- ID
- 868804
- Banca
- Aeronáutica
- Órgão
- CIAAR
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Marque a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
Marque a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
Analise os itens abaixo.
I. O aluno respondeu mal a professora.
II. Obedeceram o que foi pedido e partiram.
III. Após longa espera, atenderam ao seu pedido.
IV. Amou-o como um filho, apesar de tê-la rejeitado.
De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, estão corretos apenas:
Analise as afirmativas abaixo.
I. Uma vez que os fiéis defuntos em vias de purificação também são membros da mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo em favor deles indulgências para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.
PORQUE
II. A indulgência se obtém de Deus mediante a Igreja, que, em virtude do poder de ligar e desligar que Cristo Jesus lhe concedeu, intervém em favor do cristão, abrindo-lhe o tesouro dos méritos de Cristo e dos santos para obter do Pai das misericórdias a remissão das penas temporais devidas a seus pecados. Assim, a Igreja não só vem em auxílio do Cristão, mas também o incita a obras de piedade, de penitência e de caridade.
É correto afirmar que
A doutrina social da Igreja se desenvolveu no século XIX, por ocasião do encontro do Evangelho com a
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 2421.)
“Todo o sistema segundo o qual as relações sociais seriam inteiramente determinadas pelos fatores econômicos é contrário à natureza da pessoa humana e de seus atos. Uma teoria que faz do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade econômica é moralmente inaceitável. O apetite desordenado pelo dinheiro não deixa de produzir seus efeitos perversos. Ele é uma das causas dos numerosos conflitos que perturbam a ordem social.”
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 2423-24.)
De acordo com a citação acima, assinale a imagem que a ilustra coerentemente.
Essa vida perfeita com a santíssima trindade, essa comunhão de vida e de amor com ela, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem-aventurados, é denominada
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1024.)
No símbolo da Fé, a Igreja confessa o mistério da Santíssima Trindade e seu “desígnio benevolente” (Ef 1,9) sobre toda a criação: o Pai realiza o “mistério de sua vontade” entregando seu filho bem-amado e seu Espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome. Este é o mistério de Cristo, revelado e realizado na história segundo um plano, uma “disposição” sabiamente ordenada que São Paulo denomina “a realização do mistério” (Ef 3,9) e que a tradição patrística denomina
Sobre Maria, na Encíclica Ecclesia de Eucharistia, o Papa João Paulo II disse:
“Se quisermos redescobrir em toda a sua riqueza a relação íntima entre a Igreja e a Eucaristia, não podemos esquecer Maria, Mãe e modelo da Igreja. (...) Maria pode guiar-nos para o Santíssimo Sacramento porque tem uma profunda ligação com ele.”
(II Paulo, João. Ecclesia de Eucharistia. Capítulo VI.)
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Maria só praticou a sua fé eucarística depois de instituída a Eucaristia.
( ) Na Eucaristia, a Igreja une-se plenamente a Cristo e ao seu sacrifício, com o mesmo espírito de Maria.
( ) Ao longo de toda a sua existência ao lado de Cristo, e não apenas no Calvário, Maria viveu a dimensão sacrificial da Eucaristia.
Os sete sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. A expressão “Sacramento dos Sacramentos” é corretamente empregada para o sacramento do(a)
“Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos ‘em vasos de argila’ (2 Cor 4,7). Agora, ela ainda se encontra ‘escondida com Cristo em Deus’ (Cl 3,3). Estamos ainda em ‘nossa morada terrestre’, sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado.”
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1420.)
Dessa forma, existem dois sacramentos de cura, que são
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num _________________ que coloca sua vida em relação à ____________________, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre.
Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1022.)
Para a compreensão do Antigo Testamento é importante que se conheça a história do povo de Israel, pois se sabe que foi através deste povo que Deus se manifestou à humanidade, e preparou-a para receber o seu Filho amado. Sobre o povo de Israel, analise as afirmativas abaixo.
I. O período dos Juízes foi marcado por uma intensa coesão política.
II. Ao longo da história desse povo encontra-se uma teologia da autoridade política.
III. Em sua história, houve um período que pode ser denominado de democracia tribal.
Estão corretas as afirmativas
) Considerando Deus no Antigo Testamento, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A palavra _______________ é o termo mais frequentemente empregado para referir-se à preocupação de Deus pelos homens. Significa misericórdia, bondade, proximidade, graça, fidelidade, solidariedade...
(Santa Bárbara, Luiz González – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999. p. 76.)
‘Espírito Santo’, este é o nome próprio daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho.”
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 691-693.)
A partir das nomenclaturas bíblicas para o Espírito Santo, assinale a alternativa que contém uma denominação incorreta.
“Jesus sabia que iriam matá-lo se perseverasse em sua ação e na propagação de sua palavra. Tal morte estava inscrita em sua vida profética. Jesus já o sabia pelas profecias e pelos exemplos dos profetas. E anunciou-os aos seus discípulos, que não queriam acreditar nisso. Jesus foi ao encontro da morte sabendo o que o esperava, mas quis cumprir sua missão até o fim.”
(Comblin, José. Breve Curso de Teologia: Jesus Cristo e sua missão. V. 1. São Paulo: Paulus, 1983. p. 175.)
Ele não queria a morte,
“A ressurreição de Jesus é o objeto principal do testemunho cristão. Os discípulos são enviados ao mundo para anunciar que Jesus ressuscitou e que, com essa ressurreição, fica constituído o Reino de Deus.”
(Comblin, José. Breve Curso de Teologia: Jesus Cristo e sua missão. V. 1. São Paulo: Paulus, 1983. p. 196.)
Sobre os efeitos diretos da ressurreição de Jesus, analise as afirmativas abaixo.
I. Abrir as portas da vida eterna.
II. A reconciliação com Deus, perdoando o pecado para recuperar a graça santificante.
III. O consolo, a paz e o ânimo para suportar cristãmente os sofrimentos da enfermidade ou da velhice.
IV. Início da formação de um só corpo com seus discípulos, um só homem novo, uma só unidade de vida. O corp místico de Cristo.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Não é fácil expressar corretamente a relação entre a morte de Jesus e a nossa libertação. Os autores do Novo Testamento usam palavras e fórmulas frequentemente provenientes do Antigo Testamento e, por intermédio dele, do paganismo.”
(Comblin, José. Breve Curso de Teologia: Jesus Cristo e sua missão. V. 1. São Paulo: Paulus, 1983. p. 172.)
Ao considerar essas fórmulas literalmente, conclui-se exatamente o contrário daquilo que Deus quer dizer, pois o (a)
Ao longo da história da Igreja Católica, muitas foram as heresias que a assolaram. Uma delas foi o arianismo que se constituía da doutrina divulgada por Ário – presbítero de Alexandria – ao longo do século IV. Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre o arianismo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Deus Pai é o único e verdadeiro Deus, eterno e sem princípio.
( ) Concebe a unidade/trindade de Deus, porém superestima o Espírito Santo.
( ) Considera o Filho e o Espírito Santo como entidades intermediárias entre Deus e o mundo.
( ) Para Ário, o Filho e o Espírito Santo são pessoas divinas semelhantes, iguais e unas a Deus Pai.
“A teologia distinguiu entre as relações da trindade ad intra e ad extra. Naturalmente, nenhuma dessas duas expressões devem ser entendidas em sentido espacial, porque Deus está em todas as partes, e, sim, em sentido qualitativo.”
(Santa Bárbara, Luiz Gonzalez – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999, p. 160.)
Qual é a definição correta da relação ad extra da trindade?
Leia os trechos abaixo e, em seguida, assinale corretamente o que se pede.
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que irão proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Vigiai!” (At 20, 28-31.)
“Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes.” (1Tm 1, 3.)
“Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito pela virtude do ‘Espírito Santo’.” (2Tm 1, 13-14.)
As citações bíblicas acima referem-se à
“No século III, Sibélio, Noeto e alguns outros teólogos eliminaram a distinção entre as três Pessoas, afirmando que eram apenas modos diferentes que Deus tinha de se manifestar à percepção subjetiva das criaturas, sem um fundamento real em sua natureza. Deus é uno e único (...). Enquanto cria e nos entrega a lei, se chama ‘Pai’; esse mesmo Deus, enquanto nos redime, chama-se ‘Filho’; e esse mesmo Deus, enquanto nos santifica e nos dá a verdadeira vida, chama-se Espírito Santo.”
(Santa Bárbara, Luiz Gonzalez – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999. p. 148.)
A citação se trata da concepção trinitária denominada
I. Triteísmo.
II. Modalismo.
III. Subordinacionismo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
“‘Que Deus te proteja e abençoe. Que Ela te conceda sua graça.’ Essas palavras, pronunciadas no final de uma celebração litúrgica na Katharinenkirche (Igreja de Santa Catarina) de Hamburgo, provocaram as mais variadas reações. Algumas pessoas as ouviram felizes, outras sentiram estranheza e não faltaram os que protestaram com raiva.”
(Santa Bárbara, Luiz Gonzalez – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999. p. 177.)
De acordo com o enunciado, é teologicamente correto afirmar que
I. Deus não é masculino, nem feminino.
II. é pertinente que Deus seja Homem, haja vista ser referenciado nas escrituras no gênero masculino.
III. a imagem de Deus quando ligada a algum gênero sexual, demonstra a necessidade humana de antropomorfizar, de tornar o não inteligível em inteligível.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Leia o trecho e, em seguida, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Por sua adesão total à vontade do Pai, à obra redentora de seu Filho, a cada moção do Espírito Santo a virgem Maria é para a Igreja o modelo da ________________ e da ________________.
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 967.
“Maria é membro supereminente e absolutamente único da Igreja, sendo até a realização exemplar (typus) da Igreja.”
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 968.)
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
Maria se tornou para nós mãe na ordem da graça.
PORQUE
De modo inteiramente singular, pela obediência, fé, esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para a restauração da vida sobrenatural das almas.
É correto afirmar que
"Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria revelar-se a si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade, mediante o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso no Espírito Santo ao Pai e se tornam participantes da natureza divina.”
(Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina – Dei Verbum. 9ª ed. São Paulo: Paulinas, 2004. p. 07.)
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a revelação divina. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A revelação foi interrompida pelo pecado de nossos primeiros pais.
( ) A Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras são dois importantes instrumentos da revelação divina.
( ) Criado pelo verbo o universo e conservando-o, Deus proporciona aos homens, nas coisas criadas, um permanente testemunho de si.
) “... é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna.”
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1849.)
A citação se refere ao(à)
O pecado pode ser avaliado segundo sua gravidade. Ter como objeto uma matéria grave, ser cometido com plena consciência e deliberadamente são condições para que o pecado seja
“Na sagrada escritura está relatada a história do povo de Israel, sendo que cada livro contribui de uma maneira especial para essa construção. Um dos livros da Bíblia, no Antigo Testamento, pode ser caracterizado por uma pergunta fundamental: Qual é o verdadeiro Deus?”
O livro ao qual o enunciado se refere é
A doutrina social da Igreja tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais, sobre a organização social e política dos povos e das nações. É um convite à ação.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. A revelação cristã leva a uma compreensão mais profunda das leis da vida social.
II. A doutrina social da Igreja é inexorável no sentido de sua flexibilidade e aprovação moral intercultural.
III. O ensinamento social da Igreja abrange um corpo de doutrina que se articula à medida que a Igreja interpreta acontecimentos ao longo da história.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Ao longo da história do “povo de Israel”, antes da vinda de Cristo, várias foram as formas de organização política, como o período do Patriarcado, dos Juízes e do(a)
Observe a seguinte citação.
“A contemplação de Cristo tem em Maria o seu momento insuperável.”
(Carta Apostólica – Rosarium Virginis Mariae. São Paulo: Paulinas, 2002. p. 16.)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Para ser a Mãe do Salvador, Maria foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função. No momento da anunciação, o anjo Gabriel a saúda como cheia de graça. Efetivamente, para dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.
II. O rosto do filho pertence-lhe sob um título especial. Foi no seu ventre que se plasmou, recebendo dela também uma semelhança humana que evoca uma intimidade espiritual certamente ainda maior. À contemplação do rosto de Cristo ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria.
III. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria foi redimida desde a concepção. É isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854, pelo Papa Pio IX.
Argumenta(m) corretamente sobre a citação a(s) afirmativa(s)