O Brasil possui, hoje, a 6ª maior reserva geológica de urânio do mundo.
Fonte:
DISTRITO URANÍFERO DE LAGOA REAL
O Distrito Uranífero de Lagoa Real está localizado numa região montanhosa do centro-sul do Estado da Bahia, a cerca de 20 Km a nordeste da cidade de Caetité.
Foi descoberto durante a execução de uma série de levantamentos aerogeofísicos, entre 1976 e 1977, e levaram a identificação de 19 áreas mineralizadas. Um trabalho mais detalhado de aerogamaespectrometria levou à descoberta de 33 ocorrências uraníferas adicionais, também avaliadas.
O maciço de Caetité está localizado na porção sul do Craton de São Francisco, na Bahia. Ele tem cerca de 80 Km de comprimento e largura variável entre 30 e 50 Km. É formado por microclina-gnaisses arqueanos juntamente com granito, granodiorito, sienito e anfibolito. Ao sul, leste e norte encontram-se extensas áreas rebaixadas sotopostas principalmente por gnaisses e xistos verdes de idade Arqueana ou Proterozóica Inferior.
A região foi ainda submetida a três ciclos tectônicos durante os quais as rochas foram rejuvenescidas. Isso inclui os ciclos Guriense (3.000 Ma), Transamazônico (1800 - 2100 Ma)e Espinhaço/Brasiliano (1.800 - 500 Ma) dentre os quais o último foi o mais significativo no que diz respeito à mineralização de Lagoa Real.
O projeto básico de mina foi concluído em 1996, indicando uma lavra de céu aberto na jazida da Cachoeira (anomalia 13). Esta anomalia com teor médio de 3.000 ppm prevê a produção de cerca 400 toneladas/ano de urânio. Gradualmente serão explorados outros depósitos, dentre 33 existentes. Essas reservas são suficientes para a operação de dez reatores do tipo Angra 2 por toda a vida útil do empreendimento.
Fonte: