SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Operação e Manutenção de Plataformas Tecnológicas


ID
1703992
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI), pode-se afirmar que sua utilização é necessária:

Alternativas

ID
1704004
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular das células eucarióticas é dividido nas fases G1, S, G2 e M. Sobre a caracterização destas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • O período compreendido entre uma divisão celular e outra é chamado de interfase, uma das etapas mais longas do ciclo celular.

    Na interfase, fase de intensa atividade, observam-se os filamentos de cromossomos descondensados no interior do núcleo formando a cromatina. Nesse período, verifica-se também uma produção ativa de moléculas de RNA, que serão utilizadas para a síntese de proteínas, a duplicação das moléculas de DNA e o crescimento da célula.

    → Etapas da Interfase

    A interfase, maior fase do ciclo celular, é dividida em três etapas básicas: G1, S e G2. A letra S é usada para simbolizar a palavra Synthesis, ou seja, a fase de intensa síntese de DNA. Já G1 e G2 fazem referência à palavra Gap, que significa intervalo, ou seja, os períodos G1 e G2 indicam o antes e o depois da produção do DNA.

    Na fase G1, que se inicia após a citocinese de uma divisão anterior, a célula começa a aumentar de tamanho e a duplicar os componentes dispostos no citoplasma. Em G1, também são produzidas moléculas de RNA, que atuarão na síntese de proteínas.

    Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.

    Terminada a fase S, inicia-se a fase G2, que continuará até o início da divisão celular. Como a síntese de DNA é finalizada, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas. Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas. Como o volume da célula sofreu um grande aumento, faz-se necessário o início da divisão celular.

    As etapas da interfase correspondem a 95% do ciclo celular, e sua duração depende das condições fisiológicas nas quais uma célula encontra-se. As células do epitélio intestinal de um rato, por exemplo, apresentam a fase G1 com duração de 9 h, fase S com duração de 7h, G2 com duração de 1 a 5 horas e mitose com apenas 1 hora.

    Vale frisar que as etapas G1, S e G2 ocorrem em células que entrarão em divisão celular. Algumas células que se dividem com pouca frequência podem ficar por tempo indeterminado em um período conhecido como G0, em que a célula permanece ativa, mas sem se preparar para a divisão. Uma célula permanecerá em G0 até que seja estimulada.


ID
1704028
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre as cabines de segurança biológica (CSB), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1704433
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre o conjunto de normas, procedimentos e atitudes de segurança que visam minimizar os acidentes em laboratório, analise as afirmativas abaixo.

I. Deve-se sempre utilizar os equipamentos adequados de proteção individual.

II. O jaleco de trabalho deve permanecer dentro do laboratório.

III. Não comer, não beber, não utilizar cosméticos, não utilizar lentes de contato sem utilização de EPI adequado dentro do laboratório.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Pode comer e beber no laboratorio de tiver com EPI adequado pra esse fim? Kkkkk
  • tbm pensei o mesmo

  • Ficou  ambígua a última afirmativa

    ...

     

  • No caso o EPI adequado para as comidas é uma especie de capa protetora? Que inovação esse novo laboratório. KKKK

  • III. Não comer, não beber, não utilizar cosméticos, não utilizar lentes de contato sem utilização de EPI adequado dentro do laboratório.

    Essa terceira é absurda! Não pode comer e beber dentro do laboratório em hipótese alguma.

    Na segunda também há possibilidade de questionamento.

    II. O jaleco de trabalho deve permanecer dentro do laboratório.

    O manual de Biossegurança, diz que:

    I - Uso OBRIGATÓRIO de jaleco nos laboratórios ou quando o funcionário estiver em procedimento;

    II - Jalecos NUNCA devem ser colocados no armário onde são guardados objetos pessoais e devem ser descontaminados antes de serem lavados;

    III – Jalecos NÃO devem ser utilizados nas áreas administrativas, banheiros, refeitórios e outras áreas comuns.

    Onde permanece o jaleco APÓS o trabalho no laboratório? Após a descontaminação, a pessoa não leva pra casa para lavar? Ou ele fica DIRETO no laboratório, independente de estar lavado ou não? Fiquei em dúvida.


ID
1704436
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre, o descarte dos resíduos do grupo E, que são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar, conforme a Resolução Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1704439
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma solução hipertônica contém:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito não seria a letra C?

    As soluções hipertônicas são aquelas com maior concetração de soluto quando comparadas ao meio intracelular (citoplasma).

  • Simone Mendes também pensei a mesma coisa, acho que esse gabarito ta errado

  • Tbm vou de C, pois uma solução hipertônica aumenta a osmolaridade do líquido. Ex: uma célula ao entrar em contato com uma solução "Hipertônica" a água dela vai para o meio hipertônico.

  • c

    uma maior concentração de soluto do que contém o citoplasma.

    concordo uma solução hipertonica tem maior concentração

     

  • Registrado que o certo é o gabarito C.

  • Realmente não faz sentido esse gabarito ai.. pra mim é C

  • FGV sendo FGV

  • Para mim também é a C

  • Quase tive um treco.

    Mesma questão com o gabarito correto .

  • Essa banca é osso.

  • Acho que q banca se equivocou com a palavra hipertônico hiper que dizer maior concentração de soluto

ID
1704448
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre os aspectos éticos da utilização de animais para pesquisa, analise as afirmativas a seguir.

I. A criação ou a utilização de animais para pesquisa ficam restritas, exclusivamente, às instituições credenciadas no CONCEA.

II. O animal poderá ser submetido à qualquer intervenção, mesmo que não descrita nos protocolos de pesquisa, desde que antes, durante e após o experimento, receba cuidados especiais, conforme estabelecido pelo CONCEA.

III. O CONCEA, mesmo levando em conta a relação entre o nível de sofrimento para o animal e os resultados práticos que se esperam obter, não poderá restringir ou proibir experimentos que importem em elevado grau de agressão ao animal, desde que estes estejam justificados no protocolo de pesquisa.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA - Art. 12. A criação ou a utilização de animais para pesquisa ficam restritas, exclusivamente, às instituições credenciadas no CONCEA.

    Art. 13. Qualquer instituição legalmente estabelecida em território nacional que crie ou utilize animais para ensino e pesquisa deverá requerer credenciamento no CONCEA, para uso de animais, desde que, previamente, crie a CEUA.

    II - ERRADA - Art. 14. O animal só poderá ser submetido às intervenções recomendadas nos protocolos dos experimentos que constituem a pesquisa ou programa de aprendizado quando, antes, durante e após o experimento, receber cuidados especiais, conforme estabelecido pelo CONCEA

    III - ERRADA - Art. 15. O CONCEA, levando em conta a relação entre o nível de sofrimento para o animal e os resultados práticos que se esperam obter, poderá restringir ou proibir experimentos que importem em elevado grau de agressão.

    GABA: LETRA A


ID
1704451
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:

Alternativas
Comentários
  • RE RUGOSO: auxilia na síntese de proteínas secretoras e outras proteínas dos ribossomos ligados; adiciona carboidratos ea glicoproteínas; produz nova membrana

  • Ribossomos ligados a RER - síntese de proteínas para a inserção em membranas, empacotamente ou exportação da célula.

    Ribossomos livres no citosol - síntese de proteínas que atuam dentro do citosol.


ID
1704457
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diversos princípios governam a difusão das moléculas através de bicamadas lipídicas. Sobre a velocidade de difusão, assinale a alternativa que ordena da difusão mais rápida para a mais lenta.

Alternativas
Comentários
  • Moléculas Apolares (hidrocarbonetos CO2 e O2) : são hidrofóbicos se dissolvem na bicamada lipídica rapidamente e cruza facilmente sem proteínas.

    Moléculas Polares (glicose, água, e outros): são hidrofílicas não atravessam facilmente a membrana plasmática. Então, átomos ou moléculas carregados e sua camada de água tem dificuldade de atravessar a bicamada.

  • Não entendi :(


ID
1704460
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre as classificações de resíduos químicos e as normas de descarte associadas, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1704463
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre o consentimento informado, analise as afirmativas a seguir.

I. O consentimento é composto por três elementos básicos: capacidade, informação e benefício.

II. O consentimento informado para fins de pesquisa deve abranger, entre outros: informação sobre o objetivo da pesquisa; riscos e desconfortos potenciais; benefícios; confidencialidade; compensação, se houver, do tratamento, caso ocorram danos; voluntariedade na aceitação e possibilidade de abandono sem restrições ou consequências.

III. O consentimento informado é uma mera formalidade prevista nos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, e mesmo quando não compreendido pelo indivíduo, o executor do projeto pode convencer o mesmo a assinar tal consentimento em benefício da pesquisa.

Assinale:

Alternativas

ID
1704466
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre a criação de plataformas tecnológicas multi usuários, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • R=D 

    Identificar o nível de biossegurança do laboratório, agente infeccioso, pessoas responsáveis pelo laboratório, telefones de contato e serviços de emergência devidamente afixados nas dependências físicas internas do laboratório.


ID
1704469
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A implantação de um programa de gerenciamento e de descarte de resíduos em um laboratório multiusuário é de extrema importância. Sobre a atitude para o estabelecimento desse programa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1704472
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Assinale a alternativa que explicita um item que não é necessário incluir nos procedimentos operacionais padrões (POPs).

Alternativas
Comentários
  • R=C

    Número de lote de todos os reagentes utilizados para a execução do POP.


ID
1704475
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Com relação aos procedimentos de biossegurança, analise as afirmativas a seguir.

I. As capelas de exaustão devem ser utilizadas sempre que os experimentos envolvam reagentes com potencial de explosão ou que produzam gases tóxicos e nocivos. Para garantir o funcionamento correto das capelas de exaustão, solte dentro da capela uma folha de papel absorvente ou qualquer papel fino o bastante e observe se esta folha é empurrada pelo fluxo de ar em direção à superfície do capela.

II. Nunca se aproxime de fontes de laser sem utilizar óculos de proteção e nunca deixe materiais reflexivos próximos a estas fontes de laser.

III. Nunca toque a superfície de lâmpadas de mercúrio utilizadas em microscópios ou outros aparelhos sem luvas de proteção, pois além destas lâmpadas se aquecerem após o uso, a manipulação sem luvas pode levar à contaminação e ao dano.

Assinale: 

Alternativas

ID
1704481
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre o descarte de resíduos em um laboratório analise as afirmativas a seguir.

I. Resíduos infectantes devem ser autoclavados antes do descarte para os ambientes externos ao laboratório.

II. Resíduos radioativos, com atividade superior às recomendadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverão ser acondicionados em depósitos de decaimento (até que suas atividades se encontrem dentro do limite permitido para sua eliminação). Os rejeitos radioativos líquidos e sólidos devem ser acondicionados em um único recipiente e descartados seguindo as normas de descarte.

III. Os resíduos químicos apresentam riscos potenciais de acidentes inerentes às suas propriedades específicas. Os resíduos químicos devem ser tratados antes do descarte. No armazenamento de resíduos químicos, devem ser considerados a compatibilidade dos produtos envolvidos, a natureza do mesmo e o volume.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II. Resíduos radioativos, com atividade superior às recomendadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverão ser acondicionados em depósitos de decaimento (até que suas atividades se encontrem dentro do limite permitido para sua eliminação). Os rejeitos radioativos líquidos e sólidos devem ser acondicionados em um único recipiente e descartados seguindo as normas de descarte. Devem ser armazenados em recipientes distintos.


ID
1704484
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre o descarte de resíduos em um laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resíduos infectantes compostos por culturas ou estoques de microrganismos provenientes de laboratórios clínicos ou de pesquisa, meios de cultura, placas de Petri, instrumentos usados para manipular, misturar ou inocular microrganismos, devem ser embalados em sacos plásticos para o lixo tipo 1, indicados pela ABNT e autoclavados antes de serem descartados.

II. Para esterilização de vidraria contaminada ou suja com material proteico, esta deve ser imersa em solução de hipoclorito de sódio a 1% em vasilhames apropriados por, no mínimo, 12 horas.

III. A esterilização de vidrarias utilizadas com água ou soluções tampão sem proteínas deve ser feita através da lavagem em água corrente e, em seguida, três vezes em água destilada, colocados para secar deixando-os emborcados sobre papel toalha.

Assinale: 

Alternativas

ID
1704487
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Com relação a classificação dos níveis de biossegurança segunda as nornas da ANVISA, analise as afirmativas a seguir

I. Nos laboratórios classificados como nível biológico classe 3 é permitida a manipulação de agentes nativos ou exóticos que potencialmente podem ser transmissíveis por vias respiratórias e que podem causar infecções sérias e potencialmente fatais. Mycobacterium tuberculosis e o vírus da encefalite de St. Louis são exemplos de patógenos permitidos neste nível de biossegurança.

II. O nível biológico classe 1 representa um nível básico de contenção que utiliza práticas padrões de microbiologia sem a necessidade de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para higienização das mãos. Cepas definidas e microorganismos conhecidos por não causarem nenhuma patogenia a pessoas sadias são manipulados neste nível.

III. No nível biológico classe 2 as barreiras primárias e secundárias devem existir. Vírus da Hepatite B, HIV, Hantavírus e salmonela são exemplos de microrganismos permitidos para a manipulação em laboratórios classe 2.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • DESATUALIZADA!


ID
1704490
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A tendência de um aminoácido livre que possua uma cadeia lateral como –COOH liberar um próton (pK) é a mesma se este aminoácido estiver em solução ou fizer parte de uma cadeia polipeptídica em uma proteína.

II. Modificações pós traducionais tais como fosforilação, acetilação, ubiquitinação e sumolução podem regular a atividade e a degradação das proteínas.

III. Em um organismo, cujo genoma já tenha sido sequenciado e disponível para consulta, podemos identificar um gene mutante responsável por um fenótipo específico através de mutações induzidas por agentes mutagênicos ou por mutações inseridas através de mutagênese.

Assinale: 

Alternativas

ID
1704493
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto no microscópio óptico as lentes são feitas de vidro, as do microscópio eletrônico são bobinas magnéticas. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. Essas lentes eletrónicas que criam um campo magnético ao redor do feixe de eletrons que incidem num ecrã fluorescente em que a amostra a estudar é visualizada..

  • Gabarito: C

    Como dito pelos colegas, as lentes do MET não são feitas de vidro. Elas são bobinas magnéticas (chamadas de lentes eletromagnéticas).


ID
1704499
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando um microscópio eletrônico com um poder de resolução ótimo para o sistema de lentes de 0,2 nm, o valor máximo de magnificação (aumento) que o operador deveria esperar é de:

Alternativas

ID
1704502
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia

Sobre o preparo de amostras a serem observadas em microscópio eletrônicos de transmissão, analise as afirmativas a seguir.

I. O glutaraldeído é utilizado como fixador primário devido a sua habilidade de estabelecer ligações entre proteínas através dos seus grupos aldeídos, o que torna esta molécula bi-funcional. Especificamente, os grupamentos aldeídos do glutaraldeído reagem com lisinas em proteínas adjacentes, além de interagirem com lipídeos, carboidratos e ácidos nucléicos.

II. O tetróxido de ósmio é um fixador secundário e se liga especificamente à proteínas promovendo a sua agregação. Protocolos de visualização dos microtúbulos celulares incluem a fixação por tetróxido de ósmio a 4°C. Além disto, este metal pesado acrescenta densidade e contraste ao tecido biológico.

III. Um protocolo geral para preparação de amostras envolve a fixação primária com glutaraldeido; lavagem em tampão; fixação secundária com tetróxido de ósmio; desidratação com séries de alcoóis (30%, 50%, 70%, 95% e absoluto); transição para solvente óxido de propileno; infiltração da resina com um aumento progressivo das concentrações de óxido de propileno e diminuição das concentrações da resina e finalmente secagem.

Assinale: 

Alternativas

ID
1704505
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia

Sobre a preparação de amostras teciduais de plantas a serem examinadas por microscópio eletrônico, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1704508
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia

Sobre a preparação de amostras biológicas a serem observadas em microscópio eletrônico de varredura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E. Dimetil sufóxido = DMSO


ID
1704511
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia

Sobre os processos de ultramicrotomia, analise as afirmativas a seguir. 

I. No processo de ultramicrotomia, o espécime é cortado em fatias finas para serem observadas em microscópios eletrônicos. Neste processo, as fatias são geradas com uma espessura mínima de 300 nm, de forma que os elétrons gerados pelo microscópio eletrônico de varredura sejam capazes de atravessar a amostra para a geração das imagens. 

II. No processo de crioultramicrotomia, as amostras são congeladas em nitrogênio líquido e fatiadas utilizando lâminas também resfriadas. O processo de congelamento deve ser rápido de forma que a água contida dentro das células seja vitrificada em um sólido amorfo prevenindo a formação de cristais que podem danificar as células. No entanto, ao contrário da ultramicrotomia, as amostras não devem ser previamente fixadas com aldeídos, além de não ser indicado para a localização de estruturas ou antígenos por protocolos de imunocitoquímica ou análises por raios X.

III. Ultramicrótomos possuem uma série de lâminas de vidro ou diamante que, por meio de um braço mecânico, fatiam as amostras imobilizadas em blocos de resina ou de parafina. Vibrações devem ser evitadas utilizando mesas anti-vibrações e todo o processo deve ser feito com lâminas embebidas em fluido, sendo a água destilada o fluido mais utilizado.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I - Os elétrons não atravessam a amostra para a geração das imagens. 

    II - É necessário, sim, que ocorra a fixação. 


ID
1704514
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre o processo de localização e detecção de antígenos por imunocitoquímica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1704517
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Por meio de metodologias envolvendo citoquímica, as propriedades funcionais de enzima celulares podem ser utilizadas em estudos de localização de estruturas e organelas. Desta forma, as diferentes enzimas estudadas podem ser utilizadas para identificar cada organela específica. Nas afirmativas abaixo, identifique a associação correta entre a presença das enzimas e suas estruturas de localização.

Alternativas

ID
1704520
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Suponha que você esteja realizando um experimento utilizando o citômetro de fluxo para a identificação de células com a seguinte associação de marcadores celulares e fluoróforos utilizados para a sua detecção:

I. Receptor celular CD3 revelado com anticorpo marcado com PE.

II. Receptor celular CD8 revelado com anticorpo marcado com FITC.

III. Receptor celular CD45 revelado com anticorpo marcado com PerCP.

IV. Receptor celular CD4 revelado com APC.

Além destes marcadores, você deseja avaliar a expressão do receptor CD25 nestas células. A melhor opção de marcador a ser utilizado é o com emissão de: 

Alternativas

ID
1704523
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia

Sobre o processamento de imagens geradas por microscópios eletrônicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os parâmetros gama de uma imagem referem-se às correções matemáticas não lineares que são aplicadas a imagens digitais. Desta forma, o parâmetro gama é principalmente utilizado para aumentar o contraste em áreas escuras na imagem. É sugerido que o gama seja ajustado inicialmente, antes mesmo do ajuste de outros parâmetros como brilho e contraste.

II. Muitos programas de computador capazes de analisar e processar imagens geradas por microscópios eletrônicos são capazes de analisar quantitativamente estruturas ou partículas com a criação de um código binário (binary image) que converte a imagem em tons de branco e preto. Pelo processo da utilização de ferramentas de erosão (erosion), as partículas superpostas podem ser separadas com a remoção dos pixels contidos no perímetro dos objetos e finalmente contados.

III. Em geral, os programas utilizados para análise de imagens geradas por microscópios eletrônicos são capazes de avaliar parâmetros como: contagem de partículas, área das estruturas, diâmetro das estruturas ou partículas, comprimento, centro de uma massa (centroid) e determinação de ângulos.

Assinale:

Alternativas

ID
1704526
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A respeito das medidas de segurança e descarte de material envolvidos nas diferentes etapas de preparo e obtenção de imagens por microscopia eletrônica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1704529
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Considere todos os processos envolvidos desde a preparação de espécimes a serem observadas até a geração final das imagens em microscópios eletrônicos de transmissão ou varredura nos laboratórios que usam a técnica. Assinale a alternativa que indica um item de segurança ou um procedimento que não é permitido ou necessário.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra C

    Questão simplesmente ridícula.


ID
1704532
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre os processos de coloração e contrastação de amostras a serem examinadas por microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1704538
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre os sistemas básicos de um citômetro de fluxo, analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema de fluidos é responsável pela condução ordenada de células ou partículas através de um fluxo contínuo, até que elas interceptem os feixes de laser. A ordenação é garantida pelo princípio da focalização isoelétrica, por meio da pressão exercida pelo fluido de condução da amostra até o recipiente de descarte.

II. O sistema ótico é composto por diferentes componentes de excitação (lasers, prismas e lentes) e de coleta (lentes, espelhos, filtros e fotodetectores). Os espelhos dicróicos e os filtros podem ser de três diferentes tipos: curta passagem (short pass), longa passagem (long pass) ou de passagem específica (band pass). Os filtros e espelhos de curta passagem permitem a passagem de luz com comprimento de ondas maiores ou iguais ao comprimento de onda especificado. No entanto, os filtros de longa passagem permitem a passagem de luz com comprimentos de ondas inferiores ou iguais aos especificados.

III. O sistema elétrico é composto de detectores que convertem os sinais luminosos em sinais elétricos gerando pulsos de voltagens. O pulso atinge intensidade máxima quando a partícula ou célula está totalmente inserida no feixe de laser.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • João não entrou com R$1.125.000... entrou com R$112.500,00


ID
1704541
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre as diversas aplicações dos citômetros de fluxo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • B) ERRADA! Em células apoptóticas a fosfatidilserina é translocada para a face externa da membrana.


ID
1704544
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre o funcionamento e a operação do citômetro de fluxo, analise as afirmativas a seguir.

I. Remova as bolhas das célula de fluxo. Para isto, o fluxo de solução salina primeiramente é interrompido e a pressão revertida retirando toda a solução salina da célula do fluxo e encaminhada para o descarte. Após o esvaziamento, o sistema preenche automaticamente a célula de fluxo com solução salina em velocidade controlada para evitar a formação de bolhas.

II. Sempre limpe o instrumento antes de desligá-lo ao final da corrida. Para prevenir que o tubo de injeção da amostra fique obstruído ou, para retirar resíduos de corantes, é necessário passar hipoclorito (0,5 a 1%) seguido de água destilada pelo sistema.

III. Realize procedimentos de controle de qualidade do equipamento como a calibração utilizando partículas (beads) marcadas com diferentes fluoróforos para a validação de protocolos envolvendo análises de diferentes fluorescências, além de testes de sensibilidade dos detectores envolvidos na percepção das fluorescências, sensibilidade dos detectores de side scatter (dispersão lateral) e forward scatter (dispersão frontal).

Assinale:

Alternativas

ID
1704547
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre os programas de aquisição e análise de dados gerados por citometria de fluxo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1704553
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Diferentes metodologias de citometria de fluxo podem ser empregadas na identificação e na quantificação de proteínas membranares ou citoplasmáticas. Sobre tais metodologias, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1704556
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação aos processos de criogenia, analise as afirmativas a seguir:

I. Durante o processo de criopreservação de células e tecidos, o processo de congelamento deve ser rápido e contínuo para evitar a formação de cristais de gelo, enquanto o descongelamento deve ser lento para a preservação das membranas e dos vasos.

II. Diferentes métodos podem ser utilizados durante o processo de congelamento como a injeção de nitrogênio líquido por micro-controladores e recipientes de congelamento contendo soluções alcoólicas (isopropanol) que banham as amostras a serem congeladas.

III. Os agentes crioprotetores devem ter alto peso molecular e serem insolúveis em água.

Assinale:

Alternativas

ID
1704559
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre os processos de criogenia de tecidos e órgãos as seguintes estratégias são recomendadas, exceto:

Alternativas

ID
1704562
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Diversos efeitos celulares devem ser evitados durante o processo de criopreservação, exceto:

Alternativas

ID
1704565
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre os processos de criopreservação de tecidos vasculares, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1704568
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Todos as substâncias listadas abaixo são importantes crioprotetores utilizados no congelamento e estocagem de células e tecidos, exceto:

Alternativas

ID
1704571
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre o processo de criopreservação de células bacterianas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1704574
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Com relação aos processos de implementação de uma bioteca ou um banco de tecidos e gerenciamento dos bancos de dados, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a criação de banco de tecidos ou de células é importante o estabelecimento de um banco de dados que inclui as seguintes informações: tipo de tecido, pesquisador responsável, características do doador, informações da amostra (tipo da amostra ou célula, qualidade da amostra), informação da método de criopreservação escrito nos tubos dos tecidos (meio crioprotetor), condições de qualidade da estocagem como temperatura de freezers e manutenção.

II. Permitir acessibilidade por internet por meio de um inventário para outros departamentos e institutos de pesquisa de forma a tornar o inventário público com programas de computador de fácil acesso para pessoas com diferentes níveis educacionais, variando de pesquisadores de área básica, médicos e técnicos de laboratórios.

III. Classificação do tecido por patologistas especializados segundo os seguintes critérios: tecido normal não relacionado com doença (anotar qualquer condição médica associada), tecidos provenientes de pacientes com doenças não tumorais (especificar classificação de doença seguindo normas estabelecidas), pacientes com doenças tumorais (classificar quanto a malignidade: como hiperplasia, metaplasia, benigna ou maligna), além de nenhuma destas categorias citadas anteriormente. O tipo de tecido e sítios anatômicos de coleta (fluidos, posição de coleta) também deve constar no banco de dados.

Assinale:

Alternativas

ID
1704577
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Para a criação de um banco de células e derivados sanguíneos, é importante seguir diferentes diretrizes. Todas as alternativas a seguir são importantes no estabelecimento deste banco, exceto:

Alternativas

ID
1704580
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre o processo de vitrificação e criopreservação de células e tecidos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A vitrificação consiste em uma técnica de criopreservação que se difere da forma convencional devido à rapidez que atinge baixas temperaturas (aproximadamente -196ºC), impedindo a formação de cristais de gelo no interior dos embriões, preservando a qualidade deles.