SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Resende - RJ - Museólogo


ID
5387146
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.
    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.
    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.
    1 - Sou perfeccionista
    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).
    2 - Quero muito trabalhar aqui
    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.
    3 - Gosto de trabalhar em equipe
    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.
    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito
    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.
    5 - Eu me dou bem com todo mundo
    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.
    Em reuniões
    6 - Com certeza
    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.
    7 - Tenho limitação de budget
    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.
    8 - Tal área não fez o que deveria
    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.
    9 - Cada um tem a sua verdade
    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.
    10 - Accountability, empowerment e outros
    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.
    11 - Sairei porque tenho novos desafios
    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.
   (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale a única opção em que o referente do termo em realce está corretamente indicado.

Alternativas
Comentários
  • o erro da C está em dizer que Eles refere-se a Jovens, quando, afinal, remete aos alunos.

    “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”.

  • GAB: D

    A) Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja (…) refere-se a “dados”.

    No texto: "Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade." (ERRADO)

    Justificativa: "Alguns" se refere a "termo" (alguns termos).

    B) Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim (…) refere-se a “com certeza”.

    No texto: "6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino." (ERRADO)

    Justificava: "assim" refere-se a "óbvio e evidente".

    C) “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”.

    No texto: "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar." (ERRADO)

    Justificativa: "eles" refere-se a "meus alunos". "jovens" é inclusive termo intercalado, nem ao menos faz parte do narrativa principal, somando-se apenas como explicação.

    D) Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você (…) refere-se ao enunciado “Gosto de trabalhar em equipe”. (CERTO)

    No texto:   "3 - Gosto de trabalhar em equipe

      Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas."

    Justificativa: sendo o primeiro termo do período, só poderia retomar o título que é uma representação de fala "Gosto de trabalhar em equipe".

    Espero ter ajudado. (:

  • GABARITO: LETRA D

    "Isso" refere-se a "gosto de trabalhar em equipe".

    Texto: "Gosto de trabalhar em equipe: isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino".

    FONTE: Monitora do QC


ID
5387155
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que identifica as características presentes no gênero textual meme.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA (D)

  • A) Caráter multimodal, discurso cômico, apuro linguístico, suporte digital. <- O meme não usa linguagem rebuscada, e sim a informal (coloquial);

    B) Modalidade imagética, discurso satírico, linguagem coloquial, suporte analógico. <- A comunicação é feita no mundo digital;

    C) Modalidade imagética, discurso cômico, apuro linguístico, suporte analógico;

    D) Caráter multimodal, discurso cômico, linguagem coloquial, suporte digital <- Nosso gabarito.

  • [GABARITO: LETRA D]

    Multimodal

    Que se realiza ou contém muitos modos; de várias formas, feitios; multímodo.

    Cômico

    Que provoca risos através de elementos engraçados; divertido ou ridículo: situação cômica.

    Coloquial

    Informal; pouco ou nada formal: estilo coloquial.

    Popular; semelhante a uma conversa; próprio de colóquio, de uma conversa informal: texto coloquial; discurso coloquial; evento coloquial.

    Digital

    Diz-se dos sistemas, dispositivos ou processos que empregam tal modo de representação discreta; por oposição a analógico.

    FONTE: DICIO.

  • GABARITO: LETRA D

    MEME é o modo como se constrói o texto multimodal em mídias digitais no contexto contemporâneo. 

    Multimodal: diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)

    Linguagem Coloquial :compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

    Apuro linguístico: linguagem culta.

    Leitura Imagética :.É uma das formas de leitura realizada através de imagens.

    Discurso Satírico: visa criticar algo, alguém, um grupo de pessoas ou situações. É crítico, maledicente, mordaz.

    Discurso Cômico: é o que é engraçado, ridículo, que tem graça, que desperta a hilaridade.

    FONTE: Ana Carolina Barcelos QC


ID
5387158
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um quadrado tem sua diagonal medindo 8√2 cm, a área e o perímetro desse quadrado medem respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A diagonal do quadrado pode ser obtida da seguinte maneira, pela fórmula (por meio do teorema de Pitágoras):

    d² = L² + L² => d² = 2 L² => d = √(2 L²) => d = L√2 (L= lado)

    A questão nos dá o valor da diagonal = 8√2 cm

    Aplicando-se na fórmula, temos:

    8√2 cm = L √2

    L = 8√2 / √2

    L = 8

    A área do quadrado é A = L x L = 8 x 8 = 64 cm²

    O perímetro é a soma de todos os lados => P = 8 + 8 + 8 +8 = 32 cm

    Gabarito letra C

  • Ótima explicação,Lucas Mendes !!!

  • A única opção em que a área condiz com o perímetro é da letra C.

    Perímetro do quadrado = 4*L

    Área = L²

    A) Incorreta, 32/4=8cm --> A=32cm² (errado)

    B) Incorreta, 30/4=7,5cm --> A=64cm² (errado)

    C) Correta, 32/4=8cm --> A=64cm² (ok)

    D) Incorreta, 30/4=7,5cm --> A=32cm² (errado)

  • Sério? uma questão dessas para um cargo de Engenheiro? me desculpe mas pra mim chega ser até um insulto pra quem estuda.

  • Para quem pegou bem o conteúdo de área de polígonos, na hora se recorda que a medida da diagonal de um quadrado sempre será a medida do seu lado multiplicado com √2.

    Como a própria questão fornece a diagonal, a qual é 8√2 cm, logo extrai-se que a medida dos lados do referido quadrado é de 8 cm.

    Assim, calculando o que é pedido...

    Área = (lado) . (lado)

    Área = (8) . (8)

    Área = 64 cm²

    Perímetro = (lado) + (lado) + (lado) + (lado)

    Perímetro = 8 + 8 + 8 + 8

    Perímetro = 32 cm

    Gabarito: C


ID
5405809
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas. 
  Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.
  Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.
   1 - Sou perfeccionista
   A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV). 
   2 - Quero muito trabalhar aqui
   A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.
   3 - Gosto de trabalhar em equipe
  Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.
   4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito
  Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini. 
   5 - Eu me dou bem com todo mundo
 Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino. 
   Em reuniões
   6 - Com certeza
   Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.
   7 - Tenho limitação de budget
  Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 
   8 - Tal área não fez o que deveria
Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.
   9 - Cada um tem a sua verdade
   Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.
   10 - Accountability, empowerment e outros
   Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca. 
   11 - Sairei porque tenho novos desafios
  Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.
(PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.) 

Marque o enunciado do texto que justifica o título “Você 'trabalha em equipe' e é 'workaholic'? Pare de usar palavras batidas”.

Alternativas

ID
5405851
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Podemos dizer que internet é um conjunto de redes interligadas através de Backbones que é o termo principal utilizado para:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    > Backbone é considerado como a "espinha dorsal" da internet. É responsável por interligar diversos servidores que estão distantes ao redor do mundo. O backbone faz a comunicação entre as centrais das provedoras de internet e de servidores externos, tanto a nível nacional quanto internacional, possibilitando o envio e recebimento de dados e informações entre os servidores. Pesquise no google por "backbone", tu verás que aparecerá diversas fotos com cabos ao redor do planeta, onde nesses cabos trafegam os dados. É muito interessante, pois há cabos em quase o mundo inteiro e alguns deles, por incrível que pareça, para chegar em outro continente, passam embaixo da água do mar.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Backnones, só lembrar como se fosse um baita canal para a informação passar. O conceito que o amigo citou acima é mais usado mesmo, ESPINHA DORSAL da internet.

    Para memorizar recomendo ver esse link... nele tem, além de imagens, informações as quais serão úteis no entendimento do assunto.

    https://www.oficinadanet.com.br/post/14168-o-que-e-um-backbone

  • (que) pronome relativo está retomando backbone e a sua definição está na letra D
  • BACKBONE

        Estruturas com conexões de alta velocidade espalhadas em diferentes regiões do mundo inteiro.

        Considerara a ESPINHA DORSAL da INTERNET.

        Responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país.

    Gab.D


ID
5405857
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Bloqueio Dinâmico, uma função do Windows 10 que sincroniza seu celular com seu computador, bloqueando o PC automaticamente se seu celular ficar afastado dele. Para ativar essa opção, basta ir a:

Alternativas
Comentários
  • gab-B

    CONF/ CONTAS/ OPÇÃO DE ENTRADA/ BLOQUEIO DINÂMICO.

    PERMITIR.

  • Configurações > Contas > Opções de entrada. 

    Só pensar que ao sincronizar algo com outra coisa, pode ser necessário entrar em uma conta.


ID
5408302
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.


    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    4 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    5 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    6 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 

    7 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    8 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    9 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    10 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

   

     (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale qual dos enunciados a seguir não incorre em um dos dez casos apresentados no texto.

Alternativas

ID
5408332
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão aritmética a soma dos seus vinte primeiros termos é 580, se sua razão é 2, logo o seu primeiro termo é:

Alternativas

ID
5408350
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A configuração de uma arquitetura redundante garante apenas a disponibilidade dos dados de um sistema, mas não os protege contra os erros de manipulação dos usuários ou contra catástrofes como incêndios, inundações ou terremotos. Por isso, é necessário prever mecanismos de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Backup é uma cópia de segurança feita em outro dispositivo, podendo ser um HD externo ou na nuvem. Ou seja, em um incêndio em que você vai perder todos os seus dados, o backup servirá justamente como uma cópia de segurança, pois apesar de ter perdido os danos com o incêndio, você irá poder recuperá-los no dispositivo em que realizou o backup.

  • 3 vezes eu fiz essa questão. Deveria ter a opção de excluir as questões repetidas af.


ID
5408686
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”?

Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.     9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

A respeito do tema central do texto, assinale a única opção CORRETA.

Alternativas

ID
5408698
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”?

Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.     9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

Alternativas

ID
5408701
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Encontre a opção em que o emprego do termo omitido se dá pelos mesmos motivos do termo destacado em “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”

Alternativas
Comentários
  • Por que no sentido de por qual motivo. E detalhe que nao esta no final da frase. Se tivesse no final da frase seria por quê.

    GabA

  • GABARITO: LETRA A

    PORQUE - Já que, visto que, uma vez que

    PORQUÊ - substantivo, o motivo, a razão.

    POR QUÊ - seguido de pontuação.

    POR QUE - por que motivo/razão, pelos quais, pela qual

    FONTE: Débora Oliveira QC


ID
5408707
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja reelaboração da pontuação mantém a estrutura sintática e semântica do enunciado, bem como a sua correção normativa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Vírgulas podem ser substituídas pelo o travessão quando se tratar de frase explicativa.


ID
5408725
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dado o conjunto C = {a, {b}, c}, observe as afirmações e marque o item CORRETO.


I - a ∈ C.

II - {b} ∈ C.

III - c ⊂ C.

IV - ∅ ⊂ C.

Alternativas
Comentários
  • E = pertence (usado em elementos)

    C = está contido (usado em conjuntos/subconjuntos)


ID
5408734
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De modo geral, o papel da barra de tarefas, no Windows 7, é dar acesso aos programas instalados no computador, permitindo alternar entre janelas abertas e abrir outras ou acessar rapidamente certas configurações do Windows. Ela se divide em três seções:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA:

    D) O botão e o menu Iniciar, a super barra e a área de notificação.

  • GAB-D

    O botão e o menu Iniciar, a super barra e a área de notificação.

    D DE APROVADO.


ID
5408746
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre sociedade, analise os itens abaixo:


I. A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis.

II. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.

III. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas

IV. Para Karl Marx, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. Fato social é a coerção do indivíduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe são impostas desde seu nascimento e que não tem poder para modificar.

Alternativas

ID
5408749
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Desde que o termo se originou, primeiro na Alemanha como “Museologie” e depois chegando à França como “muséologie”, o seu sentido se desenvolveu de forma variante acompanhando as transformações dos museus, que ganhavam mais ênfase na Europa da segunda metade do século XIX. No Brasil, essa palavra seria introduzida na década de 1930, por meio de sua apropriação a partir de publicações internacionais – particularmente, as francesas – no contexto dos museus nacionais do Rio de Janeiro. Sobre o tema, marque o item INCORRETO:

Alternativas

ID
5408752
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em que ano se deu a institucionalização da Política Nacional de Museus:

Alternativas

ID
5408755
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O primeiro curso de museologia no Brasil surgiu em 1932 no Museu Histórico Nacional (MHN). "O intuito era promover o aperfeiçoamento da mão de obra dos funcionários do museu. Na época, quem concluía o curso era chamado de:

Alternativas

ID
5408758
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No fim do século XVIII, já podemos identificar uma ação sistematizada para o patrimônio e museus. É com o início dos movimentos revolucionários burgueses e nacionalistas que o acesso público aos museus e às grandes coleções ocorre. A burguesia, agora classe dominante, utiliza a memória coletiva como importante instrumento de ordem social. A classe dirigente não tardou a abrir ao público as coleções de museus, bibliotecas e arquivos que guardavam os registros da história coletiva. Passou-se, rapidamente, da noção de coleção privada para a de patrimônio público. Sobre o tema atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


I. A criação de políticas culturais se relaciona a uma tendência de consolidação do papel do Estado como gestor e articulador de diversas ações, dando um caráter perene as atividades de governo. Para Furtado (2012, p. 103) “patrimônio e memória são concebidos não apenas como acervo da herança cultural, mas como um todo orgânico cuja significação cresce à medida que se integra no viver cotidiano da população” para contextualizar o papel das políticas culturais no âmbito do patrimônio e memória. (.....)

II. No mundo contemporâneo o museu consolidouse e passou a desempenhar um papel fundamental no atual contexto, transformando-se em um dos paradigmas-chave das atividades culturais. (.....)

III. Todas estas transformações impactaram o cenário brasileiro, deste início do século XXI. Neste novo ambiente, as fronteiras do museu tornaram-se cada vez mais móveis, rompendo as disciplinaridades, tornando-os lugar de preservação e também de integração, inclusão, reflexão e debate.(.....)

IV. A Política Nacional de Museus foi lançada em maio de 2003 com o objetivo de promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania, por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes, e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do país. (.....)


Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5408761
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Complete as lacunas dando veracidade ao enunciado: Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à __________ desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de sua ____________. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por outro lado, a _______________ por si só pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade.

Alternativas

ID
5408764
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Leia o enunciado e responda:

Construção simbólica que se faz em função de um referente. Os referentes podem evidentemente variar em natureza, eles são múltiplos uma cultura, a nação, a etnia, a cor ou o gênero. No entanto, em qualquer caso ela é fruto de uma construção simbólica que os tem como marcos referenciais. No caso específico da cultura, aqui temos um conceito pertinente a:

Alternativas

ID
5408767
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Pode ser entendida como a construção histórica, cultural das diferentes identidades que são construídas desde o nosso nascimento e de todo processo formativo que adquirimos no contexto em que estabelecemos nossas relações. Cada país, região e cidade se desenvolvem culturalmente de formas distintas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através de seus estágios.

    Entretanto, existem algumas divergências com relação ao nome das fases do modelo em cascata.

    Sommerville afirma que esse modelo é composto pelos seguintes estágios:

    • Análise e Definição de requisitos;
    • Projeto de sistema e software;
    • Implementação e testes de unidade;
    • Integração e testes de sistemas;
    • Operação e Manutenção;

    Já Pressman afirma que os estágios são os seguintes:

    • Engenharia de sistemas;
    • Análise;
    • Projeto;
    • Codificação;
    • Testes;
    • Implantação e Manutenção.

    Dito isso, a alternativa erra ao afirmar que requisitos iniciais do softwares são coletados durante a etapa de requisitos. No modelo em cascata o estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Ou seja, todos os requisitos são coletados e não somente os requisitos iniciais, sendo que apenas inicia-se a fase posterior após conclusão da coleta de todos os requisitos.

    De acordo com Sommerville, na etapa de análise e definição de requisitos, os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.

    Fonte: tecconcursos


ID
5408770
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre as funções dos museus na contemporaneidade, analise os itens abaixo:


I. A proteção do patrimônio cultural deve ser tratada em uma dimensão humana. As medidas de preservação são fundamentadas pelo poder que os bens culturais carregam, de referência para a identidade dos seres humanos, pelos valores que traduzem ou expressam, pela capacidade de transmitir testemunho ou sentimento.

II. Sabe-se que os museus são apenas lugares de memória, orientados para a consagração, valorização e preservação da herança patrimonial, são espaços para as multidões da mesma forma que abrigam a individualidade, ao mesmo tempo, cenário e palco de local de guarda e conservação.

III. O esforço pela diminuição das desigualdades culturais e a efetiva integração social tem-se tornado um desafio, e o museu vai adquirindo papel de protagonismo no cenário educativo e cultural no Brasil e no mundo.

IV. Ao se colocar em foco a comunicação e educação nas instituições, as coleções e respectiva conservação deixaram de constituir o centro das atenções, deslocando-se para o visitante e a sociedade, estando ao serviço das pessoas.


Analisados os itens é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5408773
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A prática do colecionismo é praticada pela humanidade há milênios. Por incontáveis razões colecionamos objetos e atribuímos a estes, valores, seja ele afetivo, cultural ou material. Os museus modernos surgiram dessa prática e podem desempenhar papéis importantes em relação à preservação da história, compreensão da cultura e ferramenta de educação. Sobre o tema analise os itens abaixo:


I. Os museus modernos podem possuir temáticas variadas, com foco em contexto histórico, científico, artístico, biológico, tecnológico e outros. Museus podem possuir diversas formas de organizar suas peças, tradicionalmente, um museu é composto por um único acervo, este é subdividido em múltiplas coleções e estas agrupam conjuntos de peças que possuem algum tipo de vínculo: autoria, contexto histórico, temática, técnica e outros.

II. Muitos museus apresentam acervos com número de peças na casa de milhares de itens. Gerenciar números tão elevados de objetos pode ser um obstáculo a estas organizações, especialmente pelo fato de que muitas peças precisam de períodos de repouso entre períodos de exposições.

III. Uma tendência atual para a administração de museus é o papel das instituições de ensino superior como mantenedoras desses espaços.

IV. Os museus acadêmicos apresentam temáticas distintas e cada acervo possui uma forma diferente de catalogação dos artefatos. A grande maioria utiliza fichas de papel e cada museu possui uma ficha diferenciada dos demais.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408776
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. No que diz respeito ao Plano Museológico, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408779
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito das novas funções dos museus face a esses desafios, analise os itens a seguir.


I. O museu torna-se um espaço de diálogo permanente com a sociedade e desempenha um importante papel na construção simbólica da identidade social.

II. O museu assume uma função comemorativa e de valorização da dimensão histórica de seu acervo, representativo de uma sociedade e de uma época.

III. O museu adere à lógica empresarial da cultura de massa e visa à economia lucrativa, ao estimular o consumo através de suas lojas, livrarias e restaurantes.

IV. O museu incorpora as novas tecnologias para sua prática nos campos de preservação e gestão, e as redes de comunicação interativas para a relação com o público.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408782
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O museu – etimologicamente da palavra mouseion, a casa das musas – sempre existiu como prática ainda que não nominalmente desta forma. Quando os mais favorecidos financeiramente adquiriam bens de consumo para a indução do poder absoluto e passaram a explorar deste recurso imagético para colocá-los como superiores às classes menos favorecidas, já se constituía a concepção do que hoje conhecemos como museu. Sobre o tema, atribua C para item correto e I para item INCORRETO:


I. Durante longo tempo, os museus serviram para preservar os registros da memória das classes mais abastadas, serviram como dispositivos ideológicos do Estado e também para disciplinar e controlar o passado, o presente e o futuro das sociedades em movimento. (......)

II. O caráter social modificou drasticamente a posição destes espaços/templos, visto que a acessibilidade é crescente e processual, “(...) o museu está passando por um processo de democratização, de ressignificação e de apropriação cultural” (CHAGAS; NASCIMENTO, 2008a, p. 59-60). Porém, é necessário enfatizar que as coleções sempre estiveram ao acesso de todos, mesmo sob esta visão de dominação. (......)

III. Ainda que tenha surgido do colecionismo, impreterivelmente deve-se reconhecer a existência de museus na contemporaneidade que não lidam com a constituição de acervo que precede uma instituição museal. Muito mais do que um espaço de reserva de acervo, hoje os museus são espaços de escolhas, pesquisa e intencionalidades. (.....)

IV. Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva, pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e seu ambiente. (.....)


Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5408785
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil, a mais antiga experiência museológica de que se tem notícia:

Alternativas

ID
5408788
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Aberto ao público em geral, tratou-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas ao campo das políticas culturais e gestão, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates sobre ações políticas, práticas e reflexões históricas e teóricas. A realização é do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. O evento realizado de 6 a 9 de maio de 2019, no Rio de Janeiro, é a 10ª edição do:

Alternativas

ID
5408791
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Lei 12.343/2010, instituiu o Plano Nacional de Cultura – PNC, com prazo de duração de 10 anos e regido pelos seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas

ID
5408794
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Ainda de acordo com a Lei 12.343/2010, os recursos federais transferidos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios deverão ser aplicados prioritariamente:

Alternativas

ID
5408797
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia

Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. No que diz respeito ao Plano Museológico, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408800
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia

A respeito das novas funções dos museus face a esses desafios, analise os itens a seguir.


I. O museu torna-se um espaço de diálogo permanente com a sociedade e desempenha um importante papel na construção simbólica da identidade social.

II. O museu assume uma função comemorativa e de valorização da dimensão histórica de seu acervo, representativo de uma sociedade e de uma época.

III. O museu adere à lógica empresarial da cultura de massa e visa à economia lucrativa, ao estimular o consumo através de suas lojas, livrarias e restaurantes.

IV. O museu incorpora as novas tecnologias para sua prática nos campos de preservação e gestão, e as redes de comunicação interativas para a relação com o público.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408803
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A função social dos museus é uma discussão reiterada e nunca esgotada, pois, se ele é inteiramente ligado a (quase que condicionado por) aspectos tangíveis como a edificação, as salas, vitrines e coleções, é exatamente nele que tudo é desfuncionalizado e reinventado ao se inserir em uma nova ordem simbólica (DELOCHE, 2010, p. 13). É também um domínio das imaterialidades. Sobre o tema, analise os itens abaixo:


I. O nascimento dos museus está ligado ao reconhecimento oficial do caráter sagrado de traços que definem o humano: seu reconhecimento como único e atemporal e de cada um dos seres como possuidores da humanidade em si dá um sentido semelhante às suas obras e a elas o poder de nos tornarem mais humanos quando em contato com seus repositórios por excelência, os museus.

II. Muito se fala, portanto, sobre a função social dos museus, mas é preciso delimitá-la bem. Foi depois da Mesa-Redonda sobre o Papel do Museu na América Latina, organizada pela UNESCO, em Santiago do Chile – 1972, que o ICOM, em mais uma atualização de seu conceito de museu, incluiu a ideia de instituição “a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”.

III. O papel social e educativo do museu é unicamente o de conservar e preservar a memória de uma coletividade, possibilitando que ela fique devidamente armazenada em local seguro.

IV. A função da instituição museu tem como componentes o perfil preservacionista, científico e educativo (BRUNO, 1995, p. 65), e a função social se realizaria na intersecção de duas outras, a científica e a educativa, ao “propiciar a compreensão sobre o patrimônio / herança e o exercício da cidadania”.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408806
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre Plano Museológico, marque o item INCORRETO:

Alternativas

ID
5408809
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Até algum tempo atrás, era difícil pensar em como os deficientes visuais poderiam visitar os museus, que são especialmente focados na matéria visual. Com a acessibilidade em pauta, foram então criadas uma série de recursos para que cegos entendam as obras de arte e consigam “enxergar” através do toque, democratizando a cultura e abraçando a inclusão. Sobre as formas práticas dessa acessibilidade, analise os itens abaixo:


I. Disponibilizar audioguias gratuitos com descrição das imagens e da expografia, além de trilhas sonoras e depoimentos de artistas e curadores.

II. Tour guiado, no qual os visitantes são conduzidos por educadores capacitados para descrever as obras e mediar o passeio.

III. Uso ou a criação de um acervo tátil, no qual réplicas de quadros, maquetes e esculturas servem de apoio para o deficiente visual entender do que se tratam as obras, tendo uma experiência mais próxima do que está exposto.

IV. Placas em Braile e pisos táteis já se tornaram item essencial em museus, que estão correndo atrás do tempo perdido.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408812
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

São princípios do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei Estadual 7.035/15, EXCETO:

Alternativas

ID
5408815
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Ainda sobre o Sistema Estadual de Cultura, marque o item INCORRETO sobre seus integrantes:

Alternativas

ID
5408818
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

É entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres:

Alternativas

ID
5408821
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo a corrente, a razão, a especulação e o método científico são ferramentas perfeitamente capazes de obter respostas satisfatórias acerca do mundo, sem a necessidade de se recorrer ao sobrenatural. Estamos nos referindo aos:

Alternativas

ID
5408824
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Recentemente, a situação do Brasil, perante o comércio internacional foi seguindo uma tendência histórica que vinha de décadas: buscar tratados de livre comércio entre países e entre blocos de países. Em 2017, essa tendência é abandonada em favor de movimento contrário, que está corretamente descrito em:

Alternativas

ID
5408827
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre à conservação e segurança dos acervos, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5408830
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Analise as alternativas e marque a CORRETA:

Alternativas

ID
5408833
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

São funções do museólogo:

Alternativas

ID
5408893
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Esta opção sai do perfil do usuário que estava usando o computador, mas não finaliza nenhum programa”. Essa afirmativa refere-se a qual procedimento do Windows 7:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B.

    VOCÊ ESTA USANDO SEU PC, ESTA OUVINDO MÚSICA E FAZENDO QUESTÕES, AI SUA VISINHA TE CHAMA , VOCE SIMPLESMENTE VAI SAIR DO PC, PARA QUE NINGUÉM MECHA NAS SUAS COISAS OU FECHE OS PRGRAMAS VC SIMPLESMENTE BOQUEIA ( wind+ L). SAIU SEM FECHAR NADA E NENHUM PROGRAMA.

  • Eu errei. Fica a dica:

    Fazer Logoff fecha todos os programas, quase como se estivesse deligando o computador, mas sem desligar de fato.

  • WinKey + L também "sai do perfil do usuário que estava usando o computador, mas não finaliza nenhum programa”.

  • Trocar usuário permite que quem estiver utilizando o PC possa sair de um perfil e entrar em outro. A opção Bloquear apenas leva para o painel de entrada do Windows.

  • Gente a alternativa correta é a letra A