SóProvas



Questões de Zoologia


ID
561820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O manejo reprodutivo de caprinos leiteiros é uma ferramenta de grande valia, quando o produtor rural se depara com a estacionalidade reprodutiva desta espécie, que acarretará sensíveis baixas na produtividade e, consequentemente, em seus índices zootécnicos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
O que estimula a entrada de caprinos em atividade sexual é a diminuição do fotoperíodo, ou seja, a progressiva diminuição no número de horas do dia.
PORQUE
Quanto mais próximo da linha do Equador estiver o aprisco, mais evidente se torna o problema de estacionalidade reprodutiva.
Com base no exposto, conclui-se que

Alternativas

ID
1352782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação à alimentação e reprodução animal, julgue o item a seguir.

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma técnica reprodutiva que permite inseminar-se a fêmea bovina em data marcada, desde que seja realizada a correta observação e detecção do cio.

Alternativas
Comentários
  • A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotecnologia utilizada para resolver as dificuldades encontradas no processo de inseminação artificial (IA) convencional, tendo por objetivo o controle da ovulação, através de protocolos hormonais. Esta técnica pode ser utilizada em diversas espécies, como ovinos, caprinos, bovinos e bubalinos.

      Os protocolos de IATF preconizam sincronizar a onda de crescimento folicular, a fase luteínica e sua regressão e o momento da ovulação. Esta técnica foi desenvolvida em decorrência das baixas taxas de serviço apresentadas pela IA no mundo todo, em razão da dificuldade da identificação do estro(O estro, também denominado cio, é o dia zero do ciclo estral, ou seja, é quando a fêmea apresenta os sinais de receptividade sexual, ocorrendo em seguida, a ovulação.).

    As vantagens do programa de IATF em relação a IA são diversas, como:

    ·  Inseminar um grande número de animais em um curto espaço de tempo

    ·  Facilitar o manejo do rebanho

    ·  Aumento da produtividade devido à melhoria genética

    ·  Controle sanitário de doenças sexualmente transmissíveis

    ·  Padronização dos animais e com maior potencial de produtividade

    ·  Uniformidade dos lotes

    ·  Diminuição do custo de aquisição e manutenção de touros

    Existem pré-requisitos que devem ser seguidos para a implantação de um protocolo de IATF em um rebanho:

    ·  Vacas paridas a mais de 40 dias

    ·  Vacas com escore corporal 2,5 ou mais

    ·  Deve receber uma alimentação suficiente e adequada para não perder peso

    ·  Controle sanitário eficiente

    ·  Veterinário capacitado para implantação de um programa de IATF

    ·  Mangueiro e mão-de-obra adequados para a realização da inseminação

    ·  Inseminadores experientes

    ·  Utilizar somente sêmen de touros com alta fertilidade

      Os protocolos hormonais utilizados na IATF foram desenvolvidos devido ao aprimoramento dos conhecimentos da fisiologia reprodutiva da fêmea. Desta maneira, existem diversos hormônios que ao serem administrados, podendo ser através de injeções intramusculares e/ou através de implantes de liberação lenta, simulando o ciclo estral normal da fêmea, permitindo ser feita uma programação da IA para um determinado dia e hora (tempo fixo).

      A primeira impressão o custo desta tecnologia parece ser elevado, mas na realidade, seu custo-benefício é extremamente vantajoso, pois os aumentos na produção compensam os valores investidos na técnica, levando lucro ao produtor.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

     


ID
1353730
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os antioxidantes são capazes de interceptar os radicais livres gerados pelo metabolismo celular ou por fontes exógenas, impedindo o ataque sobre os lipídeos, os aminoácidos das proteínas, a dupla ligação dos ácidos graxos poli-insaturados e as bases do DNA, evitando a formação de lesões e perda da integridade celular. Os antioxidantes obtidos da dieta, tais como as vitaminas C, E e A, os flavonoides e carotenoides são extremamente importantes na intercepção dos radicais livres. Em uma dieta composta por: tomate, mamão, salsa e acerola, encontram-se, em maior quantidade, respectivamente, os antioxidantes:

Alternativas

ID
1568374
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As deficiências e desequilíbrios decorrentes da nutrição mineral, frequente nos rebanhos bovinos do Brasil, têm levado a sérios prejuízos econômicos aos produtores, seja por mortes, doenças ou baixo desempenho produtivo das criações. A parorexia está entre as principais consequências que a deficiência desse mineral pode causar, principalmente em animais adultos. Tal patologia produz um apetite pervertido no qual o animal alimenta-se do que normalmente não serve como alimento. Comportamento sintomático que pode agravar ainda mais o problema, pois, em caso de ingestão de animais mortos, há risco de toxinas do botulismo. Nos animais jovens, o crescimento é retardado com a perda de peso, pois há redução no consumo de alimentos e queda na eficiência de aproveitamento energético. Nas vacas, a produção de leite cai, os cios são irregulares com anestro prolongado, e consequente baixa de fertilidade. As forragens dos pastos têm níveis muito baixos desse mineral, e a situação se agrava quando as plantas estão secas. Já cereais e subprodutos de sementes são relativamente ricos nesse mineral. O diagnóstico poder ser feito através da observação dos sintomas, da determinação dos seus teores plasmáticos e de seus teores na forrageira, mistura mineral, concentrados, etc.


A respeito de qual mineral se refere o texto acima?

Alternativas
Comentários
  • Fósforo

    A deficiência de fósforo (P) é um estado predominante em bovinos alimentados em pastagens. A deficiência de fósforo é ampla e de maior importância econômica, envolvendo bovinos sob condições de pastagens (Tokarnia et al., 1988).

    Nos pastos nativos ou cultivados da região de cerrado do Brasil, as concentrações de fósforo são quase insuficientes para suprir as exigências das diferentes categorias e manter o bom nível de produção, em especial no período das águas (Rosa, 1994).

    A presença de solos pobres em fósforo disponível para os vegetais se traduz na produção de forragens com conteúdo subnormal de fósforo, que no período de estiagem acentua ou prolonga esse efeito. Como exemplo, pode-se citar a média da concentração de fósforo em braquiárias: no período de chuva é cerca de 0,13% e na seca reduz-se para 0,05% a 0,07% na matéria seca.

    Os sintomas da carência de fósforo podem manifestar-se, no início, por redução da ingestão do alimento, seguindo-se perda de peso, apatia geral, redução da fertilidade, alterações ósseas (deformidade e fraturas), endurecimento das articulações ("andar duro"), claudicação, apetite alterado (pica, alotriofagia), caracterizado por mastigar materiais estranhos à dieta, como ossos, couro, madeira, pedras etc.

    As categorias mais susceptíveis à deficiência de fósforo são as vacas jovens com cria ao pé que exibem primeiro os sintomas da carência, devido a sua alta demanda por este elemento. A seguir, as vacas adultas, animais em crescimento (macho e fêmeas), os animais em acabamento e, por último, os animais recémdesmamados, por apresentarem reservas de fósforo adquirido durante o aleitamento.

    Os teores de fósforo no plasma declinam de forma marcante durante a deficiência (Tcorn, 1991). Os teores considerados normais são maiores que 4,5 mg%.

    Uma das doenças mais sérias ocorrida nos últimos anos e que provocou prejuízos consideráveis para a pecuária de corte do Brasil Central é o botulismo epizoótico dos bovinos, considerado como importante causa de mortalidade na "síndrome da vaca caída", uma doença causada pela intoxicação produzida pelas toxinas do Clostridium botulinum. Isto ocorre em função do apetite depravado que se instala, em conseqüência da severa deficiência de fósforo e a presença de cadáveres ou ossadas nas pastagens (Rosa, 1994).

    É sabido que a relação cálcio:fósforo é importante e afeta a absorção de ambos, mas para bovinos de corte é muito menos crítica do que para a maioria dos outros animais (Perry, 1995). Pesquisas têm mostrado que bovinos de corte toleram a relação Ca:P até de 7:1, sem efeitos prejudiciais (Wise et al., 1963), desde que os níveis de fósforo estejam adequados.

    Fonte: Embrapa


ID
1631254
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O conhecimento do ambiente na criação animal é de fundamental importância para o sucesso da exploração comercial de frangos de corte; assim, o ambiente interno, para ser considerado como ideal, deve permitir o equilíbrio e a harmonia entre tipologia, termodinâmica, velocidade e qualidade do ar.

PORQUE

Devem existir condições ótimas para as aves alojadas e condições de salubridade para os trabalhadores.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
1631272
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para o resultado satisfatório na produção de novilhos jovens, na determinação do tempo de permanência do animal até atingir a terminação final, devem ser consideradas as relações entre o peso inicial do animal, o peso final de abate e o ganho médio diário de peso (GMD). Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. Quanto menor o GMD, maior deve ser o peso inicial do animal.

PORQUE

Animais com peso inicial maior levarão menos tempo para atingir o peso ideal de abate em quaisquer que sejam as condições.

A esse respeito conclui-se que

Alternativas

ID
1891381
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das principais decisões do pecuarista ao iniciar ou mudar a atividade de pecuária é quanto à escolha da raça que será criada. Dentre as diversas raças utilizadas no Brasil na pecuária de corte, com suas respectivas origens, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • Detalhe para o que é pedido no enunciado. Raças de bovinos de Corte e suas respectivas origens.


ID
2204200
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um animal ingere 1000g de um alimento cuja composição tem 25% de proteína bruta (PB). O mesmo animal eliminou 500g de fezes com 12% de PB. Com os dados apresentados, qual o coeficiente de digestibilidade da proteína?

Alternativas
Comentários
  • CD (coeficiente de digestibilidade= (ingerido- fezes/ingerido) x100

    25% de 1000 = 250

    12% de 500= 60

    CD= (250-60)/250 x 100

    CD= 76%


ID
2204209
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nos ruminantes os microrganismos do rúmen e os tecidos sintetizam grupos de vitaminas em quantidades suficientes à demanda dos animais. No entanto, um grupo de vitaminas não são sintetizadas e devem ser suplementadas. Assinale abaixo a alternativa que identifica estas vitaminas.

Alternativas

ID
2224228
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Existem hoje várias modalidades de Coleções Zoológicas e, de acordo com as propostas oferecidas, podemos distinguir dois eixos principais: o científico, que se destina à produção de pesquisas taxonômicas como revisão de nomenclatura, registros de novas espécies e análises evolutivas, e o didático que é destinado ao ensino de Ciências e Biologia. Assim, dentre as propriedades que diferem essas coleções pode se construir as afirmações abaixo, onde:

I. Existem normas estabelecidas para a criação de um acervo de Coleções Zoológicas. Por exemplo, nem todo material zoológico é próprio para coleção científica, por eventualmente, não apresentar informações obrigatórias, como data e local de coleta, nome do coletor, entre outros.

II. As Coleções Didáticas podem ser mais facilmente formadas, uma vez que as amostras não precisam ser arquivadas com todas as informações a seu respeito.

III. A durabilidade do material é menor no acervo didático em relação ao acervo científico, devido ao constante manuseio, falta de alocação adequada e pouca informação a respeito dos métodos de conservação.

IV. As Coleções Zoológicas não só mantêm a história das espécies, como também podem ser utilizadas como fonte de pesquisa para especialistas e museus e alternativa de aprendizado.

V. Uma coleção zoológica apresenta uma pequena parte de nossa Biodiversidade que pode ser entendida como a diversidade dos seres vivos.

Assim, dentre as propriedades expostas acima, pode se afirmar que a alternativa que representa adequadamente as modalidades de Coleções Zoológicas são:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: B


ID
2232946
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A nutrição corresponde a uma série de processos pelos quais os animais ingerem e assimilam os alimentos para promover crescimento ou para repor os tecidos gastos ou afetados. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os alimentos volumosos são que fornecem pouca fibra e muita energia, por unidade de volume, sendo mais utilizado como ração de ruminantes.
II. Os alimentos concentrados fornecem muita fibra e pouca energia, por unidade de volume, sendo mais utilizado como ração de monogástricos.
III. Os alimentos concentrados são divididos em duas categorias: alimentos energéticos ou básicos e alimentos proteicos.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gab: letra D

    I. Os alimentos volumosos são que fornecem pouca fibra e muita energia, por unidade de volume, sendo mais utilizado como ração de ruminantes. ( o correto é dizer que  Alimentos volumosos são aqueles que contêm alto teor de fibra bruta, mais que 18%, e baixo valor

    energético

    II. Os alimentos concentrados fornecem muita fibra e pouca energia, por unidade de volume, sendo mais utilizado como ração de monogástricos. (correto é dizer que é um alimento energético e/ou proteico com baixa quantidade de fibras e alto valor energetico).

     

     

    Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/17758086/prosa-rural---uso-racional-de-racao-concentrada-aumenta-a-producao-do-rebanho-leiteiro


ID
2235328
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Animais como o perdigão (Rynchotus rufescens), a perdiz (Nothura maculosa), o quero-quero (Vanellus chilensis), a ema (Rhea americana), o veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), o tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer) são característicos de qual bioma?

Alternativas

ID
2269561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos distúrbios metabólicos que acometem rebanhos bovinos leiteiros, julgue o item a seguir.

Animais confinados submetidos à dieta com alta concentração de amido estão sujeitos à acidose ruminal, a qual decorre do acúmulo de ácidos graxos voláteis no rúmen e ocasiona a diminuição do pH ruminal.


Alternativas
Comentários
  • R: C

    Autoexplicativa.

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!


ID
2379148
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa correta que apresenta a espécie arbórea que atrai fauna (mastofauna ou avifauna) de maneira comprovada e é de porte grande (acima de 10 metros).

Alternativas

ID
2379208
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O grupo de peixes actinopterígios caracterizado por possuir apenas uma barbatana dorsal sem espinhos, barbatana caudal furcada e uma câmara na região ótica do neurocrânio, da qual convergem canais sensoriais, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Clupeiformes - Sardinhas, anchovetas e arenques


ID
2392318
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A duração média da gestação na ovelha é:

Alternativas
Comentários
  • GESTAÇÃO DE 147-150 DIAS. 


ID
2392327
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta apenas concentrados energéticos.

Alternativas
Comentários
  • São considerados concentrados energéticos os alimentos que possuem menos de 18% de fibra e menos de 20% de proteína bruta na matéria seca. Principalmente pelos grãos de cereais (milho, sorgo, trigo, aveia, centeio, cevada, etc).

    Exemplo: Farelo de arroz, farelo de trigo, farelo de mandioca, Milho desintegrado com palha e sabugo.

    Farelo de mamona e de amendoim têm alta taxa de proteína.


ID
2392342
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

São doenças que acometem os ovinos:

Alternativas

ID
2398825
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da nutrição de ruminantes,

Alternativas
Comentários
  • A) Valor Alimentar = Valor Nutritivo (teor de nutrientes) × Consumo.

    B) FDN= Ela representa os carboidratos estruturais e mais a lignina, o principal fator antinutricional dos alimentos para ruminantes.

    D) Correto.


ID
2419840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Tendo em vista que o manejo produtivo adotado em sistemas intensivos de criação, nas várias espécies de interesse zootécnico, deve garantir alta produtividade e um custo de produção economicamente viável, julgue o item a seguir.

A adoção da técnica de inseminação artificial em uma granja de suíno, no lugar da monta natural assistida, possibilita a redução do período de gestação das porcas para noventa dias.

Alternativas
Comentários
  • A principal vantagem: a melhoria genética; outra vantagem importante é o controle sanitário, pois com a interrupção do uso direto do macho, é reduzido à transmissão de doenças através do coito natural, que contamina macho e fêmea, e dissemina-se a outros animais do plantel. É importante também, considerar os custos como , já que a cobertura por inseminação artificial fica menos da metade do preço de uma monta natural. Possibilita obter maior número de descendentes; o manejo é facilitado reduzindo o risco de machucar os animais e o tratador; é feito o reconhecimento de machos inférteis, pois antes da técnica, o sêmen é diluído e analisado as condições para uso, o mesmo não ocorre com o uso do macho para monta natural. São produzidos animais padronizados, uniformidade dos lotes, excelente qualidade de carcaça, menor espessura de toucinho, melhor conversão alimentar, maior ganho de peso, melhor taxa de crescimento, entre outros.

     

    Fonte: www.saudeanimal.com.br


ID
2419843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Tendo em vista que o manejo produtivo adotado em sistemas intensivos de criação, nas várias espécies de interesse zootécnico, deve garantir alta produtividade e um custo de produção economicamente viável, julgue o item a seguir.

A adição de fitase na dieta do frango de corte tem o objetivo de aumentar a absorção intestinal do mineral fósforo presente nos alimentos de origem vegetal que compõem a dieta desses animais.

Alternativas
Comentários
  • A fitase é um aditivo exógeno e está diretamente relacionado a aborção de Nitrogênio e Fósforo das dietas de animais monogástricos. Seu uso possibilita uma diminuído na excreção desses nutrientes para o ambiente, e por consequência o seu impacto ambiental.


ID
2488351
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A febre aftosa é uma doença muito importante, porque causa enormes prejuízos econômicos aos países onde ela ocorre.

Os animais afetados pela febre aftosa são:

Alternativas
Comentários
  • febre aftosa (FA, Aphtae epizooticae) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos.

  • Art. 1º O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) emprega as definições técnicas e científicas estabelecidas por órgãos e instituições internacionais dos quais o País é membro signatário, em especial a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

     

    Parágrafo único. Para fins desta Instrução Normativa, consideram-se as seguintes definições: 

     

    I - animais susceptíveis: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, ruminantes silvestres e  outros nos quais a infecção foi demonstrada cientificamente

     

    Fonte: (IN 44 2007 MAPA)

  • -> Suínos são amplificadores e os Bovinos são os indicadores e portadores da febre aftosa.


ID
2803315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere às relações entre solo, organismos e plantas, julgue o item subsequente.


A mesofauna presente no solo tem um papel importante na fragmentação da matéria orgânica, porque facilita o processo de decomposição promovido pelos microrganismos.

Alternativas
Comentários
  • Classificação ecológica dos microrganismos do solo: (Fonte: Biocenose do solo - Ana Primavesi)

    Micro e Mesofauna - correspondem a 20% dos microrganismos do solo (protozoários, vermes, moluscos e artrópodes);

    Microflora - correspondem a 80% dos microrganismos do solo (algas do solo, fungos, actnomicetos, bactérias.


ID
2831458
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A degradação das pastagens pode ser explicada como um processo dinâmico de degeneração ou de queda relativa da produtividade. Após a implantação ou a renovação de uma pastagem, a produtividade é normalmente sempre maior no primeiro e no segundo anos de exploração. Estima-se que a produção das pastagens e a produção animal sejam, em média, 30%-40% superiores no primeiro ano de exploração em relação aos três ou quatro anos subsequentes, quando o potencial produtivo não é limitado por problemas de clima, solo ou manejo animal inadequado.


A esse respeito, avalie o que se afirma serem as causas mais importantes da degradação das pastagens.


I. Germoplasma inadequado ao local.

II. Má-formação inicial.

III. Manejo e práticas culturais adequados; ocorrência de pragas, doenças e plantas invasoras.

IV. Manejo animal inapropriado.

V. Ausência ou aplicação incorreta de práticas de conservação do solo após uso relativo ou uso prolongado de pastejo.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
3036046
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A formulação de ração é uma ferramenta de grande importância para técnicos e produtores de animais domésticos, independente da espécie, já que as exigências nutricionais dos animais devem ser atendidas para que eles possam apresentar um bom desempenho produtivo e reprodutivo, o que está diretamente relacionado com a viabilidade técnica e econômica do sistema de produção animal. A opção que contém um conceito básico de nutrição animal definido corretamente é:

Alternativas
Comentários
  • Concentrados: Alimentos concentrados são aqueles com menos de 18% de fibra bruta na matéria seca e podem ser classificados como proteicos (quando têm mais de 20% de proteína na matéria seca), como é o caso das tortas de algodão, de soja etc., ou energéticos (com menos de 20% de proteína na matéria seca) como é o milho, triguilho, farelo de arroz etc (EMBRAPA).

    Volumoso: São alimentos volumosos aqueles que possuem teor de fibra bruta superior a 18% na matéria seca, como é o caso dos capins verdes, silagens, fenos, palhadas etc.

    Matéria seca (MS): é a fração do alimento excluída a umidade natural deste.

    Aditivos: são substância intencionalmente adicionada ao alimento com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo (MAPA).

    Ração: é a quantidade total de alimento que um animal recebe em um período de 24 horas. Corretinho.

    Ração balanceada: é aquela que contém nutrientes em quantidade e proporções adequadas para atender às exigências orgânicas dos animais

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3101116
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A zootecnia, enquanto ciência, está voltada para a criação racional de animais domésticos, silvestres e em domesticação, explorando‐os de maneira econômica e visando conduzir suas atividades sempre dentro de princípios que pautem o bem‐estar animal e o equilíbrio ambiental e sustentável da biodiversidade. Considerando essa informação, julgue o item.


A raça pode ser compreendida como o conjunto de indivíduos da mesma espécie, os quais apresentam algumas características semelhantes e definidas, transmitidas hereditariamente, que os tornam diferentes de outros conjuntos de indivíduos da mesma espécie.

Alternativas

ID
3101119
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A zootecnia, enquanto ciência, está voltada para a criação racional de animais domésticos, silvestres e em domesticação, explorando‐os de maneira econômica e visando conduzir suas atividades sempre dentro de princípios que pautem o bem‐estar animal e o equilíbrio ambiental e sustentável da biodiversidade. Considerando essa informação, julgue o item.


Em um sistema de criação de animais intensivo, como o sistema de confinamento, os recursos naturais são aproveitados ao máximo, com exploração de grande extensão de terra e com pequeno gasto com mão de obra.

Alternativas
Comentários
  • Em um sistema de criação de animais intensivo, como o sistema de confinamento, os recursos naturais são aproveitados ao máximo, com exploração de grande extensão de terra e com pequeno gasto com mão de obra.


ID
3101122
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A zootecnia, enquanto ciência, está voltada para a criação racional de animais domésticos, silvestres e em domesticação, explorando‐os de maneira econômica e visando conduzir suas atividades sempre dentro de princípios que pautem o bem‐estar animal e o equilíbrio ambiental e sustentável da biodiversidade. Considerando essa informação, julgue o item.


Alimentos concentrados são aqueles de baixo teor energético, com altos teores de fibra e com muita ou pouca água.

Alternativas
Comentários
  • Alimentos Volumosos São aqueles alimentos de baixo teor energético, com altos teores em fibra, com muita ou pouca águaSão os de mais baixo custo na propriedade.

  • Alimentos concentrados são aqueles de baixo teor energético, com altos teores de fibra e com muita ou pouca água.


ID
3101125
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A zootecnia, enquanto ciência, está voltada para a criação racional de animais domésticos, silvestres e em domesticação, explorando‐os de maneira econômica e visando conduzir suas atividades sempre dentro de princípios que pautem o bem‐estar animal e o equilíbrio ambiental e sustentável da biodiversidade. Considerando essa informação, julgue o item.


Uma medida importante de profilaxia que pode e deve ser utilizada com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão de uma doença é a vacinação dos animais.

Alternativas

ID
3101128
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A zootecnia, enquanto ciência, está voltada para a criação racional de animais domésticos, silvestres e em domesticação, explorando‐os de maneira econômica e visando conduzir suas atividades sempre dentro de princípios que pautem o bem‐estar animal e o equilíbrio ambiental e sustentável da biodiversidade. Considerando essa informação, julgue o item.


A tuberculose é um exemplo de zoonose.

Alternativas
Comentários
  • É uma doença considerada zoonose, isto é, que se transmite dos animais para o homem e também do homem aos animais, tem evolução crônica causada pelo Mycobacterium bovis, caracterizada pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem ser localizados em qualquer órgão.


ID
3162607
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das principais ocorrências após o abate de bovinos é a

Alternativas
Comentários
  • A velocidade da queda do pH e a temperatura muscular são muito importantes. Se o valor do pH cai rapidamente logo após o abate, a carne pode ser pálida, flácida e com baixa capacidade de retenção de água, sendo então chamada de PSE (pale, soft, exudative); essa anomalia é mais encontrada em carne de suíno. Genética, reservas elevadas de glicogênio e uma sensibilidade especial por parte do individuo ou da própria fibra muscular são, dentre muitas causas, a predisposição para este tipo de anomalia (Forrest et al., 1979; Osório et al., 1998).

    No entanto, se o pH final permanece alto, acima de 6,20 a carne apresenta a anomalia denominada DFD (dark, firm, dry), que é uma carne escura, firme e seca. Neste caso a reserva inicial de glicogênio é baixa devido a fatores ante mortem, como por exemplo, uma situação de estresse antes do abate, não havendo tempo suficiente para a sua reposição no músculo (Forrest et al., 1979; Prändal et al, 1994). Esse tipo de anomalia pode ser encontrada em carne de cordeiro (Apple et al., 1995), embora tenha pouca evidência a esse respeito)

  • produção de ácido lático, o qual se acumula no músculo, ocasionando queda do pH da carne.

    formação de carne escura (pálida), de textura flácida e muito exsudativa.

    formação de carne de cor esbranquiçada, de textura dura (flácida) e que possui grande capacidade de retenção de água.

    elevação do pH (quebra) da carne, resultando no encurtamento dos sarcômeros dos músculos, o que causa o enrijecimento da carne.

    interrupção do aporte de oxigênio, fazendo com que a síntese de ATP no músculo ocorra exclusivamente por via aeróbica (anaeróbica). após o sangramento não há mais circulação de oxigênio proveniente do sangue;.


ID
3162613
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os ovos são formados por diversas estruturas, além de casca, albúmen e gema. Entre as estruturas encontradas no albúmen, tem-se

Alternativas

ID
3193297
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um dos principais, ou o principal indicador a ser utilizado quando o objetivo é mensurar o desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte é o Índice de Eficiência Produtiva (IEP), também denominado de Fator de Produção. Para o cálculo deste indicador utiliza-se o ganho de peso diário (kg), a viabilidade (%) e a conversão alimentar.


Assim, hipoteticamente, um lote de frangos com ganho de peso diário de 50 gramas, viabilidade de 90% e conversão alimentar de 2,0 apresenta IEP de:

Alternativas

ID
3193300
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre o manejo na criação de suínos, pode-se afirmar que:


1. Para a alimentação da fêmea até 24 horas após o parto, deve-se fornecer a mesma quantidade de ração que estava sendo administrada no final da gestação, aumentando a oferta nos dias seguintes, até atingir a dose recomendada para esta nova fase

2. A clostridiose, comum nos primeiros dias de vida dos leitões, é passível de prevenção por meio de vacinação das matrizes na gestação, com posterior garantia de ingestão de colostro pelos leitões nas primeiras horas de vida.

3. As instalações para receber leitões na fase de terminação devem permitir um volume de ar de, no mínimo, 4,9 m3 por animal e uma velocidade do ar máxima de 0,04 m/s, fatores importantes para facilitar a dissipação de calor e renovação de ar dentro das instalações.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3193303
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Raça Flamenga de animais bovinos sofreu redução drástica em seu rebanho e atualmente conta com poucos exemplares. Essa raça:

1. Possui dupla aptidão, com características de produzir carne e leite.
2. Originária da Argentina, faz parte do grupo de bovinos brancos com pintas vermelhas que habitaram, durante muitos anos, o Sul da América Latina.
3. De aptidão exclusivamente leiteira, atualmente com risco de extinção, encontra-se sob os cuidados da EMBRAPA Gado de Corte, em Campo Grande (MS).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3193306
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre as características de produção leiteira das vacas Holandesas, é correto afirmar que:

  1. 1. Uma vaca Holandesa pode chegar a produzir mais de 150.000 kg de leite. 
  2. 2. O controle leiteiro oficial já identificou mais de 400 vacas Holandesas com produção superior a 130.000 kg de leite.
  3. 3. O controle leiteiro oficial ainda não identificou vacas Holandesas com produção superior a 150.000 kg de leite.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3193309
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando os índices zootécnicos e sua importância na medição da eficiência dos rebanhos, analise o seguinte caso:


No ano de 2015, determinada propriedade agrícola iniciou o ano com 300 vacas de corte (plantel total). As 300 vacas foram inseminadas, mas somente 240 estavam com prenhez confirmada no momento do diagnóstico de gestação. Destas, 96 vacas pariram e somente 72 bezerros sobreviveram para serem desmamados. Ao final do ano de 2015 a propriedade finalizou seu balanço com 275 animais. Além desses, 80 foram comercializados, 13 foram abatidos e 4 desapareceram.


Neste caso, podemos afirmar que a produção de gado de corte da propriedade apresenta os seguintes índices:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    taxa de prenhez VP/ TV = 240/300=,8 ou 80%

    taxa de natalidade BN/ VP = 96/240 = 40%

    taxa de desmame BD/ BN = 72/ 96 = 75%

    taxa de desfrute Animais ABATIDOS ou consumido/ total de animais no ano = 93/372.


ID
3193312
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a raça bovina com aptidão leiteira, capaz de produzir mais de 20 kg/dia de leite com teor de gordura acima de 5%.

Alternativas

ID
3255802
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nutrição é o conjunto de processos que envolvem várias reações químicas e processos fisiológicos que transformam os alimentos em tecidos corporais e atividades metabólicas. Em relação aos aspectos sobre a nutrição animal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alimento é qualquer material que após a ingestão é capaz de ser digerido, absorvido e utilizado pelo tecido animal. Afirmativa incompleta.


ID
3261718
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Leia abaixo a seguinte afirmação sobre a espermatogênese.

“Os túbulos seminíferos são as unidades histológicas dos ______________, neles ocorre a espermatogênese. Esses túbulos são compostos por uma membrana conjuntiva delgada e pelo epitélio seminal, o qual é formado pelas _____________________ e pelas células germinativas. Ainda na região desses túbulos se encontram as células ________________, as quais são responsáveis pela produção de testosterona.”

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • “Os túbulos seminíferos são as unidades histológicas dos testículos, neles ocorre a espermatogênese. Esses túbulos são compostos por uma membrana conjuntiva delgada e pelo epitélio seminal, o qual é formado pelas células de Sertoli e pelas células germinativas. Ainda na região desses túbulos se encontram as células células de Leydig, as quais são responsáveis pela produção de testosterona.”

    Resposta correta: Letra B.

    Bom estudo!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3261721
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O parto é uma das etapas mais criticas no processo global da produção de suínos, tanto em relação ao bem-estar da porca, como dos leitões. Sobre os cuidados que devem ser tomados com os leitões recém-nascidos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Após o nascimento os leitões se direcionam sozinhos até as tetas da fêmea, não necessitando de auxílio na primeira mamada.

    O leitão nasce com dois pares de dentes pontiagudos (os leitões nascem com oito dentes bastante pontiagudos e desenvolvidos, especialmente os caninos) que devem ser cortados rente a gengiva no primeiro dia de vida do leitão.

    Não é recomendado a transferência de leitões de uma porca para outra, já que pode haver rejeição por parte da fêmea quanto ao leitão transferido.

    Logo após o nascimento os leitões devem ser aquecidos, podendo ser colocados sob fonte de calor em uma estrutura chamada escamoteador.


ID
3261730
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O desempenho da pecuária leiteira é função de vários fatores, como genética e nutrição, mas tudo depende, diretamente, do estado de saúde dos animais. Sobre medidas gerais de manejo sanitário de bovinos de leite, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3261736
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O manejo nutricional dos suínos reflete diretamente no sucesso econômico da atividade, já que a nutrição é o principal fator que afeta os custos de produção. Sobre alimentação e nutrição do rebanho suíno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    "Se consumida em quantidades adequadas, a alimentação pré-desmame contribui para o maior peso ao desmame e menor tempo para o abate. O ideal é que o leitão apresente um consumo mínimo de 600 gramas até o desmame."

    FONTE: https://www.afe.com.br/suinos/artigos/alimentacao-de-leitoes-lactentes

  • Machos adultos não são capazes de aproveitar de forma eficiente a fibra da dieta.

    O número de tratos diários não influencia o consumo de ração por fêmeas.

    O ideal é que o leitão apresente um consumo mínimo de 600 gramas até o desmame. Correto.

    Do ponto de vista fisiológico o desmame ideal deve ser realizado aos 35 dias( 28 dias) de idade do leitão.


ID
3306136
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação aos minerais para bovinos, analise as afirmativas a seguir.
I. Depravação do apetite com animais ingerindo terra, madeira e se lambendo podem ser sintomas típicos de deficiência de cloro e sódio.
II. A deficiência de molibdênio provoca anemia, despigmentação, queda ou opacidade dos pelos, distúrbios gastrointestinais e forte diarreia.
III. A presença de bócio é um sintoma típico da deficiência de Iodo.
IV. A carência de selênio pode induzir em bezerros a enfermidade conhecida como doença do músculo branco.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3306139
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

“Sistema de cruzamento onde duas raças são acasaladas e as fêmeas resultantes são acasaladas com uma terceira raça não relacionada com as raças utilizadas anteriormente.” Este sistema de cruzamento é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    "

    "Consiste na utilização de uma segunda raça européia, geralmente a Pardo-suíça, a Jersey ou a Simental, nos cruzamentos com animais Holandês X Zebu, obtendo-se animais denominados tricross , mantendo se um bom nível de vigor (heterose)."

    FONTE: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8/AG01/arvore/AG01_245_21720039249.html

  • Tricross= Consiste na utilização de uma segunda raça européia, geralmente a Pardo-suíça, a Jersey ou a Simental, nos cruzamentos com animais Holandês X Zebu, obtendo-se animais denominados tricross , mantendo se um bom nível de vigor (heterose).

    Crisscross= utiliza duas raças de modo alternado, isto é, o resultado do primeiro acasalamento e acasalado com a raça A, depois o resultado é acasalado com a raça B.

    Cruzamento absorvente= Por esta técnica, busca-se ampliar o rebanho de animais puros de uma determinada raça, cuja população de fêmeas puras é muito pequena.

    Cruzamento Rotacional pode ser realizado com duas raças onde ocorre alternância contínua sem limite de gerações; com uma terceira raça (com características terminais) formando o three-cross (2ª geração - onde machos e fêmeas são todos destinados ao abate ou a comercialização); ou ainda mais raças.


ID
3310564
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O desenvolvimento de doenças infecciosas é caracterizado pela ocorrência de eventos sucessivos e ordenados, que se repetem ao longo do tempo. Esse conjunto de eventos constitui o ciclo da relação patógeno–hospedeiro, que é constituído dos seguintes processos básicos:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA - sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.

  • O início de uma doença é geralmente percebido a partir da primeira lesão/sintomas em plantas infectadas. No entanto, o patógeno que infectou esta planta se originou de um campo externo e de lá disseminou até a nova área. Assim a primeira etapa do ciclo de infecção é a sobrevivência do inóculo em determinado local, passando depois pelas fases de disseminação, infecção, colonização e reprodução, esse é o ciclo primário. O ciclo secundário ocorre as sucessivas vezes e geralmente não apresenta a fase sobrevivência, encerrando cada ciclo na reprodução e iniciando outro na disseminação.

    Fonte: Manual de Fitopatologia, vol. 1, 5ª ed. cap 4.

    GABARITO: A


ID
3493144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca das construções e criações de aves em sistemas semiconfinados, em aviários fixos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3493147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação ao sistema intensivo de criação agroecológica a pasto, com emprego de aviários móveis, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3578857
Banca
AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em aquicultura, a qualidade da água é essencial para o cultivo de animais e plantas. Dentre os seguintes parâmetros físicos e químicos de qualidade da água, qual NÃO é um indicador de qualidade da fonte de água para a aquicultura? 

Alternativas
Comentários
  • Presença de vida

    Temperatura

    concentração hidrogênica

    Alcalinidade total

    Dureza total

    Amônia e Nitrito

    Transparência


ID
3578881
Banca
AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A conversão alimentar aparente em peixes é menor se comparada a animais terrestres. Considerando o exposto, quais características fisiológicas conferem essa vantagem?

Alternativas

ID
3639385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) no Brasil, julgue o item subseqüente.


Esse sistema, sob a coordenação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), é constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações. O SNPA executa pesquisas de forma cooperada em diferentes áreas geográficas e diferentes campos do conhecimento científico.

Alternativas

ID
3639487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para atender às exigências das indústrias e dos consumidores, os produtores de leite estão adotando práticas de manejo para aumentar a produtividade e garantir a qualidade do leite que sai da propriedade para o laticínio. O Programa Nacional de Qualidade do Leite contém normas rigorosas quanto à qualidade de produtos lácteos, visando atender a um mercado cada vez mais exigente. Considerando as informações apresentadas, julgue o item a seguir.


Antes da ordenha, recomenda-se usar uma solução antisséptica para lavar as tetas da vaca e, em seguida, secálas com papel toalha para evitar doenças como a mastite.

Alternativas

ID
3660295
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Maringá - PR
Ano
2014
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que não há correspondência com mastite ou mamite: 

Alternativas

ID
3722332
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Esses animais gostam de ambientes quentes e úmidos e são encontrados em matas fechadas, trilhas e próximo a residências com lixo acumulado. Em caso de picada de serpente, NÃO é recomendado

Alternativas

ID
3865702
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A febre aftosa é uma doença altamente transmissível. Acomete preferencialmente animais de casco fendido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Esses animais quando infectados apresentam perda de peso, febre, presença de vesículas e úlceras na região da cavidade oral, casco e espaço interdigital; em vacas lactantes afetam os tetos. Em consequência, os animais se alimentam menos (feridas na boca) e não conseguem caminhar para se alimentar, diminuindo assim sua produção e desempenho. Além da queda na produção, a aftosa afeta consequentemente o mercado de carne, causando danos sociais (diminuição de alimentos para a população) e econômicos (queda brusca na exportação). Sua prevenção pode ser realizada com a vacinação dos animais, a cada seis meses, e o controle de erradicação da doença. Pode-se afirmar que a febre aftosa é causada por:

Alternativas

ID
3926107
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

É a porção menos digerível da parede celular das forrageiras pelos microrganismos do rúmen. Constitui-se na sua quase totalidade de lignocelulose, ou seja, lignina e celulose. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Fibra Detergente Ácido (FDA): Está contida no FDN porque representa as frações celulose e lignina. A lignina é fração não digestível da planta, que dá resistência ao caule. Quanto maior o teor de FDA menor a qualidade e a digestibilidade.


ID
3926110
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre bovinos, assinale a alternativa que apresenta unicamente raças zebuínas.

Alternativas
Comentários
  • RAÇAS ZEBÍNAS 

    Sindi, Nelore, Gir, Kangayam e Guzerá

  • Raças zebuínas: as raças puras de zebu, como SindiNeloreGir, Kangayam e Guzerá.

    Raças Neozebuínas: IndubrasilTabapuã e Brahman.

    Raças taurinas: Blonde d´Aquitaine, Charolês, Chianina, Limousin, Marchigiana, Pardo Suíço Corte e Simental.


ID
3926113
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre os principais sinais que indicam a proximidade do parto na fêmea suína, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A vulva começa a se dilatar e apresenta-se umedecida e avermelhada.

( ) A barriga desce e fica bem caída.

( ) Ocorre o reflexo de imobilização à leve pressão das mãos do tratador na linha dorso-lombar da fêmea.

( ) Os úberes aumentam de volume e as tetas ficam cheias de leite.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • principais sinais que indicam a proximidade do parto na fêmea suína

    A VULVA COMEÇA A SE DILATAR E APRESENTA-SE UMEDECIDA E AVERMELHADA

    A BARRIGA DESCE E FICA BEM CAÍDA

    OS ÚBERES AUMENTAM DE VOLUME E AS TETAS FICAM CHEIAS DE LEITE


ID
4147360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Barreiras sanitárias impostas por países como Japão e Canadá, cotas de importação e subsídios para agricultores locais de países da União Européia, além de algumas áreas que ainda não foram consideradas oficialmente livres da febre aftosa, atrapalham a exportação de carne in natura para alguns mercados internacionais. Entretanto, esses fatores não impediram o Brasil de aumentar suas exportações de carne. Isso ocorre pela adoção de tecnologia e maior controle sanitário. Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Na dieta de ruminantes, uma prática comum que resulta na redução de custo com a alimentação animal é o uso de uréia, fonte de nitrogênio não-protéico, junto com grão de soja integral triturado e uma fonte de enxofre.

Alternativas

ID
4147363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Barreiras sanitárias impostas por países como Japão e Canadá, cotas de importação e subsídios para agricultores locais de países da União Européia, além de algumas áreas que ainda não foram consideradas oficialmente livres da febre aftosa, atrapalham a exportação de carne in natura para alguns mercados internacionais. Entretanto, esses fatores não impediram o Brasil de aumentar suas exportações de carne. Isso ocorre pela adoção de tecnologia e maior controle sanitário. Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Controle sanitário, melhoramento genético mediante o uso de inseminação artificial e dieta balanceada permitem um ganho médio de peso vivo de mais de um quilo por dia em gado confinado (terminação) para abate.

Alternativas

ID
4147375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O produto interno bruto (PIB) rural do Brasil cresceu 5% no último ano. Esse crescimento deve-se, em parte, ao fortalecimento das exportações de vários produtos da agricultura e pecuária que, juntos, respondem por mais de um terço das exportações brasileiras. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Em granjas de suíno, a utilização da técnica de inseminação artificial na reprodução apresenta vantagens como redução do número de reprodutores na granja, maior ganho genético, redução de custos, maior segurança sanitária etc.

Alternativas

ID
4147378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O produto interno bruto (PIB) rural do Brasil cresceu 5% no último ano. Esse crescimento deve-se, em parte, ao fortalecimento das exportações de vários produtos da agricultura e pecuária que, juntos, respondem por mais de um terço das exportações brasileiras. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Na avicultura industrial, quando o frango de corte é criado em condições de alta temperatura e umidade, ele desenvolve o quadro de acidose respiratória pelo aumento da freqüência respiratória.

Alternativas

ID
4147381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O produto interno bruto (PIB) rural do Brasil cresceu 5% no último ano. Esse crescimento deve-se, em parte, ao fortalecimento das exportações de vários produtos da agricultura e pecuária que, juntos, respondem por mais de um terço das exportações brasileiras. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A composição do óleo/gordura presente na dieta de suínos não influencia o perfil de ácidos graxos depositados no tecido adiposo do animal pois, durante o processo da digestão, ocorre, de forma intensa, a bioidrogenação dos ácidos graxos insaturados da dieta, resultando em gordura corporal dura.

Alternativas

ID
4923397
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Fauna é o conjunto de espécies animais que vivem em um determinado país ou região, entendendo-se que fauna silvestre não significa, exclusivamente, a fauna encontrada na selva, pois o marco referencial legal para diferenciar fauna doméstica da não domesticada, é:

Alternativas

ID
4934026
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A bovinocultura de corte é desenvolvida em todos os Estados e ecossistemas do Brasil, com grande variedade, expressa na densidade dos bovinos nas diferentes regiões, nas taxas de crescimento dos rebanhos e nos sistemas de produção praticados. Os sistemas de produção utilizam pastagens nativas e cultivadas, associadas ou não à suplementação alimentar em pastagem e em confinamento. Assinale a alternativa INCORRETA 6 sobre nutrição do gado de corte.

Alternativas

ID
4934047
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A pecuária tem grande importância socioeconômica no Brasil. O aumento das taxas de crescimento, reprodução e produção leiteira aumenta os requisitos minerais na alimentação, e as deficiências minerais são comuns em bovinos em pastejo. Assinale a alternativa INCORRETA sobre macro e micronutrientes na nutrição animal.

Alternativas

ID
4936501
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os fungos constituem um grupo numeroso de organismos, bastante diversificado filogeneticamente e de grande importância ecológica e econômica. Apesar de heterogêneo, este grupo reúne algumas características básicas que permitem separá-lo de outros seres vivos, formando um reino à parte. Existe uma característica que separa os fungos das plantas que, ao contrário destes, possuem clorofila. Todos os fungos, sejam eles sapróbios ou parasitas, requerem carbono orgânico na sua nutrição, como os animais. Essa característica é:

Alternativas

ID
4955908
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o ciclo estral dos bovinos.

1. Na primeira fase, denominada “fase folicular”, ocorre o desenvolvimento do folículo, estrutura no ovário que contém o óvulo, e culmina com a ovulação.
2. A primeira fase, denominada fase luteínica, caracteriza-se pelo desenvolvimento do corpo lúteo, estrutura que produz progesterona, hormônio responsável pela manutenção da gestação.
3. Se na primeira fase o óvulo for fertilizado, ocorrerá a regressão do corpo lúteo, dando continuidade à fase folicular.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas

ID
4955911
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No manejo correto da produção de suínos, para evitar perdas na maternidade, deve-se:
]
1. Manter a temperatura do local entre 32 a 36°C, clima úmido, evitando o choque térmico e a hipotermia dos recém-nascidos.
2. Orientar a primeira mamada dos leitões, estimulando os menores a consumir o colostro.
3. Evitar o consumo de ração para as porcas com grandes leitegadas para não alterar a temperatura do leite, evitando diarreia nos leitões.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
4955914
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre as principais raças de animais bovinos produtores de leite.

1. As vacas da raça Jersey apresentam baixa estatura, úbere quadrado mas bem irrigado e volumoso, com tetas pequenas e espaçadas. É considerada a mais precoce das vacas leiteiras. Nas regiões tropicais mostra elevada tolerância ao calor.
2. As vacas da raça Holandesa são conhecidas pelo seu potencial para produção de leite. Com pelagem branca e preta ou branca e vermelha, seu úbere possui grande capacidade e boa conformação. Em média, os bezerros nascem com mais de 30 kg.
3. As vacas da raça Pardo Suíça possuem pelagem parda-clara a cinzenta-escura, com tetas grandes e bem anatômicas. É considerada uma raça de aptidão única para leite. Produz acima de 18 kg de leite/dia e as novilhas são cobertas aos 12 meses, o que faz da raça uma das mais precoces para cobertura.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
4955917
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre as raças de suínos e suas aptidões, a raça mais produzida no Brasil, de origem dinamarquesa, com pele branca, com capacidade de produção de carne magra, ótima capacidade reprodutiva, e que pode chegar aos 300 kg de peso vivo, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Landrace


ID
4955920
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre os índices zootécnicos, ao se dividir no de bezerros nascidos × 100/no fêmeas em cobertura, obtém-se:

Alternativas

ID
4955929
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre a bovinocultura leiteira, uma raça se destaca pela produção de leite rico em gordura com teores acima de 5%.

Essa raça denomina-se:

Alternativas

ID
4992559
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Fatores como uso ou não uso de regulador de crescimento e o estresse hídrico podem influenciar na eficácia de controle de pragas em uma lavoura.
II. As lesmas são animais sempre benéficos para a saúde das plantas em uma lavoura, contribuindo especialmente para a preservação da integridade das plantas que se encontram próximas às bordas ou em locais mais úmidos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4992565
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

• Leia as afirmativas a seguir:
I. As pragas da cultura podem ser controladas pelo agricultor com o objetivo de obter alta produtividade, utilizando-se as melhores práticas para tal.
II. As lesmas jovens podem ocasionar danos por consumir a folha inteira da planta em uma lavoura, restando somente o talo.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108695
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na piscicultura, os alimentos podem ser de dois tipos: artificial ou natural. Os alimentos artificiais são aqueles produzidos no viveiro e que são consumidos pelos peixes, como as algas (fitoplâncton) e os microrganismos animais (zooplâncton). Os alimentos naturais são as rações balanceadas para peixes, extrusadas, peletizadas ou em pó.

II. A concentração de oxigênio na água varia de acordo com a pressão atmosférica (altitude) e com a temperatura da água. Assim, águas mais frias têm maior capacidade de dissolver oxigênio; já em altitudes maiores, a água apresenta menor capacidade de realizar esse processo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108698
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na piscicultura, as temperaturas abaixo de 20°C podem afetar o metabolismo dos peixes tropicais, diminuindo a ingestão de alimentos e, consequentemente, o seu crescimento. Já as temperaturas menores de 15°C podem levar as espécies tropicais à morte.

II. Na piscicultura, para se calcular a taxa de alimentação para um dado mês, retira-se, com rede de arrasto ou tarrafa, alguns peixes e deles se obtém o peso médio. Esse peso é multiplicado por seis vezes o número de indivíduos no viveiro, obtendo-se, assim, a biomassa.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108725
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A quantidade de alimento a ser administrada na piscicultura é calculada através da biometria diária de toda a população de peixes de um viveiro, devendo todos serem capturados através da utilização de rede ou tarrafa. Apenas dessa forma é possível estimar a necessidade de alimentos a serem administrados.

II. Na piscicultura, a temperatura ideal para peixes tropicais varia entre 25°C e 28°C, em geral. É recomendável que o monitoramento da temperatura seja feito duas vezes ao dia com um termômetro simples.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108728
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A nutrição de precisão vem ao encontro da necessidade de uma nutrição mais ajustada à exigência nutricional dos animais na suinocultura. Como vantagens pode-se destacar o aumento na excreção de nitrogênio e fósforo, a melhora na utilização do nitrogênio, do fósforo e de outros nutrientes oriundos da dieta, além do aumento no custo da alimentação.

II. Na suinocultura, minerais como cobre e zinco são largamente utilizados como promotores de crescimento por serem relativamente econômicos, no entanto, o uso em excesso desses minerais compromete o meio ambiente em função da poluição ambiental acarretada pela excreção deles nos dejetos dos suínos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108743
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A imunocastração é uma técnica empregada para suprimir a atividade testicular na suinocultura, por meio de vacinas que estimulam a liberação da gonadotrofina, aumentando a secreção de hormônios masculinos e assim eliminando a produção de compostos responsáveis pelo cheiro desagradável na carne.

II. O manejo adotado e os equipamentos utilizados na suinocultura podem levar a uma variação expressiva no consumo de água entre as granjas de suínos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108746
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A ractopamina é um aditivo que vem sendo utilizado em dietas de suínos em fase de terminação no Brasil, e em outros lugares do mundo, com excelentes resultados econômicos e zootécnicos. Esse aditivo atua principalmente na conversão alimentar (levando a um maior consumo de alimento para produzir um quilograma de carcaça), no ganho de peso diário (atinge o peso desejado de abate mais tarde) e faz com que a carcaça do suíno tenha um maior percentual de gordura.

II. Na suinocultura, além de melhorar o desempenho no ganho de peso, a imunocastração reduz a eficiência alimentar dos animais, quando comparados aos animais castrados pelo método cirúrgico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108749
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os fatores ambientais, tais como a temperatura, a umidade relativa do ar, a velocidade do vento, os ambientes abrigados ou abertos e a presença de lâmina d’água podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura.

II. Na suinocultura, o teor de nutrientes nos dejetos de suínos varia dependendo da idade dos animais, ração, temperatura, métodos utilizados para recolher e armazenar os resíduos e do teor de umidade. Entre os principais componentes poluentes dos dejetos suínos estão o hidrogênio, o fósforo e alguns micro minerais, como o chumbo e o cobalto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108752
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O equilíbrio eletrolítico da dieta é um dos fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, pois afeta diretamente a quantidade de eletrólitos da dieta, as necessidades renais de excreção e retenção e a necessidade de água.

II. A restrição alimentar é uma prática comum na produção de suínos com intuito de melhorar a carcaça. Essa técnica é vantajosa por gerar maior excreção diária de fósforo, de nitrogênio e de outros minerais devido ao aumento no consumo de ração e aumento na eficiência alimentar. Recomenda-se a restrição alimentar somente após 70 a 80 quilos de peso do animal.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108755
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os fatores que afetam o consumo de água pelos animais na suinocultura e suas exigências são variáveis e, eventualmente, de difícil mensuração. Por isso, é importante manter uma gestão atenta sobre os recursos utilizados na criação de suínos.

II. Na suinocultura, conhecer o volume gasto de água na produção de suínos é importante para que os produtores e os técnicos tenham uma base para poder avaliar se o consumo de água da propriedade em questão está dentro de padrões normais estabelecidos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108758
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A água ingerida pelo animal, na suinocultura, pode advir de várias fontes como a água de bebida, a água dos alimentos e a água metabólica oriunda do catabolismo de nutrientes.

II. Na suinocultura, o excesso de água aumenta a produção de dejetos de porcos e o custo com o seu tratamento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5108770
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O estado fisiológico é um dos fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, compreendendo a idade, o estágio reprodutivo, a lactação e o peso metabólico, por exemplo.

II. Os balanços nutricionais são fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, alterando as proporções de nutrientes e eletrólitos, a concentração calórica da dieta e as relações sódio e potássio.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5156734
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Contrastando com a imensa produção de carne suína e de aves, Santa Catarina não é autossuficiente na produção de carne bovina, dependendo da importação de outros Estados para seu abastecimento. Este segmento é lucrativo e investir nele pode ser o caminho para a estabilidade financeira. Mas, alguns conhecimentos são indispensáveis para quem quer ingressar na pecuária de corte. O conhecimento das raças para criação é o primeiro deles. Cada uma tem suas características e necessidades, que você precisa saber para identificar o que se encaixa melhor dentro de seus objetivos e possibilidades. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : B- Entre os animais zebuínos estão as raças Nelore, Tabapuã, Brahman e Guzerá. Estes animais têm origem na Ásia. São conhecidos por serem animais extremamente resistentes a temperaturas altas, carrapatos, doenças, etc.


ID
5156743
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na bovinocultura os índices zootécnicos são fatores primordiais para o sucesso do empreendimento. Nesse sentido, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
5211448
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre índices e/ou indicadores zootécnicos utilizados em rebanhos leiteiros, é correto afirmar que:

1. A percentagem de vacas em lactação é obtida dividindo-se o número de vacas em lactação pelo número total de vacas do rebanho, multiplicado por 100.
2. A taxa de natalidade é o número de bezerros nascidos vivos durante o ano dividido pelo número médio mensal de vacas (média do total de vacas do rebanho de cada mês), multiplicado por 100.
3. A percentagem de prenhez representa o número de vacas prenhas dividido pelo número total de vacas do rebanho em condições de cobertura (exceto vacas vazias do rebanho), multiplicado por 100.
4. A taxa de gestação é obtida com o número de vacas gestantes, dividido pelo número de vacas inseminadas, multiplicado por 100.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1 - está certa.

    2 - está certa.

    3 - está errada

    o correto é: A percentagem de prenhez representa o número de vacas prenhas dividido pelo número total de vacas do rebanho em condições de cobertura (vacas prenhes mais vacas vazias), multiplicado por 100


ID
5304235
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris) é uma das mais importantes para a população brasileira, produzida em todas as regiões do Brasil, rica em vitaminas do complexo B, sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo. O feijoeiro é afetado por dezenas de doenças de origem biótica, causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides. Sobre as doenças do feijoeiro conhecidas como Antracnose, Mancha-angular, Ferrugem, Podridão-radicular-seca e Nematoide das galhas, marque a alternativa que corresponde aos nomes científicos, respectivamente:

Alternativas

ID
5400175
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando que o Potencial Biótico (PB) foi definido por Chapman (1928) como sendo capacidade de os organismos vivos se proliferarem e se desenvolverem sob condições ambientais adequadas, ou seja, sua capacidade máxima de reprodução. Quais dos fatores abaixo não é considerado para determinação do PB?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.


ID
5592868
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São João da Ponte - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Algumas pragas na cultura do algodoeiro ocorrem sistematicamente e podem reduzir significativamente a produção, caso não sejam tomadas, a tempo, as devidas medidas de controle. Manter o nível de infestação dos insetos sob controle configura um grande desafio ao agricultor. No entanto, não se pode confiar em um único método de controle, visto que não existe solução única salvadora.



Sobre o manejo integrado de pragas (MIP), assinale V para afirmativas verdadeiras e F, para afirmativas falsas:



( ) As táticas do MIP incluem: controle biológico, controle cultural, controle genético (resistência de plantas a insetos), controle comportamental e, inclusive, controle químico.


( ) A tolerância das populações de insetos em níveis que não causem dano econômico desfavorece o crescimento populacional de inimigos naturais que atuam com maior eficiência no seu controle.


( ) Os fatores favorecedores de surtos populacionais de praga são alta umidade do solo, áreas de baixada, cultivos sucessivos de algodão e áreas onde não se efetua a destruição de restos culturais.


( ) As áreas de cultivo de algodoeiro sob sistema de plantio direto tendem a ser mais afetadas pela infestação da broca da raiz (Eutinobothrus brasiliensis), uma vez que a palhada serve como proteção contra os efeitos da radiação solar e dos inimigos naturais.


( ) O curuquerê é uma praga desfolhadora da cultura do algodoeiro que causa a redução da capacidade fotossintética da planta.




Qual a sequência correta das afirmativas, considerando-as de cima para baixo?

Alternativas