Qualquer programa de melhoramento genético animal tem, como uma das principais premissas para alcançar sucesso, de estar fundamentado em objetivos e metas bem definidos, que esses sejam coerentes com a estrutura de mercado vigente e, certamente, condizentes com as condições de ambiente geral. Denomina-se objetivo-fim em melhoramento genético a combinação de atributos de importância econômica que se busca nos indivíduos, ou seja, aquilo que se deseja melhorar. Isso quer dizer que a mudança genética deve ser direcionada no sentido de atender a essa demanda, que num ambiente capitalista é determinada pelo mercado. Desta forma, e somente assim, haverá retorno econômico no empreendimento. Uma vez estabelecido o objetivo do programa de melhoramento, faz-se necessário definir o critério de seleção. Entende-se por critério de seleção a característica ou conjunto de características que serão medidas, a partir das quais, far-se-á a escolha dos indivíduos.
Depreende-se daí que existe uma relação estreita entre objetivo-fim de um programa genético e critério de seleção, mas que esses não são, todavia, sinônimos. O critério de seleção pode ser uma combinação ponderada de características que resulte em um índice final de seleção. As ponderações devem ser constituídas por valores econômicos dados a cada característica que o compõe, ou seja, representam a contribuição de cada uma para o retorno econômico da seleção.
R: CERTA
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!