SóProvas



Questões de Charlot


ID
90607
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que

Alternativas
Comentários
  • A questão C pode parecer correta, uma vez que atos de violência (agressão física, tráfico de drogas etc) devem ser encaminhados à policia, no entanto,  não se faz necessário direcionar a ela todo ato de violência ( por exemplo, uma pequena briga na saída da escola, ou uma cadeira quebrada propositalmente), uma vez que o corpo docente poderá avaliar o grau de violência e no próprio espaço escolar orientar o agressor da gravidade do seu ato e as consequência que ele (agressor) poderá sofrer. Assim, a letra E corresponde a resposta correta, porque é através do diálogo (linguagem) que a escola poderá evitar atos de violência na escola e fora dela.

    O erro da questão C consiste em generalizar. Assim como generalizar que o homem está para mulher...

    É possível ler mais sobre o assunto no link abaixo:

    http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf


ID
90610
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na entrevista concedida a Jaime Giolo, Charlot (2005) refere-se ao desafio da educação mundial perante o fenômeno da globalização, dizendo que ele se apresenta em dois problemas, quais sejam:

I. não confundir a informação com o conhecimento, pois este é que corresponde à produção de sentido nas relações com o mundo e com o outro.
II. conseguir que a escola melhore o acesso dos alunos a um maior volume de informações para assegurar a eles bons empregos na sociedade globalizada.
III. enfrentar, na educação, a desigualdade que vai ficando mais forte e dura frente a ela, conforme o saber vai se tornando uma mercadoria.
IV. conseguir que os professores compreendam o sentido missionário que o magistério tem, em termos de produzir as transformações educativas, necessárias ao contexto globalizado.

Escolha a alternativa que reúne os dois problemas que configuram o desafio da educação perante o fenômeno da globalização, citados pelo autor.

Alternativas
Comentários
  • II. conseguir que a escola melhore o acesso dos alunos a um maior volume de informações para assegurar a eles bons empregos na sociedade globalizada. 

    A quantidade de informação não é garantia de emprego.

    IV. conseguir que os professores compreendam o sentido missionário que o magistério tem, em termos de produzir as transformações educativas, necessárias ao contexto globalizado. 

    O magistério não é uma missão que deve ser realizada, mas uma prática que deve ser vivida. 


  • B ---- I - III


ID
1393654
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Charlot (2005), a idéia de formação implica a noção de dotar o indivíduo de competências. Formar professores significa:
1. Considerar a prática como atividade direcionada e contextualizada.
2. Trabalhar os saberes e as práticas como forma de possibilitar aos professores gerir as tensões e construir as mediações existentes entre eles.
3. Considerar um conjunto de ações coordenado que só têm pertinência em referência a um fim.

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão

  • Não entendi

  • GABARITO C. PORÉM A QUESTÃO NÃO ESTÁ DESCRITA DE MANEIRA CLARA.


ID
1902100
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

"Quando um francês se instala no Brasil, tem um pouco de dificuldade em compreender quem controla a escola. Algumas dependem dos municípios; outras, do Estado, outras, da União. Ademais, as escolas privadas são empresas comerciais, além de pedagógicas. Quanto aos professores, eles podem trabalhar uma parte do dia em uma escola pública e uma outra em uma escola privada - o que seria impensável na França - e seu salário varia conforme os municípios e os Estados; ao passo que, na França, é o mesmo em todo o território nacional, variando somente em função do tempo de carreira e, de maneira mínima, da avaliação do trabalho que fazem. Isso tudo é surpreendente para um francês."


Fonte: Bernard Charlot, 2005, p.152.

Assinale a alternativa que melhor resume o texto:

Alternativas

ID
3326668
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Charlot (2002) faz distinções conceituais sobre o fenômeno da violência vivenciado no contexto escolar.

Tendo como referência essas distinções, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos conceitos de violência a suas respectivas características, conforme descrito por Charlot.


COLUNA I

1. Violência na escola

2. Violência à escola

3. Violência da escola


COLUNA II

( ) Está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar – os alunos se entregam às violências que têm em vista a instituição escolar e aqueles que a representam.

( ) É uma violência institucional, simbólica, suportada pelos jovens, que se dá por meio da forma como a instituição e os seus agentes os tratam.

( ) É produzida dentro do espaço escolar, sem estar relacionada à natureza e às atividades da instituição escolar.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
3326671
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Charlot (2002), os incidentes violentos na instituição escolar se produzem sob um cenário de tensão social e escolar forte.

Tendo como referência as ideias desse autor sobre essa forte tensão, analise as seguintes afirmativas.


I. Para os alunos, destacam-se os golpes, ou extorsão, e os furtos como atos de violência de que foram vítimas.

II. O modo de articulação entre escola e sociedade, a partir dos anos de 1960, tendo a representação da escola como via de “inserção profissional e social”, desfez a ideia da escola como lugar de sentido e de prazer.

III. Algumas das fontes dessa tensão estão diretamente relacionadas ao estado da sociedade e do bairro: se o bairro for “presa” da violência, maior será a possibilidade de a escola ser atingida por ela – embora haja bairros violentos com escolas onde há pouca violência.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
3597532
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Floresta - PE
Ano
2015
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Bernard Charlot e sua equipe de trabalho, desenvolvem críticas contundentes às abordagens disponíveis sobre o Fracasso Escolar, sobretudo às teorias da reprodução, e propõem novas perspectivas de análise em termos de “relação com o saber”. Atualmente esse pesquisador atua no Brasil, realizando pesquisas sobre a problemática no contexto brasileiro.


I. Charlot e sua equipe de pesquisa, entendendo que os parâmetros de inteligibilidade para a clássica problemática do fracasso escolar situam-se num campo saturado de teorias construídas e opiniões de senso comum, procuram abordá-la de uma forma nova.

II. Para esse autor, o que importa no método construtivista é a atividade intelectual do aluno: quem incentiva a atividade intelectual do aluno, faz o que é mais importante de um ponto de vista construtivista.

III. Charlot entende o Fracasso Escolar como sintoma da criança-problema em seu contexto escolar.

Assinale:

Alternativas