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Prova CCV-UFC - 2013 - UFC - Analista de Tecnologia da Informação - Arquitetura e Desenvolvimento de Software


ID
2791303
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O comando SQL para excluir os registros da tabela CANDIDATO, cujo campo NOME comece com a letra T, é:

Alternativas

ID
2791309
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere uma estrutura de dados, representada pela variável V, com procedimentos de inclusão, exclusão e consulta do próximo elemento (e) disponível na estrutura, obedecendo à seguinte propriedade: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há mais tempo.


Pode-se concluir que a estrutura de dados representada pela variável V corresponde à seguinte estrutura de dados:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A

  • FILA - É uma lista em que o primeiro a entrar é o primeiro a sair (FIFO - First In, First Out)

  • O elemento cuja inserção foi feita há mais tempo na lista será o primeiro a sair.

    Característica da estratégia First In First Out relacionada a fila.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2791315
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as tabelas criadas pelos comandos SQL listados a seguir:


CREATE TABLE candidato (codigo smallint, nome character varying(60), idade smallint, CONSTRAINT pk_candidato PRIMARY KEY (codigo) )

CREATE TABLE concurso (ccodigo smallint, descricao character varying(60), CONSTRAINT pk_concurso PRIMARY KEY (ccodigo) )

CREATE TABLE inscricao (codigo smallint NOT NULL, ccodigo smallint NOT NULL, CONSTRAINT pk_inscricao PRIMARY KEY (ccodigo, codigo),

CONSTRAINT fk_inscricao_candidato FOREIGN KEY (codigo) REFERENCES candidato (codigo), CONSTRAINT fk_inscricao_concurso FOREIGN KEY (ccodigo) REFERENCES concurso (ccodigo))


Selecione a opção que contém o comando SQL que retorna o valor do atributo código dos registros que representam os candidatos que se inscreveram em todos os concursos.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D


ID
2791324
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No pior caso, a complexidade do algoritmo conhecido como Busca Linear é:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> C

  • Busca Linear:

    Pior caso: O(n);

    Médio caso: O(n+1)/2;

    Melhor caso: O(1).

    .

    At.te

    Foco na missão

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2791330
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do ciclo de vida de um servlet, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A

  • Alternativa correta: A. 

    a) GABARITO;

    b) ERRADA: o destroy() é chamado ao final de todas as requisições ou quando um timeout ocorrer;

    c) ERRADA: são sim processados usando threads, uma para cada nova requisição;

    d) ERRADA: ele cria uma thread do servlet, e não uma nova instância;

    e) ERRADA: (não sei se é esse o erro) o container cria uma thread, e não esses objetos. 

    Edit:

    e) ERRADA: os métodos são HttpServletRequest e HttpServletResponse.


ID
2791333
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. A tag HTML utilizada para demarcar uma lista ordenada é:

Alternativas
Comentários
  • As listas ordenadas ou numeradas são usadas para indicar alguma sequência ou numeração

    As tags usadas para criar uma lista não ordenada são <ol> e <li>. A tag <ol> é usada para definir a lista e a tag <li> é usada para cada item da lista.

       <ol>         <li>São Paulo</li>         <li>Rio de Janeiro</li>         <li>Belo Horizonte</li>         <li>Brasília</li>     </ol>

    fonte: https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-listas-ordenadas-no-html/21739

  • <OL> Ordererd List.

    Gabarito: E


ID
2791336
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em JSP, <%@ page atributo1="valor1" atributo2="valor2"... %> é a sintaxe típica da diretiva Page. Um de seus atributos, se definido para true, indica que o buffer deve ser esvaziado quando cheio. Trata-se do atributo:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> C

  • Uma das vantagens do JSP é que os designers deram muitas alças para controlar o comportamento do contêiner. Um deles é o atributo autoFlush JSP da diretiva page.


    1. O que é o autoFlush JSP?

    O autoFlush é um dos 14 atributos , suporta o JSP.

    Leva valores booleanos de verdadeiro ou falso .

    Indica o contêiner para liberar os dados ou não quando o buffer é preenchido para ser enviado ao cliente.


    2. Como o AutoFlush JSP funciona?

    Se não definido pelo programador, o valor padrão é true , indicando que a limpeza é necessária.

    Quando definido como false, o autoFlush gera uma exceção quando o buffer está cheio.

    https://way2java.com/jsp/jsp-made-simple-jsp-page-directive-autoflush-example/


ID
2791339
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Java Server Faces (ou simplesmente Faces) é uma especificação de um framework baseado no padrão MVC para a construção de aplicações WEB. Selecione a alternativa que lista corretamente a sequência do ciclo de vida de processamento do Java Server Faces (JSF):

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> B


ID
2791348
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. Selecione a afirmativa verdadeira sobre os diagramas que compõem a UML, conforme definições da UML 2.0:

Alternativas
Comentários
  • GAB - C


    A) Um objeto, no diagrama de objetos, possui 3 compartimentos: nome, valores e operações. ERRADO: SÓ 2 COMPARTIMENTOS. NOME E ATRIBUTOS.


    B) Uma classe, no diagrama de objetos, possui 3 compartimentos: identificador, métodos e operações. ERAADO: IDENTIFICADOR ATRIBUTOS E OPERAÇÕES.


    C) O formato utilizado para o nome de um objeto, no diagrama de objetos, é: nome do objeto: nome da classe. CERTO


  • Complementando a resposta:



    d) O diagrama de classes apresenta uma descrição de como o sistema será utilizado, fornecendo uma visão natural de alto-nível das funcionalidades do sistema, permitindo seu entendimento por analistas e usuários.

    O diagrama preferível para entendimento dos usuários é o diagrama de casos de usos.


    e) Um caso de uso representa uma função (funcionalidade) do sistema. Já um ator é alguém ou alguma coisa que deve interagir com o sistema, ou seja, descreve o ambiente externo ao sistema. Diagramas de caso de uso são elaborados para ilustrar o relacionamento entre atores e as classes que compõem o sistema.

    Diagramas de casos de uso são utilizados para o ambiente INTERNO ao sistema, para representar a iteração de um ambiente externo usando um ator( representando um sistema) interagindo com o nosso sistema.

  • A letra e) gerou dúvidas.

     

    Segundo Booch, " Os casos de uso representam uma visão EXTERNA do sistema. Como tal, não espere quaisquer correlações entre eles (casos de uso) e as classes dentro do sistema".

     

    Obs.: Acho que o erro não é a palavra "externa", mas quando diz "relacionamento entre atores e a classes". 

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
2791351
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são instrumentos cada vez mais importantes no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a prestação de serviços e a disponibilização de informações primordiais para os cidadãos. A adoção dessas tecnologias permite o aumento da eficácia, da eficiência e da transparência governamental. Neste contexto, os Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG) são:

Alternativas
Comentários
  • C) recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

  • ePWG - Padrões Web em Governo Eletrônico

    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são instrumentos cada vez mais importantes no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a prestação de serviços e a disponibilização de informações primordiais para os cidadãos. A adoção dessas tecnologias permite o aumento da eficácia, da eficiência e da transparência governamental.

    A adoção de meios eletrônicos para a prestação dos serviços governamentais exige que sítios e portais desenvolvidos e mantidos pela administração pública sejam fáceis de usar, relevantes e efetivos. Somente por meio da eficiência é possível aumentar a satisfação dos usuários de serviços eletrônicos e conquistar gradativamente uma parcela cada vez maior da população.

    É, portanto, responsabilidade da administração pública oferecer ao cidadão a melhor experiência possível de acesso ao governo eletrônico, respeitando inclusive, as particularidades da população atingida.

    Os Padrões Web em Governo Eletrônico (ePWG) são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

    fonte: https://www.governodigital.gov.br/transformacao/orientacoes/identidade-digital-do-governo/epwg-padroes-web-em-governo-eletronico


ID
2791354
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Programação extrema (eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é um dos principais métodos ágeis de desenvolvimento de software. Sobre programação extrema (XP) é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A programação em pares é um tema chave da XP.


  • b) tem como valores: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e planejamento. Faltou o valor: respeito


    c) a programação extrema é melhor adaptada para grandes times de desenvolvimento. Esse é um dos princípios básicos da Programação extrema. Um dos principios da XP é a programação pareada ( em pares)


    d) o jogo de planejamento da programação extrema é realizado sempre no início de cada projeto e define as fases do RUP e os diagramas da UML que serão utilizados durante o desenvolvimento do projeto. O planning game é realizado sempre no inicio de cada interação semanal


    e) uma das principais práticas do XP é a Integração Contínua (Continuous Integration). Esta prática indica que sempre e somente ao final da iteração as novas funcionalidades produzidas devem ser integradas à versão atual do sistema.  A integração contínua menciona que após uma nova funcionalidade ser desenvolvida ela deve ser integrada o mais rápido possível ao sistema atual.


  • b) tem como valores: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e planejamento. Faltou o valor: respeito


    c) a programação extrema é melhor adaptada para grandes times de desenvolvimento. Esse é um dos princípios básicos da Programação extrema. Um dos principios da XP é a programação pareada ( em pares)


    d) o jogo de planejamento da programação extrema é realizado sempre no início de cada projeto e define as fases do RUP e os diagramas da UML que serão utilizados durante o desenvolvimento do projeto. O planning game é realizado sempre no inicio de cada interação semanal


    e) uma das principais práticas do XP é a Integração Contínua (Continuous Integration). Esta prática indica que sempre e somente ao final da iteração as novas funcionalidades produzidas devem ser integradas à versão atual do sistema.  A integração contínua menciona que após uma nova funcionalidade ser desenvolvida ela deve ser integrada o mais rápido possível ao sistema atual.

  • A) Certa

    B) Comunicação, simplicidade, feedback, coragem e Respeito

    C) Para pequenos e médios times

    D) Isso não faz parte de métodos ágeis e sim de Modelos prescritivos

    E) XP faz várias entregas de testes, é um método incremental.


ID
2791357
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre padrões de projeto é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • A ) São considerados padrões estruturais: Adapter, Bridge e Builder (CRIACIONAL).


    B) São considerados padrões de criação: Abstract Factory, Prototype e Composite (ESTRUTURAL).


    C) Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias : Padrões de criação, Padrões estruturais e Padrões arquiteturais (COMPORTAMENTAIS). 


    E) Um padrão de projeto descreve a arquitetura de um sistema orientado a objetos, os tipos de objetos e as interações entre os mesmos. Ele pode ser vislumbrado como o esqueleto – template – de uma aplicação que pode ser customizado pelo programador e aplicado a um conjunto de aplicações de um mesmo domínio(Não pode ser considerado um padrão de projeto trecho de códigos específicos, mesmo que para o seu criador ele reflita um padrão, que soluciona um determinado problema, porque os padrões devem estar a um nível maior de abstração e não limitado a recursos de programação. Um padrão de projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos chaves de uma estrutura de projeto comum para torna-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizável).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_de_projeto_de_software

    https://www.devmedia.com.br/design-patterns-padroes-gof/16781


ID
2791360
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O teste de integração é uma técnica sistemática para a construção da estrutura de programa. Na integração bottom-up:

Alternativas
Comentários
  • Teste de integração bottom-up

     Envolve integrar e testar os módulos de nível inferior na hierarquia e, então, subir na hierarquia de módulos, até que o módulo final seja testado.

     

     

    Teste de integração top-down 

    Começa com os componentes de alto nível de um sistema, e a integração se dá de cima para baixo em uma hierarquia de componentes. Componentes individuais em um nível mais baixo na hierarquia são representados por stubs.

     

     

    Letra C

     

    https://www.dcce.ibilce.unesp.br/~ines/cursos/eng_soft/aula13.PDF

     

  • Quem não tem acesso: --> C


ID
2791363
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Considere a seguinte afirmação: todos os candidatos inscritos no concurso têm mais de 21 anos. Dessa afirmação, pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> B

  • Item D) Não necessariamente pessoas maiores de 21 anos estarão inscritas no concurso.


ID
2791366
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Após a realização de um determinado concurso público, um grupo de candidatos estava conversando sobre a quantidade de questões que teriam acertado. Sabe-se que um dos candidatos acertou uma quantidade de questões bem maior que os demais e que:


Carol vendeu menos que Gal.

Gal e Gil venderam o mesmo valor.

Beto vendeu mais que Carol.

Bete vendeu menos que Gil.


Pode-se dizer que quem recebeu a maior comissão foi

Alternativas

ID
2791369
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> B

  • Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos


ID
2791372
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • orientação a objetos contrasta com a programação estruturada, na qual a estrutura de dados e o comportamento são fracamente conectados;

    fonte: https://morettic.com.br/wp2/poo/poo-encapsulamento/


ID
2791375
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, um objeto é:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A


  • Em programação orientada a objetos, chama-se instância de uma classe, um objeto cujo comportamento e estado são definidos pela classe. "Instância" é, neste caso, um anglicismo, significando "caso" ou "exemplo" (em inglês instance).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Inst%C3%A2ncia_(classe)


ID
2791378
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • O construtor é um método utilizado para inicializar os objetos da classe quando estes são criados.

    Este método possui o mesmo nome da Classe e não tem nenhum tipo de retorno, nem mesmo void.

    No construtor podemos iniciar todos os outros objetos e propriedades, ele será sempre chamada ao iniciar o objeto.

    http://techblog.desenvolvedores.net/tag/construtores-e-destrutores/

  • o que torna a "E" errada?

  • Ronny, o que torna a E errada é o fato de um construtor inicializar os valores das variáveis de instância (dos Objetos), não da Classe (Variáveis estáticas).


ID
2791381
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao Hibernate, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> C


ID
2791387
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação ao programa MPS.BR é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E

  • HOJE (2018 )SÃO 5 COMPONENTES: Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MRMPS-RH), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS).

  • Erro da A: Instituições Implementadoras.

    Na verdade são para as instituições avaliadoras.

  • a) ERRADO. Guia de Avaliação: descreve o processo e o Método de Avaliação MA-MPS, os requisitos para avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras (IA);

     

    b) ERRADO. Guia de Implementação: série de treze documentos que fornecem orientações para implementar nas organizações os níveis de maturidade descritos no Modelo de Referência MR-MPS-SW

     

    c) ERRADO. Guia de Aquisição: descreve um processo de aquisição de software e serviços correlatos. É descrito como forma de apoiar as instituições que queiram adquirir produtos de software e serviços correlatos apoiando-se no MR-MPS

     

    d) ERRADO. O MR-MPS-SW definem sete níveis de maturidade de processos para organizações que produzem software: A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado).


ID
2791390
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação ao programa MPS.BR é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • Medição de Maturidade das Empresa a parti do Nível G até alcançar o nível mais alto "A (EM Otimização)."

  • O progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade do MR-MPS-SW se obtêm quando são atendidos os propósitos e TODOS os resultados esperados dos respectivos processos e os resultados esperados dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível.
  • a) ERRADO. Independente da situação, se o processo Aquisição for excluído da avaliação MAMPS, o Plano de Avaliação deve conter a justificativa da exclusão.

     

    b) ERRADO. Gerência de Projetos – GPR (evolução) é do nível E.

     

    c) ERRADO. Gerência de Portfólio de Projetos (GPP): Se a única atividade da organização for evolução (manutenção) de produtos, então esse processo pode ser excluído.

     

    e) ERRADO. O progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade do MR-MPS-SW se obtêm quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e os resultados esperados dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível.


ID
2791393
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação ao programa MPS.BR é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E

  • A menos errada é a letra E, pois o processo ainda não está definido, mas sim PARCIALMENTE DEFINIDO.


ID
2791396
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação às arquiteturas distribuídas, o padrão que especifica que um determinado sistema deve ser desenvolvido em três níveis é:

Alternativas
Comentários
  • Além de dividir a aplicação em três tipos de componentes, o desenho MVC define as interações entre eles.

    Um controlador (controller) envia comandos para o modelo para atualizar o seu estado (por exemplo, editando um documento). O controlador também pode enviar comandos para a visão associada para alterar a apresentação da visão do modelo (por exemplo, percorrendo um documento).

    Um modelo (model) armazena dados e notifica suas visões e controladores associados quando há uma mudança em seu estado. Estas notificações permitem que as visões produzam saídas atualizadas e que os controladores alterem o conjunto de comandos disponíveis. Uma implementação passiva do MVC monta estas notificações, devido a aplicação não necessitar delas ou a plataforma de software não suportá-las.

    visão (view) Gera uma representação (Visão) dos dados presentes no modelo solicitado, fazendo a exibição dos dados, sendo ela por meio de um html ou xml.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MVC


ID
2791399
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação ao programa MPS.BR é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • "Atmosfera psicológica que nos faz sentir mais ou menos à vontade pra interagir..." drogas?? suhauhsuaushau

  • A - errada - GPP 2.é um resultado esperado para o processo Gerência de portifólio de processos.

    B - errada - O propósito do processo Garantia da Qualidade  é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos. 

  • Letra C - Essa é a definição de GQA 4. Garantia de Qualidade, que objetiva assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade
  • a) ERRADO. Gerência de Portfólio de Projetos.

     

    b) ERRADO. O propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos e recursos predefinidos.

     

    c) ERRADO. Como um dos resultados esperados para o processo Garantia da Qualidade (GQA) temos: Ações corretivas para as não-conformidades são estabelecidas e acompanhadas até as suas efetivas conclusões. Quando necessário, o escalamento das ações corretivas para níveis superiores é realizado, de forma a garantir sua solução.

     

    e) ERRADO. Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.


ID
2791402
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a interoperabilidade de sistemas é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E

  • Um dos componentes mais importante em SOA é o ESB (Barramento de Serviços Corporativos), ele não implementa a arquitetura, mas oferece as funcionalidades para implementá-la. O barramento provê uma camada de abstração acima de um sistema de mensageria que permite a integração entre os aplicativos.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/vantagens-e-desvantagens-de-soa/27437

  • a) Descrever é WSDL. SOAP é um protocolo para troca de informações.

    b)Descreve os serviços e não protocolo

    C) Não tem essa história de quadro negro no SOA)

    D) Não faz sentido.

    e) Correto.


ID
2791405
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos componentes do padrão MVC, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A

  • Além disso, o MVC também permite mudar a maneira como uma visão responde às entradas do usuário sem mudar sua apresentação visual. Por exemplo, o desenvolvedor pode querer mudar a forma de como a aplicação deve responder ao receber uma entrada do teclado, ou fazer com que use uma lista de opções ao invés de teclas de comandos. O MVC encapsula o mecanismo de resposta em um objeto controle (Controller), tornando mais simples a criação de um novo controlador como uma variante de um objeto existente.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/padroes-comportamentais-no-mvc/28707


ID
2791408
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos componentes do padrão MVC, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Camada de Controle - É responsável por interpretar as ações de entrada através do mouse e teclado realizadas pelo usuário. O Controle (Controller) envia essas ações para o Modelo (Model) e para a janela de visualização (View) onde serão realizadas as alterações necessárias.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MVC

  • O controlador NÃO visualiza os modelos?


ID
2791411
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos componentes do padrão MVC, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Camada de apresentação ou visualização - Não se dedica em saber como o conhecimento foi retirado ou de onde ela foi obtida, apenas mostra a referência. Segundo Gamma et al (2006), ”A abordagem MVC separa a View e Model pelo organização de um protocolo inserção/notificação (subscribe/notify). Uma View deve garantir que sua expressão reflita o estado do Model. Sempre que os dados do Model mudam, o Model altera as Views que dependem dele. Em resposta, cada View tem a oportunidade de modificar-se”. Adiciona os elementos de exibição ao usuário : HTML, ASP, XML, Applets. É a camada de interface com o usuário. É utilizada para receber a entrada de dados e apresentar visualmente o resultado.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MVC


ID
2791414
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos comandos do Linux, selecione a opção que ilustra o comando utilizado para reiniciar um processo denominado invasao.

Alternativas
Comentários
  • kill -HUP id-do-processo: reinicia processo.

     

     

    http://www2.ic.uff.br/~hcgl/linux.htm

  • Item e).

    O comando kill ou killall é usado para enviar sinais a determinados processos em execução. Por padrão é enviado o sinal SIGTERM que requisita a finalização do processo, por isso o nome kill (matar). 

    Em geral é usado desta forma: kill sinal pid ou killall sinal pid.

    Onde pid é o número identificador do processo (process id) que pode ser obtido através do comando ps.

    Opções de sinal a serem enviados:
    -1 Equivalente ao sinal HUP. Este sinal reinicia o processo.
    -9 Equivalente ao sinal kill. Mata um processo.
    -15 Equivale ao sinal TERM. Termina um processo.
    -l Lista todos os sinais possíveis de serem enviados pelo comando kill.


ID
2791417
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos comandos do Linux, selecione a opção que ilustra o comando utilizado para exibir o conteúdo de um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Item b).

     - ls (derivado das primeiras consoantes da palavra inglesa list) é um comando usado para listar arquivos e diretórios. Sua função é análoga ao comando dir do MS-DOS;

     - O comando cat, do sistema operacional, Unix é usado para unir, criar e exibir arquivos. O nome remete a "concatenate" ("concatenar" em inglês). Em geral é usado desta maneira para exibir o conteúdo de um arquivo na saída.

     - file é um programa padrão do sistema operacional Unix para determinar o tipo de dados contido em um arquivo ou o tipo de arquivo.

     - O pwd (print working directory) é um comando que imprime o nome do diretório local em uma interface de linha de comando.


ID
2791420
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos comandos do Linux, selecione a opção que ilustra o comando utilizado para exibir o status da memória virtual.

Alternativas
Comentários
  • O comando stat mostra informações de um arquivo ou diretório detalhadamente.

    O comando free veio pra ajudar quem está querendo saber a utilização de memória (RAM + SWAP) do seu Linux.

    O last saber quem foi o último usuário a se autenticar no seu sistema Linux (ou Unix) .

    O vmstat status da memória virtual. 

    O pnpdump retorna configuração das placas ISA PnP.

     

    Fonte: vivaolinux

     

  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • Gabarito D

    O comando vmstat simplesmente mostra a estatística da memoria virtual do sistema.

    exe:. vmstat (sem parâmetros).




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !