SóProvas



Questões de Servlet


ID
126208
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Servlets são projetadas para fornecer aos desenvolvedores uma solução JAVA para criar aplicações web. Para criar Servlets é necessário importar as classes padrão de extensão dos pacotes

Alternativas
Comentários
  • Um servlet estende a funcionalidade de um servidor.

    O pacote javax.servlet e o pacote javax.servlet.http fornecem as classes e as interfaces para definir os servlets.

    Alternativa "a".

ID
126976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O framework Struts é uma camada de controle flexível embasada em tecnologias padronizadas como Java Servlets e JavaBeans. Assinale a opção que apresenta o principal arquivo de controle do framework Struts 1.

Alternativas
Comentários
  • struts-config.xml: Contém detalhes que o ActionServelet precisa para lidar com as solicitações feitas para sua aplicação.

ID
141286
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O tipo de conteúdo de respostas para o navegador Web, no contexto de servlets, é definido no método

Alternativas
Comentários
  • setContentType(java.lang.String type)
     Sets the content type of the response being sent to the client, if the response has not been committed yet.


ID
148348
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para ler os parâmetros de inicialização do contexto de um servlet utiliza-se o método

Alternativas
Comentários
  • getInitParameterNames()
     Returns the names of the servlet's initialization parameters as an Enumeration of String objects, or an empty Enumeration if the servlet has no initialization parameters.

  • LETRA A CORRETA - String getInitParameter(String). é o método usado para ler os parâmetro de inicialização de um servlet.

  • Para min o correto seria letra B. O enunciado fica muito ambiguo. Voce não sabe se ele quer ler os nomes ou os valores dos parametros. "Ler os parâmetros de inicialização do contexto" está mais para getInitParameterNames() que para getInitParameter(String). Agora, se fosse ler os valores dos parâmetros seria outra história.


ID
157531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação à arquitetura Java J2EE.

Java Servlets são componentes Java executados somente do lado do servidor.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: os Servlets são executados nos contêiners que ficam do lado do servidor (é um exemplo de servlet contêiner o Tomcat). Atenção para não confundir com Applets que são executados no cliente.
  • Correto: É um componente do lado do servidor que gera dados html e xml para a camada de apresentação de um aplicativo web. É basicamente uma classe na linguagem de programação Java que dinamicamente processa requisições e respostas, proporcionando dessa maneira novos recursos aos servidores.
  • Esse "somente" tá aí só pra causar terror.

     

     

  • c-

    Web Tier pode ser em Servlet Containers, servidores pequenos de aplicação mais ágeis, mas não disponibilizam todos os serviços dos servidores de aplicação. O Apache Tomcat é um Servlet Container. Em muitas situações, é mais produtivo aplicações somente com Servlet Containers, colocando a lógica de negócio em Plain Old Java Objects (POJOs) em vez de Enterprise Java beans. É por isso que a layer JEEServer é dividida em Web Tier e Business Tier.


ID
157894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Aplicações web são empacotadas em um arquivo WAR para serem disponibilizadas em servidores de aplicações como o Tomcat e o Oracle Application Server. Sobre a estrutura de um arquivo WAR, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada - o código fonte dos servlets fica em WEB-INF/classes.

    b) Errada - o arquivo web.xml fica na pasta WEB-INF.

    c) Correta - só acho que está um pouco incompleta - os servlets e as classes de domínio compiladas ficam em subpastas de WEB-INF/classes.

    d) Errada - arquivos JSP, imagens e outros permanecem na pasta original, escolhida pelo programador.

    e) Errada - os arquivos JAR (bibliotecas utilizadas pela aplicação) ficam em WEB-INF/lib.

  • JAR -> Java Archieve
    WAR -> Web Archive
    EAR -> Java EE Archive que encapsula WARs e JARs
    ----

    em WEB-INF temos
    ....+ web.xml
    ....+ classes
    ....+ lib
  • a) Errada - o código fonte dos servlets não precisa ficar armazenado no WAR, embora possa ser adicionado a raiz do mesmo sem comprometer o funcionamento do arquivo.

    b) Errada - o arquivo web.xml é armazenado em WEB-INF.

    c) Correta - os servlets compilados são armazenados em WEB-INF/classes e JSPs que não devem ser acessíveis diretamente são armazenados dentro de WEB-INF

    d) Errada - os conteúdos não acessíveis diretamente é que são alocados sob o diretório WEB-INF

    e) Errada - os arquivos JAR (bibliotecas) devem ficar em WEB-INF/lib.



ID
218230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto ao J2EE e às tecnologias associadas, julgue os itens
subsequentes.

Todo servlet pode interagir com o contexto no qual ele está inserido por meio dos métodos especificados na interface ServletContext.

Alternativas
Comentários
  •  A interface ServetContext oferece uma porção de métodos para interagir com o contexto da aplicação. Vale lembrar que ele possui um método ServletContext.getContext() que retorna o Objeto ServletContext relativo a alguma URL. Com esse objeto, você pode ter acesso também aos parâmetros de inicialização da aplicação ServletContext.getInitParam().

  • getServletContext( ) retorna o contexto no qual o servlet está inserido.
    Através desse contexto os servlets podem trocar informações.

    Seus métodos principais são:

    Object getAttribute (  String nome );
    Enumeration getAttributeNames ( )
    setAttribute ( String nome, Object  valor );

    Eu usei esse recurso na minha monografia, para colocar objetos nesse ServletContext e usá-lo como uma espécie de cache;

    É a vantagem que se tem em cima do PHP, por exemplo. Visto que em PHP não de pode compartilhar tão facilmente objetos entre várias requisições de várias páginas diferentes e vários usuários diferentes.

    Entre várias páginas diferentes até dá para usar Sessions, mas entre vários usuários diferentes não tem uma forma direta.
  • ServletContext - Defines a set of methods that a servlet uses to communicate with its servlet container, for example, to get the MIME type of a file, dispatch requests, or write to a log file.

  • public interface ServletContext

    Defines a set of methods that a servlet uses to communicate with its servlet container, for example, to get the MIME type of a file, dispatch requests, or write to a log file.

    There is one context per "web application" per Java Virtual Machine. (A "web application" is a collection of servlets and content installed under a specific subset of the server's URL namespace such as/catalog and possibly installed via a .war file.)


ID
240733
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Contêiner J2EE que fornece aos desenvolvedores o ambiente para rodar Java Server Pages (JSPs) e servlets é

Alternativas
Comentários
  • Web Container

    Provê o software para receber componentes e fornecer os serviços automáticos.Alguma ferramenta deve fornecer a geração automática dos Containers (que obedecem à interface dos Beans ou Web components, já que interceptam as chamadas).

    No final das contas, um Container é um monte de classes em Java geradas automaticamente.Deve também se registrar junto ao serviço de Naming para que os clientes possam achar objetos que obedeçam às interfaces desejadas.Os containers rodam dentro do J2EE Server e/ou no servidor Web e/ou na máquina cliente.Como não há (ainda) padronização de interface entre o J2EE Server e os Containers, quem é fornecedor de servidores também provê os Containers

    • Exemplos: IBM, BEA, Sun, Oracle.
  • Conceito: Web Container

    Livro: WEB SERVICES EM JAVA
    Autores: JORGE ABILIO ABINADER,Rafael Dueire Lins


    Fonte: http://books.google.com.br/books?id=MUdQSavIynEC&pg=PA45&dq=web+container&hl=pt-BR&ei=1XWpTbjrFsHpgAeu4-jzBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CEMQ6AEwAQ#v=onepage&q=web%20container&f=false
  • A figura que o Roberto Araújo mencionou está neste link:

    http://i.imgur.com/FAzhvb8.gif

  • e-

    Uma vantagen do JEE é utilizá-lo em aplicações de qualquer porte. Seu modelo desacoplado facilita a utilização somente dos componentes usados para a aplicação. o servidor de aplicação é dividido em containers. o JEE Server possui 2 containers, o Web Container e o EJB Container. no Web Container ha Java Server Faces,Java Server Pages (JSP) e Servlet,.representando uma forma de disponibilizar a aplicação por navegador. Sem webcontainer não é possível publicar páginas html, xhtml etc. 

     

    o EJB Container é gerenciamento dos Enterprise Java Beans. A maioria dos serviços a requisitos não funcionais ficam neste container. acesso aos dados é através dele, porque JTA não está no Webcontainer. 

     

    O Client System é Browser e Application Client Container: interface da aplicação com o cliente, pelo navegador ou aplicação Swing, JavaFX ou console.

     

    o application client acessa os EJBs sem intermédio do Webcontainer.


ID
267757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação à administração de sistemas operacionais e de sistemas
de informação, julgue os itens seguintes.

O Tomcat, servidor de aplicações Java para Web, é um software livre de código aberto, que surgiu do conceituado projeto Apache Jakarta, com o apoio e endosso oficial da Sun Microsystems como implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP).

Alternativas
Comentários
  • O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat possui algumas características próprias de um servidor de aplicação, porém não pode ser considerado um servidor de aplicação por não preencher todos os requisitos necessários. Por exemplo, o Tomcat não tem suporte a EJB. Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre dentro do conceituado projeto Apache Jakarta, sendo oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Ele cobre parte da especificação J2EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. 


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomcat

    Se lançassem um livro de TI com uma compilação da Wiki seria mais prático estudar e passar em concursos :)
  • Tomcat é um servidor de aplicações , só não é um conteiner EJB ( Enterprise Java Beans ). É um container WEB que oferece Servlets e JSP.

    No MVC

    EJB -> Modelo
    Servlets -> Controle
    JSP e JSF -> View

    Outros servidores de Aplicação com suporte a EJB:

    JBOSS , ObjectWeb Jonas , Apache Gerônimo  e GlashFish ( Que é a implementação de referência da SUN).

    Os diretórios do TOMCAT:

    BIN -> binários do TOMCAT
    CONF -> Arquivos de configuração, inclusive o servlets.xml
    WEBAPPS -> Onde se colocam as aplicações e os WARs ( Web Archive )
    WORK -> Igual ao Build do Netbeans, é a área de trabalho do Tomcat, onde ele compila os JSPs em Servlets.
    LOGS -> Logs do servidor

  • O Tomcat, servidor de aplicações Java para Web...

    Não concordo que seja de fato um servidor de aplicações, pois ele não dá suporte a EJB. O servidor Apache Tomcat é um container Web

    Leia mais em: Introduzindo o servidor de aplicação Apache Tomcat http://www.devmedia.com.br/introduzindo-o-servidor-de-aplicacao-apache-tomcat/27939#ixzz33buC0Pca

  • Não dar suporte ao EJB não faz com que o Tomcat deixe de ser um Servidor de Aplicações Java para Web...


ID
267784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a fundamentos de
computação e a linguagens de programação.

Um servlet é uma classe Java utilizada para ampliar a capacidade de acesso dos servidores a aplicações por meio do modelo requisição-resposta. Embora os servlets possam responder a um tipo específico de requisição hospedada em servidores web, os servlets não respondem a requisições genéricas.

Alternativas
Comentários
  • As aplicações baseadas no Servlet geram conteúdo dinâmico (normalmente HTML) e interagem com os clientes, utilizando o modelo request/response. Os servlets normalmente utilizam o protocolo HTTP, apesar de não serem restritos a ele.
  • Servlet é uma interface (o que lhe permite ser usada em outras situações).
    http://download.oracle.com/javaee/1.3/api/javax/servlet/Servlet.html

    Perceba que o método service tem como parâmetros (ServletRequest req, ServletResponse res) e não (HttpServletRequest req, HttpServletResponse resp) como acontece no método doGet do HttpServlet http://download.oracle.com/javaee/1.3/api/javax/servlet/http/HttpServlet.html

    E
    xemplo da possibilidade do uso noutros contextos: http://download.oracle.com/javaee/1.3/api/javax/servlet/GenericServlet.html
  • Conforme definição do tutorial encontrado no site da oracle sobre servlets: http://download.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/index.html


    Temos a seguinte definição:

    "A tecnologia Java Servlet permite definir classes HTTP-específicos servlet. A classe servlet estende as capacidades de servidores que hospedam aplicativos acessado por meio de um modelo de programação de solicitação-resposta. Embora servlets pode responder a qualquer tipo de pedido, eles são comumente usados para estender aplicativos hospedados por servidores web."

    O item diz que "os servlets não respondem a requisições genéricas." deixando o item incorreto.
  • O correto é dizer: "Embora os servlets possam responder a QUALQUER tipo de
    requisição, eles SÃO COMUMENTE USADOS PARA ESTENDER APLICAÇÕES HOSPEDADAS EM
    SERVIDORES WEB".

    http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/message/101678

ID
392227
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação aos Java Servlets, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O GenericServlet é um servlet que independe do protocolo, enquanto que HttpServlet utiliza o protocolo HTTP para troca de informações entre cliente e servidor.

II. A classe HttpServlet apresenta o método service(). Este método aceita como parâmetro um objeto ServletRequest e um objeto ServletResponse.

III. A interface HttpServletRequest apresenta o método setContentType() que é o responsável por especificar o tipo de conteúdo da resposta para o navegador.

IV. O diretório de raiz de contexto de um Servlet é obrigatoriamente o local onde o Tomcat ou outro servidor web está instalado.

Alternativas

ID
399925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca dos fundamentos, características e topologias típicas em
ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade e da arquitetura
J2EE, julgue os próximos itens.

Entre outras aplicações, os servlets são utilizados para escrever aplicativos web J2EE dinâmicos em servidores web. Um servlet pode utilizar seus recursos para realizar ações como, por exemplo, usar os registros (logging) para permitir que o servidor possa autenticar usuários.

Alternativas
Comentários
  • Estranho essa questão. Não consigo achar referencia alguma.
  • Eu acho que nos métodos Init() e service(), o desenvolvedor pode fazer algumas ações tipo abrir conexão com BD, calcular tempo de execução de uma requisição, etc. Então deve tb poder autenticar usuários.
  • Acho que o examinador confundiu alguma coisa:

    logging ---> trilha de execução do sistema onde o servidor de aplicação ou mesmo a aplicação podem registrar uma trilha ( Log4J, por exemplo).

    autenticar usuário --> efetuar logon.

    Mas quem neste mundo contesta o CESPE !!!!

  • Eita CESPE, está de brincadeira né?

  • Assertiva CORRETA.

    .

    .

    A questão está falando dos FILTROS, recurso disponível aos servlets para realizar várias funções, a exemplo das que foram descritas no enunciado.

    .

    Fonte: https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/recursos-importantes-filtros/#reduzindo-o-acoplamento-com-filtros


ID
644470
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No JSF, o componente Controller do MVC é composto por uma classe servlet, por arquivos de configuração e por um conjunto de manipuladores de ações e observadores de eventos. Essa servlet é chamada de

Alternativas
Comentários
  • o controle é composto por um servlet denominado  FacesServlet, por arquivos de configuração e por um conjunto de manipuladores de ações e observadores de eventos. O FacesServlet é responsável por receber requisições da WEB, redirecioná-las para o modelo e então remeter uma resposta. Os arquivos de configuração são responsáveis por realizar associações e mapeamentos de ções e pela definição de regras de navegação. Os manipuladores de eventos são responsáveis por receber os dados vindos da camada de visualização, acessar o modelo, e então devolver o resultado para  FacesServlet.  
    O modelo representa os objetos de negócio e executa uma lógica de negócio ao receber os dados vindos da camada de visualização. Finalmente, a visualização é composta por  component trees (hierarquia de componentes UI), tornando possível unir um componente ao outro para formar interfaces mais complexas. A Figura 1 mostra a arquitetura do JavaServer Faces baseada no modelo MVC.
    http://www.guj.com.br/content/articles/jsf/jsf.pdf
  • View:

    •Componentes UI em páginas JSP/XHTML
    • Kits renderizadores (HTML, WML, XML, etc.)

    Controller:
    • Faces Servlet (Front Controller)
    • Backing Bean (Page Controller ou Modelo)

    Model:
    • entidades e regras de negócio
    • Objetos gerais da aplicação (dados, etc.)

    Fonte: http://fabrica.ms.senac.br/2013/06/o-que-e-jsf-java-server-faces/

  • Uma FacesServlet É uma servlet que gerencia o ciclo de vida do processamento de requisições de aplicações web que estão utilizando JSF para construir a interface com o usuário. 


ID
645430
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre Servlets, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Servlets são implementadas como arquivos de classe da Linguagem Java.

II. Servlets são independentes de plataforma, de modo que podem ser executadas em diferentes servidores, em diferentes sistemas operacionais.

III. As Servlets podem acessar qualquer uma das APIs Java. Uma Servlet pode usar a API JDBC para acessar e armazenar dados ou para acessar objetos remotos.

IV. Ao criar uma Servlet, somos obrigados a reescrever nove métodos presentes à interface que foi implementada.

Alternativas
Comentários
  • somos obrigados a implementar:
    doGet ou doPost
    init
    destroy
  • Salvio e o service() também!

  • O item II pode gerar confusão, 

    II. Servlets são independentes de plataforma, de modo que podem ser executadas em diferentes servidores, em diferentes sistemas operacionais. 

    Acredito que deveria informar: independentes de plataforma..., desde que possua JVM instalado.

  • O II claramente está errado

    depende do Java isso


ID
659959
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do ciclo de vida de um servlet, considere:

I. Quando o servidor recebe uma requisição, ela é repassada para o container que, por sua vez, carrega a classe na memória e cria uma instância da classe do servlet.

II. Quando um servlet é carregado pela primeira vez para a máquina virtual Java do servidor, o método init() é invocado, para preparar recursos para a execução do serviço ou para estabelecer conexão com outros serviços.

III. Estando o servlet pronto para atender as requisições dos clientes, o container cria um objeto de requisição (ServletRequest) e de resposta (ServletResponse) e depois chama o método service(), passando os objetos como parâmetros.

IV. O método destroy() permite liberar os recursos que foram utilizados, sendo invocado quando o servidor estiver concluindo sua atividade.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  •  

    O ciclo de vida de um servlet é controlado pelo container no qual o servlet tenha sido implantado.

    Quando uma requisição é mapeada para um servlet, o containet executa as seguintes etapas:

    - Se uma instância do servlet não existe, o container web:

    * Carrega a classe servlet.

    * Cria uma instância da classe.

    * Inicializa a instância do servlet chamando o método init.

    - Chama o método service, passando obetos de requisição e resposta.

    Se o container precisa remover o servlet, ele o finaliza chamando o método destroy.

  • O ciclo de vida da servlet, segundo o site Linguagens de Programação, é esse:
    Ciclo de Vida
    Dito isso, analisando cada item.

    I. Quando o servidor recebe uma requisição, ela é repassada para o container que, por sua vez, carrega a classe na memória e cria uma instância da classe do servlet. O gabarito diz que é correto. De fato, trata-se do procedimento padrão: se ocorrer a requisição e a servlet não existir, este é o procedimento. Acontece que, se já houver uma classe da servlet instanciada, ele não vai criar a instância. Portanto, eu particularmente discordo do gabarito, mas fazer o quê..?
     
    II. Quando um servlet é carregado pela primeira vez para a máquina virtual Java do servidor, o método init() é invocado, para preparar recursos para a execução do serviço ou para estabelecer conexão com outros serviços.  Correto. É dedutível da imagem.
     
    III. Estando o servlet pronto para atender as requisições dos clientes, o container cria um objeto de requisição (ServletRequest) e de resposta (ServletResponse) e depois chama o método service(), passando os objetos como parâmetros. Correto, é isso mesmo, dedutível da imagem.
     
    IV. O método destroy() permite liberar os recursos que foram utilizados, sendo invocado quando o servidor estiver concluindo sua atividade. Correto. Da imagem, temos que a "Hora da morte" ocorre quando o recurso não é mais necessário e também quando o servidor estiver concluindo sua atividade.
  • Muito bom o comentário do colega acima, só complementando: Acho que a letra "A" estaria errada se estivesse assim :"sempre carrega a classe na memória e cria uma instância da classe do servlet" .
    Valeu..


  • Obtive a mesma interpretação da quetão I. Em uma leitura criteriosa a questão não mostra que o conteiner está sendo instanciado pela primeira vez! Marquei com errada também! 
  • "Quando recebe uma requisição" quer dizer que toda vez que recebe uma requisição. É o mesmo que dizer: "quando chove eu me molho", quer dizer que toda a vez que chove eu me molho. Ou seja, NÃO tem como o item I estar correto se respeitarmos a língua portuguesa, uma vez que o servlet é criado somente na primeira requisição. Entraria com recurso certo.

  • "estiver concluindo sua atividade"

    Concluindo ou concluído? Faz toda diferença!

  • Também quero deixar uma observação sobre o "estiver concluindo sua atividade" que já foi citado, Concluindo e concluído são diferentes. E sobre a I, não entendo por que questões de variadas bancas sempre tendem a fazer esse tipo de afirmação, pela lingua portuguesa da pra interpretar um "sempre", mas segundo eles não, acontece isso, mas não é sempre! Eu fico com o exemplo da chuva do caro amigo ai acima, e quem puder me corrigir sobre isso também agradeço, mas esse é meu pensamento sobre o quesito I. Ah e marquei a letra D.

  • O método destroy() faz parte das ultimas instruções do servidor, mas não é a ultima coisa que o servidor faz. Analisando bem, "concluindo" é mais coerente do que "concluído". Não teria como o servidor chamar o método destroy() depois de concluir (finalizar) suas atividades, já que esse método faz parte dela.

    Essa é minha análise do item IV. Mas fiquem a vontade para opinar. Afinal, a discussão pode ser construtiva.

    Bons estudos


ID
659965
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

<%@ page atributo1="valor1" atributo2="valor2"... %> é a sintaxe típica da diretiva Page, em JSP. Um de seus atributos, se definido para true, indica o processamento normal do servlet quando múltiplas requisições podem ser acessadas simultaneamente na mesma instância de servlet. Trata-se do atributo

Alternativas
Comentários
  • Na programação de computadores, thread-safe descreve uma parte do programa ou rotina que pode ser chamado de múltipla programação fio s sem interação indesejada entre as threads. (A linha é uma instância do programa em execução em nome de algum usuário ou processo). Segurança da linha é de particular importância para Java programadores, já que Java é uma linguagem de programação que fornece suporte embutido para threads. Usando thread-safe rotinas, o risco de que um segmento irá interferir e modificar elementos de dados de outro segmento é eliminado por contornar potenciais situações de dados de corrida com acesso coordenado aos dados compartilhados.

    É possível garantir que a rotina é thread-safe por:

    1. Certificar-se que threads simultâneos usar algoritmos sincronizados que cooperam entre si.
    2. Limitando o endereço de um objeto compartilhado para uma thread sempre que um algoritmo não sincronizado está ativo ..
  • a) ATRIBUTO EXTENDS: Serve para indicar a super classe que será usada pelo container JSO no momento de tradução da página em um Servlet Java. Exemplo:
    <%@ page extends=”com.taglib.jsp.primeirapagina” %>

    b) ATRIBUTO IMPORT:Com o atribuo import, diferente do extends, é capaz de estender um conjunto de classes Java que poderão ser usadas nas páginas JSPs. Esta forma é mais econômica de se digitar código, sendo mais prático. Exemplo:
    <%@ page import=”java.util.List” %

    c) ATRIBUTO ISTHREADSAFE: Quando uma página JSP é compilada em um Servlet, ela deve ser capaz de atender a múltiplas solicitações. Para isso devemos utilizar o atributo isThreadSafe, caso contrário é necessário defini-lo como “false”. Exemplo:
    <%@ page isThreadSafe=”false” %>

    d) ATRIBUTO SESSION: Session é do tipo boolean, indica se a página está participando do gerenciamento de sessão. Por exemplo, se quisermos dizer que uma página é parte de uma sessão, utiliza-se a seguinte sintaxe:
    <%@ page session=”true” %>

    e) ATRIBUTO AUTOFLUSH: Semelhante ao Buffer, também é responsável por controlar a saída buferizada, mais exatamente o comportamento do container JSP quando já esteja cheio o Buffer de saída. Neste caso é esvaziado automaticamente o Buffer de saída e o conteúd0o enviado para o servidor HTTP que transmite para o Browser responsável pela solicitação. Sendo do tipo boolean, sua sintaxe é dada abaixo:
    <%@ page autoFlush=”true” %>

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/conhecendo-as-diretivas-jsp/5397

ID
661750
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A tecnologia Java Servlet é baseada na construção de classes servlet que executam no servidor recebendo dados de requisições do cliente, processando esses dados, opcionalmente acessando recursos externos como bancos de dados, e respondendo ao cliente com conteúdo no formato HTML.

Com relação ao tema, analise as asserções a seguir:

Embora as servlets sejam muito boas no que fazem, tornou-se difícil responder ao cliente com conteúdo no formato HTML.

PORQUE

Geralmente quem trabalha com o conteúdo HTML é o web designer que normalmente não é programador Java experiente. Ao misturar HTML dentro de uma servlet, torna-se muito difícil separar as funções de web designer e desenvolvedor Java. Além disso, é difícil fazer alterações no conteúdo HTML, pois para cada mudança, uma recompilação da servlet tem que acontecer. Para contornar as limitações da tecnologia Java Servlet a Sun Microsystems criou a tecnologia JavaServer Pages (JSP).

Acerca dessas asserções, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O mixing de linguagens torna a manutenção muito lenta, linguagens modernas como o elm surgiram para tornar isso mais simples.


ID
671254
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a programação na linguagem Java é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Servlets são classes Java que executam em um servidor de aplicações. São utilizadas em aplicações para desktop que utilizam o pacote swing.
    Errado

    b) JavaServer Pages é uma tecnologia Java utilizada para embutir códigos de programação Java em páginas XML. Arquivos JSP executam no computador cliente.
    Errado, pois executa no servidor.

    c) As interfaces normalmente utilizadas para executar operações de conexão e manipulação de dados em um banco de dados relacional podem ser encontradas no pacote javax.swing.sql.
    Errado, swing é para criar interfaces para desktop.

    d) Na linguagem Java não existe tipos de dados primitivos. Todos os tipos de dados são objetos, por isso, é possível afirmar que Java é uma linguagem totalmente orientada a objeto.
    Errado, em java existem alguns tipos primitivos, tais como int e boolean.

    e) Ao compilar uma classe Java é gerado um arquivo com extensão .class, chamado de bytecode.
    Correto
  • Apenas complementando o comentário do colega:

    b) JSP mescla código java e HTML

    c) o pacote que contêm as classes para acesso a banco (via JDBC) é java.sql.*;

    d) Java inclusive possui o recurso de autoboxing, que é encapsular a primitiva automaticamente no Objeto que a representa quando necessário, por exemplo:

    ...
    public void setInteger(Integer numero){
         this.numero = numero
    }
    ...

    //Isso é uma primitiva
    int numeroPrimitivo = 7;
    ...
    //Isso não gera erro, int é automaticamente encapsulado em Integer, ou seja o compilar transforma em setInteger(new Integer(numeroPrimitivo));
    setInteger(numeroPrimitivo);
  • Compilação do programa Java em bytecodes


    Supondo que em um exemplo geramos um arquivo chamado “Ola.java”, na hora da compilação, o compilador produz um arquivo “.class” chamado “Ola.class” onde contém a versão compilada. O compilador Java converte o código-fonte em bytecodes que representam tarefas a serem executadas na fase de execução.


    O compilador cria bytecodes que são armazenados com a extensão .class.

    Figura 2: O compilador cria bytecodes que são armazenados com a extensão .class.
     

    Os bytecodes são executados pela Java Virtual Machine (JVM) - uma parte do JDK e a base da plataforma Java.
  • Cinco fases de Java:

     

    .: Editar;

    .: Compilar - Converte o código-fonte Java em bytecodes.

    .: Carregar;

    .: Verificar;

    .: Executar.

    .

    .

    .

    .

    Letra E.

     

    At.te

    Foco na missão!!


ID
783754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte , relativo a tecnologias associadas a Java.

A JSP permite que se trabalhe com objetos implícitos e assim se obtenham capacidades de servlet em seu contexto. Um exemplo de objeto implícito é o application do javax.servlet.ServletContext, que representa o contêiner em que o JSP é executado.

Alternativas
Comentários
  • Objeto Application => Este objeto representa a aplicação à qual a página JSP pertence. Ele é uma instância da interface javax.servlet.ServletContext. Os containers JSP tipicamente tratam do primeiro nome de diretório em um URL como uma aplicação. 

    http://slideplayer.com.br/slide/279344/


ID
814474
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um programa que estende a funcionalidade de um web server gerando conteúdos dinâmicos e interagindo com os clientes por meio de um modelo requisição/resposta é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • A Servlet substituiu as antigas CGIs (Common Gateway Interface)

     

     

    At.te

    Foco na missão!


ID
827926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de desenvolvimento web, servlets, JSP e Ajax, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser respondida por eliminação:
    A) Ajax (Asynchronous Javascript and XML) roda no objeto XMLHTTPRequest do navegador do cliente.

    B) JSP (Java Server Pages) é processado nos servidores de aplicação (Web Container), não no lado cliente.

    C) Servlets em Web Containers só da Oracle? Existem várias aplicações que implementam as especificações de Web container como Tomcat da Apache, Jboss da Had Hat e muitos outros.

    D) CGI? Não conheço... Próxima...

    E) Ajax padrão JEE? Utiliza recursos de Javascript e XML!


    Logo a resposta é letra D). Mas o que é esse CGI?
    [Wikipedia ] Common Gateway Interface (CGI) is a standard method used to generate dynamic content on Web pages and Web applications. CGI, when implemented on aWeb server, provides an interface between the Web server and programs that generate the Web content. These programs are known as CGI scripts or simplyCGIs; they are usually written in a scripting language, but can be written in any programming language.
  • "Antigamente, para gerar conteúdo dinâmico, utilizava-se o CGI (Common Gateway Interface) Ï ele permitia escrever pequenos programas para apresentar páginas web dinâmicas utilizando outras linguagens de programação. Em 1997, apareceu a tecnologia de servlets, que são utilizadas para gerar páginas web dinâmicas por meio da linguagem Java".


    Fonte : Material Estratégia Concursos - Professor Diego Carvalho.


ID
868366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da arquitetura e dos padrões de projeto JEE e desenvolvimento web, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a- ERRADA - JavaServer Faces (JSF) é um framework MVC de aplicações Web baseado em Java que se destina a simplificar o desenvolvimento de interfaces de usuário baseadas em web. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces   b- ERRADA - O Hibernate é um framework para o mapeamento objeto-relacional escrito na linguagem Java, mas também é disponível em .Net como o nome NHibernate. Este framework facilita o mapeamento dos atributos entre uma base tradicional de dados relacionais e o modelo objeto de uma aplicação, mediante o uso de arquivos (XML) ou anotações Java. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibernate   c- ERRADA - AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML1 , em português "Javascript Assíncrono e XML") é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(programa%C3%A7%C3%A3o)   d- CERTA - Servlet (servidorzinho em tradução livre) é um componente como um servidor, que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de uma aplicação Web. É basicamente uma classe na linguagem de programação Java que dinamicamente processa requisições e respostas, proporcionando dessa maneira novos recursos aos servidores. A definição mais usada considera-os extensões de servidores. Servlet é um módulo que estende a funcionalidade de um servidor Web, através de módulos de aplicação implementados em Java. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Servlet   e- ERRADA - JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicações para Web, similar às tecnologias Active Server Pages (ASP) da Microsoft ou PHP. Por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux. Esta tecnologia permite ao desenvolvedor de páginas para Internet produzir aplicações que acessem o banco de dados, manipulem arquivos no formato texto, capturem informações a partir de formulários e captem informações sobre o visitante e sobre o servidor. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/JSP
  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) JSF consiste em uma API Java que permite acessar vários tipos de serviços e servidores de nomes, tais como LDAP e DNS, provendo uma forma nativa de comunicação entre os programas Java e esses servidores.
    Alternativa errada, o Java Server Faces (JSF) é um framework MVC de aplicações Web baseado em Java que se destina a simplificar o desenvolvimento de interfaces de usuário baseadas em web. O JSF não representa uma forma nativa de comunicação entre os programas Java e os servidores LDAP e DNS, para tais acessos seriam necessárias as respectivas API´s
    b) Hibernate é um framework para mapeamento objeto/relacional para aplicações em Java que permite realizar, por meio de arquivos DHTML, o mapeamento de classes Java em tabelas do banco de dados relacionais e vice-versa
    Alternativa errada visto que o mapeamento objeto/relacional do Hibernate não é feito por DHTML e sim por XML ou Anotações.
    c) O Ajax permite, apenas com o uso de Javascript, que uma página web seja atualizada com dados obtidos do servidor.
    Alternativa errada. O Ajax permite sim que uma página web seja atualizada com dados obtidos do servidor, porem o Ajax usa Javascript e XML , não apenas Javascript conforme informado na alternativa. O próprio acrônimo em língua inglesa ( Asynchronous Javascript and XML ) informa isso.
    d) O servlet é uma classe de programa em Java utilizada para estender a capacidade dos servidores em aplicações web que trabalham com a filosofia requisição e resposta.
    Alternativa correta. A interface Servlet do java realmente serve para estender a capacidade dos servidores web fornecendo funcionalidade baseadas em requisição resposta, tratadas pelo método service
    e) Escrito com a sintaxe Java, o JSP é um documento textual que utiliza, para processamento dos dados, servlets web container e não possui partes estáticas, somente partes dinâmicas.
    Alternativa errada. O JSP possui partes estáticas.
    Portanto, a alternativa correta para essa questão é a letra D.
    Fontes:
    - http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/servletapi/
    - http://docs.jboss.org/hibernate/orm/4.2/quickstart/en-US/html/
  • Entendo que a letra D esteja correta, mas a C também está. Ajax utiliza apenas javascript e a rede, sendo esta subentendida pelo restante da frase. A utilização de XML não é realmente necessária, sendo amplamente conhecidas as variações que fazem uso de outros formatos, como, por exemplo, JSON.

  • Henrique, o AJAX é realizado pela composição de vários componentes, quais sejam: Javascript, CSS, DOM, XMLHttpRequest, XML e XSLT.

  • se a C fosse de C ou E marcaria eternamente C

  • A) Loucura

    B) Hibernate usa XML

    C) Asynchronous JavaScript and XML

    E) Forçado demais, provavelmente errado


ID
879520
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente qual plataforma Java contém as especifcações para Servlets, JavaBeans (EJB) e JavaServer faces (JSF):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta:

    b) Java EE (Enterprise Edition)

    O Java EE (Java Enterprise Edition) consiste de uma série de especificações bem detalhadas, dando uma receita de como deve ser implementado um software que faz cada um dos principais serviços de infraestrutura.
     
    Algumas especificações do Java EE:
     
    As APIs a seguir são as principais dentre as disponibilizadas pelo Java Enterprise:
     
    • JavaServer Pages (JSP), Java Servlets, Java Server Faces (JSF) (trabalhar para a Web, onde é focado este curso)
    • Enterprise Javabeans Components (EJB) e Java Persistence API (JPA). (objetos distribuídos, clusters, acesso remoto a objetos etc)
    • Java API for XML Web Services (JAX-WS), Java API for XML Binding (JAX-B) (trabalhar com arquivos xml e webservices)
    • Java Autenthication and Authorization Service (JAAS) (API padrão do Java para segurança)
    • Java Transaction API (JTA) (controle de transação no contêiner)
    • Java Message Service (JMS) (troca de mensagens assíncronas)
    • Java Naming and Directory Interface (JNDI) (espaço de nomes e objetos)
    • Java Management Extensions (JMX) (administração da sua aplicação e estatísticas sobre a mesma)
    fonte: [http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/o-que-e-java-ee/#3-1-como-o-java-ee-pode-te-ajudar-a-enfrentar-problemas]
  • b-

    Todas as tecnologias sao caracteristicas do JEE. O JSF é definido por uma especificação mantido pelo JCP atraves de JSRs. Define um API padrao q pode ser estendido por classes e interfaces, o que simplifica desenvolvimento


ID
889504
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O método chamado para liberar quaisquer recursos mantidos pelo servlet, quando o contëiner de servlets termina o servlet, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra c.

    A ideia para o metodo destroy é utiliza-lo para liberação de recursos, por exemplo. Imagine que o seu servlet abra conexões com o banco de dados, ou manipule arquivos. Vc pode utilizar o métodos destroy para garantir que todas as conexões abertas pelo servlet serão finalizadas, ou garantir que todos os arquivos que foram abertos serão fechados. 
     
    Por fim, lembre que o método destroy é executado pelo container. 

    Fonte: Guj

ID
894364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento de aplicações HTML e JSP, julgue os próximos itens.

No ciclo de vida de um servlet, o servidor recebe uma requisição e a repassa para o container, que a delega a um servlet. O container carrega a classe na memória, cria uma instância da classe do servlet e inicia a instância chamando o método init( ).

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida de um Servlet

    init() - Inicialisando 

    service() - servindo os pedidos(requests)

    destroy() - coletando o lixo e finalizando
  • Como funciona?

    1.      Verifica existência da instância (carrega a classe servlet, cria a instância do servlet, invoca init()).

    2.      Chame o método service() para atender a requisição.

    3.      Finaliza com o método destroy(), quando necessário.


ID
895192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere às tecnologias de desenvolvimento web em Java,
julgue os itens a seguir.

Apesar de serem independentes de plataforma, os servlets, para funcionarem, precisam utilizar o protocolo HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Os servlets normalmente utilizam o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol), apesar de não serem restritos a ele. (Brian Basham, Kathy Sierra e Bert Bates, 2005)
  • Pra mim também está errado a independência de plataforma, pra mim elas são uma API especifica da plataforma Java
    E realmente, nao precisa ser HTTP, vc pode receber um SevletRequest e um ServletResponse
  • "Se seus servlets precisarem implementar outros protocolos além do HTTP poderão estender a GenericServlet"
    Deitel - Java - Como Programar - 6a Edicao
  • Prezados

    Uma Servlet não precisa utilizar o protocolo HTTP, pois ela pode ser uma Servlet genérica (javax.servlet.GenericServlet ) . Não necessariamente toda Servlet é uma HttpServlet. A questão está errada.
    O conceito de Servlet de acordo com a API é :
    “Servlet: Define os métodos que todas as servlets devem implementar. Uma servlet é um pequeno programa Java que roda dentro de um WebServer. Servlets recebem e respondem requisições de clientes web, usualmente por HTTP. Para implementar uma servlet você pode escrever uma servlet genérica que herde javax.servet.GenericServlet ou uma Servlet HTTP que herde javax.servet.http.HttpServlet.”
     
    De acordo com a JSR-000154 que especifica os Servlets, temos o seguinte conceito para Servlets na página 19 :
    Servlet: Uma servlet é um component web da tecnologia java, gerenciado por um container, que gera conteúdo dinâmico. Como outras tecnologias java, servlets são classes independente de platadormas que são compiladas para bytecode e podem ser carregadas dinamicamente e rodar sobre um container web. Servlets interagem com os clientes web via o paradigma requisição/resposta implementado pelo container servlet.
    “A servlet is a JavaTM technology-based Web component, managed by a container, that generates dynamic content. Like other Java technology-based components, servlets are platform-independent Java classes that are compiled to platform-neutral byte code that can be loaded dynamically into and run by a Java technology-enabled Web server. Containers, sometimes called servlet engines, are Web server extensions that provide servlet functionality. Servlets interact with Web clients via a request/response paradigm implemented by the servlet container.”
     
    Também de acordo com a JSR, na página 168, para implementar a interface Servlet podemos escrever uma servlet genérica que herde javax.servlet.GenericServlet ou uma HTTP servlet que herde javax.servlet.http.HttpServlet
     
    Fonte : JSR-000154 JavaTM Servlet 2.4 Specification
  • Duro é ler que algo que depende do JAVA é independente de plataforma... O pior é que está escrito isso em alguns lugares. Pra mim, depende do Java e não depende do HTTP.

  • No meu entendimento, a banca quis dizer independência relativa ao sistema operacional.

     

    "Servlet technology, in addition to improved scalability, offers the well-known Java advantages of security, robustness, object orientation, and platform independence."

     

    "Because servlets are written in the Java programming language, they are supported on any platform that has a Java virtual machine (JVM) and a Web server that supports servlets. Servlets can be used on different platforms without recompiling."

     

    https://docs.oracle.com/cd/B14099_19/web.1012/b14017/overview.htm

     

    Eu fiquei intrigado por que a banca se interessa pelo uso de servlets com protocolos além de HTTP.

     

    http://stackoverflow.com/questions/19254670/when-to-use-genericservlet-over-httpservlet

  • Java Como Programar 6ed - H. M. Deitel, pág 932
    "Se seus servlets precisarem implementar outros protocolos além do HTTP poderão estender a GenericServlet"

    Além desse texto do livro do Deitael que não ficou claro, o livro Caelum - Java para Desenvolvimento Web, pág 43
    “A interface Servlet é a que define exatamente como uma servlet funciona, [..], uma vez que ela possibilita o uso de qualquer protocolo baseado em requisições e respostas, e não especificamente o HTTP.”


ID
913792
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere uma aplicação web desenvolvida utilizando-se o Java EE 6 que contém dois arquivos, uma página de abertura de um site (chamada index.html) e uma classe servlet (Controle.java):


index.html

< !DOCTYPE html>
<html>
  <head>
    <title>Teste</title> 
      </head>
        <body>

          <form method ="post" action="Controle">

          <p>Interesses:< br />
          <label><input type="checkbox" value="Livros" name="interesses"/>Livros</label>
          <label><input type="checkbox" value="Revistas" name="interesses"/>Revistas</label>
          <label><input type="checkbox" value="Teatro" name="interesses"/>Teatro</label>
          </p>

          <p> <input type="submit" value="Enviar"/></p>
      </form>
   </body>
</html>


Controle.java
import java.io.*;
import java.io.PrintWriter;
import javax.servlet.ServletException;
import javax.servlet.annotation.WebServlet;
import javax.servlet.http.*;
@WebServlet(name = "Controle", urlPatterns = {"/Controle"})
public class Controle extends HttpServlet {
protected void processRequest(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
throws ServletException, IOException {
response.setContentType("text/html;charset=UTF-8");
PrintWriter out = response.getWriter();
}
@Override
protected void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
throws ServletException, IOException {
processRequest(request, response);
}
@Override
protected void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
throws ServletException, IOException {
processRequest(request, response);
}
}

Com base nessa aplicação e na plataforma Java EE 6 é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Alternativa ERRADA. Para realizar a operação indicada seria necessário fazer String[3] interesses = request.getParameterValues("interesses");. Os dados selecionados serão as posições não-nulas do vetor.


    b) Alternativa ERRADA. Ao submeter os dados selecionados no formulário HTML, esses dados serão recebidos no método doPost da servlet, pois apesar do GET ser o método padrão para requisições HTTP em uma aplicação web, foi especificado method ="post" na declaração do form.


    c) Alternativa CORRETA.

    http://docs.oracle.com/javaee/1.3/api/javax/servlet/http/HttpServlet.html


    d) Alternativa ERRADA. A variável interesse neste caso, por ser um vetor primitivo, não possui o método .size(). A condição de repetição nesse caso deveria ser for (int i=0; i<=interesses.length; i>.


    e) Alternativa ERRADA. A HttpServlet receberá as requisições através de seus métodos doPost e doGet, devendo então delegar a continuidade do fluxo para o método processRequest da classe Controle.java.

  • <p>Interesses:< br />   ->>>>>      <p>Interesses:<br/>


  • Ainda há outra dica na letra d: a expressão <= gera exceção.


ID
913813
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um Servlet Contêiner controla o ciclo de vida de uma servlet onde são invocados três métodos essenciais: um para inicializar a instância da servlet, um para processar a requisição e outro para descarregar a servlet da memória. Os itens a seguir representam, nessa ordem, o que ocorre quando um usuário envia uma requisição HTTP ao servidor:

I. A requisição HTTP recebida pelo servidor é encaminhada ao Servlet Contêiner que mapeia esse pedido para uma servlet específica.

II. O Servlet Contêiner invoca o método init da servlet. Esse método é chamado em toda requisição do usuário à servlet não sendo possível passar parâmetros de inicialização.

III. O Servlet Contêiner invoca o método service da servlet para processar a requisição HTTP, passando os objetos request e response. O método service não é chamado a cada requisição, mas apenas uma vez, na primeira requisição do usuário à servlet.

IV. Para descarregar a servlet da memória, o Servlet Contêiner chama o método unload, que faz com que o garbage collector retire a instância da servlet da memória.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II - O Servlet Contêiner invoca o método init da servlet. Esse método é chamado em toda requisição do usuário à servlet sendo possível passar parâmetros de inicialização.
    III. O Servlet Contêiner invoca o método service da servlet para processar a requisição HTTP, passando os objetos request response. O método init não é chamado a cada requisição, mas apenas uma vez, na primeira requisição do usuário à servlet.
    IV. Para descarregar a servlet da memória, o Servlet Contêiner chama o método destroy(), que faz com que o garbage collector retire a instância da servlet da memória.
  • complementando

    I. Classe HttpServlet ( Request , Response ). Métodos #DoGet e Post.

    II. Invoca, chama o construtor. Cria/instância o objeto.

    III. Service() é chamado 1x por cada requisição. 


ID
944527
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para criar um Servlet que processará as requisições HTTP na plataforma J2EE, deve-se

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Servlet de acordo com a API é :
    “Servlet: Define os métodos que todas as servlets devem implementar. Uma servlet é um pequeno programa Java que roda dentro de um WebServer. Servlets recebem e respondem requisições de clientes web, usualmente por HTTP. Para implementar uma servlet você pode escrever uma servlet genérica que herde javax.servet.GenericServlet ou uma Servlet HTTP que herde javax.servet.http.HttpServlet.”
     
    De acordo com a JSR-000154 que especifica os Servlets, temos o seguinte conceito para Servlets na página 19 :
    Servlet: Uma servlet é um componente web da tecnologia java, gerenciado por um container, que gera conteúdo dinâmico. Como outras tecnologias java, servlets são classes independente de platadormas que são compiladas para bytecode e podem ser carregadas dinamicamente e rodar sobre um container web. Servlets interagem com os clientes web via o paradigma requisição/resposta implementado pelo container servlet.
    “A servlet is a JavaTM technology-based Web component, managed by a container, that generates dynamic content. Like other Java technology-based components, servlets are platform-independent Java classes that are compiled to platform-neutral byte code that can be loaded dynamically into and run by a Java technology-enabled Web server. Containers, sometimes called servlet engines, are Web server extensions that provide servlet functionality. Servlets interact with Web clients via a request/response paradigm implemented by the servlet container.”
     
    Também de acordo com a JSR, na página 168, para implementar a interface Servlet podemos escrever uma servlet genérica que herde javax.servlet.GenericServlet ou uma HTTP servlet que herde javax.servlet.http.HttpServlet
    Portanto, alternativa correta é a letra B
    Fonte : JSR-000154 JavaTM Servlet 2.4 Specification
  • É necessário criar uma classe Java e depois estender(extends) de HttpServlet. Uma vez feito isso, já é possível usar os métodos:


    • doGet, if the servlet supports HTTP GET requests

    • doPost, for HTTP POST requests

    • doPut, for HTTP PUT requests

    • doDelete, for HTTP DELETE requests

    • init and destroy, to manage resources that are held for the life of the servlet

    • getServletInfo, which the servlet uses to provide information about itself



ID
944530
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na plataforma J2EE, a classe ServletRequest define

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Primeiramente, segundo a API a ServletRequest é uma interface, e não uma classe. Ignorando isso, vemos pela API que a ServletRequest define um objeto para prover as informações de requisição para uma servlet.
    Portanto, alternativa correta é a letra E.
    Fonte : http://docs.oracle.com/javaee/6/api/javax/servlet/ServletRequest.html
  • Defines an object to provide client request information to a servlet. 


    Fonte: http://docs.oracle.com/javaee/6/api/javax/servlet/ServletRequest.html

ID
944536
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o Servlet a seguir:

import java.io.*;
import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;
 
         public class ClasseServlet extends HttpServlet {
  
      public void doGet(HttpServletRequest request,
         HttpServletResponse response){
         response.write(“<html>”);
         response.write(“<body>”);
         response.write(“Servlet em operação!”);
         response.write(“</body>”);
         response.write(“</html>”);
   }
}


Sobre o código do Servlet, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Correta: c)

     PrintWriter out = response.getWriter();  Utilize response.getWriter() para enviar conteúdo ao um browser








     

  • Para escreve na resposta (no objeto HttpServletResponse) é necessário obter um stream de escrita através do método getWriter(). Então, no stream de escrita (objto PrintWriter), o programador poderá compor o conteúdo da resposta.
  • Prezados,
    Segundo a API da HttpServletResponse, vemos que essa classe não possui o método write, dai o erro da questão.
    A HttpServletResponse herda o método getWriter() de ServletResponse , e esse sim poderia ser usado.
    Portanto, alternativa correta é a letra C
    Fonte : http://docs.oracle.com/javaee/5/api/javax/servlet/http/HttpServletResponse.html
  • Classe HttpServletResponse? O correto não seria Interface

  • esse código gera uma saída no navegador da letra b

    protected void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException {
            PrintWriter out = response.getWriter();        
            out.println("");
            out.println("");
            out.println("Servlet em operação!");
            out.println("");
            out.println("");
        }


ID
985123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os próximos itens, com referência a tecnologia Java.


Java naming and directory interface (JNDI), na JEE7, permite que componentes localizem outros componentes em aplicações distribuídas. Assim, é possível que um servlet execute métodos remotos que estejam em outro recurso.

Alternativas
Comentários
  • A API JNDI é utilizada em aplicações Java que acessam recursos externos, como base de dados, filas ou tópicos JMS e componentes JavaEE -> Wikipedia

  • c-

    JNDI (Java Naming and Directory Interface)permite busca de objetos de forma distribuída simplesmente através de um nome. o cliente abstrai totalmente os detalhes referentes à implementação do recurso que está sendo buscado.

     

    The Java Naming and Directory Interface™ (JNDI) is an application programming interface (API) that provides naming and directory functionality to applications written using the Java™ programming language. It is defined to be independent of any specific directory service implementation. Thus a variety of directories -new, emerging, and already deployed can be accessed in a common way.

     

    https://docs.oracle.com/javase/tutorial/jndi/overview/


ID
1028782
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que defne corretamente um Servlet.

Alternativas
Comentários
  • Na plataforma Java, a primeira e principal tecnologia capaz de gerar páginas dinâmicas são as Servlets, que surgiram no ano de 1997.

    Os Servlets são a primeira forma que veremos de criar páginas dinâmicas com Java. Usaremos a própria linguagem Java para isso, criando uma classe que terá capacidade de gerar conteúdo HTML. O nome "servlet" vem da ideia de um pequeno servidor (servidorzinho, em inglês) cujo objetivo é receber chamadas HTTP, processá-las e devolver uma resposta ao cliente.

    Fonte: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/servlets/#5-1-paginas-dinamicas

  • Servlets são classes Java que dinamicamente:

    ·  Processam requisições;

    ·  Constroem respostas;

    ·  Estende as capacidades dos servidores que hospedam aplicações que são acessadas por meio de um modelo de requisição-resposta;

    ·  Gera conteúdo dinâmico (normalmente para páginas HTML) e interage com os clientes;

    ·  Embora os servlets possam responder a qualquer tipo de pedido, eles são normalmente usados para estender as aplicações hospedadas em servidores web;

    ·  Pode ser considerado um applet que é executado no lado servidor;

  • Servlets são classes Java que estendem funcionalidades de servidores web para geração de conteúdo dinâmico.

    • Adotam o modelo de programação requisição-resposta;

    • Programação “no lado” do servidor;

    • “Substituem” scripts CGI, oferecendo:

           – Escalabilidade

           – Portabilidade

           – Facilidade de desenvolvimento

    Fonte: http://www2.ic.uff.br/~kalinowski/tpis2/Servlets.pdf


ID
1035490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a JEE, Servlets, JSP e JSF, julgue os próximos itens.

Servlets podem ser acionados a partir de contêineres disponibilizados em servidores web a partir de páginas JSP que são compiladas em run-time quando executadas em um browser. Uma boa prática, nesses casos, para melhor performance, é unir a lógica de negócio com a camada de apresentação, sobretudo em aplicações avançadas com altas taxas de acesso simultâneo.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois na arquitetura de N camadas a lógica do negócio deve ficar separada da camada de apresentação.

  • Errado.

    "Separar a camada lógica da apresentação."


ID
1078405
Banca
IDECAN
Órgão
CREFITO-8ª Região(PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Servlets estendem a funcionalidade de um servidor, permitindo que ele gere conteúdo dinâmico. Utilizam o modelo de solicitação/resposta HTTP da comunicação entre o cliente e o servidor. Acerca dos servlets é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar???

  • Paulo, eu também errei, pois fiquei entre a C e a E. Mas vamos as alternativas.

    A. Correta. A interface Servlet declara os métodos de ciclo de vida dos servlets: init(ServletConfig s), chamado quando o servlet é inicializado; service(ServletRequest req, ServletResponse res), chamado para tratar as requisições dos clientes e enviar as respostas; destroy(), trata da destruição do servlet e liberação de recursos.

    B. Correta. Todo servlet precisa de um container para ser executado.

    C. Errada. Não é o container que envia solicitações para o servidor, quem as envia é o cliente. As quatro principais etapas são:

    1. Cliente envia solicitação ao servidor;

    2. O servidor invoca, através do seu container, o servlet indicado para a solicitação do serviço solicitado;

    3. O servlet gera o conteúdo em resposta a solicitação do cliente;

    4. O servidor repassa o resultado gerado pelo servlet para o cliente, em geral, como uma resposta HTTP convencional.

    Ref: http://miscelaneadoconhecimento.com/java/servlet/javaservlet.html

    D. Correta. Conforme explicado na letra A, o método destroy libera os recursos usados pelo servlet.

    E. Correta. Todos os servlets devem implementar a interface Servlet. Existe a classe GenericServlet e a HTTPServlet. Ambas implementam a interface Servlet, a primeira de forma direta, e a segunda de forma indireta, já que HTTPServlet é uma especialização de GenericServlet.

  • Questão deveria ser anulada, na letra A afirma que Servlet  é uma interface. ERRO pois é uma classe.

  • É mesmo uma discussão e tanto esta questão: Em modelagem (UML), a interface pode ser vista como um protocolo de comportamento, ou seja, uma lista de métodos abstratos com ou sem variáveis. E para usar esta interface, é preciso criar uma classe que implemente tudo isso.

    De fato, a resposta C está certa. Ou errada neste caso, porque o servlet (servidor) recebe uma solicitação http, processa e devolve para o cliente.


ID
1099168
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmações a seguir, relativas às tecnologias Servlets e JSP,

I. JSP e Servlets são tecnologias para desenvolvimento WEB com o mesmo potencial e expressividade. A diferença básica entre elas é o fato de JSP executar parte no cliente e parte no servidor.

II. Enquanto JSP é considerada uma tecnologia do lado cliente (como JavaScript), Servlets é uma tecnologia que executa do lado servidor.

III. Quando comparada com Servlets, a tecnologia JSP possibilita uma combinação entre HTML e Java de uma maneira muito mais facilitada, permitindo inclusive a intercalação de códigos HTML e JSP em um mesmo arquivo.

IV. Apesar da semelhança entre Servlets e JSP, a “compilação” dos Servlets (geração de bytecode) é responsabilidade do programador, enquanto que os arquivos JSP são “compilados” pelo Servlet Containner, no momento da sua primeira utilização.

verifica-se que são(é) verdadeira(s) somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto letra E

    Prova Tipo 1: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Prova%20-%20Analista%20de%20Tec%20da%20Informacao%20-%20Tipo%201.pdf

    Gabarito Definitivo: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Gabaritos%20Definitivos.pdf

  • Segue um link com breve explicação sobre o assunto:

    http://wiki.infolink.com.br/Categoria:JSP_e_Servlets

  • Quando comparada com Servlets, a tecnologia JSP possibilita uma combinação entre HTML e Java de uma maneira muito mais facilitada, permitindo inclusive a intercalação de códigos HTML e JSP ( JAVA ) em um mesmo arquivo.


ID
1099183
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmações a seguir,

I. JSE é a sigla utilizada para designar o Java padrão, isto é, com bibliotecas padrão para o desenvolvimento de aplicações desktop e applets.

II. JEE é a sigla utilizada para designar a tecnologia de desenvolvimento Java Enterprise Edition, que adiciona ao JSE um verdadeiro framework de desenvolvimento cliente-servidor, incluindo tecnologias como JSP e Servlets.

III. EJB é parte integrante do Java Enterprise Edition e permite o desenvolvimento de componentes de software reutilizáveis e executáveis em servidores de aplicação, como, por exemplo, o JBoss.

IV. EJB é o nome dado para o conjunto de soluções Web em Java, constituído por Servlets e JSP.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto letra D

    Prova Tipo 1: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Prova%20-%20Analista%20de%20Tec%20da%20Informacao%20-%20Tipo%201.pdf

    Gabarito Definitivo: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Gabaritos%20Definitivos.pdf

  • d-

    Web Container - Java Server Faces, JSP e Servlet. aplicação através de navegador web.


    EJB Container -gerencia Enterprise Java Beans; maioria dos serviços de requisitos não funcionais ficam neste container. acesso aos dados é através dele, porque JTA não está no Webcontainer.


ID
1177318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de aplicações Web, é comum o uso de Servlets.

Um Servlet é um programa que executa

Alternativas
Comentários
  • Dá uma ideia de servidor pequeno cujo objetivo basicamente é receber requisições HTTP, processá-las e responder ao cliente, essa resposta pode ser um HTML, uma imagem etc

    Leia mais em: Introdução a Servlets em Java http://www.devmedia.com.br/introducao-a-servlets-em-java/25285#ixzz3wN2w72Hh


ID
1224010
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma servlet Java de uma aplicação há o seguinte fragmento de código:

request.setAttribute("mensagem", "Não há clientes cadastrados com esse nome");
RequestDispatcher disp = request.getRequestDispatcher("mensagens.jsp");
disp.forward(request, response);

Para receber e exibir o conteúdo da variável de requisição "mensagem" na página mensagens.jsp utilizam-se:

I. ${mensagem}

II. < % String mensagem=(String) request.getAttribute("mensagem"); out.print(mensagem);%>

III. < %out.print(request.getAttribute("mensagem"));%>

IV. < %=request.getAttribute("mensagem")%>

Está correto que se afirma em:

Alternativas

ID
1305025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito aos servlets, julgue os próximos itens.

Os servlets utilizam o modelo de solicitação/resposta HTTP de comunicação entre cliente e servidor

Alternativas
Comentários
  • HttpServletRequest e HTTPServletResponse


ID
1305028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito aos servlets, julgue os próximos itens.

Apesar de estenderem a funcionalidade de um servidor, os servlets não permitem a geração de conteúdo dinâmico.

Alternativas
Comentários
  • Servlet foi feita justamente para gerar conteúdo dinâmico

  • Questão pra não zerar!

  • Assertiva ERRADA.

    .

    .

    Um servlet pode gerar saídas diferentes conforme as entradas apresentadas como parâmetros. Isso significa que o conteúdo é gerado dinamicamente, ao contrário de um HTML puro, por exemplo, que só gera uma saída fixa.


ID
1365721
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Servlets são módulos de software compilados que ficam armazenados em um servidor Java. Nesse contexto, um arquivo informa ao Tomcat de todos os Servlets existentes e funciona como um registro deles. Para que possa rodar no servidor, o Servlet precisa estar registrado.

Esse arquivo é denominado

Alternativas
Comentários
  • web.xml

    Arquivo descritor de instalação (deployment descriptor) padrão onde são indicados os parâmetros de inicialização e mapeamento de Servlets.

    Arquivo de configuração localizado na raiz do diretório WEB-INF.


ID
1386370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação às tecnologias empregadas nos servidores de aplicação web.

O Tomcat é um contêiner web, também referenciado como um contêiner de servlets, que não implementa um contêiner Enterprise JavaBeans (EJB). Para aplicações Java Enterprise Editon (Java EE) que utilizam EJB, pode ser utilizado um servidor de aplicações Java EE completo, tal como JBoss AS ou JBoss Enterprise Application Platform.

Alternativas
Comentários
  • linda questão


    É isso aí


    Tomcat é apenas um servlet container


    Um Wildfly da vida é um application server, implementa todas as especificações do JavaEE

  • RESOLUÇÃO:

    Assertiva correta, o Server Page Tomcat, é apenas um servidor web, ele não implementa o container EJB.

    Resposta: Certo


ID
1389100
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O ciclo de vida de um servlet no Java EE inicia-se pela chamada do método

Alternativas
Comentários
  • Interface Servlet

    ·        Inicializado: init()

    ·        Pronto: service()

    ·        Terminado: destroy()


ID
1443688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual é o objetivo da anotação @WebServlet, presente no JEE v6?

Alternativas
Comentários
  • Utilizar anotations ao invés de definições no deployment descriptor.


ID
1489384
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A classe HttpServlet implementa métodos que atendem a requisições HTTP específicas, como por exemplo do Post, que só atendem a requisições POST. O nome do método da classe HttpServlet que atende a qualquer tipo de requisição é:

Alternativas
Comentários
  • O método service aceita todos os métodos HTTP, portanto, tanto o método GET quanto o POST.

    A Request é o pedido que um cliente realiza a nosso servidor.

    A Response (resposta) nada mais é do que a resposta que o servidor envia ao cliente.

    Fonte:https://www.computersciencemaster.com.br/2018/10/aula-06-compreendendo-servlets.html


ID
1495297
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Java EE, o ciclo de vida de um servlet é encerrado após a chamada do método

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A ideia para o metodo destroy é utiliza-lo para liberação de recursos, por exemplo. Imagine que o seu servlet abra conexões com o banco de dados, ou manipule arquivos. Você pode utilizar o método destroy para garantir que todas as conexões abertas pelo servlet serão finalizadas, ou garantir que todos os arquivos que foram abertos serão fechados.

    Por fim, lembre que o método destroy é executado pelo container.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • DESTROY - liberação de recursos

  • Errei a questão ,justamente pensando com este critério misto.


ID
1495303
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Java EE, um Servlet é um objeto cuja função primária é

Alternativas
Comentários
  • Tendo por base o padrão arquitetural MVC, o Servlet tem a função do controlador.

  • Gabarito E

    Uma primeira ideia da servlet seria que cada uma delas é responsável por uma página, sendo que ela lê dados da requisição do cliente e responde com outros dados (uma página HTML, uma imagem GIF etc). Como no Java tentamos sempre que possível trabalhar orientado a objetos, nada mais natural que uma servlet seja representada como um objeto a partir de uma classe Java.

    Cada servlet é, portanto, um objeto Java que recebe tais requisições (request) e produz algo (response), como uma página HTML dinamicamente gerada.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1585273
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na servlet de uma aplicação Java para web deseja-se retornar uma string contendo o nome do navegador do cliente e uma string contendo o valor de um parâmetro "nome" passado pelo cliente na requisição. Para realizar estas tarefas será necessário chamar, respectivamente, os métodos

Alternativas
Comentários
  • ((HttpServletRequest) request).getHeader( "user-agent" )

    ((HttpServletRequest) request).getParameter( "nome" )


    http://www.guj.com.br/java/202947-resolvido-pegar-nome-do-navegador-no-servlet
    http://docs.oracle.com/javaee/6/api/javax/servlet/ServletRequest.html#getParameter(java.lang.String)
  • ·  getParameter() - pega os valores que estão no form

    ·  getAttribute() – pega os valores que estão na sessão.


ID
1639723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere às linguagens de programação, julgue o item subsecutivo.

No servlet e Jsp, o tratamento de caracteres especiais como caractere comum, recebidos em páginas HTML, pode ser feito por meio do método estático encode da classe java.net.URLEncoder.



Alternativas
Comentários
  • public class URLEncoder extends Object

    Utility class for HTML form encoding. This class contains static methods for converting a String to the application/x-www-form-urlencoded MIME format.

     

    public static String encode(String s, String enc) throws UnsupportedEncodingException

    Parameters:

    s - String to be translated.

    enc - The name of a supported character encoding.

    Returns: the translated String.

     

    https://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/java/net/URLEncoder.html

     

    Gabarito: Certo

  • Prezados,

    Em alguns casos as páginas HTML enviam caracteres especiais para serem tratados como caracteres comuns. Esses problemas podem ser tratados com o método estático encode da classe java.net.URLEncoder.

    Portanto a questão está correta.


ID
1682902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação às tecnologias de servidores de aplicação JEE, julgue o próximo item.

Aplicações web desenvolvidas com as tecnologias Java Servlet e JSP podem ser executadas no container IIS.


Alternativas
Comentários
  • O IIS serve é para .NET

  • Peguinha da banca, não é pessoal. Aplicações web desenvolvidas com as tecnologias Java Servlet e JSP podem ser executadas em containers JEE. O IIS não é compatível nesse caso. Gabarito preliminar  Errada. Não vejo possibilidade de recurso.


    Gabarito preliminar: E


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-analista-judiciario-suporte-em-ti-stj/

  • e-

    Web container (parte do Java EE): JSF, JSP & Servelts. Servidores de aplicacao: jboss, wildfly, glassfish, weblogic. Apache tomcat [e um servlet, nao sendo servidro de aplicacao e nao tem suporte ejb

  • Gabarito Errado

    Somente para servidores de aplicação jboss, wildfly, glassfish e weblogic.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1689856
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a Servlet, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Uma Servlet é um objeto Java que recebe requisições (request) e produz algo (response), como uma página HTML dinamicamente gerada.

( ) O comportamento de uma Servlet geralmente é definido pela classe HttpServlet do pacote javax.servlet.

( ) A classe HttpServlet gera aplicações Web baseadas no protocolo HTTP, mas deve-se observar que Servlets não foram criadas somente para esse protocolo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A letra C já é o gabarito definitivo? Pois a classe abstrata HttpServlet é do pacote javax.servlet.http.

    Considero a letra A como alternativa correta.


ID
1735078
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A instalação de aplicações web em um servidor de aplicação requer a presença de um arquivo de configuração localizado na raiz do diretório WEB-INF da aplicação web, que contém informações de configurações e parâmetros de inicialização.
O nome do arquivo descritor de instalação (deployment descriptor) padrão onde são indicados os parâmetros de inicialização e mapeamento de Servlets é:

Alternativas
Comentários
  • web.xml


ID
1758601
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para realizar o desenvolvimento de uma aplicação Web pode-se utilizar várias tecnologias de apresentação e interativas, algumas delas executam do lado do cliente e outras do lado do servidor. Qual das seguintes tecnologias é executada do lado do servidor?

Alternativas
Comentários

  • O servlet, RODA NO LADO SERVIDOR E CLIENTE,  é uma classe Java que possibilita ampliar os recursos de servidores web, desenvolvida para permitir conteúdos dinâmicos orientados ao usuário.
    São classes Java desenvolvidas de acordo com uma estrutura bem definida, e que, quando instaladas junto a um Servidor que implemente um Servlet Container (um servidor que permita a execução de Servlet, muitas vezes chamado de Servidor de Aplicações Java), podem tratar requisições recebidas de clientes.


    Fonte: Use a cabeça JSP e Servlet

  • Java Servlets são componentes Java executados somente do lado do servidor.

  • client-side languages: CSS, Javascript & HTML. Isso ja elimina opções b,c,d. Active X é um framework microsoft para adaptar components objects antigos para downloads da internet. Logo, a única opção que resta é servelet

  • Javascript pode ser do lado do servidor sim, usando node.js


ID
1796296
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Servlet Container que suporta as tecnologias servlet, JSP, JSTL e JSF, mas não suporta EJB é o

Alternativas
Comentários
  • Igual a questão Q467781

  • Por eliminação chega-se no gabarito d) - Jetty é o Servlet Container provido pelo IDE Eclipse.

     

    Mas se eu fizesse uma questão equivalente a essa entraria com o seguinte recurso:

    1 - Não se pode dizer que Jetty "não suporta EJB", segundo a documentação: "While Jetty itself does not ship all of the Web Profile technologies, Jetty architecture is such that you can plug in third party implementations to produce a container customized to your exact needs."

    Ou seja, nada impede adicionar as bibliotecas do EJB ao Jetty e usar o EJB com o Jetty - portanto, está errado dizer que "não suporta EJB".

    Se esse argumento não for aceito porque o que se queria saber é o que "vem" com o Jetty, então vamos ao argumento 2.

    2 - O JSF é citado como suportado pelo Jetty. No entanto na documentação do Jetty (http://www.eclipse.org/jetty/documentation/current/jetty-javaee.html) verifica-se que o JSF não vem previamente com o Jetty, para usar JSF no Jetty deve-se adicionar a biblioteca posteriormente.


ID
1820518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item a seguir, referentes a tecnologia JEE e Servlets.

O método service é chamado na primeira vez que um Servlet é acionado, sendo que este é invocado uma única vez e coloca o Servlet em um estado de serviço.


Alternativas
Comentários
  • Não é o método SERVICE que é acionado durante a primeira vez, e sim o método INIT.

    Ciclo de vida de um Servlet 
    init() - Inicialisando 
    service() - servindo os pedidos(requests) 
    destroy() - coletando o lixo e finalizando


ID
1826917
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Java para Web funciona por meio do conceito de servlets, que são implementados através de classes Java que especializem a classe HttpServlet. Contudo, essas classes precisam ser declaradas e mapeadas para um padrão de URL dentro do arquivo web.xml. Sabe-se também que a versão 3.0 da especificação de servlets possibilita que a URL seja definida por meio de anotações diretamente no código Java, permitindo assim que se omita essa configuração no XML. Os elementos XML usados para declarar servlets, mapear servlets para URLs e também a anotação mencionada são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo:

    < servlet >

      < servlet-name >watermelon< /servlet-name >

      < servlet-class >myservlets.watermelon< /servlet-class >

    < /servlet >

    < servlet-mapping >

      < servlet-name >watermelon< /servlet-name >

      < url-pattern >/fruit/summer/*< /url-pattern >

    < /servlet-mapping >

    https://docs.oracle.com/cd/E13222_01/wls/docs92/webapp/configureservlet.html

     

    @WebServlet(name="mytest",

            urlPatterns={"/myurl"},

            initParams={ @InitParam(name="n1", value="v1"), @InitParam(name="n2", value="v2") })

        public class TestServlet extends javax.servlet.http.HttpServlet {

            ....

        }

    https://blogs.oracle.com/swchan/servlet-30-annotations

     

    Gabarito: d)

     

  • <servlet>, : Voltado para a aplicação em si, com seus respectivos elementos: servlet-name, servlet-class, init-param, load-on-startup

    <servlet-mapping>  : Utilizado para mapeamentos de URL voltados para cada servlet da referida aplicação.

    @WebServlet : implementados através de classes Java que especializem a classe HttpServlet


ID
2068756
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos e definições de Servlets, JSP e seus servidores, classifique as afirmativas abaixo em (V) verdadeiras ou (F) falsas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Escrever direto no código, em todos os JSPs e nas outras páginas HTML, o caminho verdadeiro e o nome do arquivo que usam aquele Servlet diminui a flexibilidade e aumenta a segurança.

( ) Por padrão, no Tomcat, uma cópia do arquivo web.xml, deve estar presente na pasta WEB-INI.

( ) Através do Deployment Descriptor (DD), é possível personalizar aspectos da aplicação, incluindo atribuições de segurança, páginas de erro, bibliotecas de tags e informações sobre a configuração inicial.

( ) O Tomcat é um Container web e não uma aplicação J2EE completa, pois ele não possui um Container EJB.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    Escrever direto no código diminui a segurança. 

    Não há esse padrão de incluir a cópia.


ID
2068759
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Se um Servlet for invocado usando-se o método forward ou include do RequestDispatcher, qual método do objeto solicitação do Servlet pode acessar os atributos da solicitação configurados pelo container?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    O método getAttribute() retorna o valor de um atributo com o nome especificado, de um elemento.


ID
2091601
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos relacionados à classe GenericServlet do pacote javax.servlet, analise as afirmativas a seguir.

I. Define uma servlet independente de protocolo.

II. Estende HttpServlet e substitui o método doGet ().

III. Implementa o métodolog(), o qual é declaradona interfaceServletContext.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • javax.servlet

    Servlet is a server-side web technology. As the name implies, it serves a client request and receives a response from the server. You have to implement javax.Servlet (Interface) to handle a servlet work.

     

    javax.servlet.GenericServlet

    GenericServlet defines a generic, protocol-independent servlet. Afirmativa I.

    GenericServlet gives a blueprint and makes writing servlet easier.

    GenericServlet provides simple versions of the life-cycle methods init and destroy and of the methods in the ServletConfig interface.

    GenericServlet implements the log method, declared in the ServletContext interface. Afirmativa III.

    To write a generic servlet, it is sufficient to override the abstract service() method.

     

    javax.servlet.http.HttpServlet

    HttpServlet defines a HTTP protocol specific servlet.

    HttpServlet gives a blueprint for Http servlet and makes writing them easier.

    HttpServlet extends the GenericServlet and hence inherits the properties GenericServlet.

     

    https://stackoverflow.com/questions/11530152/what-is-the-difference-between-genericservlet-httpservlet-and-a-servlet

  • Na minha visão, o item III também está errado, pois tem um acento em métodolog().


ID
2094979
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As diretivas são usadas para fornecer informações especiais ao container JSP sobre a página JSP, quando esta é compilada para servlet.
Em relação aos atributos da diretiva page, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Atributos da diretiva:

     

    - Atributo Info

    Usado para inserir informações sumarizadas da página, não havendo restrições ao seu tamanho. Exemplo:

    <%@ page info=”Estudo sobre Diretivas JSP, Prof. Cristiano Neves, 2006” %>

     

    - Atributo Language

    Usado, em geral, para especificar Java como a linguagem de criação de script para a página. Exemplo:

    <%@ page language=”java” %>

     

    - Atributo ContentType

    Este atributo indica qual o tipo MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) da resposta está sendo gerada pela JSP. Os tipos mais comuns são: “text/plain”, “text/html”, “text/xml”. Logo abaixo segue o exemplo usado como padrão para as JSPs.

    <%@ page contentType=”text/html” %>

     

    - Atributo Extends

    Serve para indicar a super classe que será usada pelo container JSO no momento de tradução da página em um Servlet Java. Exemplo:

    <%@ page extends=”com.taglib.jsp.primeirapagina” %>

     

    - Atributo Import

    Com o atribuo import, diferente do extends, é capaz de estender um conjunto de classes Java que poderão ser usadas nas páginas JSPs. Esta forma é mais econômica de se digitar código, sendo mais prático. Exemplo:

    <%@ page import=”java.util.List” %>

     

    - Atributo Session

    Session é do tipo boolean, indica se a página está participando do gerenciamento de sessão. Por exemplo, se quisermos dizer que uma página é parte de uma sessão, utiliza-se a seguinte sintaxe:

    <%@ page session=”true” %>

     

    - Atributo Buffer

    Responsável por controlar a saída bufferizada para uma página JSP. Se for ajustado para “none” o conteúdo de uma JSP é passado instantaneamente à resposta HTTP. O tamanho do buffer é descrito em kilobytes. Exemplo:

    <%@ page buffer=”12kb” %> ou <%@ page buffer=”none” %>

     

    - Atributo AutoFlush

    Semelhante ao Buffer, também é responsável por controlar a saída buferizada, mais exatamente o comportamento do container JSP quando já esteja cheio o Buffer de saída. Neste caso é esvaziado automaticamente o Buffer de saída e o conteúd0o enviado para o servidor HTTP que transmite para o Browser responsável pela solicitação. Sendo do tipo boolean, sua sintaxe é dada abaixo:

    <%@ page autoFlush=”true” %>

     

    - Atributo isThreadSafe

    Quando uma página JSP é compilada em um Servlet, ela deve ser capaz de atender a múltiplas solicitações. Para isso devemos utilizar o atributo isThreadSafe, caso contrário é necessário defini-lo como “false”. Exemplo:

    <%@ page isThreadSafe=”false” %>

     

    - Atributo errorPage

    ErrorPage indica uma página alternativa que será exibida caso aconteça um erro não previsto durante o processamento de uma página JSP no container. Exemplo:

    <%@ page errorPage=”/trabalho/paginas/erro.jsp” %>

     

    - Atributo isErrorPage

    Responsável por define uma página JSP que servirá como a página de erro padrão para um grupo de páginas JSP. Sendo do tipo boolean, sua sintaxe é descrita abaixo:

    <%@ page isErrorPage=”true”%>

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/conhecendo-as-diretivas-jsp/5397


ID
2213479
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A passagem de dados de um formulário do cliente para um servlet, em Java, pode ocorrer com o uso do método:

Alternativas
Comentários
  • getParameter( ) - Retorna o valor de um parâmetro ou null se o parâmetro não existir.


ID
2297341
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Paulo está desenvolvendo uma aplicação web com Java que utiliza o padrão MVC. Nessa aplicação, criou as páginas HTML, arquivos CSS e validadores JavaScript do componente View e, em seguida passou à criação do componente Controller. Nesse componente do MVC, o tipo de classe apropriada que Paulo deve criar é

Alternativas
Comentários
  • a

    servlet.

     

    PS: Está em CSS?

  • MVC:

    1. JSP = V

    2. SERVLET: C

  • Dentro do Web Container ha Java Server Faces, Servlet e Java Server Pages disponibilizando a aplicação através de navegador Para simplificar o acesso ao EJB, o acesso pode ser por servlets. 1 stateless session bean pode ser injetado em um servlet pela anotação @EJB


ID
2298346
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação aos Servlets Java, o método getWriter retorna um objeto do tipo PrintWriter. Essa classe tem métodos println para gerar saídas em uma resposta. Qual das classes a seguir definem o método getWriter?

Alternativas

ID
2439520
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre portlets, considere as seguintes afirmativas:
1. JSR define portlets como componentes web baseados em java, cujo tipo de conteúdo (contente type) pode ser XHTML, XML ou WML.
2. Portlets não conseguem renderizar páginas web completas, somente fragmentos que são agregados pelo portal, ao contrário dos servlets.
3. Um portlet pode ser acessado diretamente através de uma URL, do mesmo modo que um servlet.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Referência para o item 3:

     

    http://www.univale.com.br/unisite/mundo-j/artigos/61_Portlets.pdf

     

    pág. 3


ID
2502625
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o ciclo de vida de uma Servlet, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) destroy() remove a instancia do Servlet da memória.

    b) service() é chamado após o init()

    c) CERTO - init() e destroy() são executados apenas 1 vez.

    e) se houver uma instância capaz de responder a requisição não precisa de criar uma nova instância.

  • a) [ ERRADO ]
    Javadoc do destroy:
    "Called by the servlet container to indicate to a servlet that the servlet is being taken out of service."
    "This method gives the servlet an opportunity to clean up any resources that are being held (for example, memory, file handles, threads) and make sure that any persistent state is synchronized with the servlet's current state in memory."
    O correto seria dizer que é chamado pelo contêiner. Além disso, se não tiver nada no destroy o servlet é destruído do mesmo jeito. Como o javadoc diz, esse método te dá a "oportunidade" de liberar recursos. Mas não "deve" ser chamado para destruir a Servlet.


    b) [ ERRADO ] após o init()


    c) [ GABARITO ] O método init() é chamado pelo contêiner somente uma vez.
    Javadoc do init:
    "The servlet container calls the init method exactly once after instantiating the servlet."


    d) [ ERRADO ] Que parâmetros iniciais ? Se ele tivesse falado ServletRequest e ServletResponse que são os parâmetros do método tudo bem. Esses dois parâmetros não são "iniciais", eles são passados toda vez que o servlet é invocado.


    e) [ ERRADO ] usa a instância previamente criada

     

    https://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/servletapi/javax/servlet/Servlet.html


ID
2503792
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

De acordo com o ciclo de vida de um Servlet, considere as afirmações a seguir.


I → O servlet é inicializado chamando o método init.

II → O método doGET é o principal método de serviço de um servlet.

III → O método doPOST é executado a partir de um pedido normal para uma URL ou a partir de um formulário HTML que não tem nenhum método especificado.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I) correto

    II) errado: Os principais métodos de serviço de um servlet são doGet e doPost.

    III) errado: O doPost é executado a partir de um form HTML que possui como método um POST.

    Fonte: http://www.w3ii.com/servlets/servlets_life_cycle.html

     

    Gabarito: A


ID
2503834
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Associe os escopos para objetos existentes na programação Web com Java/Servlets, na coluna à esquerda, às afirmativas na coluna à direita.


(1) Page/JSP

(2) Request

(3) Session

(4) Application


( ) Utilizado para referenciar serviços da aplicação.

( ) Objetos referenciados neste escopo possuem o menor ciclo de vida.

( ) Utilizado para referenciar objetos relacionados a uma instância de cliente remoto, persistindo-os por várias requisições. 


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Letra A.

    Application: Utilizado para referenciar serviços da aplicação.

    Page/JSP: Objetos referenciados neste escopo possuem o menor ciclo de vida.

    Session: Utilizado para referenciar objetos relacionados a uma instância de cliente remoto, persistindo-os por várias requisições.


ID
2543230
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere a querystring apresentada a seguir criada em um servlet Java:


estado=Rond%C3%B4nia&capital=Porto+Velho


Assinale a opção que contém o código Java que codifica a querystring para esse formato.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • ESSA É DE FUDE!#@!@#!@#!@3

  • Para que serve a classe URLEncoder?

    • Utility class for HTML form encoding;
    • Contains static methods for converting a String to the  MIME format.

    Ao converter uma String, quais regras serão aplicadas?

    • The alphanumeric characters "a" through "z", "A" through "Z" and "0" through "9" remain the same;
    • The special characters ".", "-", "*", and "_" remain the same;
    • The space character " " is converted into a plus sign "".; // Por isso que temos Porto+Velho
    • All other characters are unsafe and are first converted into one or more bytes using some encoding scheme. Then each byte is represented by the 3-character string "%xy", where xy is the two-digit hexadecimal representation of the byte. The recommended encoding scheme to use is UTF-8. However, for compatibility reasons, if an encoding is not specified, then the default encoding of the platform is used. // Por isso temos %C3%B4 na palavra Rondônia

    URLEncoder possui o método encode, que:

    • Translates a string into  format using a specific encoding scheme;
    • This method uses the supplied encoding scheme to obtain the bytes for unsafe characters. // No caso, foi utilizado o UTF-8

    O método encode tem dois parâmetro:

    1. O primeiro será a String a ser convertida;
    2. O nome do codificador (encoding) que utilizaremos.

    Voltando para a questão, podemos marcar a alternativa "C":

    String querystring = "estado=" +

    URLEncoder.encode("Rondônia", "UTF-8") + "&capital=" +

    URLEncoder.encode("Porto Velho", "UTF-8");

    Fonte: https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/net/URLEncoder.html


ID
2684905
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando que Java Servlets podem ser gerados automaticamente pelo compilador JavaServer Pages (JSP), qual a diferença entre Servlets e JSP?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Servlet = As Servlets são a primeira forma que veremos de criar páginas dinâmicas com Java. Usaremos a própria linguagem Java para isso, criando uma classe que terá capacidade de gerar conteúdo HTML. O nome "servlet" vem da ideia de um pequeno servidor ( servidorzinho , em inglês) cujo objetivo é receber chamadas HTTP, processá-las e devolver uma resposta ao cliente.

    JSP = Esta tecnologia é usada para servir conteúdo dinâmico para o usuário, usando lógica e dados do lado do servidor. O JSP faz parte da plataforma J2EE e juntamente com os Servlets e Java Beans pode ser usada para desenvolver aplicações web escalonáveis e seguras. Acrescentando aqui, que como sabemos o acrônimo JSP quer dizer Java Server Page, portanto nos leva a entender que ele irá interpretar e repassar ao navegador o JAVA embutido no HTML, visto que o navegador só entende HTML.

    Foco na missão, eu vou ser QCO !

  • JSP gera páginas dinamicamente, para isso insere código Java dentro de páginas HTML ou XML.


ID
2791330
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do ciclo de vida de um servlet, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A

  • Alternativa correta: A. 

    a) GABARITO;

    b) ERRADA: o destroy() é chamado ao final de todas as requisições ou quando um timeout ocorrer;

    c) ERRADA: são sim processados usando threads, uma para cada nova requisição;

    d) ERRADA: ele cria uma thread do servlet, e não uma nova instância;

    e) ERRADA: (não sei se é esse o erro) o container cria uma thread, e não esses objetos. 

    Edit:

    e) ERRADA: os métodos são HttpServletRequest e HttpServletResponse.


ID
2791504
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a relação entre Servlets e páginas JSP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Tecnologia JavaServer Pages

    A tecnologia JavaServer Pages (JSP) permite que você crie facilmente conteúdo da Web que tenha componentes estáticos e dinâmicos. A tecnologia JSP disponibiliza todos os recursos dinâmicos da tecnologia Java Servlet, mas fornece uma abordagem mais natural para a criação de conteúdo estático.

    As principais características da tecnologia JSP são as seguintes:

    1.Uma linguagem para o desenvolvimento de páginas JSP, que são documentos baseados em texto que descrevem como processar uma solicitação e construir uma resposta

    2.Uma linguagem de expressão para acessar objetos do lado do servidor

    3.Mecanismos para definir extensões para o idioma JSP

    Fonte: https://docs.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bnagx.html

  • Alternativa correta: C.

    .

    a) ERRADA: são os JSP que viram servlets, e não o contrário;

    b) ERRADA: não possuem o mesmo objetivo (não vou colar nada aqui, pesquisem no google);

    c) CORRETA;

    d) ERRADA: são executados no contêiner web. O contêiner EJB possui os javabeans;

    e) ERRADA: os servlets é que geram as páginas HTML exibidas no cliente, portanto possuem muita relação com elas.


ID
2831083
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

 Servlets são pequenos programas executados do lado do servidor de uma conexão Web.

A sequência que apresenta corretamente os três métodos centrais para o ciclo de vida de um servlet é

Alternativas
Comentários
  • Método init(): é chamado pelo Container assim que a instância do servlet foi criada. Sobrecarrega códigos de iniciação que são executados apenas uma vez;

     

    Método service(): usado quando ocorre uma primeira solicitação do cliente, determina qual método HTTP chamar no servlet;

     

    Método destroy(): remove o servlet.

     

    Letra A.

     

    At.te

    Foco na missão!

     


ID
2835928
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Existem diversas especificações e diversos servidores de aplicação famosos. Essas especificações, quando implementadas, vão auxiliar bastante o desenvolvimento de aplicações.


Sobre essas tecnologias, é correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Tomcat não é servidor de Aplicação ele é Servidor WEB implementa JSP e SERVLET.

  • Gabarito A

    Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat implementa, dentre outras de menor relevância, as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP) e não é um container Enterprise JavaBeans (EJB).

    Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre. Hoje um projeto independente, foi criado dentro do Apache Jakarta e posteriormente separado, uma vez que o Jakarta foi concluído.

    Na época em que foi criado, foi oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages. Hoje, no entanto, a implementação de referência é o GlassFish.

    Ele cobre parte da especificação Java EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. Ele tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

    O servidor inclui ferramentas para configuração e gerenciamento, o que também pode ser feito editando-se manualmente arquivos de configuração formatados em XML.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2858719
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual método na classe HttpServlet, contida na API de Servlet do Java, atende a requisição HTTP POST?

Alternativas
Comentários
  • protected void doPost(HttpServletRequest req, HttpServletResponse resp) 

              

    Chamado pelo servidor (via método service) para permitir que um servlet manipule um pedido POST (POST request).


    fonte: https://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/servletapi/javax/servlet/http/HttpServlet.html


ID
2994808
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um programador deseja criar em uma página JSP um link onde quando a palavra Excluir for clicada será feita uma chamada a uma classe servlet chamada Dados que está no servidor, passando como parâmetro um código contido na variável cod. Para isso deverá usar a instrução

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Questão com o mesmo objetivo Q998350

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3004801
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

“Um servlet é um programa Java especial que deve ser acessado através de um servidor HTTP. Um cliente, tipicamente um browser, acessa o servlet localizado no servidor”

Disponível em: https://books.google.com.br/books?isbn=8574523364. Acesso em: 13.12.2018


Quais os métodos disponíveis na classe HTTPServlet?

Alternativas
Comentários
  • Por mais que seja difícil, Não dá mais para retroceder. Agoraaaaaaa...

    # Vamos que vamos, em direção a aprovação.

  • B - init(), service(), destroy()

  • .: Um servlet HTTP estende a classe javax.sevlet.HttpServlet, a qual estente javax.servlet.GenericServlet.

     a) getNome(), doGet(), doPost(), doHTTP().

     b) init(), service(), destroy(). ✔

     c) doSend(), doGet(), doPost(), destroy().

     d) init(), doGet(), doPost(), request().

     e) response(), doGet(), doPost(), destroy().

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • Request/Response são gerenciados pela service()


ID
3030793
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a Servlets, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As Servlets são a primeira forma que veremos de criar páginas dinâmicas com Java. Usaremos a própria linguagem Java para isso, criando uma classe que terá capacidade de gerar conteúdo HTML.

    De acordo com a especificação de Servlets, por padrão, existe uma única instância de cada Servlet declarada. Ao chegar uma requisição para a Servlet, uma nova é aberta sobre aquela instância que já existe.

    Fonte:https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/servlets/#servlets

  • Alternativa correta: D.

    .

    a) ERRADA: é o contrário, JSPs viram SERVLETS;

    .

    b) ERRADA: as variáveis de instância do servlet são sim compartilhadas;

    .

    c) ERRADA: é gerada apenas uma instância. O que acontece é que essa instância gera diversas threads, cada uma pra atender uma requisição diferente;

    .

    d) CORRETA: vide B;

    .

    e) ERRADA: na verdade isso é um recurso novo, e não obstoleto.

  • e aqui temos a questão mais recente de servlets no QC..


ID
3362437
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O ciclo de vida de um servlet é controlado pelo cointainer que o servlet está sendo executado. Para inicializar a instância do servlet durante este ciclo de vida, o container chama o seguinte método:

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida do servlet pode ser definida como todo o processo desde a criação até a destruição. O que se segue é o procedimento a seguir Servlet:

       Servlet é inicializado chamando o método init ().

       Servlet chama o método de serviço service() para lidar com a solicitação do cliente.

       Servlet chamando destroy () método termina (END).

    Fonte:http://www.w3big.com/pt/servlet/servlet-life-cycle.html

  • Init()

    Service()

    Destroy()


ID
3392971
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a linguagem de programação Java, julgue o item a seguir.

Um servlet é uma classe Java que pode receber requisições HTTP, processá-las e responder ao cliente em formato HTML.

Alternativas
Comentários
  • Java Servlets são componentes Java executados somente do lado do servidor. Normalmente utilizam o protocolo HTTP, apesar de não serem restritos a ele. Um Servlet necessita de um container Web para ser executado, como o Tomcat.

    • Um Servlet é uma classe escrita na linguagem de programação Java usado para estender os recursos de servidores que hospedam aplicativos acessados por meio de um modelo de programação de solicitação/resposta.
    • É uma classe JAVA executada no servidor e que é responsável por atender as requisições feitas pelos clientes e devolver as repostas de acordo com cada requisição.Tecnologia JAVA que nos permite criar aplicações web dinâmicas.
    • Servlet é um mecanismo simples e consistente para estender a funcionalidade de um servidor web e para acessar existentes sistemas de negócio.
    • Servlets são classes de programação java que geram conteúdo dinâmico, utilizando modelo Request/Response. Normalmente utilizam protocolo HTTP, apesar de não ser restrito a ele.


ID
3524830
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a arquitetura do servidor de aplicações JSF, qual componente recebe as requisições HTTP, responde a essas requisições e também as redireciona para os componentes da camada de modelagem? 

Alternativas
Comentários
  • XHTML = eXtensible Hyper Text Markup Language (combinação de HTML com o XML)

    Managed Bean = Bean gerenciado por um IoC com o do spring por exemplo.

    Browser = navegador

    JSTL = JavaServerPages Standard Tag Library

    Alternativa correta é a D (FacesServlet) - Servlet tem a ideia de ser um "servidorzinho" recebendo e respondendo requisições.


ID
3605176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2011
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a JEE, Servlets, JSP e JSF, julgue o próximo item.

Servlets podem ser acionados a partir de contêineres disponibilizados em servidores web a partir de páginas JSP que são compiladas em run-time quando executadas em um browser. Uma boa prática, nesses casos, para melhor performance, é unir a lógica de negócio com a camada de apresentação, sobretudo em aplicações avançadas com altas taxas de acesso simultâneo

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA.

    .

    Páginas JSP são compiladas e executadas no SERVIDOR. Fora que o uso de servlets e JSP visa SEPARAR as lógicas de negócio e apresentação.


ID
3769357
Banca
FUNRIO
Órgão
Câmara de São João de Meriti - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Avalie se as seguintes afirmativas, relativas ao Java Servlet, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

As Servlets são para os servidores o que as Applets são para os browsers, ou seja, da mesma forma que a Applet necessita do browser para ser executada, a Servlet necessita do servidor Java.
Uma Servlet pode ser responsável por receber dados ou parâmetros de um formulário em HTML ou de uma Applet Java e atualizar um banco de dados.
O Servlet é uma ferramenta IDE que compreende vários tipos de linguagem e que aceita a instalação de plugins para emular o desenvolvimento da plataforma.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas

ID
4878703
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em um HttpServlet, o método da classe HttpServletResponse que pode ser usado para obter um objeto capaz de enviar texto em uma resposta para o cliente é:

Alternativas
Comentários
  • Aquela aula da faculdade que o professor te manda fazer um servlet todo de forma MANUAL e a gente fica com raiva kkkkkkkkk.

    E na prova, cai justamente isso!


ID
4897849
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de Servlets, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabaroto E, questão difícil...

  • Alternativa correta: D.

    .

    a) ERRADA: os objetos passados como argumentos são httpservletrequest e httpservletresponse;

    .

    b) ERRADA: só existe um servlet na memória, mas ele pode criar diversas instâncias, não se limitando a apenas uma. Geralmente ele cria uma instância para cada requisição nova. O resto da afirmativa está correta;

    .

    c) ERRADA: o método invocado para processar requisições é o service();

    .

    d) CORRETA: os parâmetros são caputados via getParameter() ou outros métodos similares. Esse "processamento inerente a uma classe java" é o código fonte do método, que pode conter qualquer coisa praticamente. Depois disso uma página HTML é gerada com uma resposta.


ID
4897858
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para implementar um Servlet apto a responder requisições do tipo HTTP, é correto afirmar que é necessário:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo básico de implementação de uma Servlet.

    1. import java.io.*;
    2. import javax.servlet.*;
    3. import javax.servlet.http.*;
    4. public class verifyData extends httpServlet {
    5. public void doGet( httpServletRequest req, httpServletResponse res) throws IOException {
    6. res.setContentType ("text/html");
    7. PrintWriter out = res.getWriter();
    8. String name = req.getParameter("name");
    9. String tel = req.getParameter("tel");
    10. out.println("<HTML>");
    11. out.println( "<HEAD> <TITLE> Verify Data </TITLE> </HEAD> ");
    12. out.println("<BODY>");
    13. out.println("<H1> Hello " +name+ " " +tel+ "</H1>" );
    14. out.println("</BODY>");
    15. out.println("</HTML>");
    16. }
    17. }

    BOND, Martin. Aprenda J2EE com EJB, JSP, Servlets, JNDI, JDBC e XML.


ID
5484067
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento em Java por meio de frameworks, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

( ) JSF é o framework Java padrão para a construção de aplicações web a partir da versão Java EE 5. É uma especificação para o desenvolvimento de interfaces web utilizando uma arquitetura voltada a componentes.
( ) Hibernate é o framework Java para mapeamento objeto relacional, cuja principal função é abstrair o mapeamento, economizando esforço e preocupações concernentes a tal tarefa. Com uma arquitetura simples, de fácil configuração, e com funções de fácil entendimento, simplifica bastante a tarefa do desenvolvedor.
( ) Servlet é um framework, definido como um componente semelhante um servidor, que gera dados HTML e XML para a camada lógica de uma aplicação Web, processando estaticamente requisições e respostas.

As afirmativas são, respectivamente,  

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    "Servlet é uma classe Java usada para estender as funcionalidades de um servidor. (...) Também pode ser definido como um componente semelhante um servidor, que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de uma aplicação Web. Ele processa dinamicamente requisições e respostas."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Servlet


ID
5561632
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O HttpServletResponse representa a resposta do Servlet. Analise as afirmações abaixo sobre HttpServletResponse:

I. setContentType() é um método que diz ao browser como tratar os dados enviados na requisição.

II. O método sendResponse(aStringURL) permite redirecionar uma solicitação.

III. Não é possível fazer um redirecionamento após uma resposta ter sido gerada.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
5575807
Banca
FCC
Órgão
TJ-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma servlet, de um site desenvolvido em Java, o fragmento de código abaixo retorna uma lista de processos para o arquivo exibir_processos.jsp.  


ProcessosDao dados = new ProcessosDao();

ArrayList<Processo> listaProcessos = dados.consultar(processo);

request.setAttribute("retornaProcessos", listaProcessos);

RequestDispatcher disp = request.getRequestDispatcher("exibir_processos.jsp");

disp.forward(request, response);


No arquivo exibir_processos.jsp, para receber a lista de processos, utiliza-se a instrução

Alternativas