SóProvas



Prova CCV-UFC - 2010 - UFC - Engenheiro Elétrico


ID
204895
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que indica, corretamente, o tempo de retorno do capital investido ("Pay back" simples) na troca de 900 lâmpadas fluorescentes tubulares de 40 W e 450 reatores convencionais (perdas de 13 W) por 900 lâmpadas fluorescentes de 36 W equipadas com 450 reatores eletrônicos (perdas de 3 W) de um sistema de iluminação em uma grande loja de departamento. Considere, ainda, os seguintes dados:

· Tempo médio de funcionamento do sistema: 10 horas por dia.
· Número de dias de funcionamento no mês comercial: 22 dias.
· Preço médio da energia elétrica: R$ 0,40 / kWh.
· Investimento total (mão de obra inclusa): R$ 10.500,00.

Alternativas

ID
204898
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor elétrico de indução trifásico de oito pólos, frequência de 60 Hz apresenta uma velocidade nominal síncrona de:

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma das alternativas está correta!

    Dados do problema:

    f=60 [Hz];
    p=4 pares de polos;

    Equação para o cálculo da velocidade síncrona:

    Ns = 60*f/p = 60*60/4

    Ns = 900 [rpm]
  • Muito estranho porque a equação da velocidade síncrona é:

    Ns = (120*f)/p

    P=número de polos = 8

    F= frequência síncrona = 60 Há

    Ns = 900 rpm

  • Olá, pessoal!


    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra E, conforme publicado no edital de Gabaritos no site da banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Cálculos dos colegas abaixo estão corretos. Com certeza a resposta correta é 900 rpm. Questão deveria ter sido anulada!

  • Essa questão foi anulada no ano seguinte!!!

  • Lamentável, informei 2x ao Qconcursos que a questão está incorreta e eles mantém a alegação de que está conforme o gabarito. Se está conforme o gabarito, ele está grosseiramente errado! Deveriam retirar esta questão do site.

  • Questão errada.

     

  • Como a questão não foi alterada pela banca, solicitem que ela seja comentada.


ID
204901
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Segundo determina a NT 001 (norma técnica da COELCE) as unidades consumidoras ligadas em redes aéreas de distribuição com carga instalada até o limite de 75 kW e às ligadas em redes subterrâneas de distribuição com carga instalada até o limite de 100 kW, devem ser atendidas através de três fases e neutro 380/220 V, podendo ser ligadas as seguintes cargas:

Alternativas
Comentários
  • Ligação Trifásica: As unidades consumidoras conectadas à rede de baixa tensão aérea com carga instalada até o limite de 75 KW e as unidades consumidoras conectadas à rede de baixa tensão subterrânea com carga instalada até o limite de 100 kW, devem ser atendidas através de três condutores fases e um condutor neutro, tensão de linha de 380 V e tensão fase-neutro de 220V, podendo ser conectadas no máximo as seguintes cargas individuais:

    a) motor trifásico com potência individual até 30 CV, em 380 V;

    b) aparelho trifásico não resistivo, com potência individual até 20 kVA;

    c) máquina de solda a transformador trifásico com potência até 15 kVA;

    d) aparelho de Raios X trifásico com potência até 20 kVA.


ID
204904
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Foi efetuada uma medição em um consumidor residencial e foram constatados os seguintes resultados:
· Período de medição: 15 dias.
· Consumo medido no período: 3.150 kWh.
· Fator de potência médio do período: 0,76 (indutivo).

A potência do banco de capacitores, em kVAr, necessária para a correção do fator de potência medido para 0,95 (indutivo) é de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • Para determinar a potência ativa = Consumo medido / Período de medição: 3.150K/(24*15) = 8.75KW = P

    Potência aparente da carga antes da correção = P/fp = 8.75K/0,76 =11.5kVA = S1

    Potência reativa antes da correção = sqrt(S1^2+P^2) = 7.5KVar = Q1

    Potência aparente da carga depois da correção= 8.75K/0,95 = 9.2kVA = S2

    Potência reativa depois da correção = sqrt(S2^2+P^2) = 2,88KVar = Q2

    Q1-Q2=4,6KVar (letra B)

  • Alguém sabe um método mais rápido de fazer essa questão?

     

  • Sem calculadora é foda fazer essa questão!

  • Com conta não, Erick. Só através de tabelas.


ID
204907
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação à Resolução No. 456 - ANELL, que trata do sistema tarifário de energia elétrica brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010

    L – modalidade tarifária: conjunto de tarifas aplicáveis às componentes de consumo de energia elétrica e demanda de potência ativas, considerando as seguintes modalidades:
    a) modalidade tarifária convencional monômia: aplicada às unidades consumidoras do grupo B, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica, independentemente das horas de utilização do dia;
    b) modalidade tarifária horária branca: aplicada às unidades consumidoras do grupo B, exceto para o subgrupo B4 e para as subclasses Baixa Renda do subgrupo B1, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia;
    c) modalidade tarifária convencional binômia: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica e demanda de potência, independentemente das horas de utilização do dia;


    Letra C- d) modalidade tarifária horária verde: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia, assim como de uma única tarifa de demanda de potência; 


    Letra A- e) modalidade tarifária horária azul: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia;

    Letra B- LIV-A - período seco: período de 7 (sete) ciclos de faturamento consecutivos, referente aos meses de maio a novembro

    Letra D - Não existe


    Letra E- Não existe

  • Tarifa de ultrapassagem existe sim!!


    * Tarifa de ultrapassagem: tarifa aplicável sobre a diferença positiva entre a demanda medida e a contratada, quando exceder os limites estabelecidos.

    – A parcela de ultrapassagem é cobrada apenas quando a demanda medida ultrapassa a Demanda Contratada acima dos limites de tolerância. Esses limites são de 5% para os subgrupos A1, A2 e A3 e de 10% para os demais subgrupos.

    – As tarifas de ultrapassagem são diferenciadas por horário, sendo mais caras nas horas de ponta



ID
204910
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do cálculo da queda de tensão percentual em circuitos trifásicos de distribuição de energia elétrica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • dV(%) = 2[(R x IB) / V] x 100% (o fator 2 é pela "ida e volta" do circuito da fonte até a carga e retornando).

    Substituindo R = phi x l x A e IB = P / (V x FP):

    dV(%) = 2 [(phi x P x l)/(V² x A x FP)] x 100%


ID
204916
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação à Resolução No. 456 - ANELL, que trata do sistema tarifário de energia elétrica brasileiro, assinale a alternativa correta dentre os quesitos abaixo apresentados.

Alternativas
Comentários
  • a)o consumidor de energia elétrica atendido com tensão de fornecimento nominal de 69 kV deverá ser enquadrado na modalidade tarifária Horosazonal verde.Errado - tensão maior ou igual a 69kV é enquadrado como horosazonal azul.
    b) o período seco é o que abrange as leituras de consumo e demanda extraída entre 1° de setembro até 30 de abril do ano seguinte, totalizado sete meses consecutivos. Errado - é considerado período seco de maio a novembro.
    c) o consumidor de energia elétrica atendido com tensão de fornecimento de 13,8 kV e demanda contratada de 400 kW, pode ser atendido nas modalidades tarifárias horosazonal azul ou verde. Correto - cliente com demanda igual ou acima de 300kW será enquadrado como horosazonal azul ou verde.
    d) tarifa de ultrapassagem é uma tarifa diferenciada a ser aplicada à parcela de consumo de energia elétrica que superar os respectivos valores contratados quando a modalidade tarifária aplicada é a convencional. Errado - é aplicada à ultrapassagem de demanda contratada.
    e)o consumidor de energia elétrica atendido com tensão de fornecimento nominal de 13,8 kV e demanda contratada de 300 kW deverá ser enquadrado na modalidade tarifária Convencional. Errado - ver letra c.
  • Cabe recurso, veja o que diz a resolução 456/2000:

     

    Art. 53. Os critérios de inclusão na estrutura tarifária convencional ou horosazonal aplicam-se às unidades consumidoras do Grupo “A”, conforme as condições a seguir estabelecidas:

     

    [...]

     

    III - compulsoriamente na estrutura tarifária horo-sazonal, com aplicação da Tarifa Azul, ou Verde se houver opção do consumidor: para as unidades consumidoras atendidas pelo sistema elétrico interligado e com tensão de fornecimento inferior a 69 kV, quando:

     

    a) a demanda contratada for igual ou superior a 300 kW em qualquer segmento horo-sazonal; [...]

     

     

    A alternativa afirma:

     

    c) o consumidor de energia elétrica atendido com tensão de fornecimento de 13,8 kV e demanda contratada de 400 kW, pode ser atendido nas modalidades tarifárias horosazonal azul ou verde.

     

    Pode não, deve!!!

     

    Logo o correto seria: deverá ser atendido nas modalidades tarifárias horosazonal azul, ou verde se houver opção do consumidor.

  • Observação: A Resolução Normativa 456/2000 foi substituída pela 414/2010


ID
204919
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Se uma corrente de 2 A passar através de um medidor durante 1 minuto, quantos Coulomb passam pelo medidor?

Alternativas
Comentários
  • 1 coulomb é a quantidade de carga elétrica carregada pela corrente de 1 ampère durante 1 segundo.

    1 min. = 60 seg.

    2 A     = x

    x = 2 . 60 = 120 C 

  • 1 Ampére = 1 Coulomb por segundo

  • q=i*t=2*60=120C


ID
204922
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Determine a corrente necessária para se carregar um dielétrico, para que ele acumule uma carga elétrica de 20 Coulomb após 4 segundos.

Alternativas
Comentários
  • 1 coulomb é a quantidade de carga elétrica carregada pela corrente de 1 ampère durante 1 segundo.

    C = i . t

    20 = i . 4

    i = 20 / 4 = 5 A


ID
204925
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Qual o nível de iluminamento médio, segundo a NBR 5413, indicado para Salas de Aulas?

Alternativas
Comentários
  • Valores admissiveis:
    200  300  500

     

  • Puts, sacagem essa questão.

    Decoreba pesado

  • jurava que era 500

  • - salas de aulas .......................... 200 - 300 - 500 segundo a NBR 5413

  • essa norma já foi cancelada!!


ID
204928
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um escritório comercial apresenta os seguintes dados:

- Comprimento do ambiente = 8 metros.
- Largura do ambiente = 5 metros.
- Pé direito do ambiente = 2,8 metros.
- Altura de suspensão da luminária = 0 metros.
- Plano de trabalho visual = 0,8 metros.
- Fluxo luminoso da lâmpada fluorescente = 2.700 lm.
- Fator de utilização da luminária = 0,62.
- Fator de perdas luminosas = 0,80.

O número de luminárias para duas lâmpadas fluorescentes necessárias para iluminar corretamente este ambiente é:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esta questão é passivel de ser anulada pois ela nao indica o nivel de iluminamento requerido para o ambiente. E mesmo que o candidato decore a tabela, existem 3 valores possiveis de iluminamento para escritórios dos quais dependem da idade dos profissionais que utilizam o recinto.

  • Pode se calcular a iluminancia com base no dados:

    E = 2700/((2,8 - 0,8)*2,8) = 482,14 lux

    Restante...formula direta.

  • Todas as questões desta banca para esse órgão são muitíssimo mal foruladas. Muito suspeito. 


ID
204931
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A seção mínima de um condutor fase de alumínio, estabelecida pela NBR 5410, para os circuitos de força em instalações elétricas fixas em geral é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a norma temos:


    6.2.3.8.1Em instalações de estabelecimentos industriais podem ser utilizados condutores de alumínio, desde

    que, simultaneamente:

    a)  a seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 16 mm2

    b)  a instalação seja alimentada diretamente por subestação de transformação ou transformador, a partir de

    uma rede de alta tensão, ou possua fonte própria, e

    c)  a instalação e a manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas (BA5, tabela 18).


  • Adicionando que em estabelecimentos comerciais 50 mm2 e estabelecimentos industriais 16 mm2, o mínimo fica 16 mm2.

  • Sem protecão mecânica para Cobre e Aluminio é respectivamente 4mm e 16 mm

    Com protecao mecanica para Cobre e Aluminio é respectivamente 2,5 mm e 16 mm

    Note, que para o Aluminio é sempre 16 mm. 

  • E


ID
204934
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor elétrico trifásico de indução, 25 CV, 4 pólos, rendimento nominal de 85%, fator de potência de 0,83 indutivo, trabalha nas seguintes condições:

· Tensão de linha média das fases de 381 V.
· Corrente de linha média de 30 A.

O carregamento operativo médio para este motor, nestas condições operativas, é de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • P1_nominal = 25*736 / 0,85

    S1_nominal = P1_nominal / 0,83

    S1 = raiz(3) * 381 * 30

    Carregamento = S1 / S1_nominal = 0,76

    D) 76%



ID
204937
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A norma técnica brasileira que cuida da especificação dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é a:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas (2ª edição).
    Objetivo - esta Norma fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), para proteger as edificações e estruturas contra a incidência direta dos raios. A proteção se aplica também contra a incidência direta dos raios sobre os equipamentos e pessoas que se encontrem no interior destas edificações e estruturas ou no interior da proteção imposta pelo SPDA instalado.

  • Questão dificil. kkk

  • NBR5413: Iluminância de interiores;

    NBR5410: Instalações elétricas de baixa tensão;

    NBR5415: Recebimento, instalação e manutenção de transformadores de força e de distribuição imersos em líquido isolante;

    * NBR5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas; (ALTERNATIVA CORRETA)

    NBR5440: Transformadores para redes aéreas de distribuição;

     


ID
204940
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Norma 5410 aplica-se aos circuitos elétricos:

Alternativas
Comentários
  •  
    1.2.2 Esta Norma aplica-se:
     
    a)  aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada,
    com freqüências inferiores a 400 Hz, ou a 1 500 V em corrente contínua;
     
    b)  aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a
    1 000 V  e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a  1 000 V  em corrente
    alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precipitadores eletrostáticos etc.);
     
    c)  a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de
    utilização; e
     
    d)  às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos
  • Resposta. Letra A


  • 1.2.2 ESTA NORMA APLICA-SE

    A) AOS CIRCUITO ELÉTRICOS ALIMENTADOS SOB TENSÃO NOMINAL OU INFERIOR A 1.000 V EM CORRENTE ALTERNADA, COM FREQUENCIAS INFERIORES A 400 HZ, OU 1.500 V EM CORRENTE CONTÍNUA.

  • A


ID
204943
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

"Permeabilidade Magnética" de um meio significa:

Alternativas
Comentários
  • É o contrário da relutância: oposição que este meio apresenta à livre circulação das linhas de fluxo magnético.


ID
204946
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O limite superior de demanda contratada para o consumidor ser atendido em Média Tensão pela COELCE, é de:

Alternativas
Comentários
  • O fornecimento de energia elétrica a consumidor cativo deve ser realizado em MT (13,8kV) quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda a ser contratada pelo consumidor, para fornecimento, estiver compreendida entre 30 kW e 2.500 kW. 


ID
204949
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O Ramal de Ligação Derivado de Rede Aérea deve ter uma extensão máxima definida pela NT-002 / COELCE de:

Alternativas
Comentários
  • 9.1.2 Ramal de Ligação 

    É o conjunto de condutores e acessórios instalados entre o ponto de ligação da rede primária da 

    Coelce e o ponto de entrega. Para ramal de ligação derivado de rede aérea devem ser seguidas as 

    seguintes prescrições: 

    a) Deve ser de montagem necessariamente aérea e ao tempo em toda a sua extensão e ter 

    comprimento máximo de 40 metros; 


ID
204952
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O fator de carga de uma determinada instalação elétrica pode ser definido como a relação entre:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, no meu ver o gabarito é a letra c), pois:

    Segundo CELESC:
    O Fator de Carga (FC) é um índice que demonstra se a energia consumida está sendo utilizada de maneira racional e econômica. Este índice varia entre zero a um, e é obtido pela relação entre a demanda média e a demanda máxima, durante um período definido. 
    Segundo AES Eletropaulo:
    O Fator de Carga é um índice que permite verificar o quanto que a energia elétrica é utilizada de forma racional. É a razão entre a demanda média, durante um determinado intervalo de tempo, e a demanda máxima registrada no mesmo período.
    Segundo Eletrobrás:
    Fator de Carga é o índice que determina se a energia elétrica está sendo consumida de forma eficiente e sem desperdícios, que relaciona a demanda média registrada em determinado período, e a demanda máxima medida neste mesmo período. A escala de variação é de 0 a 1, onde quanto mais próximo de 1 melhor será a utilização da eletricidade.
    Segundo CPFL:
    Fator de Carga (FC) é a relação entre a demanda média obtida com base no consumo e a demanda máxima de potência durante um período de tempo. Ex.: período de um ano.
  • Concordo com o colega. Gabarito errado. O correto seria a letra c)

  • Concordo com os colegas, gabarito errado. O correto é letra C.

  • Concordo com os colegas, gabarito errado. O correto é letra C.

  • Também marquei letra C e deu que tava errada. essas bancas.

  • Segundo a resolução a normativa nº 414 de 9 de setembro de 2010 da ANEEL, o fator de carga é definido como sendo a razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado.

    Resposta Correta: C


ID
204955
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre as recomendações para o levantamento da carga de iluminação de instalações internas residenciais prediais, é correto afirmar que a NBR - 5410:

Alternativas
Comentários
  • 9.5.2.1.2 Na determinação das cargas de iluminação, como alternativa à aplicação da ABNT NBR 5413, conforme prescrito na alínea a) de 4.2.1.2.2, pode ser adotado o seguinte critério:

    a) em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m2, deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA;

    b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m2, deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros.

  • C


ID
204958
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador de energia elétrica síncrono de 60 Hz movido a diesel funciona a 200 rpm. Quantos pólos ele possui?

Alternativas
Comentários
  • Uma das fórmulas mais importantes da Engenharia: n=120f/p

    200=120*60/p

    p=36 polos
  • obrigado


ID
204961
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um transformador com núcleo de ferro funcionando numa linha de 120 V possui 500 espiras no primário e 100 espiras no secundário. Calcule a tensão no secundário.

Alternativas
Comentários
  • Presente: N1/N2 = V1/V2 => 500/100 = 120/V2 => V2 = 24V


ID
204964
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor elétrico de indução trifásico apresenta em sua placa de identificação um grau de proteção IP 22. Significa que protege contra:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é uma piada!

  • Piada mesmo!!!

  • já respondi então varias piadas nesse qconcursos. E até agora 55% já cairam na piada. kkkkkkkk


  • E


ID
204967
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um circuito elétrico é protegido por um fusível NH de 160 A. A corrente de curto circuito simétrica, sem considerar o fusível, para esta instalação é de:

Alternativas
Comentários
  • Que calculo milagroso foi esse?

  • Parece que este é o tipo de cálculo que só o cara que comprou a vaga consegue fazer. srsrs

  • po esse ai, só magico mesmo.


  • Já procurei muito como fazer esse calculo e não encontrei nada perto da resposta!!

  • Para responder essa questão é simples: basta ter "QI". Por que vocês acham que a prova de 2010 foi repetida em 2013? coincidência ?

  • Pois é, também achei muito estranho essa banca quase repetir a prova de 2008, 2010 e 2013...

    sem contar que eles não divulgam a lista completa com a pontuação do candidato. Isso é feito individualmente!!

    Não sei nem se isso é legalmente permitido...


ID
204970
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a Sistemas de Iluminação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lembrar que a lâmpada Vapor de Sódio de Alta Pressão é o Cristiano Ronaldo das lâmpadas. Melhor eficiência/ rendimento e vida útil. Porém com o maior custo.

  • Completando o colega, também é  a que tem o pior IRC. 

  • Lâmpada de Vapor de Sódio: Atualmente usada na iluminação pública, a lâmpada de sódio oferece luz amarela e monocromática que distorce as cores - seu IRC é de no máximo 30, afirma Silva. Em contrapartida, oferece grande fluxo luminoso com baixo consumo. Seu funcionamento é parecido com o das fluorescentes, exceto pela presença do sódio no lugar do mercúrio. A partida requer reator específico e ignitor (espécie de starter que eleva a tensão na hora da partida para 4 500l volts).

    http://www.ecivilnet.com/artigos/lampadas_e_reatores.htm


ID
204973
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Leia as declarações abaixo e, a seguir, assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A.

    A partida do tipo soft starter ou chave estática são destinadas à aceleração,  desaceleração/frenagem e proteção de motores de indução trifásico.  E tal chave é formada por um conjunto de tiristores que fazem o controle da tensão através do ângulo de disparo deles.


    Esse tipo de partida proporciona um início suave e sem solavancos ou trancos,  número de manobras ilimitado, torque e corrente próximas às nominais e longa vida ao motor, entretanto apresenta alto custo em relação aos outros tipos de partidas. 

  • Gostaria de saber porque a B está errada, uma vez que inversores possuem rampa de aceleração, desaceleração e tem função de proteção.

  • Não acho que tenha a função de proteção Guilherme, caso o inversor tenha alguma proteção, será para si próprio e não para o motor, assim acredito.

  • Como o colega Rafael falou, os métodos de partida não apresentam proteção para os motores, esses tem que ser protegidos com o uso de fusíveis e reles na sua alimentação.


ID
204976
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para se garantir a seletividade total entre dois fusíveis colocados em série, é necessário que a corrente do fusível a montante seja, no mínimo igual a:

Alternativas
Comentários
  • – Fusível em série com fusível:

    Inominal do fusível a montante ≥ 1,6 x Inominal do fusível a jusante


    – Fusível em série com disjuntor termomagnético:

    Tatuação do fusível ≥ Tatuação do disjuntor + 50ms


    - Disjuntor termomagnético em série com fusível:

    Tatuação do disjuntor ≥ Tatuação do fusível + 100ms


    – Disjuntor em série com disjuntor:

    Tatuação do disjuntor1 ≥ Tatuação do disjuntor2 + 150ms

    Iatuação do relé eletromagnético do disj. 1 ≥ 1,25 x Iatuação do relé eletromagnético do disj. 2


ID
204979
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Norma brasileira determina qual deve ser o espaçamento médio para os condutores de descida não naturais para os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Assinale a alternativa que contém o espaçamento determinado.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão não foi clara pois conforme a norma existem quatro níveis de proteção com seus respectivos espaçamentos: 

    Tabela 2 da NBR 5419:2001

    NIVEL DE PROTEÇÃO I   ESPAÇAMENTO MÉDIO 10 METROS
    NIVEL DE PROTEÇÃO II  ESPAÇAMENTO MÉDIO 15 METROS
    NIVEL DE PROTEÇÃO III ESPAÇAMENTO MÉDIO 20 METROS
    NIVEL DE PROTEÇÃO IV ESPAÇAMENTO MÉDIO 25 METROS

     

  • Concordo com o Adalton pois faltou informações sobre qual o nível de proteção.

  • 10 o que? metros, centímetros?? faltou isso também na questão!


  • passível de anulação, pois na norma há uma tabela com o espaçamento de acordo com os níveis.

  • Essa banca é muito ruim!!!!! Na verdade foi a pior que eu já vi, além da desorganização as provas são um absurdo de mal elaboradas...

  • Questão muito mal formulada!


ID
204982
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor elétrico trifásico de 15 CV, tensão nominal de 380V, rendimento de 85% e fator de potência de 0,8 indutivo tem uma corrente nominal de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • I = P/RAIZ(3)*V*Fp*n

    I = 15*736/1,73*380*0,8*0,85 = 24,69 A

    GAB(E)