SóProvas



Prova CFC - 2014 - CFC - Auditor Independente


ID
3910195
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 200 trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria das demonstrações contábeis, em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, assim como define o objetivo da auditoria. Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200 : Premissa, relativa às responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com base na qual a auditoria é conduzida – Que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles têm as seguintes responsabilidades, fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria. Isto é, a responsabilidade: (i) pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada;

ID
3910198
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do Risco de Auditoria, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200:

    A37. Riscos de distorção relevante no nível geral da demonstração contábil referem-se aos

    riscos de distorção relevante que se relacionam de forma disseminada às demonstrações

    contábeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações

    A38. Os riscos de distorção relevante no nível da afirmação são avaliados para que se

    determine a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria

    necessários para a obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente. Essa

    evidência possibilita ao auditor expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis em

    um nível aceitavelmente baixo de risco de auditoria. Os auditores usam várias abordagens

    para cumprir o objetivo de avaliar os riscos de distorção relevante. Por exemplo, o auditor

    pode fazer uso de um modelo que expresse a relação geral dos componentes do risco de

    auditoria em termos matemáticos para chegar a um nível aceitável de risco de detecção.

    Alguns auditores julgam tal modelo útil no planejamento de procedimentos de auditoria.


ID
3910201
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que apresenta fatores de risco relacionados a distorções relevantes decorrentes de informação contábil fraudulenta.

Alternativas

ID
3910204
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA - Estrutura Conceitual existem dois tipos de trabalhos de asseguração cuja execução é permitida ao auditor independente: trabalho de asseguração razoável e trabalho de asseguração limitada. Dentre as afirmações abaixo que descrevem o objetivo do trabalho do auditor independente, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • erro em negrito; CORRETO EM CAIXA ALTA

    A Asseguração razoável representa o controle do risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente adequado BAIXO, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma razoável da opinião para a base de conclusão do auditor independente. ERRADA

    B Asseguração limitada refere-se à aplicação de procedimentos visando eliminar o risco de erro no trabalho de asseguração, atingindo um nível que seja aceitável, considerando as circunstâncias do trabalho, mas em que o risco seja maior do que no trabalho de asseguração razoável EM NÍVEL QUE SEJA MAIS DO QUE IRRELEVANTE, como base para uma forma positiva NEGATIVA de expressão da conclusão do auditor independente. ERRADA

    C Asseguração razoável é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente. CORRETA

    D Asseguração limitada refere-se à aplicação de procedimentos visando reduzir o risco de erro no trabalho de asseguração, atingindo um nível que seja aceitável, considerando as circunstâncias do trabalho, mas em que o risco seja maior ou igual aquele executado no trabalho de asseguração razoável EM NÍVEL QUE SEJA MAIS DO QUE IRRELEVANTE, como base para uma forma negativa de expressão da conclusão do auditor independente. ERRADA


ID
3910207
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de informações corroborativas obtidas de uma fonte independente da empresa, pode aumentar a segurança que o auditor obtém da evidência de auditoria gerada internamente, tais como a evidência existente em registros contábeis, minutas de reuniões ou representação da administração. Com relação a esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 500 — Evidência de Auditoria

    Item A35.

    A) A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes independentes fora da entidade;

    B) A confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, impostos pela entidade, são efetivos; #Osbóvio

    C) a evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor (por exemplo, a observação da aplicação de controle) é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência (por exemplo, indagação a respeito da aplicação de controle);

    Obtida Diretamente (ex. observação do controle) + confiável.

    Obtida Indiretamente (ex. indagação sobre o controle) - confiável.

    D) A evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica, cuja confiabilidade pode depender dos controles sobre sua elaboração e manutenção


ID
3910210
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao planejar e executar os testes de controle é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3910213
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA - Estrutura Conceitual, o risco do trabalho de asseguração pode ser representado por componentes de risco. Acerca dos conceitos de alguns tipos de risco associados ao trabalho dos auditores independentes a seguir apresentados, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O risco geral de auditoria é um mix de três riscos quais sejam:

    • Risco inerente, que é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;
    • Risco de controle, que consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;
    • Risco de detecção, que nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.

    gabarito: A

    www.portaldeauditoria.com.br


ID
3910216
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à aceitação do trabalho pelo auditor independente, existem certas condições prévias que são da responsabilidade da administração e/ou dos responsáveis pela governança, que o auditor deve certificar-se antecipadamente à sua contratação. Sobre esse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O auditor deve determinar se a estrutura de relatório financeiro a ser aplicada na elaboração das demonstrações contábeis é aceitável.
II. O auditor deve obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade pelo controle interno que a administração determinou como necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro.
III. O auditor deve obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo, quando relevante, sua adequada apresentação.
IV. O auditor deve ter acesso a todas as informações relevantes de que a administração tem conhecimento para a elaboração das demonstrações contábeis, como registros, documentação e outros assuntos.
Estão certos os itens:

Alternativas

ID
3910219
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 220 - Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis, o revisor do controle de qualidade do trabalho deve realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e as conclusões atingidas ao elaborar o relatório. Essa avaliação NÃO deve envolver a:

Alternativas
Comentários
  • 20. O revisor do controle de qualidade do trabalho deve realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e as conclusões atingidas ao elaborar o relatório. Essa avaliação deve envolver: 

    a. discussão de assuntos significativos com o sócio encarregado do trabalho;

    b. ERRADA, Não existe nada que possa ser feito para mitigar a responsabilidade do sócio encarregado do trabalho. A responsabilidade é atribuída ao sócio mesmo que haja a participação de terceiros.

    c. revisão das demonstrações contábeis e do relatório proposto;

    d. revisão da documentação selecionada de auditoria relativa aos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e das conclusões obtidas

    A norma ainda dispõe que a avaliação deve conter:

    (d) avaliação das conclusões atingidas ao elaborar o relatório e consideração se o relatório é apropriado (ver itens A26 a A28 e A30 a A32)


ID
3910222
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 610 - Utilização do Trabalho da Auditoria Interna, para que seja possível a utilização desse trabalho, o auditor independente NÃO deve avaliar os seguintes aspectos da função da auditoria interna:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
3910225
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A firma de auditoria Beta e Associados foi contratada para auditar as demonstrações contábeis da empresa MTG S.A., em 31 de dezembro de X1. Ao concluir seu trabalho, o sócio responsável pela auditoria reuniu todas as informações com a equipe e a documentação para formar sua opinião e para a emissão do relatório do auditor independente sem modificação. O sócio de auditoria, ao entregar seu relatório para acompanhar as demonstrações contábeis elaboradas pelo cliente e auditadas pelo auditor, foi informado pelo diretor financeiro que a diretoria da empresa, respaldada pelos responsáveis pela governança, não forneceria aos auditores independentes a carta de representações da administração. Em consequência dessa informação, qual deve ser a decisão do sócio da firma de auditoria para emissão do respectivo relatório de auditoria?

Alternativas

ID
3910228
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Compete à Comissão de Valores Mobiliários EXCETO:

Alternativas

ID
3910231
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 520 - Procedimentos Analíticos, a confiabilidade dos dados é influenciada por sua fonte e natureza e depende das circunstâncias em que foram obtidos. Os aspectos abaixo mencionados são relevantes ao determinar se os dados são confiáveis para a elaboração de procedimentos analíticos substantivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 530

    A12. A confiabilidade dos dados é influenciada por sua fonte e natureza e depende das circunstâncias em que foram obtidos. Consequentemente, os seguintes aspectos são relevantes ao determinar se os dados são confiáveis para a elaboração de procedimentos analíticos substantivos:

    (a) fonte das informações disponíveis. Por exemplo, as informações podem ser mais confiáveis quando são obtidas de fontes independentes externas à entidade (NBC TA 500 – Evidência de Auditoria, item A31);

    (b) comparabilidade das informações disponíveis. É possível, por exemplo, que os dados de um setor amplo precisem ser complementados para serem comparáveis com os da entidade que produz e vende produtos especializados;

    (c) natureza e relevância das informações disponíveis. Por exemplo, se os orçamentos foram estabelecidos como resultados a serem esperados ou metas a serem alcançadas; e

    (d) controles sobre a elaboração das informações que são planejadas para assegurar sua integridade, precisão e validade. Por exemplo, os controles sobre a elaboração, revisão e manutenção de orçamentos.


ID
3910234
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando o auditor independente avaliar que, pelo volume e relevância das transações com partes relacionadas, divulgadas em Nota Explicativa, são determinantes para decidir que tipo de relatório deve ser emitido acerca desse assunto, assinale a opção que apresenta uma atitude CORRETA do auditor independente.

Alternativas

ID
3910237
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme NBC TA 570 - Continuidade Operacional, a responsabilidade do auditor é obter evidência de auditoria suficiente sobre a adequação do uso, pela administração, do pressuposto de continuidade operacional na elaboração e apresentação das demonstrações contábeis e expressar uma conclusão sobre se existe incerteza significativa no tocante à capacidade de continuidade operacional. Quanto a esse assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O pressuposto da avaliação da continuidade operacional é o de que o auditor não tem responsabilidade sobre tal continuidade, portanto, de um modo geral, não modifica nem divulga aspectos da continuidade. O que ele pode fazer é chamar a atenção dos usuários no próprio relatório, em tópico reservado para tal. Ainda, aspectos de incerteza sobre continuidade devem ser relevantes para motivar qualquer ação do auditor.

    a)CORRETA, 11. O auditor deve permanecer atento, durante toda a auditoria, à evidência de eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade (ver item A7).

    b)INCORRETA, 23. Se não for feita divulgação adequada de incerteza relevante nas demonstrações contábeisc

    c)CORRETA, 14. Ao revisar a avaliação da administração, o auditor deve verificar se essa avaliação inclui todas as informações relevantes que o auditor tomou conhecimento como resultado da auditoria.

    d)CORRETA, (a) se essa avaliação foi realizada, deve revisar e discuti-la com a administração e determinar se ela identificou eventos ou condições que, individual ou coletivamente, podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade e, em caso afirmativo, os planos da administração para tratá-los;


ID
3910240
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 560 - Eventos Subsequentes define a data de aprovação das demonstrações contábeis para fins das normas de auditoria como a primeira data em que as pessoas com autoridade reconhecida determinam que todos os quadros que compõem as demonstrações contábeis, incluindo as Notas Explicativas, foram elaborados e que assumem responsabilidade por essas demonstrações contábeis.
Cronograma de datas:

1) Em 10 de fevereiro de X1, o Departamento de Contabilidade (DC) concluiu a minuta das demonstrações contábeis referentes a 31 de dezembro de X0.
2) Em 12 de fevereiro de X1, o DC entregou minutas das demonstrações contábeis para os Auditores Independentes e para o Comitê de Auditoria.
3) Em 17 de fevereiro de X1, a Diretoria examinou as demonstrações financeiras e autorizou a sua emissão final.
4) Em 19 de fevereiro de X1, o Comitê de Auditoria se reuniu com o contador e com os auditores independentes e emitiu seu relatório recomendando ao Conselho de Administração a aprovação das demonstrações contábeis.
5) Em 20 de fevereiro de X1, os auditores independentes concluíram seus exames e emitiram seu relatório nessa data.
6) Em 21 de fevereiro X1, os membros do Conselho de Administração aprovaram as demonstrações financeiras a serem divulgadas ao mercado.
7) Em 22 de fevereiro de X1, as demonstrações contábeis foram publicadas em jornal de grande circulação e no diário oficial.
8) Em 10 de abril de X1, os acionistas aprovaram as demonstrações contábeis em Assembleia Geral Ordinária.

Conforme a NBC TA 560 e com base no cronograma de datas, assinale a opção que apresenta a data de aprovação das demonstrações contábeis.

Alternativas

ID
3910243
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Informação contábil histórica é a informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.

    Gabarito: C


ID
3910246
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erro da B?


ID
3910249
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das características da fraude, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910252
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos procedimentos de auditoria para tratar dos riscos avaliados de distorção relevante decorrente de fraude, de respostas à avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante resultante de informação financeira fraudulenta, no reconhecimento de receita e de apropriação indevida de ativos, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3910255
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à amostragem em auditoria, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 530

    Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário). 

    GAB C

    obs: aglutinar significa: Estar ou dispor de modo a ficar unido, junto; reunir-se...


ID
3910258
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A seguir, estão apresentados fatores que o auditor pode levar em consideração ao determinar o tamanho da amostra para testes de detalhes. Esses fatores, que precisam ser considerados em conjunto, pressupõem que o auditor não modifica a abordagem aos testes de controles nem de outra forma modifica a natureza ou a época dos procedimentos substantivos em resposta aos riscos avaliados. Com base no fator, o efeito no tamanho da amostra deve ser aumento ou redução.

FATORES
1. Aumento no uso de outros procedimentos substantivos direcionados à mesma afirmação
2. Aumento no nível de segurança desejado pelo auditor de que uma distorção tolerável não é excedida pela distorção real na população
3. Aumento na distorção tolerável
4. Estratificação da população, quando apropriada
5. Quantidade de unidades de amostragem na população

EFEITO NO TAMANHO DA AMOSTRA
1. Aumento
2. Aumento
3. Redução
4. Aumento
5. Efeito negligenciável

1. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos (testes de detalhes ou procedimentos analíticos substantivos) para reduzir a um nível aceitável, o risco de detecção relacionado com uma população em particular, menos segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, menor pode ser o tamanho da amostra.
2. Quanto maior o nível de segurança de que o auditor precisa de que os resultados da amostra sejam de fato indicativos do valor real de distorção na população, excedido pela distorção real na população, maior o tamanho da amostra precisa ser.
3. Quanto menor for a distorção tolerável, maior o tamanho da amostra precisa ser.
4. Quando houver uma faixa ampla (variabilidade) no tamanho monetário dos itens da população, pode ser útil estratificar a população. Quando a população pode ser adequadamente estratificada, o conjunto de tamanhos de amostra dos estratos geralmente será menor do que o tamanho da amostra que seria necessário para alcançar certo nível de risco de amostragem se uma amostra tivesse sido retirada de toda a população.
5. Para populações grandes, o tamanho real da população tem pouco efeito, se houver, no tamanho da amostra. Assim, para pequenas populações, a amostragem de auditoria não é geralmente tão eficiente quanto os meios alternativos para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. (Entretanto, ao usar a amostragem de unidade monetária, um aumento no valor monetário da população aumenta o tamanho da amostra, a menos que isso seja compensado por um aumento proporcional na materialidade para as demonstrações contábeis como um todo e, se aplicável, nível ou níveis de materialidade para classes específicas de operações, saldos de contas e divulgações).

Com base em tais informações, assinale a opção que apresenta os fatores que o auditor pode levar em consideração ao determinar o tamanho da amostra para testes de detalhes.

Alternativas
Comentários
  • Formatação do QC está horrível nessa questão. Sugiro ir no link da prova e olhar lá para responder.

    Gab: C


ID
3910261
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. No que concerne aos fatores que podem afetar a identificação de referencial apropriado, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Os elementos das demonstrações contábeis (por exemplo: ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa) podem afetar a identificação de referencial apropriado.
II. Se há itens que tendem a atrair a atenção dos usuários das demonstrações contábeis da empresa específica (por exemplo: com o objetivo de avaliar o desempenho das operações, os usuários tendem a focar sua atenção em lucro, receita ou patrimônio líquido), isso pode afetar a identificação de referencial apropriado.
III. A natureza da empresa, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econômico em que atua podem afetar a identificação de referencial apropriado.
IV. A estrutura societária da empresa e como ela é financiada (por exemplo: se a empresa é financiada somente por dívida em vez de capital próprio, os usuários dão mais importância a informações sobre os ativos, e processos que os envolvam, do que nos resultados da empresa) podem afetar a identificação de referencial apropriado.
V. A volatilidade relativa do referencial pode afetar a identificação de referencial apropriado.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes ALTERNATIVA D

    A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. Os fatores que podem afetar a identificação de referencial apropriado incluem C) a natureza da entidade, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econômico em que atua.

    #questãorespondendoquestões #sefaz-al


ID
3910264
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3910267
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3910270
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando que o objetivo do auditor é formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, com base na avaliação das conclusões atingidas pela evidência de auditoria obtida e expressar, claramente, essa opinião por meio de relatório de auditoria que também descreve a base para a referida opinião, que poderá ser modificada e ou não modificada. Acerca desses assuntos, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3910273
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor independente deve executar os procedimentos desenhados para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente de que todos os eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente, que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstrações contábeis, foram identificados. O auditor independente deve levar em consideração a avaliação de risco para determinar a natureza e a extensão desses procedimentos de auditoria, que devem incluir algumas condições. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Considera-se como condição a obtenção de entendimento dos procedimentos estabelecidos pela administração para assegurar que os eventos subsequentes são identificados.
II. Considera-se como condição a indagação à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança sobre a ocorrência de eventos subsequentes que poderiam afetar as demonstrações contábeis.
III. Considera-se como condição a leitura das atas, se houver, das reuniões dos proprietários (dos acionistas em sociedade anônima), da administração e dos responsáveis pela governança da empresa, realizadas após a data das demonstrações contábeis, e indagação sobre assuntos discutidos nas reuniões das quais as atas ainda não estão disponíveis.
IV. Considera-se como condição a leitura das últimas demonstrações contábeis intermediárias da empresa, se houver.
Estão CORRETOS os itens:

Alternativas

ID
3910276
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

São direitos passíveis de serem atribuídos às ações preferenciais:
1) Direito a participar de uma parcela correspondente a, no mínimo, 25% do lucro líquido do exercício, sendo que, desse montante, lhes será garantido um dividendo prioritário de pelo menos 3% do valor do patrimônio líquido da ação e, ainda, o direito de participar de eventual saldo desses lucros distribuídos, em igualdade de condições com as ordinárias, depois de a estas assegurado dividendo igual ao mínimo prioritário.
2) Direito de receber dividendos pelo menos 10% maiores que os pagos às ações ordinárias.
3) Direito de serem incluídas na oferta pública em decorrência de eventual alienação de controle.
No caso das companhias abertas, que tenham ações negociadas no mercado, as ações preferenciais deverão conferir aos seus titulares:

Alternativas

ID
3910279
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O valor do investimento, pelo método da equivalência patrimonial, deve considerar o patrimônio líquido da coligada e controlada a ser determinado, com base nas demonstrações contábeis levantadas na mesma data das demonstrações contábeis da investidora. Com relação a esse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 60 dias

  • Texto do Pronunciamento CPC 18 (R2) – Investimento em Controladas e Coligadas:

    34. De acordo com o disposto no item 33, quando as demonstrações contábeis da investida utilizadas para aplicação do método da equivalência patrimonial forem de data diferente da data usada pelo investidor, ajustes pertinentes devem ser feitos em decorrência dos efeitos de transações e eventos significativos que ocorrerem entre aquela data e a data das demonstrações contábeis do investidor. Independentemente disso, a defasagem máxima entre as datas de encerramento das demonstrações da investida e do investidor não deve ser superior a dois meses.

    Opção B.


ID
3910282
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Instrução CVM n.º 381/03 dispõe sobre a divulgação, pelas empresas auditadas, de informações sobre a prestação, pelo auditor independente, de outros serviços que não sejam de auditoria externa. Acerca desse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910285
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, a companhia pode distribuir dividendos intermediários por conta de resultados apurados no exercício, desde que, necessariamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Lei 6404

    Dividendos Intermediários 

    Art. 204. A companhia que, por força de lei ou de disposição estatutária, levantar balanço semestral, poderá declarar, por deliberação dos órgãos de administração, se autorizados pelo estatuto, dividendo à conta do lucro apurado nesse balanço.

    § 1º A companhia poderá, nos termos de disposição estatutária, levantar balanço e distribuir dividendos em períodos menores, desde que o total dos dividendos pagos em cada semestre do exercício social não exceda o montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182.

    § 2º O estatuto poderá autorizar os órgãos de administração a declarar dividendos intermediários, à conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros existentes no último balanço anual ou semestral.


ID
3910288
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor independente deverá implementar um programa interno de Controle de Qualidade, segundo as diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para atender à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no exercício da prestação de serviço de auditoria nas empresas que atuam no mercado mobiliário. Com base nesse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910291
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando as disposições da Deliberação CVM n.º 371/2000, sobre a contabilização de benefícios a empregados, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910294
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.404/76 e alterações posteriores, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra D.

    Lei 6.404/76

    Art. 202. Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas: 

    III - os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se não tiverem sido absorvidos por prejuízos em exercícios subseqüentes, deverão ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado após a realização


ID
3910297
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para fins de registro na categoria de Auditor Independente – Pessoa Jurídica, visando ao exercício da atividade de auditoria independente no âmbito do mercado de valores mobiliários, deverá a empresa de auditoria independente atender a algumas condições regulamentares. Com base no previsto na Instrução CVM n.º 308/99, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3910300
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Deverá deixar de ser avaliado pelo método de equivalência patrimonial, o investimento em sociedades coligadas e controladas de:

Alternativas
Comentários
  • Instrução CVM 247/1996: 


ID
3910303
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O Conselho de Administração é um órgão de natureza colegiada, obrigatório nas companhias abertas. Seus membros devem se reunir e deliberar sobre determinadas matérias definidas em lei e no estatuto social, tais como: eleição dos diretores da companhia, escolha e destituição dos auditores independentes, orientação geral dos negócios e a prestação de garantias, pela companhia, a obrigações de terceiros. Acerca desse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910306
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ameaças à independência da auditoria independente podem ser criadas por ampla gama de relações e circunstâncias. Quando um relacionamento ou circunstância cria uma ameaça, pode comprometer ou pode ser vista como se comprometesse, o cumprimento das normas de contabilidade pelo auditor e/ou empresa de auditoria. Uma circunstância ou relacionamento pode criar mais de uma ameaça que pode afetar o cumprimento de mais de uma norma. São definições de ameaças:
1) De interesse próprio - é a ameaça de que interesse financeiro ou outro interesse influenciará de forma não apropriada o julgamento ou o comportamento do auditor.
2) De autorrevisão - é a ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele, ou por outra pessoa da firma dele, nos quais o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual.
3) De defesa de interesse do cliente - é a ameaça de que o auditor promoverá ou defenderá a posição de seu cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida.
4) De familiaridade - é a ameaça de que, devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente, o auditor tornar-se-á solidário aos interesses dele ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento.
5) De intimidação - é a ameaça de que o auditor será dissuadido de agir objetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influência indevida sobre o auditor.

Ao analisar tais definições, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910309
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A administração da Companhia Alfa preparou as demonstrações contábeis referentes ao exercício findo em 31/12/20X2, apresentando as informações comparativas ao exercício findo em 31/12/20X1. Alguns saldos contábeis apresentados nos Fluxos de Caixa das demonstrações contábeis de 31/12/20X1 foram reclassificados, pelo fato de a administração entender que essas alterações são relevantes. Nesse contexto, as informações comparativas referentes ao exercício findo em 31/12/20X1:

Alternativas

ID
3910312
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A realização de trabalhos de auditoria e trabalhos de revisão limitada ou especial exige alguns requisitos de independência por parte das equipes de auditoria, firmas e firmas em rede (NBC PA 290). Durante a execução dos trabalhos de auditoria na Companhia ABC S.A., determinados membros da equipe da XZY Auditores Independentes apresentaram aspectos que poderiam ser considerados como prejudiciais à independência dos trabalhos. Entre os aspectos relacionados aos membros da equipe de auditoria, assinale a opção que NÃO corresponde à transgressão dos requisitos de independência

Alternativas

ID
3910315
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança possuem algumas responsabilidades (NBC TA 200) na execução dos trabalhos de auditoria, devendo:

Alternativas

ID
3910318
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao planejar procedimentos adicionais de auditoria a serem realizados, o auditor deve considerar as razões para a avaliação atribuída ao risco de distorção relevante no nível de afirmações para cada classe de transações, saldo de contas e divulgações.
É INCORRETO afirmar que o auditor deve considerar:

Alternativas

ID
3910321
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na NBC TA - Estrutura Conceitual, existe uma série de procedimentos e avaliações a serem definidas durante o decorrer de um trabalho de asseguração razoável ou limitada. Portanto, o auditor independente NÃO deve:

Alternativas
Comentários
  • suficiência é uma característica da quantidade e não da qualidade da evidência.


ID
3910324
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos procedimentos substantivos em resposta aos riscos significativos, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3910327
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre fontes da evidência de auditoria, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes e/ou de natureza DIFERENTES*

  • Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes de natureza diferentes.


ID
3910330
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Qual das afirmativas abaixo refere-se à definição do procedimento de reexecução?

Alternativas

ID
3910333
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os auditores independentes que executam trabalhos de asseguração no âmbito do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) devem cumprir a norma NBC TA Estrutura Conceitual e as normas técnicas aplicáveis (NBCs TA, TR e TO) e, além dessas responsabilidades, são disciplinados de acordo como seguintes princípios e normas profissionais:

Alternativas

ID
3910336
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale à opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBCTA 530

    A9. A decisão quanto ao uso de abordagem de amostragem estatística ou não estatística é uma questão de julgamento do auditor, entretanto, o tamanho da amostra não é um critério válido para distinguir entre as abordagens estatísticas e não estatísticas.

    GAB. C


ID
3910339
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve formar sua opinião sobre se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e, para tanto, o auditor deve, EXCETO:

Alternativas

ID
3910342
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A utilização do mesmo pessoal sênior em trabalho de auditoria por período de tempo prolongado cria ameaças de familiaridade e de interesse próprio. A importância das ameaças depende de fatores como:
• por quanto tempo a pessoa tem sido membro da equipe de auditoria;
• papel da pessoa na equipe de auditoria;
• estrutura da firma;
• natureza do trabalho de auditoria;
• se a equipe gerencial do cliente foi alterada;
• se a natureza ou a complexidade dos assuntos contábeis e de relatório do cliente mudou.

NÃO é considerado exemplo de salvaguarda às ameaças acima relacionadas:

Alternativas
Comentários
  • Há dois momentos para o controle de qualidade:

    1) Controle de qualidade propriamente dito ou interno (expressão não prevista nas normas): feito pelo sócio encarregado do trabalho, que deve assumir a liderança pela qualidade de todos os trabalhos de auditoria para os quais foi designado, evidenciar o não cumprimento de exigências éticas relevantes, concluir sobre o cumprimento dos requisitos de independência, etc.

    2) Revisão do Controle de Qualidade (expressão prevista nas normas): feita pelo “revisor do controle de qualidade”, que pode ser sócio ou outro profissional da firma, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, nenhuma delas fazendo parte da equipe de trabalho. A revisão aplica-se somente a entidades listadas (com ações negociadas em bolsa de valores) ou outros trabalhos para os quais a firma tenha determinado essa necessidade.

    A firma deve estabelecer e manter um sistema de controle de qualidade que inclua políticas e procedimentos que tratam dos seguintes ELEMENTOS:

    (a) responsabilidades da liderança pela qualidade na firma;

    (b) exigências éticas relevantes;

    (c) aceitação e continuidade do relacionamento com clientes e de trabalhos específicos;

    (d) recursos humanos;

    (e) execução do trabalho;

    (f) monitoramento.

    INDEPENDÊNCIA – responsabilidade da firma de maneira geral:

    (a) comunicar seus requisitos de independência a seu pessoal e, quando aplicável, às outras pessoas sujeitas a elas; e

    (b) identificar e avaliar circunstâncias e relações que criam ameaças à independência, e tomar as medidas apropriadas para eliminá-las ou reduzi-las a um nível aceitável, mediante a aplicação de salvaguardas ou, se considerado apropriado, retirar-se do trabalho, quando esta retirada é permitida por lei ou regulamentação

    Pelo menos UMA VEZ POR ANO, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes.

    A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para:

    (a) especificar critérios para determinar a necessidade de salvaguardas para reduzir a ameaça de familiaridade a um nível aceitável ao usar o mesmo pessoal sênior em trabalho de asseguração por um período de tempo prolongado; e

    (b) requerer o rodízio do sócio encarregado do trabalho e das pessoas responsáveis pela revisão do controle de qualidade do trabalho, e, quando aplicável, de outras pessoas sujeitas a exigências de rodízio, após o período de 5 anos. NÃO PREVÊ O RODÍZIO DA FIRMA!

    Resposta: B - revisão, por outro auditor, que era membro da equipe de auditoria do trabalho do pessoal sênior.