SóProvas



Questões de Terceirização (outsourcing)


ID
94579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento
de conflitos, julgue os itens subsequentes.

Considere a seguinte situação hipotética. Determinada organização pública decidiu adotar a prática de outsourcing para os serviços de limpeza de suas unidades. O responsável pela empresa contratada, por definição de Carlos, servidor ocupante do cargo de gestor de patrimônio, será o supervisor da qualidade dos serviços definidos. A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.

Alternativas
Comentários
  • Correto !!A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. É usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias e etc.Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. Há um sério risco em atrelar a terceirização à redução de custo, porque, na maioria das vezes, não é esse o resultado. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
  • Então no caso você está dizendo que a questão está certa porque, no processo e subordinação, a indicação de funcionários não deveria ter sido feita por Carlos e sim pelo responsável de Recursos Humanos da empresa Terceirizada certo? - gente porque o pessoal não da uma resposta mais objetiva aqui? parece que so vai na internet pega um texto e cola aqui, depois de acertar ou errar a questão! vamos raciocinar a questão e revelar as conclusões tomadas!
  • É isso mesmo Robson, o processo de outsourcing é adequado para o tipo de atividade a ser realizada, mas as funções que Carlos está desempenhado deveriam ficar com o supervisor da qualidade dos serviços, o qual foi destinado para tais fins e está diretamente ligado aos subordinados citados.
  • correto a terceirização refere-se a tividade meio, como o caso da questão
  • Terceirização (outsourcing)

    É uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. As organizações transferem para outras organizações atividades como malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc. Por essa razão, empresas de consultoria em contabilidade, auditoria, advocacia, engenharia, relações públicas, propaganda etc, representam antigos departamentos ou unidades organizacionais terceirizados para reduzir a estrutura organizacional e dotar a organização de maior agilidade e flexibilidade. A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.

  • O pessoal escreve um monte mas não tem objetividade no comentário. Segue resumido e direcionado à questão: 

    O outsourcing ou “fora da fonte” conhecido no Brasil também com terceirização é um recurso de contratação de empresas para realização de atividades meio, tais como serviços de limpeza, manutenção, vigilância e etc.

    O erro da empresa no caso da questão foi o de transferir a supervisão dos funcionários terceirizados para um funcionário do quadro efetivo da organização pública quando essa função deveria ser realizada por alguém de dentro da empresa que foi contratada para o serviço.

    "o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação."

     questão correta.

     

  • Além do comentário abaixo, acredito que exista outro erro.

    Carlos é o gestor de patrimônio e tornou responsável pela empresa o supervisor de qualidade, porém é ele quem indica os funcionários que farão a limpeza e é ele quem dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Ou seja, de que serve a figura do supervisor de qualidade que foi delegado por Carlos para cuidar da empresa contratada?

    Sendo assim, acredito existir erro quanto ao processo de subordinação, uma vez que as atividades continuaram centralizadas em Carlos.

  • Como administrador que sou vejo os seguintes pontos:

    Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.

    tipo de atividade realizada: limpeza - sempre terceirizamos atividades-meio, nunca a atividade-fim - OK (ex. serviços de limpeza, segurança etc.)

    processo de subordinação:

    Pontos a considerar:

    1) Carlos - gestor de patrimônio - creio que o cargo dele deveria ser relativo a Serviços Gerais (limpeza) e que expertise ele tem na área de Qualidade?

    2) A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades.

    Meu, vamos pensar um pouco:

    Olha a CESP, tentando falar uma coisa absurda, quando vc terceiriza, nada impede da empresa ter um gestor de contrato, porém, uma pessoa da referida empresa não pode "dar ordens" ao terceiro (claro que isto acontece no mundo real), mas não pode, pois caracterizará em um processo judicial a equiparação de salários com um efetivo que exerce a mesma função e outras coisitas mais. A empresa terceira deve roteirizar suas ações a fim de poder servir e gerir de melhor forma as suas funções. A empresa contratante deve comprar os resultados do que foi acordado e ponto final.

    Então quanto a subordinação: o observado no texto esta errado.

  • A supervisão da mão-de-obra terceirizada fica a cargo do preposto.

    Esse preposto será a pessoa indicada pela empresa contratada, sendo o elo entre o contratante (administração pública) e o contratado, para que as ordens não sejam dadas diretamente pelos servidores da Administração aos empregados terceirizados, evitando assim a relação de subordinação.

     

    Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública, Teoria e Prática, Editora Fórum, 2008, pág. 184.

  • É, na prática não é bem assim que funciona...
  • Harmonia, vc foi simplesmente brilhante na resposta!

  • Tem gente muito sem noção mesmo e no mínimo sem educação. Quem posta comentários aqui, o faz porque quer, não é ato vinculado meu querido! Você nao tem que criticar ou mandar ninguém fazer comentários do seu jeito não, como quer nosso colega Robison...

    brincadeira viu

  • Resposta: Certo

    Outsourcing significa ao pé da letra "conseguir recursos fora, externamente" ou ,mesmo na sua leal tradução, a terceirização. Isso quer dizer que o trabalho é feito com recursos e gestão de terceiros, e não com os da empresa contratante. Observem o trecho:  A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos (servidor, supervisor), que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas (serviço terceirizado) em cada uma das unidades. 

    No processo de outsourcing, não haverá a participação de membros da empresa contratante no processo - como é o caso, erroneamente, do servidor fictício de Carlos pelo seu gerenciamento como supervisor - pois deixaria de ser um serviço terceirizado que é o intuito da organização pública.

    Espero ter auxiliado!


ID
292582
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados. Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendo- se condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras. Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "e"

    Das atividades apresentadas pela questão, aquela cuja delegação à terceiros é evidentemente muito mais complicada do que as demais é a Avaliação de Desempenho. Isto porque a avaliação de um elemento humano da organização deve ser feito no âmbito da organização e por este e/ou por demais elementos da própria organização.

    Segundo Chiavenato*: "As organizações utilizam diferentes alternativas a respeito de quem deve avaliar o desempenho do colaborador. As mais democráticas e participativas proporcionam ao próprio colaborador a responsabilidade de auto-avaliar livremente o seu desempenho. Outras organizações atribuem a responsabilidade pela avaliação ao gerente imediato para reforçar a hierarquia. Outras procuram integrar o gerente e o subordinado na avaliação para reduzir a diferença hierárquica. Outras atribuem a avaliação do desempenho à equipe, principalmente, quando estão estruturadas em equipes auto-suficientes e autogeridas. Outras ainda adotam um processo circular de 360º na avaliação. E há outras em que o órgão de ARH centraliza e monopoliza totalmente o processo de avaliação".

    (*) CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 3ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. pg. 245.
  • Discordo da questão. basicamente todas as áreas podem ser terceirizadas. Treinamento, limpesa, segurança...
  • Discorda errado no meu ver, haja vista que o enunciado disse na área de recursos humanos.

  • A que menos é terceirizada LETRA E, as outras são terceirizada com mais frequência!

    letra E

  • Letra E

    De todas as alternativas a menos terceirizada é a Avaliação de Desempenho, acredito que seja porque é mais confiável a própria empresa avaliar seus resultados e assim ter dados mais fidedignos.


ID
314800
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.

I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.

II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.

III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.

IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.

V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.

Estão corretas SOMENTE

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo. CERTA

    II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos. ERRADA (Se uma das maiores tarefas é atingir e manter a eficiência de uma organização, como poderiamos incentivar os efetivos a trabalharem menos que os terceirizados?)

    III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio. ERRADA (assertiva toda errada, não se deve haver medição entre as tarefas realizadas por um funcionário efetivo à um funcionário terceirizado)

    IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados. CERTA

    V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante. CERTA

    Vamos até o fim galera!
  • De onde vêm essas questões de Administração Pública?
    A FCC usa qual bibliografia?
  • Também gostaria de saber, Bruno. Alguém sabe?
  • GABARITO: CQuanto ao item abaixo, ficou no mínimo estranho, pois a avaliação feita (na prática, e acredito que na teoria também) é dos serviços prestados como um todo e não do terceirizado.E outra coisa, CONTRATANTE é a Administração Pública e CONTRATADA é a empresa prestadora de serviços. É assim que são denominadas no contrato."V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante. "

    OBS: cliquem em "solicitar comentário" se vc também não entendeu bem a questão.
  • Nada haver.


ID
333586
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

A terceirização é uma tecnologia que pode ser tipificada consoante dois critérios distintos: a natureza do trabalho ou atividade que é terceirizada e

Alternativas
Comentários
  • de acordo com tecnologia de gestão organizacional, atlas, 2001, Luis Cesar G Araújo, são os dois critérios para terceirização, a natureza do trabalho e modo de execução.
    • O que é Terceirização? (inúmeras definições)
    • Terceirizar significa passar adiante (terceiros) a responsabilidade pela execução de determinada atividade;
    • Transferência da gestão parcial ou completa das atividades-meios da empresa, deixando que esta direcione seus esforços e recursos para as atividades-fins;
    • “Consubstancia-se na contratação, por parte da organização, de outra empresa que será incumbida de gerir – e melhor – as operações de infra-estrutura – quer totalmente ou não – da contratante”;
    • Constitui a passagem de atividades e funções específicas a terceiros especializados;
    • “Tecnologia que viabiliza a criação de um processo articulado de transferência a terceiros, das atividades chamadas acessórias e de apoio à finalidade maior da empresa”;
    • Terceirizar se constitui num processo que atende a ser permanente e planejado de transferência de atividades a serem realizadas pelos terceiros;

    • Terceirização - dois critérios distintos:

    • A natureza do trabalho ou atividade que é terceirizada.

    • Funções da área tecnológica:
    • Sistemas de informação;
    • Serviços de processamento de dados;
    • Serviços de processamento de dados;
    • Funções da área administrativa.

    • Modo pelo qual a terceirização se opera.

    • Parcialmente;
    • Integralmente.
  • Critérios para terceirização:

    - Natureza do trabalho

    - Modo de Execução (Parcialmente / Integralmente)

    Gabarito: B


ID
365326
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

O que significa o termo inglês outsourcing em Recursos Humanos?

Alternativas
Comentários
  • Letra b) - CORRETA

              Outsourcing ou terceirização, como é conhecido o termo entre nós, significa que uma organização, em vez de executar determinados serviços com seus próprios empregados, decide contratar os serviços de outra empresa para q esta os realize com o seu pessoal, sob responsabilidade desta.

                 Assim, o outsourcing representa uma técnica de especialização de atividades visando melhor gestão da empresa, por meio do qual separa-se as chamadas atividades-meio e atividades-fim. Normalmente, são terceirizadas as atividades-meio para q a organização se concentre em suas atividades-fim.
  • Mais uma definição:

    Outsourcing
    é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada, sendo mais focada como parceria.

    Fonte:Wikipédia


     

    BONS ESTUDOS!!!
     

  • Alternativa B

    Segundo Chiavenato - Livro: Administração geral e pública - pg. 276

    Terceirização (outsourcing)
    É uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é trasferida para outra que consegue fazê-la melhor e mais barato. Tais atividades consistem em malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc.
    A terceirização representa uma transformação de custos fixos em variáveis. Na prática, é uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.

ID
458482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Acerca da redefinição do papel do Estado e, mais
especificamente, sobre a reforma do serviço civil, julgue os itens
de 73 a 77.

Na busca de novos modelos capazes de aumentar a eficiência na prestação de seus serviços, o Estado adotou práticas de privatização em sentido amplo e de associação e cooperação com particulares, como a terceirização, para o desempenho tanto de atividades-meio como das atividades-fim da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • A terceirização foi adotada para o desempenho das atividades-meio. Ela não foi utilizada para atividades-fim.
  • O item está errado por dois motivos.
    Primeiro porque a prática de privatização não foi feita de maneira ampla. O próprio Plano Diretor estabeleceu quatro segmentos de organização do Estado: a) núcleo estratégico; b) atividades exclusivas; c) atividades não exclusivas e d) produção de bens e serviços para o mercado. Neste último caso fala-se em privatização, caso seja necessário, pois corresponde à área de atuação das empresas. É caracterizado pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado como, por exemplo, as do setor de infra-estrutura. Estão no Estado seja porque faltou capital ao setor privado para realizar o investimento, seja porque são atividades naturalmente monopolistas, nas quais o controle via mercado não é possível, tornando-se necessário no caso de privatização, a regulamentação rígida. Aqui a propriedade privada é a regra. 
    Além disso, como mencionado, a terceirização não abrange atividades-fim, mas apenas atividades-meio, caso de serviços de limpeza, segurança, telefonia, secretariado, etc.
  • Lembrando também que...se foi privatizado, o aumento da eficiência dos serviços prestados não está sendo voltado para a capacidade do Estado e sim para a própria pessoa jurídica de direito privado ou seja a empresa privada.


    Vamos estudar com amor e fé !!

  • Eficiência é voltada p atividades meio da "empresa".

  • Atividade fim do Estado: Legislar, Administrar e Julgar. Isso não foi e não pode ser terceirizado.

    Gabarito Errado

  • As atividades-fim ainda não foram autorizadas para o setor público... mas no que depender do presidente da câmara Eduardo Cunha, serão. Senado, rogai por nós.

  • questão desatuaizada a lei de terceirização para atividades fins foi aprovada em 2017.

  • Alguém sabe dizer se a lei Lei 13.429/17, aprovada em 2017 para a terceirização das atividades-fim está vigente ?


ID
551620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a rede de suprimentos.

Na terceirização global (global sourcing), são realizadas compras internacionais isoladas e estratégicas, apenas quando necessário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A terceirização (outsourcing) é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para se manter focada na função central do seu negócio.

    A terceirização surgiu como resposta ao conhecido postulado que diz que não há empresa que seja realmente produtiva em todas suas atividades e, como é sabido, as empresas modernas têm muitos campos de atividade nos quais é realmente difícil alcançar altos desempenhos por si mesmas.

      A terceirização é uma prática que, segundo a literatura especializada, tem crescido nos últimos anos. esta prática que tem se generalizado com sucesso para atividades periféricas (transporte, manutenção, limpeza) passou a ser aplicada a atividades mais importantes para empresa como design, manufatura, marketing, sistemas de informação e distribuição. Uma razão frequente para explicar este crescimento é a desvantagem que a estratégia do “fazer” tem em um ambiente de rápidas mudanças dos mercados e das tecnologias. Neste tipo de ambiente (de ligeiras mudanças) a flexibilidade e a capacidade de adaptação rápida perdem-se quando as atividades são feitas “em casa”.

    Os motivos mais importantes para a terceirização são:

    - para fazer uma organização mais competitiva;

    - para obter uma redução de custos;

    - ter acesso a recursos especiais;

    - para estimular o espírito empreendedor de pequenas organizações.

    A seguir, uma lista com potenciais benefícios da terceirização: enfoque renovado do negócio base; redução de riscos por confiar no trabalho do especialista contratado; melhoria dos níveis de serviços, habilidades e projetos; absorção de novas tecnologias; administração da volatilidade dos custos através da engenharia financeira; clientes mais satisfeitos com processos otimizados que não são parte da cultura ou da experiência da empresa; Contabilidade dos custos e visibilidade total da contabilidade e do desempenho do processo do negócio; capacidade de recompensar os trabalhadores com oportunidades de carreira em uma companhia especializada.

  • Global Sourcing é uma estratégia na qual empresários usam para adquirir bens ou serviços em outros países onde há melhores condições competitivas e comparativas de preços. O global sourcing pode levar a três grandes problemas no país de origem: perda de empregos, redução da competitividade nacional ou ainda as multinacionais podem indiferentes a respeito da exploração do meio ambiente em outros países. Logo: a questão restringe a compras internacionais e não é apenas isso. Por exemplo, empresas que instalam de serviços de call center em outros países fazem Global Sourcing. 


ID
1140067
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

O propósito de um plano em uma organização é

Alternativas
Comentários
  • especificar um output desejado – um padrão – em algum momento futuro.

    Planejar - futuro


ID
1229320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Acerca da terceirização na administração pública, julgue o item seguinte.

Na contratação de pessoal terceirizado para organizações públicas, a seleção dos empregados deve ser feita preferencialmente pelo futuro chefe imediato, observando-se as competências esperadas para cada cargo.

Alternativas
Comentários
  • Na terceirização quem é o responsável pela seleção dos empregados é a própria empresa TERCEIRIZADA e não o tomador de serviço que no caso em tela é a Administração Pública. Em suma, a Administração contrata a empresa "X serviços & limpeza" e a empresa "X" será responsável pela seleção e não a Administração. 

  • Qual a fundamentação Gustavo Sales? Não achei na 8.112

  • Direito do Trabalho.

    Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária ... do trabalho, que não se enquadram no Trabalho Temporário (Lei 6.019/1974).

  • INSTRUÇÃO NORMATIVA No 02, de 30 de abril de 2008. SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

     Art. 10. É vedado à Administração ou aos seus servidores praticar atos de ingerência na administração da contratada, tais como:

      II - direcionar a contratação de pessoas para trabalhar nas empresas contratadas;

  • Achei essa questão confusa.

  • Se assim fosse permitido, poderíamos ter casos que ferissem o princípio da impessoalidade, onde haveria preterição de alguns em relação à outros.

  • Na contratação de terceirizados a seleção será feita pela empresa contratada e não pelo órgão contratante. Se o chefe imediato fosse o responsável pela seleção poderiam haver casos de preterição de contratados, ferindo, assim, o princípio da impessoalidade.

    Gab: E

  • isso ai ; so gostaria de lembrar a amiga NATALIE SILVA  , que nao ha crase diante de OUTROS.

  • Errado, senão o chefe imediato ia botar quem ele queria e não quem deveria.

  • Impessoalidade é a palavra chave para a questão.

  • A única coisa que sei.. é q várias questões estão com classificação errada...

    isso não tem nada a ver com a lei 8.112. Se tiver alguém me avisa porque não achei.

  • Isso é questão de gestão de pessoas. 

  • A contratação deve ser feita obrigatoriamente por LICITAÇÃO.

  • poderia ter opção de não curtir, cada comentário........

  • Concordo com THIAGO SANTOS,

    A Administração realiza com CONTRATO com uma empresa ou cooperativa(cessão ou empreitada de mão de obra), que vai ceder um funcionário. Ex:  vigia noturno. Havendo este vigia cometido uma falta grave, a Administração não pode aplicar aplicar o seu poder disciplinar, porque a relação de subordinação é com a cooperativa. 

  • Fere a isonomia e a impessoalidade!

     

  • Que onda é essa?

    A seleção dos empregados é feita pela empresa terceirizada!!


ID
1274509
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Em relação à terceirização, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Terceirização é a  forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.


  • "Daí que a terceirização é mais custosa para o tomador, mas lhe confere uma maior habilidade para o desenvolvimento do seu objetivo principal. Essa é a figura de terceirização que a OIT aceita. A terceirização para diminuir custo é fraude e é rechaçada pelo ordenamento." ALELUIA, Thaís

  •    A terceirização proporciona alguns benefícios à empresa? Dentre eles os seguintes:

     

    ü        Incrementa a produtividade

    ü        Melhoramento da qualidade e competitividade do produto com a concentração dos recursos aplicados na área produtiva

    ü        Diminui controles

    ü        Minimiza perdas

    ü        Evita a obsolescência dos equipamentos

    ü        Libera recursos para a aplicação em outras tecnologias

    ü        Concentra esforços no planejamento de novos produtos

    ü        Reduz os custos administrativos e de pessoal

    ü        Transforma custos fixos em variáveis

    Esta, sem dúvida é, a principal vantagem da terceirização, pois ela reduzirá os custos fixos decorrentes da manutenção de empregados nas áreas - meio, tais como: contador, programador, advogado, etc.

    ü        Gera ganho de competitividade

    ü        Divide a ação sindical

    ü        Otimiza o uso de espaços

    ü        Aumenta a especialização

    ü        Desmobiliza ações grevistas

    ü        Proporciona a qualidade na atividade-meio, através do terceiro

    ü        Melhora a administração do tempo

    ü        Diminui o nível hierárquico

    ü        Redução do passivo trabalhista das empresas tomadoras

    ü        Redução de quadro de pessoal indireto

    ü        Racionaliza as compras de materiais de consumo, de equipamentos e uniformes.

    ü        O auditor poderá constatar outras vantagens obtidas com a terceirização.

      Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/audterc_quaisganhoscomaterc.htm

    Força e fé galera!

  • Na medida em que a terceirização transfere parte das atividades de uma organização a terceiros, podendo haver e havendo, na maioria dos casos (ou não haveria sentido em fazê-lo) desmobilização de ativos e setores, ela é, sim, um instrumento de downsizing. Sob este aspecto, já que a organização "encolhe" apesar de manter seu escopo de fornecimento, a alternativa (a) também se aplica.

  • - é uma transformação de custos fixos em custos variáveis.

    letra D


ID
1488208
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Em relação à terceirização, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: letra C

    (para os não-assinantes)
  • Como assim? Terceirização como TECNOLOGIA ? kkkkk 

    Nossa,quem se arriscaria aí comentar essa questão ? :)

    BONS ESTUDOS.

  • [...]De fato, a técnica da terceirização não advém da recente reestruturação produtiva conhecida como Toyotismo. Trata-se, em verdade, de uma recauchutagem de instrumento que data do início da própria Revolução Industrial, em fins do século XVIII e início do século XIX.

    É historicamente conhecida sob o nome de “putting-out system” a exploração de trabalhadores para realizar parte da produção dos capitalistas em seus próprios domicílios, o que transformou artesãos independentes em trabalhadores empobrecidos e limitados.[26] Esse tipo de “terceirização”, com a entrega de parte da produção para ser realizada externamente e de forma complementar ao realizado dentro dos muros da fábrica, aconteceu principalmente nos setores da confecção e da indústria bélica na Inglaterra.

    HOBSBAWN, Eric. Ob. cit., p. 49.

  • Analisemos cada uma das assertivas, sendo certo que devemos atentar para o fato de que, recentemente, foi aprovada no Congresso a lei que regulamenta as terceirizações, e que estabeleceu significativas alterações sobre esta dinâmica empresarial:

    LETRA A) Errada. A terceirização pode ocorrer em qualquer atividade-meio da tomadora de serviços, como nas atividades, exemplificativamente, de segurança e limpeza;

    LETRA B) Errada. A terceirização não desobriga, por completo, a empresa dos encargos sociais, que devem estar inseridos no valor pactuado com a prestadora de serviços, embora barateie os custos da contratação já que, os principais encargos trabalhistas, ficam à cargo da prestadora de serviços, empregadora direta dos empregados. De toda sorte, não se exclui a possibilidade da tomadora ser responsabilizada solidária ou subsidiariamente, nos termos da Súmula n. 331, do TST;

    LETRA C) CORRETA. Realmente, a terceirização não é, a nível mundial, um fenômeno recente, tendo sido, inicialmente, adotada durante a revolução industrial, no século XIX, sob o nome, inicial, de putting-out system, onde os trabalhadores prestavam serviços às grandes empresas, a partir de seus próprios domicílios. Ou seja, pela primeira vez, o serviço não era prestado diretamente pela empresa ou diretamente na fábrica, mas sim, por terceiros.

    LETRA D) Errada. Não necessariamente a terceirização não terá o condão de se alocar, ou de influir em atividades estratégicas à empresa. Atualmente, no Brasil, por exemplo, estamos em via de aderir à uma legislação que permite, inclusive, a terceirização em atividades-fim.

    LETRA E) Errada. A terceirização quando lícita, bem empregada, e contratada com uma empresa prestadora idônea, é sem dúvida um excelente mecanismo de otimização das atividades empresariais, notadamente mediante a possibilidade de redução de custos com encargos trabalhistas, cujos gastos podem ser revertidos para investimentos no desenvolvimento empresarial. Todavia, devemos ter em mente que, a melhora na produção da empresa não necessariamente afasta a possibilidade de violação de direitos trabalhistas, já que muitos consideram a terceirização como um meio de precarização das relações trabalhistas.

    RESPOSTA: C
  • Essa questão está voltada para a terceirização na visão administrativista, econômica  e não jurídica

  • Colegas,

    Alguém conseguiria, por gentileza, fundamentar por que a alternativa D está incorreta?
  • essa questão está mal formulada.


  • Questao ridícula. muito mal formulada

  • LETRA C) CORRETA. Realmente, a terceirização não é, a nível mundial, um fenômeno recente, tendo sido, inicialmente, adotada durante a revolução industrial, no século XIX, sob o nome, inicial, de putting-out system, onde os trabalhadores prestavam serviços às grandes empresas, a partir de seus próprios domicílios. Ou seja, pela primeira vez, o serviço não era prestado diretamente pela empresa ou diretamente na fábrica, mas sim, por terceiros.

    Para os não assinantes . Resposta do professor do qconcursos.

  • Segundo muitos autores ela foi inicialmente empregada durante a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas perceberam que seria mais proveitoso especializar os serviços industriais, na medida que o serviço seria desempenhado por quem realmente entendia.

  • Comentários do professor do Qconcursos:

    Analisemos cada uma das assertivas, sendo certo que devemos atentar para o fato de que, recentemente, foi aprovada no Congresso a lei que regulamenta as terceirizações, e que estabeleceu significativas alterações sobre esta dinâmica empresarial:

    LETRA A) Errada. A terceirização pode ocorrer em qualquer atividade-meio da tomadora de serviços, como nas atividades, exemplificativamente, de segurança e limpeza;

    LETRA B) Errada. A terceirização não desobriga, por completo, a empresa dos encargos sociais, que devem estar inseridos no valor pactuado com a prestadora de serviços, embora barateie os custos da contratação já que, os principais encargos trabalhistas, ficam à cargo da prestadora de serviços, empregadora direta dos empregados. De toda sorte, não se exclui a possibilidade da tomadora ser responsabilizada solidária ou subsidiariamente, nos termos da Súmula n. 331, do TST;

    LETRA C) CORRETA. Realmente, a terceirização não é, a nível mundial, um fenômeno recente, tendo sido, inicialmente, adotada durante a revolução industrial, no século XIX, sob o nome, inicial, de putting-out system, onde os trabalhadores prestavam serviços às grandes empresas, a partir de seus próprios domicílios. Ou seja, pela primeira vez, o serviço não era prestado diretamente pela empresa ou diretamente na fábrica, mas sim, por terceiros.

    LETRA D) Errada. Não necessariamente a terceirização não terá o condão de se alocar, ou de influir em atividades estratégicas à empresa. Atualmente, no Brasil, por exemplo, estamos em via de aderir à uma legislação que permite, inclusive, a terceirização em atividades-fim.

    LETRA E) Errada. A terceirização quando lícita, bem empregada, e contratada com uma empresa prestadora idônea, é sem dúvida um excelente mecanismo de otimização das atividades empresariais, notadamente mediante a possibilidade de redução de custos com encargos trabalhistas, cujos gastos podem ser revertidos para investimentos no desenvolvimento empresarial. Todavia, devemos ter em mente que, a melhora na produção da empresa não necessariamente afasta a possibilidade de violação de direitos trabalhistas, já que muitos consideram a terceirização como um meio de precarização das relações trabalhistas.
     

  • Alguém explicaria a d? Obrigadaa

  • Questão mau formulada e tendenciosa. Vejam que o comentário para justificar o erro da resposta D se dá da seguinte forma "Errada. Não necessariamente a terceirização não terá o condão de se alocar, ou de influir em atividades estratégicas à empresa. Atualmente, no Brasil, por exemplo, estamos em via de aderir à uma legislação que permite, inclusive, a terceirização em atividades-fim." A premissa está errada pois, a terceirização parte da premissa que a terceirização desaloca investimentos em atividades de apoio para atividades fim. Ou seja, a terceirização tem SIM, como foco aumentar a eficiência nas atividades fim da empresa. A terceirização de atividades fim se dá quando a capacidade da empresa em executar a atividade fim está comprometida, e nesse caso, e somente nesse, a empresa terceiriza essa atividade pois, é a atividade fim que agrega mais valor na cadeia produtiva da organização.

    Eu anularia a questão.


ID
1535974
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo de um processo de contratação de serviços terceirizados no setor de saúde.

Alternativas
Comentários
  • A Terceirização é a forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.

    Comentário retirado da Q424834.

    Gabarito: D


ID
1698916
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

A Empresa Bandeirantes S/A contratou o serviço terceirizado da Empresa Avro Ltda. para realizar a limpeza e a manutenção das suas instalações. Qual técnica está sendo praticada pela empresa contratante?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B —  RIBAS (2014)

    Consultoria de recrutamento

    A consultoria de recrutamento consiste no outsourcing (terceirização) por parte da empresa solicitadora do recrutamento. Os motivos para tal opção prendem-se, como já exposto, à inexistência de recursos próprios da organização para proceder ao recrutamento e à seleção ou, se por motivos internos ou de mercado, pretenderem distância do processo.