SóProvas



Questões de Silvicultura


ID
201697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento e
desenvolvimento sustentável na Amazônia foi a consolidação do
reflorestamento como técnica apropriada para exploração
racional, equilibrada e econômica dos recursos florestais. Acerca
do estudo e exploração de florestas naturais e do
reflorestamento, julgue os itens a seguir.

Uma desvantagem do manejo sustentável da floresta é a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva pelo fato de as empresas que realizam manejo florestal terem mais dificuldade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norteamericano.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=naturais

    2. Vantagens do manejo florestal

     Amaral et al. (1998) apresentaram 7 razões principais para uma floresta ser manejada de forma sustentável:

    a) Continuidade da produção: o manejo garante a produção de madeira em uma área de floresta por tempo indeterminado;

    b) Rentabilidade: o manejo gera benefícios econômicos que superam os custos, principalmente em função do aumento da produtividade do trabalho e redução de desperdícios;

    c) Segurança de trabalho: os riscos de acidente de trabalho são reduzidos a partir do momento que são atendidos os pressupostos do uso sustentável de um maciço florestal, quando comparado à exploração tradicional da floresta;

    d) Respeito à lei: como o manejo florestal é obrigatório por lei, a sua não execução expõe as empresas a diversas penalidades;

    e) Oportunidades de mercado: a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva, faz com que as empresas que praticam manejo florestal tenham maior facilidade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norte-americano;

    f) Conservação florestal: a cobertura florestal é garantida através do manejo, mantendo a diversidade vegetal original e reduzindo impactos ambientais sobre a fauna quando comparado a exploração tradicional;

    g) Serviços ambientais: florestas manejadas contribuem para o equilíbrio do clima regional e global, principalmente pela manutenção do ciclo hidrológico e pela retenção de carbono.

    R: Errada

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Art. 675, do NCPC. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.


ID
820867
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma vantagem do sistema Silvipastoril.

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: D

    Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma vantagem do sistema Silvipastoril.

    D) Aumenta a necessidade de aplicação de fertilizantes minerais. [isso não é vantagem]


ID
1353226
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nos programas de restauração de Reservas Legais e de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e na formação de corredores de biodiversidade, agricultores familiares podem utilizar alternativas agroflorestais. No caso mais específico de restauração de APPs, uma forma é ocupar durante dois anos por cultivos agrícolas de ciclo curto, caracterizando, dessa forma, um tipo de SAF (sistema agroflorestal) genericamente denominado:

Alternativas
Comentários
  • Sistemas agroflorestais seqüenciais - sistema Taungya (cultivos anuais consorciados apenas temporariamente com árvores, durante os primeiros anos de implantação). Texto extraído de ENGEL, V. L. Introdução aos Sistemas Agroflorestais. Botucatu: FEPAF, 1999. 70 p


ID
1353229
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As práticas agroflorestais são intervenções que podem ser executadas nas propriedades para melhorar a produtividade em sistemas agropecuários de produção. Em regiões comestação seca rigorosa, os riscos de incêndios são maiores e o fogo pode atingir as áreas cultivadas. O prejuízo é maior, quando se trata de culturas perenes (café, cacau, erva-mate, etc.). Existe um tipo de prática agroflorestal que serve para proteger as culturas ou pastagens contra os riscos de destruição pelo fogo. Devem-se plantar, exclusivamente, árvores ou arbustos sempre verdes (espécies perenifólias), utilizando espaçamentos iniciais densos, possibilitando um rápido fechamento da cobertura formada pelas copas das árvores. Infelizmente, no Brasil, é prática pouco utilizada. Para sua implantação, sugere-se que o agricultor obedeça à estrutura transversal recomendada para os quebra-ventos. Do lado que normalmente pode receber o impacto de queimadas, devem ser plantadas espécies sempre-verdes, cujas folhas ou folíolos sejam preferencialmente coriáceos e recobertos com uma cutícula cerosa. A esse tipo de prática agroflorestal dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Os aceiros arborizados (aceiros verdes) servem para proteger as culturas ou pastagens contra os riscos de destruição pelo fogo. Devem-se plantar exclusivamente árvores ou arbustos sempre verdes, utilizando espaçamentos iniciais densos, possibilitando um rápido fechamento da cobertura formada pelas copas das árvores. Infelizmente, no Brasil, formar aceiros arborizados é prática pouco utilizada. O uso de aceiros limpos (faixas de chão limpo) é praticado com maior frequência.


ID
1353232
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dentre os tipos de distribuição espacial das espécies que compõem os sistemas agroflorestais existe um em que a área ocupada pelo sistema agroflorestal fica subdividida em unidades de forma e extensão variáveis.Algumas unidades são menos sombreadas que outras. As unidades levemente sombreadas são reservadas para cultivos comerciais que requerem bastante luz (café, mamoeiro, pimenta do reino, cítricos, etc.) enquanto que, em outras “unidades” deste sistema, nitidamente mais sombreadas, haverá maior densidade de espécies perenes comerciais de ciclo mais longo (madeiras, frutíferas longevas, espécies perenes melíferas, etc.). Essa distribuição espacial conduz à formação de agroflorestas biodiversificadas, gerando uma grande variedade de produtos comerciais e maior segurança econômica para o agricultor. Esse tipo de distribuição espacial é denominado:

Alternativas
Comentários
  • O segredo da questão é a palavra 'unidades", pois dá para confundir com os outros termos.


ID
1353235
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os sistemas agroflorestais têm sido classificados de diferentes formas, segundo sua estrutura no espaço, seu desenho através do tempo, a importância relativa e a função dos diferentes componentes, assim como os objetivos da produção e suas características sociais e econômicas. Na classificação de uso mais difundida, procura-se considerar os aspectos funcionais e estruturais como base para agrupar estes sistemas em categorias. Existe um sistema agroflores tal que é caracterizado pela combinação de árvores, arbustos ou palmeiras com espécies agrícolas . Como por exemplo: o consórcio “café-ingá-louro-pardo” ou “pupunha-cupuaçu-castanheira”. Esse sistema agroflorestal recebe a classificação de:

Alternativas
Comentários
  • Quando o termo "pastoris" é inserido na nomeclatura (alternativas a, b e c) dos sistemas agroflorestais refere-se a inserção do componente animal (bovino, caprino, ovino e etc). O enunciado traz como exemplos  o consórcio “café-ingá-louro-pardo” ou “pupunha-cupuaçu-castanheira”.  Desta forma a alternativa correta é alternativa D.


ID
1353238
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As espécies cultivadas ou mantidas nos sistemas agroflorestais são as mais diversas possíveis e, de modo geral, podem ser classificadas em diversos grupos. Existe uma categoria de espécies que são funcionais (preferencialmente perenes ou semiperenes) na prestação de serviços, principalmente em termos de sustentabilidade ambiental do sistema produtivo, como solo, água, planta e animais. Essas espécies são denominadas:

Alternativas

ID
1353622
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entende-se por tratos culturais, o conjunto de práticas que permitem que uma lavoura expresse ao máximo sua potencialidade produtiva.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entre as práticas culturais empregadas na cultura do algodoeiro durante o seu ciclo produtivo destacam- se: a direção e a profundidade de semeadura, o desbaste, o espaçamento, a densidade, os arranjos e o uso de reguladores de crescimento e desfolhantes.

II. As plantas daninhas competem com as culturas como a soja e o feijão, por luz, água, nutrientes e espaço. Para evitar prejuízos econômicos, deve-se fazer o controle das plantas invasoras e das pragas e o manejo de doenças.

III. O milho deve ser mantido livre de ervas daninhas até a época da colheita. Para isso, o manejo integrado visa eliminar as plantas daninhas durante o período crítico de competição e dar condições de máxima eficiência para a colheita mecanizada.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A cultura do milho pode conviver com as plantas daninhas até aos quatorze dias após a emergência, sem perda de produtividade, e as plantas daninhas que emergem após os quarenta e dois dias da emergência do milho também não afetam os rendimentos.


ID
1361155
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Comparativamente às culturas agrícolas, a mata nativa e as plantações de eucalipto proporcionam vários efeitos singulares ou integrados sobre os atributos biológicos, físicos e químicos do solo, refletindo a forte interação floresta-solo, importantes para sua preservação ou recuperação. Nas condições tropicais, considere as florestas nativas e culturas anuais sob cultivo convencional , enumeradas na Coluna I e estabeleça a correlação com as distinções ecológicas, edáficas e culturais da Coluna II.

Coluna I

1. Espécies florestas
2. Culturas anuais leguminosas

Coluna II

( ) Baixa atividade de alumínio e manganês na camada superficial.
( ) Perda de solo por erosão menor do que 10 kg.ha-1 .ano-1 .
( ) Perda de solo por erosão de aproximadamente 10 toneladas.ha-1 .ano -1.
( ) Altas taxas de amonificação.
( ) Alta fixação de fósforo.

Alternativas
Comentários
  • Tendi foi nada, não são as leguminosas que fixam o N? As florestais não deveriam fixar o P? Por ter maior sistema radicular


ID
1361656
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No Brasil, a maior parte da matéria-prima para as atividades da indústria de celulose vem de reflorestamentos com espécies exóticas. Qual é o Estado que apresenta a maior área refloresta do Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Minas Gerais

  • ✔️ Gabarito: D

    O estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares.

    www.cerradoeditora.com.br


ID
1361659
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) poderá representar a base de uma nova economia rural que não demande novos desmatamentos e que gere divisas para o país.

Sobre este mecanismo é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Diferentemente do mercado de créditos de carbono, o REDD é o mais adequado mecanismo global para redução da emissão de gases do efeito estufa, pois considera a floresta em pé.

    Segue definição do site do MMA.

    REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal (+).

    Fonte: http://redd.mma.gov.br/pt/pub-apresentacoes/item/82-o-que-e-redd


ID
1568347
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O manejo inadequado do solo tende a alterar as características químicas, físicas e biológicas, além de acelerar o processo de degradação do solo e do meio ambiente. Em vista disso, algumas recomendações gerais de boas práticas de manejo são feitas pelos extensionistas, a fim de manter uma boa estrutura dos solos agrícolas. Sobre tais práticas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Evitar o uso de equipamentos agrícolas que possam alterar a estrutura do solo (principalmente em solos mais suscetíveis à compactação). Não sendo possível evitar, procurar utilizar pneus mais finos, reduzindo assim a compactação.


( ) Para o controle da erosão no manejo de áreas declivosas, deve-se atentar para que haja o mínimo de mobilização do solo e sejam evitadas as curvas de nível.


( ) Preservar e aumentar os níveis de matéria orgânica presentes no solo através do uso de cobertura verde e manejo de restos culturais.


( ) Reformular o sistema de produção, priorizando a rotação de culturas, com o uso da técnica do plantio direto na palha.


( ) Durante o preparo do solo, procura-se provocar o máximo de desagregação e revolvimento do solo, necessário para facilitar o plantio e/ou semeadura, pois assim torna-se possível eliminar o acúmulo de matéria orgânica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B -

    A primeira alternativa está errada porque o pneu mais fino aumentaria a compactação do solo.


ID
1631188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um agricultor necessita plantar uma determinada cultura com um espaçamento de 0.5 m entre fileiras e com 20 plantas por metro linear. A massa de 100 sementes é de 20 gramas, com o poder germinativo de 80%. A população final de plantas, por hectare, e a quantidade de quilos das sementes necessárias para o plantio de 10 hectares são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta seria 400.000 plantas/ha e 960 kg para 10 ha.

  • Pop/ha  = 10000/0,5 x 20 = 400000

    Quantidade de sementes = (1000 x 20 x 20) / 80 x 50 = 100/ha
    x 10 ha = 1000.

    gab) A

  • ▪ Consideramos 1 ha (10.000 m²) como tendo 100 metros de frente por 100 metros de fundo;

    ▪ 100 m de frente ÷ 0,5 m (espaçamento entre linhas de plantio) = 200 linhas de plantio;

    ▪ 200 linhas de plantio × 100 m de fundo (comprimento das linhas) = 20.000 metros lineares de plantio.

    1 m linear plantio -------------------- 20 plantas

    20.000 m lineares plantio -------- x plantas

    x = 400.000 plantas/ha.

    ▪ Considerando uma germinação de 100%, temos a seguinte relação: 1 planta = 1 semente.

    100 sementes --------------- 20 g

    400.000 sementes -------- x g

    x = 80.000 g.

    ▪ Como a germinação é de 80%, temos: 80 kg (80.000 g) ÷ 0,8 (80% de poder germinativo) = 100 kg sementes/ha;

    ▪ 100 kg x 10 ha = 1.000 kg sementes.

    Gabarito A.

  • demorei 2 mil anos mas agora consegui


ID
1640020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Atualmente, os reflorestamentos são realizados a partir de mudas clonadas em laboratórios de micropropagação. Acerca desse tema, julgue o item abaixo.

A micropropagação ocorre por meio do cultivo, em condições sépticas, de pequenos fragmentos da planta em condições controladas de laboratório.

Alternativas
Comentários
  • R: Errada. Condições Assépticas.

    ¬¬, bem vindo (a) ao CESPE, no qual um "a" faz toda a diferença.

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

     

  • Em condições sépticas.

    Significado de séptico: Que provoca infecção; em que há germes causadores de doenças.

  • eU CAI! =/


ID
1686421
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma característica muito importante na arborização de pastagens num modelo de sistema silvipastoril é a arquitetura das árvores.

Essas árvores devem ter características como,

Alternativas
Comentários
  • Pq "capacidade de fornecer forragens palatáveis"?


ID
1712083
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nos sistemas silvipastoris há a combinação de árvores e pastagens numa mesma área. As pastagens do gênero Brachiaria podem ser consorciadas. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A - B. brizantha cv. Xaraés apresenta florescimento tardio, o que encurta a qualidade da forrageira. (O florescimento tardio prolonga o período de pastejo.

    B -Brachiaria decumbens é uma forrageira de fácil erradicação, devido a um grande acúmulo de sementes no solo. (Brachiaria decumbens é de difícil erradicação)

    C- B. brizantha cv. Piatã possui suscetibilidade ao carvão (Ustilago operta), porém demonstra boa adaptação a solos ácidos e pobres. (Indicada para solos de média fertilidade)

    D - B. brizantha cv. Xaraés, também chamada de MG5 tem rebrotação rápida, em contrapartida, cv. Marandu tem rebrotação lenta. (Marandu boa capacidade de rebrote)

    E - Brachiaria brizantha cv. Marandu apresenta baixa adaptação a solos mal drenados. (correta)


ID
1712086
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As forrageiras do gênero Panicum podem ser cultivadas em sistema silvipastoris, desde que não haja sombreamento acentuado. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1712113
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Conforme capacidade de uso das terras, assinale o grupo que compreende terras impróprias para cultivo anual, sendo próprias para pastagens, reflorestamento e reserva:  

Alternativas
Comentários
  • Grupos de capacidade de Uso:

    A: Terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens, e/ou reflorestamento e vida silvestre (Classes I a IV).

    B: Terras impróprias para cultivos intensivos, mas ainda adaptadas para pastagens e/ou reflorestamento e/ou vida silvestre, porem cultiváveis em caso de culturas ou manejos especiais protetores do solo (Classes V a VII).

    C: Terras apropriadas somente para proteção da flora e fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água (Classe VIII).


ID
1891294
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em dezembro de 2014 o IBGE lançou o livro “O Censo entra em campo: o IBGE e a história dos recenseamentos agropecuários”. A publicação reúne artigos que fornecem uma visão abrangente da maneira como os censos agropecuários foram executados, tratando tanto de aspectos metodológicos quanto do contexto histórico e social. A nomenclatura clara dos termos técnicos utilizados é essencial para a interpretação indubitável dos resultados apresentados em cada recenseamento agropecuário publicado.

Na elaboração do item “Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização”, no último censo publicado, foram consideradas as seguintes categorias:

Alternativas
Comentários
  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas essa questão deveria ser anulada.

    Na próprio livro do enunciado, eles mencionam que o Censo Agropecuário 2006, que o último censo conforme pedido no enunciado, deixou de
    considerar a categoria terras produtivas não utilizadas e terras em descanso.

    Esses itens que eles colocaram nas respostas foi baseado do censo de 95/96.

    Portanto, questão errada.


ID
1891297
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No último censo agropecuário publicado, todas as categorias do item “Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização” foram definidas de forma clara para evitar diferentes interpretações.

Nesse sentido, a definição de lavouras ou culturas temporárias e permanentes, além da necessidade ou não de novo plantio após cada colheita, respectivamente, considera que:

Alternativas
Comentários
  • Texto retirado de site do ibge: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/conceitos.shtm 

    Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização, foram divididas nas seguintes categorias:

    Lavouras permanentes- Compreendeu a área plantada ou em preparo para o plantio de culturas de longa duração, que após a colheita não necessitassem de novo plantio, produzindo por vários anos sucessivos. Foram incluídas nesta categoria as áreas ocupadas por viveiros de mudas de culturas permanentes.

    Lavouras temporárias- Abrangeu as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de culturas de curta duração (via de regra, menor que um ano) e que necessitassem, geralmente de novo plantio após cada colheita, incluíram-se também nesta categoria as áreas das plantas forrageiras destinadas ao corte.

    Terras em descanso- Terras habitualmente utilizadas para o plantio de lavouras temporárias, que em 31 de dezembro de 1995 se encontravam em descanso, por prazo não superior a 4 anos em relação ao último ano de sua utilização.

    Pastagens naturais- Constituídas pelas áreas destinadas ao pastoreio do gado, sem terem sido formadas mediante plantio, ainda que tenham recebido algum trato.

    Pastagens plantadas- Abrangeu as áreas destinadas ao pastoreio e formadas mediante plantio.

    Matas naturais- Formadas pelas áreas de matas e florestas naturais utilizadas para extração de produtos ou conservadas como reservas florestais.

    Matas plantadas- Compreendeu as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de essências florestais (acácia-negra, eucalipto, pinheiro, etc.), incluindo as áreas ocupadas com viveiros de mudas de essências florestais.

    Terras produtivas não utilizadas- Constituídas pelas áreas que se prestavam à formação de culturas, pastos ou matas e não estivessem sendo usadas para tais finalidades. Foram incluídas as terras não utilizadas por período superior a 4 anos.

    i) Terras inaproveitáveis- Formadas por áreas imprestáveis para formação de culturas, pastos e matas, tais como: areais, pântanos, encostas íngremes, pedreiras, etc., e as formadas pelas áreas ocupadas com estradas, caminhos, construções, canais de irrigação, açudes, etc.


ID
1891300
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De um modo geral a humanidade dispôs, ao longo do tempo, de 4 estratégias para a melhoria da performance de plantas em cultura – mudanças ambientais, mudanças genéticas, poda e fitorregulação química.

Nesse contexto, pode-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • "mudanças genéticas e regulação química podem levar a resultados semelhantes, sendo que a primeira estratégia traz resultados mais lentos e permanentes, e a segunda é mais rápida, com resultados temporários;"


ID
1891327
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A ciência e a prática da Agronomia devem dosar e balancear a quantidade de produto obtido, o impacto no meio ambiente e o benefício social da atividade. É necessário garantir para as gerações futuras um ambiente propício à produção de alimentos. Esse é o corolário do conceito de desenvolvimento sustentável.

Sobre as principais culturas produzidas no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A mandioca é a mais brasileira e versátil de todas as culturas, não só pela sua origem e domesticação no país, sendo plantada em todo o território nacional e consumida por todas as classes sociais, como também pela sua fácil propagação vegetativa, elevada tolerância a períodos de estiagem, boa produção em solos de baixa fertilidade e com pouca adubação, além de apresentar alta resistência a pragas e doenças, dispensando o uso de agrotóxicos, apesar de todas as cultivares apresentarem toxicidade, causada por quatro tipos de glicosídeos cianogênicos, facilmente eliminados pelo aquecimento;


    letra B


ID
1891360
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Ao longo das últimas décadas o agronegócio brasileiro vem crescendo e se transformando de maneira expressiva. Entretanto, um grande desafio para a agricultura será contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas de monocultivo e de elevada pressão sobre o ambiente, tais como: a erosão e perda de fertilidade dos solos, assoreamento dos cursos d'água, poluição do solo e da água e emissões de gases de efeito estufa. A produção vegetal, animal e florestal implantada de forma integrada parece ser uma alternativa de mitigar esses problemas.

Dentre as diversas formas de integração, é correto afirmar que o sistema de produção:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Explicação: https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica

  • b - silvipastoril integra o componente pecuário e florestal, em rotação, ao longo de vários anos; (consórcio)

    c - silviagrícola integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas, exclusivamente perenes; (anuais ou perenes)

    d - agrossilvipastoril integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente "lavoura" restringe-se, exclusivamente, à fase inicial de implantação do componente florestal; (pode ou não, ser na fase inicial)

    e - agrossilvipastoril integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente "lavoura" restringe-se, exclusivamente, à fase final de implantação do componente florestal.


ID
1929631
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um grande desafio para a agricultura será contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas de mono cultivo e de elevada pressão sobre o ambiente, tais como, a erosão e a perda de fertilidade dos solos, o assoreamento dos cursos d'água, a poluição do solo e da água e as emissões de gases de efeito estufa. Diante desse cenário, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) torna-se uma alternativa viável de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas. A integração de árvores com pastagens e/ ou com lavouras pode se dar em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.

Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Formas corretas:

    Desta forma, podem-se classificar quatro modalidades de sistemas distintos:

    Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

    Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.

    Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola: Sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

    Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.  O componente "lavoura" restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

    Fonte: https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica

    Gabarito letra B


ID
2200801
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando-se as necessidades e fontes de financiamento de estratégias de transição para o desenvolvimento sustentável, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono − ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta, para o período de 2011 a 2020, estimativas de recursos que são da ordem de R$ 197 bilhões, mediante financiamentos com fontes orçamentárias ou por meio de linhas de crédito. Deste total, cerca de R$ 157 bilhões seriam recursos disponibilizados via crédito rural, para financiar as atividades necessárias ao alcance das metas físicas de cada programa.

Quanto aos prazos totais e a respectiva ordem de apresentação dos projetos, é correto:

Alternativas

ID
2200822
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Veiga e Ehlers (2009: 13), ao discorrerem sobre as relações de fluxo de energia e nutrientes nos sistemas agrícolas, afirmam que: “Outra forma de diversificar os sistemas produtivos é a agrosilvicultura ou ‘agroflorestação’. [...] Em quase todas as experiências observa-se o aumento de matéria orgânica nos solos, a redução da erosão laminar e em sulcos e o aumento da diversidade de espécies. Nos casos em que as matas ciliares são recuperadas, verifica-se, também, a diminuição da turbidez da água e o aumento da disponibilidade de recursos hídricos”. Agroflorestação é considerada pelos autores como um sistema de manejo

Alternativas
Comentários
  • A) "Exóticas"

    B) "Eliminar as espécies nativas"

    C) "Agropecuário"

    D) "Desagregar a produção agrícola"


ID
2200849
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De acordo com Serviço Florestal Brasileiro, o Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação

Alternativas
Comentários
  • Lei 12651/2012

    Art 3°

    VII - manejo sustentável: administração da vegetação natural para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras ou não, de múltiplos produtos e subprodutos da flora, bem como a utilização de outros bens e serviços;


ID
2215576
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Foi percebido por alguns produtores rurais que suas plantações, em áreas próximas a fragmentos de mata, possuem menor índice de pragas agroflorestais, contribuindo para custos mais baixos de produção. A categoria de serviço ecossistêmico que se relaciona ao combate natural de pragas agroflorestais é o Serviço de

Alternativas
Comentários
  • Os serviços ecossistêmicos são os bens e serviços que nós obtemos dos ecossistemas diretamente ou indiretamente. Existem 4 tipos:

    1- Serviços de provisão: os produtos obtidos dos ecossistemas. Exemplos: alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira.

    2- Serviços de regulação: benefícios obtidos a partir de processos naturais que regulam as condições ambientais. Exemplos: absorção de CO2 pela fotossíntese das florestas; controle do clima, polinização de plantas, controle de doenças e pragas.

    3- Serviços culturais: são os benefícios intangíveis obtidos, de natureza recreativa, educacional, religiosa ou estético-paisagística

    4- Serviços de suporte: contribuem para a produção de outros serviços ecossistêmicos: Ciclagem de nutrientes, formação do solo, dispersão de sementes.


ID
2232916
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Para avaliação da arborização, os parâmetros a serem levantados são: localização da árvore, características da árvore, características do local e informações de manejo.
II. Uma investigação cadastral e cartográfica deve ser realizada para cada área a ser arborizada, seguida do levantamento dos parâmetros de conservação da área em si, quanto aos aspectos urbanísticos, bióticos, físicos e fundiários e uso público.
III. A coleta dos dados do inventário sobre a arborização deve ser precisa e realizada através de formulários de registros de dados previamente codificados, com uso de planilhas em papel ou eletrônicas.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: D

    I- Para avaliação da arborização, os parâmetros a serem levantados podem ser organizados em quatro grupos:

    Localização da árvore.

    Características da árvore, tais como nome vulgar e nome científico, altura total e da primeira bifurcação, diâmetro do tronco e de copa, fenofases (presença e estágio de desenvolvimento das folhas, flores e frutos), condição físico-sanitária, condição do sistema radicular.

    Características do local, como área livre ou área disponível para crescimento, afastamento predial ou afastamento frontal, dimensões de calçadas e vias, entre outras.

    Informações de manejo: posição da árvore em relação à rede de energia elétrica, compatibilidade da arborização com a iluminação pública, controle sanitário e a necessidade de poda ou remoção da árvore, além de outras intervenções que se fizerem necessárias.

    II- Para áreas verdes, a avaliação da arborização deve ser feita uma investigação cadastral e cartográfica de cada área, seguida do levantamento dos parâmetros de conservação da área em si, quanto aos aspectos:

    Urbanísticos: pavimentação e delimitação de canteiros, iluminação, equipamentos e recursos paisagísticos.

    Bióticos: tipologia vegetal, arborização existente, fauna associada, manutenção paisagística etc.

    Físicos: características do solo, existência de recursos hídricos, de focos de erosão etc.

    Fundiários: limites, vizinhança, propriedade.

    Uso público: apropriação de uso pela população.

    Alternativas I e II retiradas de: http://www.centralflorestal.com.br/2017/06/elaboracao-e-execucao-de-projetos-de.html

    III- A coleta dos dados do inventário deve ser a mais precisa possível, através de formulários de registros de dados previamente codificados, com uso de planilhas em papel ou eletrônicas

    Alternativa III retirada de (ctrl+c ctrl+v): https://www.cemig.com.br/sites/imprensa/pt-br/Documents/Manual_Arborizacao_Cemig_Biodiversitas.pdf


ID
2269441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de silvicultura, julgue o item subsequente.

De acordo com o Código Florestal, as áreas de preservação permanente localizadas às margens de rios e córregos ou cursos d’água naturais e artificiais devem ser estimadas a partir do nível mais alto, o que possibilita uma maior proteção das matas ciliares.

Alternativas
Comentários
  • errado

    desde a borda da calha do leito regular. lei 12.651 Art. 4o 

  • R: E

    L 12651/2012

    "Art. 4o  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: "

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!

  • largura do rio (metros) ------------------APP (metros)

    10-------------------------------------------------------30

    10-50---------------------------------------------------50

    50-200------------------------------------------------100

    200-600-----------------------------------------------200

    >600---------------------------------------------------500


ID
2269444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de silvicultura, julgue o item subsequente.

O modelo de concessão florestal foi criado com o objetivo de permitir o uso racional das florestas públicas brasileiras e manter consonância com o rígido controle e monitoramento do manejo florestal por parte do governo e da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • gabarito certo.

    definição encontrada somente na lei 11.284

    VII - concessão florestal: delegação onerosa, feita pelo poder concedente, do direito de praticar manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços numa unidade de manejo, mediante licitação, à pessoa jurídica, em consórcio ou não, que atenda às exigências do respectivo edital de licitação e demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

  • Valeu Felipe.


ID
2269447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de silvicultura, julgue o item subsequente.

Além de oferecer matéria-prima, ou os chamados produtos florestais, uma floresta também proporciona benefícios ambientais, como a manutenção do ar limpo, a regulação dos efeitos do aquecimento global e a proteção de rios, igarapés e solos

Alternativas
Comentários
  • R: C

    Autoexplicativa.

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!


ID
2269450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de silvicultura, julgue o item subsequente.

Um dos grupos ecológicos mais utilizados no reflorestamento das matas ciliares é o grupo das espécies pioneiras, pois estas apresentam crescimento moderado e tolerância à sombra, e suas sementes possuem tamanho moderado em relação aos frutos

Alternativas
Comentários
  • errado

    crescimento das pioneiras é acelerado e NÃO toleram a sombra. 

  • R: E

    Conceito errado de espécies pioneiras;

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!

  • As diferentes classificações compreendem três grupos:

    pioneiras, têm rápido crescimento, germinam e se desenvolvem a pleno sol, produzem precocemente muitas sementes pequenas, normalmente com dormência, as quais são predominantemente dispersadas por animais;

    climácicas, têm crescimento lento, germinam e se desenvolvem à sombra e produzem sementes grandes, normalmente sem dormência;

    secundárias, também denominadas de especialistas de pequenas clareiras, oportunistas, nômades ou intermediárias. Essas espécies apresentam, como principal característica, a capacidade de suas sementes germinarem à sombra, mas requerendo a presença da luz para seu desenvolvimento;

    Na revegetação deve-se envolver os diferentes grupos ecológicos sucessionais, arranjados de forma tal que suas exigências sejam atendidas pelos modelos. As espécies do estágio inicial de sucessão - as pioneiras ou sombreadoras - são importantes para que as espécies dos estágios finais (não pioneiras ou sombreadas) tenham condições adequadas para seu desenvolvimento.

    referencia:

    Macedo, A. C. REVEGETAÇÃO: matas ciliares e de proteção ambiental / A. C. Macedo; revisado e ampliado por Paulo Y. Kageyama, Luiz G. S. da Costa. - São Paulo: Fundação Florestal, 1993


ID
2269453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de silvicultura, julgue o item subsequente.

O manejo agrossilvipastoril combina simultaneamente, em uma mesma região, o plantio de culturas anuais com plantas nativas — excetuando-se as exóticas — e a pecuária, que deve ocorrer em modo semi-intensivo, com acesso dos rebanhos restrito à maior parte da produção do sistema.

Alternativas
Comentários
  • errado

    é possivel o plantio de plantas exóticas, dentre elas o eucalipto.Uma das mais utlizadas no sistema agrossilvipastoril. 

  • R: E

    O que matou a questão foi excetuar o plantio de plantas exóticas.

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!


ID
2269456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de silvicultura, julgue o item subsequente.

Conforme o Código Florestal, a vegetação nas áreas de preservação permanente pode ser computada para obtenção do percentual de reserva legal.

Alternativas
Comentários
  • certa

    lei 12.651 art 15

  • R: C

    L 12.651

    "Art. 15.  Será admitido o cômputo das Áreas de Preservação Permanente no cálculo do percentual da Reserva Legal do imóvel, desde que:"

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!

     

  • Correto, pode ser utilizado a área  de preservação permanente para cômputo de reserva legal, porém não se pode computar área de reserva legal na App. 

  • Gabarito: certo

    Lei 12.651 - Codigo Florestal

    Art. 15. Será admitido o cômputo das Áreas de Preservação Permanente no cálculo do percentual da Reserva
    Legal do imóvel,
    desde que: 
    I - o benefício previsto neste artigo não implique a conversão de novas áreas para o uso alternativo do solo;
    II - a área a ser computada esteja conservada ou em processo de recuperação, conforme comprovação do
    proprietário ao órgão estadual integrante do Sisnama; e
    III - o proprietário ou possuidor tenha requerido inclusão do imóvel no Cadastro Ambiental Rural - CAR, nos
    termos desta Lei.

  • APP é mais que RL, logo APP pode ser contada como RL, mas RL jamais será APP


ID
2379178
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os projetos de restauração vegetal de áreas degradadas baseiam-se no desencadeamento ou na aceleração do processo de sucessão ecológica, que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

     

    Outra definição de restauração florestal: é a intervenção humana intencional em ecossistemas alterados para desencadear, facilitar ou acelerar o processo natural de sucessão ecológica.

     

    Como a restauração florestal está interligada com a sucessão ecológica, e a letra e mais define sucessão ecológica que restauração florestal em si, ela está correta.


ID
2379181
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

É característica do estágio sucessional médio das formações vegetais que ocorrem na região de Mata Atlântica a

Alternativas

ID
2419798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Atualmente, a associação da produção agrícola e da rentabilidade à diminuição dos impactos ambientais tem sido alvo de inúmeras pesquisas. O reflorestamento é um ramo de atividade que possibilita renda e, além disso, beneficia o meio ambiente. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.

As florestas permitem elevada infiltração e armazenamento temporário da água pluvial no solo e no subsolo.

Alternativas
Comentários
  • Os solos profundos associados com um sistema radicular extenso das árvores aumentam a capacidade de armazenar água, principalmente, em caso de tempestades prolongadas ou muito intensas capazes de saturar o solo. Ainda, solos sombreados conservam mais umidade, porque o dossel arbóreo diminui a exposição aos raios solares e ao vento, reduzindo a evaporação da água do solo. Dessa forma, a água armazenada é liberada para a atmosfera, controlada e gradualmente, por meio da evapotranspiração das plantas, reduzindo a perda de água do sistema. Na atmosfera o vapor d’água irá formar nuvens que darão lugar a novas chuvas.

    Os aquíferos são recarregados, naturalmente, por água pluvial que se infiltra no perfil do solo e nas gretas entre as rochas. No ciclo hidrológico normal, a água penetra em zonas de recarga atravessando muito lentamente o lençol freático para aflorar em zonas de descargas, formando nascentes ou fontes que devolvem água para a superfície. O ritmo de renovação da água subterrânea é muito lento, variando entre 1 e 100mm ao ano. Se extrair mais água do que o sistema pode recarregar, o nível freático baixará. Se essa situação persistir, com o passar do tempo o aquífero será esvaziado e seu uso não poderá se manter. A gestão racional desse recurso implica que não seja extraído uma taxa superior do que pode ser recarregado.

    Desse modo, é correto afirmar que a cobertura florestal desempenha eficazmente a função de interceptação, armazenamento e redução do escoamento superficial. Tal efeito varia de acordo com as espécies florestais, estações do ano, tipos de solo, inclinação do terreno, extensão, quantidade de precipitação, entre outros fatores.

    Fonte: UFV.


ID
2419801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Atualmente, a associação da produção agrícola e da rentabilidade à diminuição dos impactos ambientais tem sido alvo de inúmeras pesquisas. O reflorestamento é um ramo de atividade que possibilita renda e, além disso, beneficia o meio ambiente. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.

É recomendável realizar o reflorestamento em solos que sofreram danos físicos e(ou) químicos, como, por exemplo, em solos erodidos e(ou) exauridos.

Alternativas
Comentários
  • Marquei a questão pensando no objetivo que é justamente o descrito. No entanto, o comando da questão fala do reflorestamento para fins comerciais... 


ID
2419804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Atualmente, os reflorestamentos são realizados a partir de mudas clonadas em laboratórios de micropropagação. Acerca desse tema, julgue o item abaixo.

A micropropagação ocorre por meio do cultivo, em condições sépticas, de pequenos fragmentos da planta em condições controladas de laboratório.

Alternativas
Comentários
  • A micropropagação ocorre por meio do cultivo, em condições sépticas, de pequenos fragmentos da planta em condições controladas de laboratório.

  • .... em condições assépticas...


ID
2419834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

      A mata atlântica da região sul da Bahia é uma floresta tropical úmida muito rica em espécies e com alto grau de endemismo. Um fator que vem contribuindo para a conservação de parte da biodiversidade dessa floresta é o cultivo tradicional do cacau sob a mata raleada. Nesse sistema de plantio, conhecido como cabruca, conserva-se apenas uma parte selecionada das árvores da mata nativa, substituindo-se o sub-bosque por cacaueiros.


R. H. R. Sambuichi. Fitossociologia e diversidade de espécies arbóreas em cabruca (mata atlântica raleada sobre plantação de cacau) na região sul da Bahia, Brasil. 2002 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item que se segue.

A conversão de áreas de produção intensiva de cacau sob o sistema denominado derruba total para um sistema sombreado, como a cabruca, requer a recomposição da vegetação nativa, com o plantio inicial de espécies pioneiras, devidamente espaçadas para a produção de sombreamento a ser seguido por espécies de estágios intermediários de sucessão.

Alternativas
Comentários
  • Cacau-Cabruca é um sistema ecológico de cultivo agroflorestal. Baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada no sub-bosque de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações mesológicas com os sistemas remanescentes,


ID
2454088
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A silvicultura é amplamente explorada no Sul do Brasil. Em relação a essa atividade agrícola, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2647579
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Embrapa Florestas fez a detecção e o registro de entrada da vespa-da-madeira (Sirex noctilio) no país em 1988, a qual se tornou a principal praga para as florestas de Pinus sp., tanto no Brasil como em outros países da América do Sul. Diante dessa conjuntura, a Portaria n° 125, de 3 de agosto de 1998, é concernente

Alternativas
Comentários
  • MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA

    PORTARIA Nº 125, DE 03 DE AGOSTO DE 1998.

    O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o Artigo 83, item IV do Regimento Interno da Secretaria, aprovado pela Portaria Ministerial n.º 319, de 06 de maio de 1966, considerando as disposições contidas no Regulamento de Defesa Sanitária Vegetal aprovado pelo Decreto n.º 24.114, de 12 de abril de 1934, tendo em vista o que consta do Processo n.º 21000.003122/98 32 e considerando a disseminação da vespa da madeira Sirex noctilio, em Pinus sp. , nos estabelecimentos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, resolve:

    Art. 1º O trânsito de madeira bruta, serrada e beneficiada de Pinus sp entre os Estados acima citados e desses para as demais unidades da Federação deverá, obrigatoriamente, estar acompanhado de Permissão de Trânsito com declaração adicional fornecida por técnico devidamente credenciado- , conforme Portaria n.º 60, de 14 de abril de 1989, ou de Certificado Fitossanitário de Origem, constando que o material está livre de Sirex noctilio, tanto na fase adulta como na imatura. Parágrafo único Excetuam-se da exigência da Permissão de Trânsito e da declaração adicional ou do Certificado Fitossanitário de Origem o trânsito de compensados ou cavacos de 2,5 cm de espessura ou menores, móveis e pequenos objetos de madeira.

    Art. 2 º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as Portarias nº 40, de 06 de março de 1989, e nº 76, de 30 de junho de 1995.

    ENIO ANTONIO MARQUES PEREIRA D.O.U., 06/08/1998


ID
2647582
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando a Portaria n° 125, de 3 de agosto de 1998, foi desenvolvido pela Embrapa Florestas, em 1989, o Programa de Manejo Integrado de Sirex noctilio, constituindo-se no primeiro programa de MIP, empregando diferentes técnicas de monitoramento e controle de uma praga florestal no Brasil (EMBRAPA, 2009). Devido ao seu alto poder de dispersão natural (de 30 a 50 km por ano), entre as medidas de controle temos restrições no transporte de madeira das áreas atacadas para áreas onde ainda não tenha sido detectada a sua presença. Desse modo, algumas das estratégias específicas para contenção dessa praga, no programa citado, são:

Alternativas
Comentários
  • Vespa da madeira Sirex noctilo - controle biológico = nematoide Deladenus siricidicola

    Se está cansando de ler veja esse vídeo sobre o combate da Vespa-da-Madeira. 

    https://www.youtube.com/watch?v=UoN4JdrbgeM

    Sucesso é nois paix!


ID
2781019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.

Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Os quebra-ventos mais eficientes são os que utilizam diferentes espécies de plantas ao mesmo tempo, com as de menor porte posicionadas na frente e com aumento gradual de porte até as mais altas.

Alternativas
Comentários
  • O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.

    Vantagens da implantação de quebra-ventos nas propriedades:

    • Manutenção da umidade do solo. • Amadurecimento precoce (mais cedo) das plantas. • Redução do ataque de doenças e insetos prejudiciais nas plantações. • Abrigo para pássaros e insetos benéficos (como inimigos naturais e abelhas). • Proteção para os animais jovens, que são mais sensíveis às doenças respiratórias. • Redução das quedas de temperatura em casas de fazenda, estábulos, galinheiros, pocilgas (chiqueiros) e lavouras. • Aumento do rendimento de produção das plantas e animais.

    Algumas constatações práticas da proteção dos quebra-ventos: 

    Maior quantidade de açúcar em morango e beterraba

    Diminuição da abrasão em melões pela terra levada pelo vento

    Melhora a polinização pelos insetos como abelhas.

    Dica agroecológica! As plantas de feijão protegidas por quebra ventos não são queimadas pelofrio, em quedas bruscas de temperatura


ID
2787523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à capacidade de uso, manejo e conservação do solo, julgue o item que se segue.


Os grupos do sistema de capacidade de uso do solo incluem as terras não adequadas para cultivos anuais, perenes, pastagens e de reflorestamento, as quais, contudo, são apropriadas para proteção da flora e da fauna silvestre, para recreação ou mesmo para armazenamento de água.

Alternativas
Comentários
  • Na hierarquia da classificação existem quatro níveis categóricos divididos em três grupos (A, B, C), oito classes (I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII), quatro subclasses: “e” de erosão quanto aos riscos, “s” de solos quanto as limitações, “a” de água quanto aos excessos, “c” de clima com relação as limitações, e diversas unidades de uso.

     

    Grupo C: engloba terras impróprias para exploração econômica, servindo para recreação:

    Classe VIII: Terras impróprias para lavouras, pastagens e reflorestamento, recomendadas para a proteção da flora, da fauna ou para ecoturismo.

     

    FONTE: http://www.pedologiafacil.com.br/enquetes/enq47.php (adaptado)

     

    Gabarito: certo

  • Grupo C, Classe VIII

    Terras impróprias para culturas, pastagens e reflorestamento. Podem ser destinadas à preservação da fauna e da flora silvestres, recreação, turismo e armazenamento de água.

  • Grupo A: terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e/ou reflorestamento e vida silvestre;

    Grupo B: terras impróprias para cultivos intensivos, mas ainda adaptadas para pastagens e/ou reflorestamento e/ou vida silvestre;

    Grupo C: terras não adequadas para cultivos anuais, perenes, pastagens ou reflorestamento, porém apropriadas para proteção da flora e fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água.

    As classes de capacidade de uso são oito, convencionalmente designadas por algarismos romanos, em que a intensidade de uso é decrescente no sentido I-VIII,

    Classe I: terras cultiváveis, aparentemente sem problemas especiais de conservação;

    Classe II: terras cultiváveis com problemas simples de conservação e/ou de manutenção de melhoramentos;

    Classe III: terras cultiváveis com problemas complexos de conservação e/ou de manutenção de melhoramentos;

    Classe IV: terras cultiváveis apenas ocasionalmente ou em extensão limitada, com sérios problemas de conservação;

    Classe V: terras adaptadas – em geral para pastagens, e, em alguns casos, para reflorestamento, sem necessidade de práticas especiais de conservação – cultiváveis apenas em casos muito especiais;

    Classe VI: terras adaptadas – em geral para pastagens e/ou reflorestamento, com problemas simples de conservação – cultiváveis apenas em casos especiais de algumas culturas permanentes protetoras do solo;

    Classe VII: terras adaptadas – em geral somente para pastagens ou reflorestamento – com problemas complexos de conservação;

    Classe VIII: terras impróprias para cultura, pastagem ou reflorestamento, que podem servir apenas como abrigo e proteção da fauna e flora silvestre, como ambiente para recreação ou para fins de armazenamento de água.

    de I a IV terras cultiváveis

    de V a VII terras adaptadas

    VIII terras impróprias.


ID
2803282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

      A ameaça de extinção de plantas madeireiras tem motivado a busca por alternativas para que o setor madeireiro no Brasil não entre em decadência. Nesse contexto, o mogno africano (Khaya ivorenses, Khaya senegalensis e Khaya anthoteca) tem ganhado espaço nos programas de manejos florestais e diminuído a pressão do risco de extinção do mogno brasileiro (Swietenia macrophylla). As árvores de mogno africano são de grande porte, raramente arbustivas, com folhas pinadas, folíolos inteiros, glabros a pilosos.

Com relação ao assunto do texto anterior, julgue o item seguinte.


As árvores de mogno africano mencionadas no texto são pertencentes à mesma espécie, enquanto o mogno brasileiro é de espécie distinta da daquelas, conforme se infere do epíteto específico.

Alternativas
Comentários
  • O nome científico das plantas é formado basicamente por duas palavras.

    1º= palavra é um substantivo e designa o gênero da planta;

    2º=  adjetivo e é chamada de epíteto específico.

    O epíteto específico pode fazer referência a uma característica (morfológica, geográfica, química etc.) notável da planta ou ser uma homenagem a alguém. Por exemplo, Allagoptera arenaria é o nome científico de uma palmeira que cresce em terrenos arenos, daí o nome arenaria. Já os epítetos de Ipomoea coccinea e Ipomoea purpurea fazem alusão à cor vermelha e púrpura de suas flores, respectivamente. Por fim, o epíteto específico de Monstera adansonii é uma homenagem a Michel Adanson (1727-1806).

     

  • Obg Alane

  • As árvores de mogno africano mencionadas no texto são pertencentes ao mesmo gênero.


ID
2803417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito das técnicas de produção utilizadas na silvicultura.


Para propiciar melhores condições de desenvolvimento para as árvores, recomenda-se realizar o desbaste antes que ocorra o fechamento do dossel do povoamento.

Alternativas
Comentários
  • Desbaste é a redução do número de árvores que crescem num determinado povoamento, de modo a condicionar a competição e, dar às árvores restantes mais espaço, luz e nutrientes para o seu bom desenvolvimento. Esta operação é efetuada após o fechamento do dossel do povoamento (GTZ, 1986).

  • VALEU SILAS


ID
2803420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito das técnicas de produção utilizadas na silvicultura.


A movimentação das mudas no viveiro e o corte gradual da irrigação no período que antecede o plantio devem ser evitados, pois comprometem o grau de resistência das mudas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A movimentação das mudas no viveiro e o corte gradual da irrigação no período que antecede o plantio são os procedimentos mais usados para se conseguir a rustificação das mudas, devido ao seu baixo custos e praticidade. 

  • valeu Thalita

  • As condições de luminosidade, umidade e irrigação das mudas no viveiro são muito diferentes daquelas encontradas no campo. Sendo assim, é necessário que as mudas passem por uma preparação para as condições adversas do local definitivo, esse processo se chama “Rustificação” ou “Aclimatação”.


ID
2831461
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em pastagens consorciadas (gramínea x leguminosa) no Brasil, não se tem conseguido as mesmas taxas de lotação e índices de produtividade das pastagens de gramíneas adubadas com altas doses de fertilizantes nitrogenados. No bioma cerrado, a habilidade de suporte alcançado é de aproximadamente de 1,6 UA/ha enquanto nos biomas Amazônia e Mata Atlântica as capacidades de suporte chegam a 2,6 e 2,7 UA/ha. Em pastos exclusivos de gramíneas, a capacidade de suporte sobe para até 4 UA/ha.


Avalie o que se afirma sobre as causas dessa menor produtividade.


I. O clima em território nacional é limitante para as leguminosas consorciadas.

II. A palatabilidade das leguminosas é inferior ao das gramíneas, inibindo o pastejo animal.

III. As leguminosas consorciadas não conseguem fixar a quantidade de N necessário para alcançarmos uma produtividade mais elevada.

IV. As leguminosas apresentam baixo acúmulo de matéria seca se comparadas com as gramíneas de alta produtividade.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Porém a presença de leguminosas na alimentação animal, promove o aumento do nível de proteína e enriquecimento da alimentação animal


ID
2875273
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na operação de beneficiamento mecânico de espécies florestais, vários equipamentos são utilizados, sendo que cada um deles tem sua função específica na separação das sementes. A mesa densimétrica e o separador espiral separam ou classificam as sementes, respectivamente, com base nas seguintes características:

Alternativas

ID
2875276
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na coleta de sementes de espécies florestais, podem ser adotadas diversas técnicas, sendo que a escolha da mais adequada se dá em função de fatores como: tamanho, tipo de fuste e copa das árvores, condições de escalada, experiência do profissional, dentre outros. A técnica de coleta denominada “a derrissa” consiste na:

Alternativas

ID
2905609
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Recente mapa de vegetação do Maranhão elaborado pelo IBGE − Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que as principais formações vegetais são: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual, Savana e Savana-Estépica e as Áreas de Formações Pioneiras. Entre duas ou mais regiões fitoecológicas ou tipos de vegetação, existem sempre, ou pelo menos na maioria das vezes, comunidades indiferenciadas, onde as floras se interpenetram, constituindo as transições florísticas ou contatos edáficos. Esses locais são mapeados como áreas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual Técnico da Vegetação Brasileira (IBGE, 2012), as áreas classificadas como de tensão ecológica são aquelas em que ocorre a transição entre dois ou mais tipos de vegetação.

  • Valeu Érico.


ID
2931424
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre a segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Cabe ao trabalhador realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde de si próprio e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde. (ERRADO)

    Cabe ao empregador rural ou equiparado realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde;

    B)Cabe ao empregador rural ou equiparado coordenar e supervisionar as atividades preventivas desenvolvidas pelos órgãos regionais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e realizar, com a participação dos trabalhadores e empregadores, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – CANPATR implementando o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. (ERRADO)

    Compete ainda à SIT, através do DSST, coordenar, orientar e supervisionar as atividades preventivas desenvolvidas pelos órgãos regionais do MTE e realizar com a participação dos trabalhadores e empregadores, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural - CANPATR e implementar o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT.

    C)Cabe ao trabalhador promover melhorias nos ambientes e nas condições de trabalho, de forma a preservar o nível de segurança e saúde. (ERRADO)

    Cabe ao empregador rural ou equiparado promover melhorias nos ambientes e nas condições de trabalho, de forma a preservar o nível de segurança e saúde dos trabalhadores;  

    D)CORRETA

    E)Cabe ao governo realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde. (ERRADO)

    Cabe ao empregador rural ou equiparado realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde;

  • Obrigado pelo comentário Thalita stevens.


ID
2935891
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O monocultivo de extensas áreas de pínus e eucaliptos no Sul do Brasil tem levado ao aparecimento de pragas (por exemplo, a vespa-da-madeira (Sirex noctilio) no pínus). Uma forma de controle da multiplicação de pragas é o plantio de outras espécies florestais exóticas e nativas, para aumento da biodiversidade local. Qual das espécies florestais que podem ser plantadas comercialmente na região Sul do Brasil é espécie nativa da região?

Alternativas
Comentários
  • Grevílea (Grevilea robusta) - Austrália

    Louro-pardo (Cordia trichotoma): árvore da família Boraginaceae, nativa do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.


ID
2935894
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As florestas são componentes importantes da bacia hidrográfica, pois são responsáveis pela captação e purificação da água. As florestas podem ser exploradas comercialmente sem a penalidade da lei sob diversas circunstâncias, EXCETO quando no caso de:

Alternativas
Comentários
  • a area de APP e intocável, devido ser responsável pelo manutenção da biodiversidade. onde a mesma pode fica em area de topo ou em area com braços ou rios, onde de acordo com o tamanho deve ser respeita do limite da APP.

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Colega, cuidado ao fazer tal afirmação sobre as áreas de preservação permanente-APP. Devemos lembrar que pode haver supressão ou intervenção para atividades consideradas de utilidade pública, interesse social ou ainda eventuais ou de baixo impacto ambiental. Dizer que é intocável é generalizar! Abraços!


ID
2935897
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os sistemas de produção agroflorestais diferenciam-se entre si pela composição e pelas modalidades ou arranjos espaciais levados ao campo. Sobre a classificação dos arranjos agroflorestais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • cultivo em aleias é um modelo de sistema agroflorestal que consiste no estabelecimento de espécies arbóreas ou arbustivas em fileiras espaçadas o suficiente entre si, permitindo o cultivo de outras culturas agrícolas entre as fileiras das árvores

    Cabruca” é um sistema agroflorestal tradicional da região, o qual maneja culturas à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica. A missão da cooperativa é a preservação desta mata através do incentivo no aumento da área de produção do cacau Cabruca

    Classificado como uma prática agroflorestal, o Sistema Taungya consiste no consórcio entre árvores e culturas agrícolas por um curto período de tempo, no qual as culturas agrícolas permanecem no sistema até que o sombreamento das copas das árvores permita a sua produção.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2935936
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O eucalipto é uma alternativa florestal com grande potencial técnico e econômico nos sistemas de produção agropecuária das propriedades de agricultura familiar do Sul do Brasil. Sobre a fisiologia de cultivo do eucalipto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2935984
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para medir o desempenho ecológico de sistemas agroflorestais, o pesquisador deve usar descritores e princípios de sustentabilidade ecológica. Quanto aos princípios usados para avaliação do desempenho ecológico, o sistema agroflorestal deve:

Alternativas
Comentários
  • ERROS>

    A) "Pelo menos"

    C) O sistema minimiza a perda de solos

    D) "Suprimir"

    E) "Promover a Insalubridade"


ID
3162589
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O hipsômetro e a suta são instrumentos de medição, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Suta florestal = É um instrumento, sobretudo dos mais comuns e usuais para a medição do diâmetro. Consistem de uma barra graduada e de dois braços paralelos dispostos perpendiculares à barra. Um braço é fixo, e o outro desloca-se de um lado para o outro.

    Hipsômetro = Um dos principais equipamentos para medições de árvores em florestas. São instrumentos que servem para medir alturas de árvores para posterior determinação do volume. Funciona com base no princípio trigonométrico, ou seja, transforma automaticamente ângulos (graus) em distâncias (metros).

    https://www.matanativa.com.br/blog/os-instrumentos-mais-utilizados-em-medicoes-e-coletas-de-dados-florestais/


ID
3259348
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quando um ecossistema é manipulado e/ou alterado pela ação humana, com o objetivo de se estabelecer uma produção agrícola, é denominado agroecossistema. Os sistemas agroflorestais (SAF’s) são reconhecidamente modelos de exploração de solos que mais se aproximam ecologicamente das florestas naturais e são considerados como importante alternativa de uso sustentável do ecossistema tropical úmido. Um ecossistema natural e um agroecossistema possuem algumas características que os diferem, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Mecanismos incentivadores de população: devido à simplificação do ambiente e aumento das interações tróficas em agroecossistemas, usualmente populações de plantas cultivadas ou de animais são auto-reprodutoras ou auto-reguladoras. (Errado).  Os mecanismos de auto-regulação são substituídos por controles artificiais de população e deixam de ser levados em conta, perdendo sua capacidade de resposta aos estímulos

    Ciclagem de Nutrientes: é miníma, o sistema perde quantidades consideráveis com a colheita ou com o resultado da lixiviação ou erosão, devido a uma grande redução dos níveis de biomassa permanente mantidos dentro do sistema. (Correto).

    Fluxo de energia: os agroecossistemas tornam-se sistemas abertos, onde parte da energia é dirigida para fora do sistema no período de colheita, em vez de ser armazenada na biomassa, que poderia, acumular dentro do sistema. (Correto).

    Estabilidade: os agroecossistemas quando comparados com um ecossistema natural, têm muito menos resiliência, devido à sua reduzida diversidade funcional e estrutural. (Correto).


ID
3262885
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação às atribuições dos Institutos de Assistência Técnica e Extensão Rural para fomentação dos sistemas agroflorestais nas propriedades rurais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    É possível resolver a questão mesmo sem conhecer as atribuições dos institutos. Basta sacar o comando da questão, que traz o termo "fomentar" e comparar com os termos utilizados nas alternativas.


ID
3480820
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da Andiroba (Carapa guianensis), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABA. D

    O nome deriva de ãdi'roba, termo  que significa "óleo amargo", numa referência ao óleo extraído das sementes da planta. É reconhecida oficialmente pelo  como possuidora de propriedades .

    Popularmente, o óleo é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Como repelente, há quem passe o óleo sobre a pele e quem queime o bagaço. A vela que está no mercado é feita com o bagaço. Deve ser acesa de manhã e à tarde, na hora em que os mosquitos começam a atacar. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. O óleo é tido como remédio para calvície. Também funciona bem como solvente natural. Usa-se também como reconstituinte celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais.tem ação purgativa na eliminação de vermes.

    Entretanto, tal qual as outras meliaceas brasileiras, o seu fuste é constantemente atacado pela larva da lagarta (e não por cupins) Hypsipilla grandella, a exemplo do que ocorre nos plantios de Cedros e Mognos, o que atrapalha o plantio comercial da espécie.


ID
3643150
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito do manejo integrado de doenças em viveiros de espécies florestais.


I. A rotação de culturas não é eficiente para patógenos de solo como Pythium, Fusarium e Rhizoctonia

II. Semeaduras em épocas de calor e muita umidade favorecem a disseminação de Pythium e Phytophthora

III. O uso de micorrizas e de espécies de Tricoderma tem apresentado, experimentalmente, bons resultados no controle de patógenos de solo. 

Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro da II esta em falar disseminação, uma vez que essas condiçoes propiciam o aparecimento dos patogenos

  • Phythium e Phytophthora se desenvolvem em climas úmidos e amenos,

    Rhizoctonia e Fusarium em clima quente e úmido


ID
3702250
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das grandes diferenças da utilização dos sistemas agroflorestais (SAFs) em relação aos outros sistemas de cultivo é a utilização de árvores nos SAFs. Sobre o papel do componente arbóreo nos SAFs, analise as afirmativas a seguir:

I. O componente arbóreo ajuda na mudança do balanço de radiação.
II. Ocorre uma regularização do ciclo hidrológico.
III. A utilização de árvores nos SAFs aumenta o interesse das comunidades para a implantação do sistema nas propriedades.
IV. As árvores causam uma melhoria das propriedades físicas do solo.

Assinale:

Alternativas

ID
4875379
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor representa o volume de uma tronco de árvore, tendo como base a fórmula a seguir:

V = {[3,1416 X (DAP² /4)] X H} X 0,5 X 0,8

Adote:
0,5 para o fator de forma
0,8 para o fator de empilhamento
DAP = 0,40 metros
H = 2,0 metros

Alternativas
Comentários
  • Questão para fazer o candidato perder tempo

    Letra E


ID
4875382
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sabendo-se que existem, aproximadamente, 833,33 indivíduos arbóreos plantados em um hectare, a área vital que cada indivíduo utiliza é

Alternativas

ID
5130478
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Denomina-se amplitude térmica a diferença entre a temperatura máxima e a mínima no decorrer das 24 horas de um dia (amplitude térmica diária) e entre a temperatura do mês mais frio e a do mês mais quente (amplitude térmica anual). Em relação a esse assunto assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5400133
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

É esperado que os sistemas integrados promovam a melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, redução da ocorrência de doenças, insetos-pragas e plantas daninhas, maior produtividade das plantas e animais e redução de riscos pela diversificação de atividades. Busca-se como resultado dessa combinação o aumento da renda do produtor. Marque a opção correta sobre as características dos sistemas de produção integrados.

I. A tecnificação da pecuária com atividade isolada, seja para produção de carne ou de leite, visando atingir maior produtividade e a competitividade, traz custos fixos mais baixos.
II. A prática de adubação em pastagens poderá ser intensificada no Brasil por meio de sistemas de rotação com lavoura, pois favorece o aumento da produtividade das pastagens em razão dos efeitos benéficos nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
III. Dentre os benefícios propiciados por esses sistemas de cultivo têm-se os tecnológicos, ecológicos e ambientais, e econômicos e sociais, destacando-se ainda os benefícios para as lavouras, para a pecuária (carne e leite) e para o componente florestal.
IV. A obtenção de retornos econômicos mais favoráveis nos sistemas integrados não dependem da elevada produtividade das lavouras e da pecuária.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
5447311
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre o agronegócio no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Esse comentários são de cair os butiá dos bolsos.
  • letra A também poderia ser verdadeira, porém esses investimentos não são a única coisa que faz o Brasil estar no topo do agronegócio mundial.

ID
5447323
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O sucesso da atividade e produção agrícola está relacionado ao planejamento da colheita. Em relação a esta temática assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak