-
o gene em estudo não era o alelo dominante?
-
O genótipo do macho é Aa. O genótipo da fêmea homozigota será obrigatoriamente aa, pois se ela fosse AA, ela havia morrido. Do cruzamento deles vai originar 50% Aa (portador) e 50% aa, resultando em 0% de mortalidade.
-
Os alelos letais são aqueles que em HOMOZIGOSE DOMINANTE (AA) são letais.
-
Os alelos letais podem ser tanto DOMINANTES, levando à morte quando aparecerem em homozigose dominante ou heterozigose, quanto RECESSIVOS, levando à morte quando em homozigose recessiva.
fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/biologia-genes-letais/
Ao meu ver, a probabilidade é 0% pq nem o pai neste cruzamento poderia estar vivo. Questão muito mal elaborada.
Os alelos letais dominantes são, normalmente, removidos de uma população, pois geralmente a morte ocorre antes mesmo de o indivíduo deixar descendentes. No caso da doença de Huntington, como os sintomas só surgem em uma idade que muitos já constituíram família, a doença continua a ser passada de uma geração para outra.
fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/alelos-letais.htm
-
questão mal formulada levando a duvidas, pois não fala se o gene letal dominante é homozigoto ou heterozigoto de acordo com o genitores todos os filhos que possuam o gene dominante morre. Assim a probabilidade de ratos mortos é 75%.
-
Afinal, qual é a resposta?
-
O genótipo AA é morte na certa. Como não aparece no cruzamentos Aa x aa . Resposta é 0%
-
GALERA NÃO EXISTE ALELO LETAL EM HETEROZIGOSE , É DUPLO DOMINANTE DE VEZ ! EM HETERIGOZE ELE NÃO MORRE , NO ENTANTO PODE APRESENTAR SEQUELAS , RECESSIVO ELE É SAÚDAVEL !O ALELO LETAL SÓ MATA " EM DOSE DUPLA " , TEM V[IDEO AULA BOA NO CANAL DO PROFF BIO GUI , TEM UMA AULA SÓ DE ALELO LETAL NA PLAYLIST DE GENETICA !
-
Gente é só lembrar do gene para ACONDROPLASIA que é DOMINANTE, mas em heterozigose fica acondroplásico e em homozigose é letal, ou seja, comportar-se como recessivo mesmo sendo dominante.
O genótipo do macho é Aa. O genótipo da fêmea homozigota será obrigatoriamente aa, pois se ela fosse AA, ela havia morrido. Do cruzamento deles vai originar 50% Aa (portador) e 50% aa, resultando em 0% de mortalidade.
-
um gene alelo letal em autossomia dominante .
Aqui, ele pode ser AA ou Aa = letal. Porém, como a questão diz que o macho vivo é Aa,
então esse alelo letal é AA.
CRUZAMENTO DA QUESTÃO
cruzamento entre um macho heterozigoto e uma fêmea homozigota para o gene em estudo. (ps. femea homozigota, só pode ser aa, pois AA não tem vida)
Macho Aa x fêmea aa = nascem 2 aa \ 2 Aa \ 0 AA
resposta 0%
-
A 100%
-
mal feita essa questao