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Questões de O Conhecimento Humano e o Conhecimento Divino


ID
1583080
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


René Descartes defendeu que a ideia de Deus é inata, concluindo que Deus, necessariamente, existe.

Alternativas
Comentários
  • Para Rene Descartes, a existência de uma idéia de perfeição que existe em nossa mente, comprova a existência de um ser perfeito que a criou e a colocou em nossa razão, ou seja, um ser que pode ser chamado de Deus.


ID
1583179
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:

Tomás de Aquino defendeu que a ideia da existência de Deus não pode ser provada racionalmente, mas apenas ser crida como um elemento de Fé da Ciência Sagrada.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Em sua Suma Teológica, o filósofo apresenta cinco vias para demonstrar a existência de Deus, ancoradas na filosofia aristotélica.


ID
2191777
Banca
Marinha
Órgão
CapNav
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Cairns (2008), qual foi a primeira heresia filosófica enfrentada pela igreja?

Alternativas
Comentários
  • E

    Gnosticismo.


ID
2629081
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Pude entender o discurso do cacique Aniceto, na assembleia dos bispos, padres e missionários, em que exigia nada mais, nada menos que os índios fossem batizados. Contestava a pastoral da Igreja, de não interferir nos costumes tribais, evitando missas e batizados. Para Aniceto, o batismo aparecia como sinal do branco, que dava reconhecimento de cristão, isto é, de humano, ao índio.

MARTINS, J. S. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993 (adaptado).


O objetivo do posicionamento do cacique xavante em relação ao sistema religioso externo às tribos era

Alternativas
Comentários
  • Devido a colonização do Brasil ter sido católica os indígenas, mesmo hoje em dia sentem-se e são excluídos, assim, até mesmo as lideranças indígenas pedem para ser incluídos na religião católica. (catolicismo, indígenas, nativos, exclusão.)

  • nossa, errei essa questão. Ela não é dificil, mas precisa de atenção. O posicionamento do cacique é o seguinte:

    ''o discurso do cacique Aniceto  exigia  que os índios fossem batizados.'' ''o batismo aparecia como sinal do branco, que dava reconhecimento de cristão, isto é, de humano, ao índio.''

    A letra E, que por sinal eu marquei...., diz o oposto disso, pois o cacique deseja uma '' aceitação social., letra C'

  • "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor" ;)


ID
2680993
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.

(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)


O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma ótica

Alternativas
Comentários
  • Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus

    Analisando somente esse trecho, ja da para matar a questão. GAB E

  • O pensamento desse filósofo defende,veementemente, Deus, criando separação dos indivíduos ''razoáveis e não razoáveis'' , esses não creem em Deus ; aqueles, sim.

    LETRA E

    APMBB


ID
2748034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Notei certas leis que Deus estabeleceu de tal modo na natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas que, depois de ter refletido bem sobre elas, não podemos duvidar de que sejam exatamente observadas em tudo o que existe ou se faz no mundo.

                                                        René Descartes. Discurso do Método.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativo à filosofia de Descartes.


As ideias inatas são oriundas especificamente da matéria e possibilitam o conhecimento das leis da natureza.

Alternativas
Comentários
  • A resposta de Descartes é a de que os homens possuem ideias inatas, ideias que, nascidas conosco, são como que a marca do criador no ser criado à sua imagem e semelhança.


ID
2748037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Notei certas leis que Deus estabeleceu de tal modo na natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas que, depois de ter refletido bem sobre elas, não podemos duvidar de que sejam exatamente observadas em tudo o que existe ou se faz no mundo.

                                                        René Descartes. Discurso do Método.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativo à filosofia de Descartes.


As leis da natureza se exprimem por meio de ideias claras e distintas.

Alternativas
Comentários
  • Descartes pautou sua busca pelo conhecimento na objetividade, defendia a ideia de uma ciência universal com ideias claras e distintas, sem margem para subjetividade
  • Para Descartes as ideias claras e distintas são encontradas na própria atividade mental. Assim, “[...] as noções gerais, como extensão e movimento, sentido independentes dos sentidos, representam para Descartes ideias inatas, o genuíno conhecimento é composto dessas qualidades primárias” (RUSSELL, 2004, p. 319). 


ID
2748040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Notei certas leis que Deus estabeleceu de tal modo na natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas que, depois de ter refletido bem sobre elas, não podemos duvidar de que sejam exatamente observadas em tudo o que existe ou se faz no mundo.

                                                        René Descartes. Discurso do Método.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativo à filosofia de Descartes.


Em Descartes, a racionalidade se exprime, em grande medida, pelo uso ou pela aplicação das ideias claras e distintas na Epistemologia — entendida como Teoria do Conhecimento —, na Matemática e na Física.

Alternativas
Comentários
  • Em suas Meditações (1986), Descartes concorda em identificar a epistemologia como uma tentativa essencial e preliminar para a física e para a matemática, de modo a tentar estabelecer as bases da certeza como uma propedêutica à ciência.


ID
2773321
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o fragmento de autoria de Heráclito.

Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas.

BORNHEIM, G. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1998, p. 40.

Conforme o exposto, “Deus”, no pensamento de Heráclito, significa:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra A. “Deus”, segundo Heráclito, é o “lógos” (razão) divina,

    que governa a natureza (physis), por isso, ele é representado pelo fogo, que “apaga e

    acende com medida (razão). A realidade é composta pela dialética de contrários, estes

    que subsistem ora se afirmando, ora se negando, num devir eterno. Deus não diz respeito

    a um ser único, monoteísta, nem numa abstração refutatória do lógos, mas, ele próprio

    é a razão afirmativa da realidade, capaz de harmonizar os conflitos que subsistem na

    natureza, afirmando a unidade dos contrários.

  • Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome


ID
2773333
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Hume descreveu a confiança que o entendimento humano deposita na probabilidade dos resultados dos eventos observados na natureza. Ele comparou essa convicção ao lançamento de dados, cujas faces são previamente conhecidas, porém, nas palavras do filósofo:

[...] verificando que maior número de faces aparece mais em um evento do que no outro, o espírito [o entendimento humano] converge com mais frequência para ele e o encontra muitas vezes ao considerar as várias possibilidades das quais depende o resultado definitivo.

HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 93. Coleção “Os Pensadores”.

Esse tipo de raciocínio, descrito por Hume, conduz o entendimento humano a uma situação distinta da certeza racional, uma espécie de “falha”, representada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Hume era empirista

  • Hume acreditava que as causas não tinham correlação com as consequência.

    O que isso quer dizer? Para ele, o ser humano tem a tendência de crer que as coisas irão acontecer, numa relação de causa e consequência, devido a crença, pois aquilo sempre repetiu

    Um exemplo que ele mesmo usava: As pessoas afirmam que o sol irá nascer amanhã. Porém, essa afirmação é baseada puramente na tendência natural do ser humano de CRER que aquilo vai acontecer, pois já aconteceu anteriormente, por diversas vezes. Entretanto, o sol NÃO NASCER amanhã é uma hipótese válida, mas descartada pelos homens, ou, pelo menos, deixada de lado, pois ele acredita na repetição daquele ato.

    Logo, a crença estava ocupando o lugar da razão, pois era mais fácil crer que o sol irá nascer amanhã do que ir atrás de entender o porque ele irá nascer amanha


ID
2912155
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.

PARMÊNIDES. Da Natureza, frags. 1-3. Trad. José Trindade Santos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 13-15.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ''O ser é e não pode não ser'', é um princípio da identidade, o pensamento, assim como o ser, é idêntico a si mesmo, pois , segundo Parmênides, se fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que é, então o pensamento expressa as coisas como são, através da razão, tal qual o motivo de Parmenides ser o percursor do pensamento de Platão

    LETRA A

    APMBB


ID
3011566
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre a questão da liberdade em Spinoza, a filósofa brasileira Marilena Chauí afirma o seguinte: “[...] o poder teológico-político é duplamente violento. Em primeiro lugar, porque pretende roubar dos homens a origem de suas ações sociais e políticas, colocando-as como cumprimento a mandamentos transcendentes de uma vontade divina incompreensível ou secreta, fundamento da ‘razão de Estado’. Em segundo, porque as leis divinas reveladas, postas como leis políticas ou civis, impedem o exercício da liberdade, pois não regulam apenas usos e costumes, mas também a linguagem e o pensamento, procurando dominar não só os corpos, mas também os espíritos”.

CHAUÍ, Marilena. Espinosa, uma subversão filosófica. Revista CULT, 14 de março de 2010. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/baruch-espinosa/.

O poder teológico-político é violento, porque

Alternativas
Comentários
  • Imanência é um conceito filosófico e metafísico que designa o caráter daquilo que tem em si o próprio princípio e fim. É, portanto, antitético ao conceito de transcendência. 

  • O que Espinosa revelou com as discussões acerca do homem e da Natureza (Deus) em sua filosofia foi que a teologia tornou-se ferramenta política, ou seja, deixou de tentar compreender a divindade para passar a justificar ações devido à divindade. Devido a isso, dominou as práticas e objetivos políticos. Sendo a politica uma manifestação do social e da coletividade, perde sua originalidade quando transfere para um poder transcendente a origem e a razão de seus sentidos e objetivos. Por isso o poder teológico-político é duplamente violento.
    Resposta é a letra A.
    A letra B está errada porque essa conexão entre os homens e a causalidade e desejo divinos é o que fortaleze o argumento religioso.
    A letra C está errada, pois descreve exatamente a "segunda violência" do poder teológico-político, é exatamente por sua dominação sobre o político que ele IMPEDE que a linguagem e o pensamento tomem formas que libertem copos e espíritos.
    A letra D está errada, pois não recusa usos e costumes, mas exatamente os torna transcendentes.
  • O que Espinosa revelou com as discussões acerca do homem e da Natureza (Deus) em sua filosofia foi que a teologia tornou-se ferramenta política, ou seja, deixou de tentar compreender a divindade para passar a justificar ações devido à divindade. Devido a isso, dominou as práticas e objetivos políticos. Sendo a política uma manifestação do social e da coletividade, perde sua originalidade quando transfere para um poder transcendente a origem e a razão de seus sentidos e objetivos. Por isso o poder teológico-político é duplamente violento.

    (comentário do prof Athos Vieira)

    Gabarito: O poder teológico-político é violento porque submete os homens a leis supostamente transcendentes ao negar-lhes a imanência de suas próprias ações.


ID
3288256
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.

Na experiência religiosa, o espaço e o tempo são essencialmente homogêneos.

Alternativas

ID
4009003
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 

A consciência da morte e a crença em uma vida depois dela explica porque, em várias culturas, os ritos fúnebres são uma das principais manifestações religiosas.

Alternativas

ID
4009006
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 

Os rituais religiosos são atos repetitivos e têm por finalidade rememorar o acontecimento inicial da história sagrada de determinada cultura.

Alternativas

ID
4009009
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 

Os dogmas religiosos estão em constante processo de transformação e questionamento. Portanto, eles são refutáveis e podem ser atualizados pela fé, em uma religião.

Alternativas

ID
4009015
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 

Os sistemas religiosos são marcados por aspectos transcendentais e culturais. Dessa forma, nas religiões, efetua-se uma ligação entre os mundos sobrenatural ou sagrado e o humano ou profano.

Alternativas