- ID
- 820843
- Banca
- AOCP
- Órgão
- BRDE
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
Sobre a acácia – negra no Brasil, é correto afirmar que
Sobre a acácia – negra no Brasil, é correto afirmar que
Existe um determinado tipo de fruto indeiscente de pericarpo coriáceo, resultante de um ovário ínfero, constituído por vários lóculos que contêm numerosas sementes (polispérmico) revestidas pela testa, que é um tegumento carnoso e comestível, como é o caso da romã. Esse tipo de fruto é denominado:
As trepadeiras têm como desvantagem a agressividade de algumas espécies, que podem ter crescimento desordenado, dando trabalho para controlar seu desenvolvimento e mantê-las no local planejado. Dentre as espécies seguintes, está nessa classificação:
Todas as espécies de arbustos são perenes; no entanto, algumas se destacam por perderem suas folhas ou modificarem sua aparência sob algumas condições climáticas. Há uma espécie muito utilizada no paisagismo que perde completamente suas folhas durante o inverno, ficando somente com flores arroxeadas. Trata-se da
A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.
Em espécies angiospérmicas, a aplicação de fungicidas sistêmicos deve atingir sempre a face adaxial das folhas, uma vez que essa face apresenta cutícula mais fina e uma quantidade de estômatos significativamente maior que a face abaxial das folhas.
O Domínio FlorestaAtlântica, para o Estado de Minas Gerais, conforme os limites definidos no Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004), caracteriza-se pela predominância de fisionomias florestais ombrófilas (densas e mistas) e estacionais (semideciduais e deciduais). Marque corretamente os aspectos fisionômico-estruturais correspondente à fisionomia Floresta Ombrófila Mista.
Sabe-se que as espécies picão preto (Bidens pilosa) e picão branco (Galinsoga parvifora) são sensíveis à ação alelopática do/a _______. Neste caso, o uso como cultura em rotação com a cultura da soja numa área infestada com estas duas espécies poderá ajudar no manejo.
Assinale a alternativa correta que completa a lacuna com o tipo de cultura que tem a ação alelopática:
Relacione a primeira coluna com a segunda, e marque a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
1 – Batata doce ( ) Lactuca sativa
2 – Acelga ( ) Beta vulgaris
3 – Rúcula ( ) Solanum tuberosum
4 – Alface ( ) Fragaria x ananassa Duch
5 – Chuchu ( ) Beta vulgaris cicla
6 – Beterraba ( ) Sechium edule
7 – Cenoura ( ) Eruca sativa
8 – Batata inglesa ( ) Ipomoea batatas
9 – Morango ( ) Daucus carota
Há algum tempo tornou-se obrigatória a classificação de produtos hortícolas no Brasil. Os padrões para classifica- ção foram desenvolvidos visando à identificação dos graus de qualidade dos vários produtos, influenciando no estabelecimento de seu valor para a comercialização, em razão dos seguintes fatores:
I - os produtos classificados têm preço fixo estabelecido entre vendedores e compradores de acordo com sua qualidade;
II - maior opção ao comprador, que poderá escolher o produto de acordo com sua conveniência;
III - limitação da comercialização com incentivo ao comércio mais regional visando à melhoria dos preços;
IV - possibilidade de uso de terminologia padronizada, com interpretação semelhante pelo produtor, intermediário e consumidor.
Estão corretos APENAS os fatores
Frutos com deiscência explosiva, que se abrem com grande pressão, disseminam suas sementes por:
Qual das espécies abaixo é autossuficiente na fixação simbiótica do nitrogênio?
Em qual dos estádios fenológicos da soja inicia-se a formação das vagens?
A grafia correta do nome científico do milho é:
Sobre os mecanismos que favorecem a alogamia em plantas, analise as afirmativas.
I - Espécies alógamas podem possuir monoicia que consiste na produção de flores masculinas e femininas em plantas separadas.
II - Espécies alógamas podem apresentar flores hermafroditas férteis, porém com autoincompatibilidade genética, sendo incapazes de produzir um zigoto após autofecundação.
III - Espécies alógamas podem apresentar protoginia que consiste na liberação do grão de pólen antes do estigma estar receptivo.
IV - Espécies alógamas podem possuir flores hermafroditas nas quais a transferência do pólen acontece para a mesma flor ou para outras flores da mesma planta.
Está correto o que se afirma em
Na propagação sexuada, as plantas podem ser classificadas como autógamas, alógamas ou autógamas com frequente alogamia. Considerando essa classificação e exemplos de espécies, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Autógamas ( ) Milho e Mamona.
2 - Autógamas com frequente alogamia ( ) Algodão e Sorgo.
3 - Alógamas ( ) Soja e Feijão.
Assinale a sequência correta.
A batata-doce pode ser utilizada como planta ornamental, como raiz tuberosa comestível, na alimentação animal e, ainda, como potencial fonte de produção de álcool. Acerca do cultivo e das práticas culturais e fitossanitárias essenciais no cultivo da batata-doce, julgue o item a seguir.
Com relação ao assunto do texto anterior, julgue o item seguinte.
Folha pinada é a denominação dada à folha composta cuja
nervura central forma um eixo alongado no qual se inserem os
folíolos.
Com relação ao assunto do texto anterior, julgue o item seguinte.
As árvores de mogno africano mencionadas no texto são
pertencentes à mesma espécie, enquanto o mogno brasileiro é
de espécie distinta da daquelas, conforme se infere do epíteto
específico.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, referente a plantas daninhas e seu manejo.
Dado que o arroz vermelho é da mesma espécie botânica do
arroz cultivado, a ocorrência de hibridação natural pode alterar
as características morfológicas e impossibilitar a diferenciação
dessas duas plantas.
Acerca do melhoramento genético de plantas, julgue o item que se segue.
A utilização de populações melhoradas a partir da seleção
recorrente deve limitar-se à obtenção de linhagens
endogâmicas para a produção de híbridos.
As plantas forrageiras podem ser classificadas como de clima temperado (C3) e de clima tropical (C4), com diferenças entre si, ligadas principalmente ao produto metabólico inicial da fotossíntese e à anatomia Kranz. Em função disso, as plantas C3 e C4 apresentam adaptação ao ambiente, produção e valor nutritivo bem diferentes entre si.
Com relação às forrageiras C3 e C4, é correto afirmar que
As gramíneas podem apresentar touceiras cespitosas ou decumbentes. As decumbentes são touceiras mais abertas e, em alguns casos, podem formar um pouco de estolões. As cespitosas podem formar touceiras e têm o hábito de crescimento ereto, dando origem a novos perfilhos na mesma touceira. Cada perfilho de uma touceira é uma planta completa, que apresenta ciclo de crescimento independente.
Associe as colunas, relacionando corretamente o hábito de crescimento à classificação da gramínea.
HÁBITOS DE CRESCIMENTO
(1) Cespitoso
(2) Decumbente
GRAMÍNEAS
( ) Andropogon gayanus
( ) Digitaria decumbens
( ) Hyparrhenia rufa
( ) Melinis minutiflora
( ) Paspalum spp.
( ) Brachiaria spp.
( ) Brachiaria brizantha
( ) Pennisetum purpureum
São plantas lenhosas que apresentam ramificações desde a sua base, aceitam podas, o que harmoniza a sua condução, permitindo obter um formato ajustado ao jardim onde estão inseridos ou ainda a formação de figuras, denominadas topiarias.
Marque a alternativa correta.
As plantas daninhas podem ser classificadas de diversas maneiras. A classificação mais importante é a taxonômica, em que as espécies são identificadas através de conhecimentos de Botânica, Sistemática Vegetal e Filogenética.
Outras classificações são utilizadas e ajudam na escolha das melhores estratégias para seu controle.
Sobre o assunto, relacione adequadamente as colunas.
1. Herbáceas
2. Arbustivas e Subarbustivas
3. Arbóreas
4. Parasitas
5. Epífitas
( ) Plantas, que se utilizam dos fotoassimilados da planta hospedeira, podendo ou não conter clorofila.
( ) Plantas de médio porte, com caule lignificado e ramificado desde a base. Constituem algumas plantas daninhas importantes em plantio direto, reflorestamento e pastagem.
( ) Plantas de pequeno porte, eretas ou prostradas; em geral, apresentam caules ou colmos não lignificados. Constituem a maioria das plantas daninhas de importância agrícola.
( ) Plantas de hábito semelhante ao das parasitas, porém não utilizam os fotoassimilados da planta hospedeira e se desenvolvem sem contato com o solo.
( ) Plantas eretas de grande porte, com caule lignificado e ramificações acima da base do caule. Constituem algumas espécies importantes em áreas de reflorestamento e pastagem.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA
A área cultivada com soja no País é a maior dentre os cultivos de sequeiro, e a cultura é também uma das principais commodities da balança comercial brasileira. No que se refere ao manejo da cultura, Lopes (2013) faz uma abordagem sobre a cultura, sendo a soja uma planta da família das _____________, que apresenta no estádio _____________ oito subdivisões, cujo ______________ inicia nos nós superiores do caule e, neste momento, apresenta rápido ___________ na taxa de fixação de nitrogênio pelos nódulos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Quanto ao aspecto reprodutivo de gimnospermas e angiospermas, é correto afirmar:
Entre as espécies frutíferas cultivadas, a figueira é uma das mais antigas e importantes. Com um manejo correto e tratos culturais adequados, o figo torna-se uma boa oportunidade de renda para o fruticultor. Considerando isso, assinale a alternativa que indica corretamente características fitotécnicas da cultura da figueira.
Na natureza, as espécies vegetais podem se reproduzir assexuada ou sexuadamente. Do ponto de vista do melhoramento genético vegetal, as plantas sexuadas podem ser classificadas como
O hipsômetro e a suta são instrumentos de medição, respectivamente, de
É correto afirmar, sobre os citros, que
A enxertia, uma das formas de propagação assexuada de plantas, é conhecida como processo de juntar duas plantas ou partes da planta de tal maneira que elas possam se unir e continuar seu crescimento originando uma nova planta. Esse processo pode mesclar duas características desejáveis de espécies vegetais compatíveis para fins de produtividade, por exemplo.
1. O enxerto e o porta-enxerto formam uma planta enxertada e elas devem ser, obrigatoriamente, da mesma cultivar, senão a compatibilidade é comprometida.
2. A preocupação com o enxerto está ligada ao sistema radicular e sustentação. Por outro lado, a com o porta-enxerto está mais relacionada à produção da planta.
4. São tipos de enxertia: garfagem, fenda cheia e borbulhia, destacando-se a importância da afinidade e compatibilidade entre as plantas para sucesso do procedimento.
8. São fatores que afetam a incompatibilidade da enxertia: afinidade genética, exigências nutricionais, afinidade anatômica, porte e vigor.
Assinale a alternativa que corresponde a soma das afirmativas verdadeiras: