto, é correto afirmar que cor-luz é o termo que especifica a cor percebida na emissão direta de uma fonte luminosa e é formada pelas cores primárias 

Alternativas
Comentários
  • verde é cor primária Isso pra mim é novidade....

  •  Não tem alterntiva correta, cores primárias,AMRELO,AZUL e VERMELHO.

  • Pelo que eu entendi ele quer saber sobre a cor-luz.

    Quando se trata de “cor luz”, a formação das demais cores se dá por um processo a que chamamos síntese aditiva. Por exemplo, dois feixes de luz, um vermelho e um verde, quando apontados na mesma direção formam a cor amarela. Da mesma forma, luz verde somada a luz azul forma a cor ciano, e luz azul somada a luz vermelha forma a cor magenta. As três cores básicas somadas formam a cor branca.


ID
1762975
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

    Uma imagem pode evocar diferentes respostas por parte de diferentes pessoas. Levar isso em consideração pressupõe valorizar não apenas a exploração das versões díspares de interpretação que se derivam de uma representação, mas também as defendidas por cada aluno e aluna, para, a seguir, situar suas diferentes visões em contextos teóricos, sociais e culturais mais amplos.

Fernando Hernández. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007 (com adaptações).

A partir das ideias do texto e dos conceitos por ele suscitados, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
2221201
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

Alternativas

ID
2238196
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Não corresponde ao universo das Artes Plásticas ou Visuais:

Alternativas
Comentários
  • coreografia


ID
2238199
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assim como você gosta de rabiscar um caderno, os habitantes do Brasil pré-histórico também tinham lá suas obras de arte. As pinturas feitas pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas, que representavam o cotidiano e crenças dos mesmos são denominadas pelos estudiosos de arte como:

Alternativas

ID
2577361
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577370
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:


I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
5476156
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo HERNÁNDEZ, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Propiciar experiências de aprendizagem sobre e a partir da _______________, partindo de uma abordagem crítica e performativa, é mais do que uma estratégia de ensino-aprendizagem. 

Alternativas

ID
5567947
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Quando afirmamos que a Educação Artística tem como foco despertar a sensibilidade do sujeito, estamos dizendo que a Arte:

Alternativas

ID
5586661
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Podemos conceituar “Reflexão”, em Artes, como:

Alternativas

ID
5616505
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Julgue o item.

Segundo Ana Mae, a capacidade de interpretação, criatividade e imaginação e os aspectos afetivos e emocionais, além da própria inteligência racional e das habilidades motoras, podem ser desenvolvidos pela arte.

Alternativas

ID
5616508
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Julgue o item.

Ana Mae Barbosa enxergou nas artes muito além da estética, da criatividade ou de seu potencial crítico e transformador e percebeu que seu valor recreativo superava o valor educacional.

Alternativas