SóProvas



Prova CESPE - 2009 - TCE-TO - Analista de Controle Externo - Informática - Processamento de Dados


ID
442681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

I Um objeto, quando mapeado em uma representação de software, consiste de duas partes: uma estrutura de dados privada; e os processos, que são relativos às operações ou métodos.

II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.

III Um ator é um objeto que pode operar e pode ser operado por outros objetos.

IV Cada classe descreve um conjunto infinito de objetos individuais. Um objeto pode ser definido como uma instância de uma classe.

V Cada atributo é único dentro de uma instância.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias. Errado

    Explicação Geral:

    Em orientação a objetos, uma classe é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com caracteristicas similares. Uma classe define o comportamento de seus objetos através de métodos e os estados possíveis destes objetos atravéz de atributos.

    Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse QUE NÃO POSSUI INSTÂNCIAS. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta - a parte genérica dessa funcionalidade - que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico seu.

    Uma classe abstrata normalmente possui métodos abstratos. Esses métodos são implementados nas suas classes derivadas concretas com o objetivo de definir o comportamento específico. O método abstrato define apenas a assinatura do método e, portanto, não contém código.

    Por outro lado, as classes concretas implementam todos os seus métodos e permitem a criação de instâncias. Uma classe concreta não possui métodos abstratos e, geralmente, quando utilizadas neste contexto, são classes derivadas de uma classe abstrata.

  • II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias. 
    Classe abstrata não possui instâncias. É utilizada tão somente em uma hierarquia de herança.

    IV Cada classe descreve um conjunto infinito de objetos individuais. Um objeto pode ser definido como uma instância de uma classe.
    A afirmação de que a classe é um conjunto infinito de objetos é muito forte, o que se acha em bibliografias é que a classe é um conjunto possivelmente infinito
  • II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.
    Não tem nada haver isso aí. Tá muito errado.

    III Um ator é um objeto que pode operar e pode ser operado por outros objetos.
    Tá errado também. Um ator não é um objeto e não pode ser operado por outros objetos.

    Afirmativas corretas são I, IV e V.
  • I - uma estrutura de dados privada? Não pode ser tudo público? Ou privada no sentido de individual? Só aí estaria correto.

    II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.  -> Sem comentários
    IV -  é um conjunto infinito de objetos. Pensando teoricamente (como Turing, na sua máquina teórica com fitas infinitas que tem o seu nome) estaria correto.
  • Corretas I, III e IV - Lembrando que um sistema pode ser um ATOR, logo ele pode operar e pode ser operado.

    V - errada. É preciso lembrar dos atributos de classe - static, cujo conteúdo é "compartilhado" entre todos os objetos da classe.

  • II: Classe abstrata não possui instâncias. 
    III: Ator: Um objeto que pode operar sobre outros objetos, mas nunca é operado por outros

     

  • o que a cespe quis dizer com:

    Cada atributo é único dentro de uma instância.

    ???

    Pensei em atributos estáticos e multivalorados(vetores) e errei...


ID
442684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um sistema deverá ser executado no escritório central da empresa de turismo, assim como no conjunto de escritórios de agentes de viagens, de tal forma que possam ser efetuadas reservas em passeios de ônibus operados pela empresa. O sistema permitirá que um operador configure os detalhes das rotas dos passeios, tais como número, nome e uma breve descrição. Os passeios serão categorizados como visões cênicas, paradas sociais, compras artesanais e visitas a sítios históricos. Cada passeio pode incluir o denominado trips, que consiste em um dia de passeio em ônibus privativo com um número especifico de lugares. Essa informação também necessita ser configurada pelo operador. Os agentes de viagem serão capazes de fazer e armazenar informações de reservas nos trips para os clientes.

Com relação à essa situação hipotética, assinale a opção incorreta, acerca dos objetos e dos métodos que podem ser usados na implementação do sistema mencionado.

Alternativas
Comentários
  • a) O escritório central, as rotas dos passeios e os passeios são objetos que podem ser definidos no sistema.
    Inicialmente eu tinha pensado que escritório central não seria um objeto nesse minimundo, mas a partir o trecho "deverá ser executado no escritório central da empresa de turismo, assim como no conjunto de escritórios de agentes de viagens", entendi que seria necessário objetos do tipo escritório.

    d) O armazenamento é um método associado às reservas.
    Trechos para análise:
    "agentes de viagens, de tal forma que possam ser efetuadas reservas em passeios de ônibus operados pela empresa"
    "agentes de viagem serão capazes de fazer e armazenar informações de reservas nos trips para os clientes"

    Ao verificar os trechos onde consta o termo reserva, podemos perceber que não se trata de objeto e sim métodos. 
    Objeto passeio de ônibus possuir o método reservar passeio
    Obejto trip possui o método reservar trip

     
  • O comentário acima serviu para confundir um pouco... heheh... então vou tentar colocar de forma clara a justificativa para resposta ser: "D".

    A questão pede a opção incorreta. Todas as afirmativas, dependendo da modelagem, realmente podem ser implementadas conforme descrito (corretas). Entretanto, a alternativa D (agentes de viagem serão capazes de fazer e armazenar informações de reservas nos trips para os clientes) mostra:

    Quem fará reservas? os agentes. Quais informações serão usadas? da reserva. Onde será armazenado? nos Trips. Logo, uma reserva não poderá ter um método responsável por este procedimento.

    Trip rt  = Agente.fazerRezerva(Trip t);  //por exemplo
  • A palavra "pode" deixa uma margem de segurança nas afirmações, indicando que não é uma verdade absoluta. E a única alternativa que não tem "pode' é a alternativa "D".

    Se não souber a teoria, pode tentar um chute consciente.

ID
442690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A J2EE Connector Architecture especifica uma arquitetura padrão para acessar recursos em diversos EIS (enterprise information systems). Os modelos de programação variam amplamente entre esses sistemas, o que aumenta a complexidade e o esforço para a integração de aplicações, daí a importância das ferramentas de desenvolvimento para esse processo. Acerca desse assunto, assinale a opção correta, com relação a servidores de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Com relação a Resposta da Letra "b", no caso desta arquitetura esta errada pois há a necessidade de se utilizar um servidor de aplicação, como exemplo de um Tomcat, Jboss, Websphere, Weblogic etc...

     b) A J2EE Connector Architecture define um conjunto de componentes para interligar aplicações Java com sistemas EIS, com o uso de interfaces comuns. A vantagem é que não há necessidade de se utilizar um servidor de aplicação.
  •  A Letra "C" esta certa, mas o que confunde na minha opinião é o componente chamado "contratos de nível de sistema", que é nada mais que a camada de interface, o nome confunde com nomeclaturas que lembram engenharia de software


    c) A J2EE Connector Architecture possui três componentes principais: contratos de nível de sistema; CCI (common client interface); e empacotamento e desenvolvimento padronizado para adaptadores de recursos.
  • Indo item a item:
     a) A plataforma J2EE utiliza as tecnologias Enterprise JavaBeans e JavaServer Pages para desenvolver aplicações de até duas camadas, que são independentes da plataforma e do vendedor.

    Não há limitação de camadas em EJB ou JSP, mas o usual são 2 ou 3.
     
     b) A J2EE Connector Architecture define um conjunto de componentes para interligar aplicações Java com sistemas EIS, com o uso de interfaces comuns. A vantagem é que não há necessidade de se utilizar um servidor de aplicação.

    JCA foi desenvolvido para interligar servidores de aplicação e EIS. Diferente do JDBC, que tradicionalmente conecta aplicações a bancos de dados, JCA fornece uma arquitetura mais genérica para a conexão também de sistemas legados.

    De acordo com a documentação JBOSS:
    J2EE 1.4 contains a connector architecture (JCA) specification that allows for the integration of transacted and secure resource adaptors into a J2EE application server environment. The JCA specification describes the notion of such resource managers as Enterprise Information Systems (EIS). Examples of EIS systems include enterprise resource planning packages, mainframe transaction processing, non-Java legacy applications, etc.
    fonte:http://docs.jboss.org/jbossas/jboss4guide/r4/html/ch7.chapt.html

     c) A J2EE Connector Architecture possui três componentes principais: contratos de nível de sistema; CCI (common client interface); e empacotamento e desenvolvimento padronizado para adaptadores de recursos. 

    OK.

     d) Uma CCI define uma API padrão para componentes de aplicação. Dessa forma, a CCI disponibiliza um número de APIs conforme a quantidade de sistemas nos quais vai ser utilizada.

    CCI não é uma API padrão. De acordo com a documentação JBOSS:
    The CCI provides a way to minimize the EIS specific code required by such tools. Typically J2EE developers will access a resource using such a tool, or a resource specific interface rather than using CCI directly. The reason is that the CCI is not a type specific API. 


     

ID
442693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura orientada ao serviço (SOA), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • 248 2.2. Como a Arquitetura Orientada a Serviço é diferente?

    249 Diferentemente do paradigma de Programação Orientada a Objeto, onde o foco está no
    250 empacotamento de dados com operações, o foco central da Arquitetura Orientada a Serviço é a tarefa
    251 ou função de negócio – obtendo alguma coisa feita.

    Fonte: OASIS Reference Model for Service Oriented Architecture
  • Para ajudar na sopa de letrinhas:

    SOAP is an XML-based protocol to exchange messages between a requester and a provider of a Web Service. The provider publishes the WSDL to UDDI and the requester can join to it using SOAP.

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Description_Discovery_and_Integration

  • a) Os principais conceitos do SOA são a visibilidade, a interação e os efeitos. (CORRETO)
    A visibilidade, interação e efeitos são os conceitos chaves para descrever o paradigma SOA.
    A visibilidade refere-se à capacidade para aqueles com necessidades e aqueles com competênciasestarem aptos a se verem mutuamente. Isto é tipicamente feito pelo oferecimento de descrições acerca destes aspectos como as funções e requisitos técnicos, restrições e políticas elacionadas, e mecanismos para acesso e resposta. As descrições precisam estar em um formulário (ou podem ser transformadas em um formulário) no qual sua sintaxe e semânticas são amplamente acessíveis e compreensíveis.
    Enquanto a visibilidade introduz a possibilidade de compatibilizar as necessidades com as competências (e vice-versa), a interação é a atividade que usa a competência. Tipicamente mediada por troca de mensagens, uma interação prossegue através de uma série de ações de troca de informações e invocações. Há muitas facetas da interação; mas elas estão todas ligadas a um contexto de execução particular – o conjunto de elementos técnicos e de negócios que formam um caminho entre aqueles com as necessidades e aqueles com as competências. Isto permite que os provedores de serviços e os consumidores interajam e ofereçam um ponto de decisão para quaisquer políticas e contratos que estejam em vigor.
    O propósito de usar as competências é realizar um ou mais efeitos no mundo real. Como principal, uma interação é “um ato” em oposição à “um objeto” e o resultado de uma interação é um efeito (ou um conjunto/série de efeitos). Este efeito pode ser o retorno de uma informação ou a mudança no estado de entidades (conhecidas ou desconhecidas) que estão envolvidas na interação.
    Fonte: Modelo de Referência para Arquitetura Orientada a Serviço 1.0 - OASIS
  • b) Na programação orientada a objetos, o foco está no empacotamento de dados com operações, enquanto que, no SOA, o foco central é a interface entre as aplicações. (ERRADO)
    Diferentemente do paradigma de Programação Orientada a Objeto, onde o foco está no empacotamento de dados com operações, o foco central da Arquitetura Orientada a Serviço é a tarefa ou função de negócio – obtendo alguma coisa feita.
    c) O SOA se constitui na base mais viável para o desenvolvimento de sistemas de grande escala. (CORRETO)
    Ambos, a OO e o SOA são como formas de pensar sobre representação de coisas e ações no mundo referindo-se especificamente sobre a construção de sistemas. A coisa importante é o entendimento e aplicação do paradigma. Portanto a questão não é “o que é um serviço?” muito mais que isto é “o que é um objeto?”. Qualquer coisa pode ser um serviço da mesma forma que qualquer coisa pode ser um objeto. O desafio é aplicar o paradigma para melhorar a clareza e obter as coisas feitas. O SOA oferece a base mais viável para sistemas de grande escala por que ele se enquadra melhor na forma como as atividades humanas são gerenciadas – por delegação.
    Fonte: Modelo de Referência para Arquitetura Orientada a Serviço 1.0 - OASIS
  • d) O UDDI (universal description, discovery, and integration) é um protocolo para descrever componentes de serviços web disponíveis. (CORRETO)

    UDDI (originado do acrônimo inglês Universal Description, Discovery and Integration) é um protocolo aprovado como padrão pela OASIS e especifica um método para publicar e descobrir diretórios de serviços em uma arquitetura orientada a serviços (SOA).

    Um serviço de registro UDDI é um Web Service que gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores de serviços podem utilizar UDDI para publicar os serviços que eles oferecem. Usuários de serviços podem usar UDDI para descobrir serviços que lhes interessem e obter os metadados necessários para utilizar esses serviços.

    e) Nos web services, utiliza-se SOAP sobre HTTP para se realizar a comunicação entre os serviços. (CORRETO)
    Os Web Services são identificados por um URI (Uniform Resource Identifier), descritos e definidos usando XML (Extensible Markup Language). Um dos motivos que tornam os Web Services atractivos é o facto deste modelo ser baseado em tecnologias standards, em particular XML e HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Os Web Services são utilizados para disponibilizar serviços interactivos na Web, podendo ser acessados por outras aplicações usando, por exemplo, o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service
  • A especificação UDDI define:

        APIs SOAP utilizadas para publicar e obter informações de um registro UDDI

        Esquemas XML do modelo de dados do registro e do formato das mensagens SOAP

        Definições WSDL das APIs SOAP

        Definições de registro UDDI (modelos técnicos - tModels) de diversos sistemas de identificação e categorização, que podem ser utilizados para identificar e categorizar registros UDDI
  • Discordo do gabarito.
    O item d) "O UDDI (universal description, discovery, and integration) é um protocolo para descrever componentes de serviços web disponíveis." está incorreto, pois não é papel do UDDI descrever componentes. O correto seria WSDL.
  • UDDI também pode ser utilizado para descrição de serviços. Por isso a "D" está correta.

    UDDI = Universal Description, Discovery and Integration
  • a) Os principais conceitos do SOA são a visibilidade, a interação e os efeitos. (Correto)

    b) Na programação orientada a objetos, o foco está no empacotamento de dados com operações, enquanto que, no SOA, o foco central é a interface entre as aplicações. (Errado - Foco central no SOA são os processos de negócio )

    c) O SOA se constitui na base mais viável para o desenvolvimento de sistemas de grande escala. (Correto)

    d) O UDDI (universal description, discovery, and integration) é um protocolo para descrever componentes de serviços web disponíveis. (Correto - Conceitualmente, o protocolo UDDI apresenta três papéis, representados sob a forma de XML Schemas (NEWCOMER, 2002).

    e) Nos web services, utiliza-se SOAP sobre HTTP para se realizar a comunicação entre os serviços. (Correto)

  • UDDI para descrição?


ID
442705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de análise de requisitos, julgue os itens a seguir.

I O usuário deve ser capaz de pesquisar tanto no banco de dados inteiro como em uma parte dele.

II A interface de usuário para o sistema deve ser implementada em HTML sem frames ou em applets Java.

III O sistema deve fornecer visões apropriadas para que o usuário possa ler documentos.

IV Cada ordem deve ter um identificador único (OSID), que o usuário deve poder copiar na área permanente de armazenamento da conta.

V O processo de desenvolvimento do sistema e os documentos devem ser realizados conforme o padrão interno da empresa.

São requisitos funcionais apenas os itens

Alternativas
Comentários
    • Requisitos funcionais: descrevem as funcionalidades que se espera que o sistema disponibilize, de uma forma completa e consistente. É aquilo que o utilizador espera que o sistema ofereça, atendendo aos propósitos para qual o sistema será desenvolvido.
    • Requisitos não-funcionais: referem-se a aspectos não-funcionais do sistema, como restrições nas quais o sistema deve operar ou propriedades emergentes do sistema. Costumam ser divididos em Requisitos não-funcionais de: Utilidade, Confiança, Desempenho, Suporte e Escalabilidade.

         Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos

  • Segundo Sommerville, os requisitos não funcionais podem ser:
    • Requisitos de produto: Dizem respeito ao comportamento e às restrições do sistema de software (e.g. usabilidade, desempenho, etc.)
    • Requisitos organizacionais: Dizem respeito às políticas e procedimentos das organizações do usuário e do desenvolvedor do software. (e.g. processo de desenvolvimento escolhido, linguagem de programação, etc.)
    • Requisitos externos: Derivados de fatores externos ao sistema. (e.g. legislação, normas regulamentares, etc.)
    A opção (II) determina a "linguagem"  de programação/desenvolvimento : HTML, Java. É um Requisito Não Funcional (Suplementar) Organizacional.

    A opção (V) tbm obriga a aderência a padrão interno da empresa.  É um Requisito Não Funcional (Suplementar) Organizacional.

    Identificando os RNF já é possível marcar a resposta.
  • estranho, fiz um concurso no final de semana para o Banrisul (banca FDRH) onde uma questão de requisitos tinha exatamente a II:
    "A interface de usuário para o sistema deve ser implementada em HTML sem frames ou em applets Java."

    Muita coincidência
  • • Requisitos Funcionais: Descrevem a funcionalidade ou serviços de sistema.   • Requisitos Não-Funcionais: propriedades e restrições (capacidade de dispositivos E/S, representações de sistema, confiabilidade, tempo de resposta e requisitos de armazenamento)   • Requisitos de Domínio: descrevem características de sistema que refletem o domínio. (Podem restringir os requisitos funcionais existentes ou estabelecer como cálculos especificos devam ser realizados)  Logo, temos:

    I - Requisito Funcional
    II - Requisito Não-Funcional
    III - Requisito Funcional
    IV - Requisito Funcional

    V - Requisito de Domínio


    alternativa correta: letra C (I, III e IV)

ID
442708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da tecnologia cliente- servidor.

Alternativas
Comentários
  • wikipedia:

    Um thin client ("cliente magro") é um computador cliente em uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.

    não entendi o gabarito.
  • Embora o gabarito conste como letra C, pelo web site abaixo, o correto no meu entendimento, seria letra D - extraído da MSDN.

    In a multitier architecture, a system is implemented in the following tiers:
    • User Services Tier. This is a set of thin clients that focuses on managing the application user interface. The user services tier calls the next tier to perform the business functions needed to support user requests.
    • Business Services Tier. A set of COM+ components that encapsulates the business logic of the organization. The business services tier uses the next tier for any permanent data storage that has to be performed.
    • Data Services Tier . A set of components, such as SQL Server databases, that can store data in a permanent medium. This is also referred to as persisting the data.
    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms187075%28v=sql.90%29.aspx
  • 93

    Segundo Ian Sommerville, 8ªed, p 271:

    Thin-Client:
    All of the application processing and data management is carried out on the server. The client is simply responsible for running the presentation software;

    Fat-Client:
    The server is only responsible for data management. The software on the client implements the application logic and the interactions with the system user.

    Esse gabarito não foi alterado?

    93,93/93
  • O gabarito é D, não tenham dúvida disso.
  • Com base nos meus conhecimentos, no modelo Thin Client as regras de negócio residem no servidor e não no cliente.
    Com esta informação a letra "C" também estaria incorreta.
  • Com certeza o gabarito está errado. Será que não foi alterado pela Banca?
  • GAB Muitoooo errado...


  • Em relação ao item A, me parece que o correto seria camada de usuário (ou apresentação) e de dados.


ID
442714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de qualidade de software e suas métricas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • • Complexidade ciclomática
    – Mede a complexidade das estruturas de controle de um
    programa.
    • Fan-in/Fan-out
    – Fan-in mede o número de funções que chama uma
    determinada função.
    – Fan-out mede o número de funções que uma determinada
    função chama.
    • Índice Fog
    – Comprimento médio de palavras e sentenças de um
    documento.

    Fonte: Professor Jair C Leite

    Complexidade cilomática também pode ser medida como: V(g) = Número de ciclos de excução + 1

  •  a) O número de funções ou métodos que constam em um programa pode ser avaliado pela métrica de software fan-in/fan-out.

    ERRADO. Fan-in e fan-ou tem a ver com a quantidade de funções chamadas por um determinado método ou pela quantidade de funções que o chamam.

     b) A métrica de complexidade ciclomática é uma medida que pode estar relacionada ao nível de compreensão do programa.

    CERTO. Pode estar relacionada com o nível de compreensão.

     c) A medida do número de caracteres em um programa é uma métrica do tipo fog index.

    ERRADO. Índice tipo fog tem a ver com o comprimento médio de palavras e sentenças de um documento.

     d) A métrica de comprimento total faz referência ao número de linhas no código que se considera inversamente proporcional ao índice de erro que o código pode apresentar.

    ERRADO. É diretamente proporcional: quanto mais linhas de código, maior a probabilidade de erros ocorrerem.

     e) A métrica de profundidade de condições aninhadas é a que permite uma melhor compreensão do código.

    ERRADO. Não há tal relação e, adicionalmente, quanto mais condições aninhadas, mais difícil é a compreensão.
     
  • b-

    Esta métrica mostra em grafos a sequência de um programa em rotas diferentes, representando o fluxo de controle. A partir de um grafo, sabe-se complexidade ciclomática- número de decisões adicionais em um programa. fórmula: v(G) = E – n + 2, onde, E: é o número de arestas e N: é o número de nós. A complexidade ciclomática leva em conta o número de sub-rotinas dentro de um programa, sugerindo que as mesmas sejam tratadas como componentes não relacionadas dentro do grafo de controle.


ID
442717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a bancos de dados distribuídos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • •Fragmentação de Banco de Dados:
    Horizontal: um fragmento horizontal de uma relação é um subconjunto das tuplasdessa relação.
    –Vertical: um fragmento vertical de uma relação mantém somente certos atributos da relação.
                               - Mista ou Híbrida: combinação dos dois tipos anteriores
  • " Fragmentação consiste na técnica de dividir o banco de dados em unidades lógicas chamadas fragmentos, que podem ser armazenados em sites diferentes "

    Acho que o erro da questão é dizer que cada esquema pode ser alocado em um ou mais fragmentos, sendo que o correto seria em um ou mais sites
  • A letra C não seria a fragmentação Mista?
  • Eduardo, a letra C seria a fragmentação mista, mas perceba que a questão pede a opção INCORRETA.

    Quanto à legra B, o erro está em dizer que cada esquema é alocado em um OU MAIS FRAGMENTOS. Na realidade, cada conjunto de tuplas é armazenado e uma localidade diferente. Dizer que está em um OU MAIS diz respeito à replicação de dados.
  • A letra d não estaria errada, dizendo que uma vantagem da replicação é a reduzida taxa de transferência.
    Pois na literatura encontramos que uma das desvantagens da replicação é que atualizações devem ser feitas em todos
    os servidores para manter consistência entre réplicas, apresentando bom desempenho nas operações de leitura,
    mas causando overhead nas operações de escrita.
    Nesse caso não teríamos um aumento na taxa de transferência?
    Alguém poderia comentar.
  • Na verdade Igor, esse item D está correto, pois fala-se de vantagem da repliação e não da desvantagem, o que causa realmente confusão nas nossas ideias é que no caso da replicação, sua vantagem é também considerada desvantagem, como se manifesta Date: "A replicação é desejável por pelo menos dois motivos. Primeiro, pode significar melhor desempenho(aplicações podem operar sobre cópias locais, em vez de terem de se comunicar como sites remotos)... " Observe que nesse situação a replicação é vantajosa, pois reduz o fluxo de dados entre os nós e consequentemente ajuda a aumentar a taxa de transferência.  Em outro trecho Date afirma: " ...a maior desvantagem da replicação é que, quando determinado objeto replicado é atualizado, todos as cópias desse objeto precisam ser atualizadas;..." Observe que nessa situação, no caso de atualização de dados ela é considerada desvantajosa, aumenta as transferâncias entre os nós e consequentemente diminue a taxa de transferência. Como o item se manifestou como uma vantagem da replicação, então olharemos para as suas vantagens e não para as desvantegens, mesmo  sendo uma igual a outra. Abraços, vamo que vamo.
  • Galera a letra d está correta. Veja o que diz Silberschatz na pag 522: "...uma das vantagens na replicação é o aumento do paralelismo. Isso implica na diminuicao dos movimentos de dados entre os sítios..."


ID
442723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas distribuídos, clusters e redes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, tanto as distribuiçòes Linux, quanto o Windows NT suportam threads e multiplos processos, logo são passíveis de serem utilizados em sistemas SMP.

    B) Correta. Cada Core de um SMP acessa a memória (Cache ou Principal) sem restrições (Respeitando apenas semáforos e Locks).

    C) Um sistema SMP pode rodar programas sequenciais sem problemas. Para um sistema obter MÁXIMA eficiência este sim deve ser escrito para arquiteturas paralela

    D) O Barramento de máquinas NUMA é mais complexo, visto que o acesso do processador à memória depende de onde o banco de memória esta

    E) SMP são máquinas UMA por definição
  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

    Este método também é chamado de "processamento paralelo".


    Sistemas multiprocessados podem ser basicamente de dois tipos: SMP e NUMA.

    • Multiprocessamento simétrico (SMP): os processadores compartilham a mesma memória, embora possam ter caches separadas. O sistema operacional deve estar preparado para trabalhar com coerência de caches e, principalmente, evitar condições de corrida na memória principal.
    • Acesso não uniforme à memória (NUMA): a cada processador é associado um banco de memória. Nesse caso, o sistema operacional trata cada banco separadamente, pois cada banco tem um custo de acesso diferente, dependendo de qual o processador a que está associado e onde está sendo executado o processo que tenta acessar a memória.


    FONTE: WIKIpedia

  • multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um únicosistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

  • Um sistema multiprocessador simétrico (SMP) é na tecnologia da informação, uma arquitetura multi-processador, tem na qual dois ou mais processadores idênticos um espaço de endereçamento comum. Isto significa que cada processador com o endereço (físico) mesmo a célula de memória mesmo ou mesmo registo periférica tratadas. A maioria dos sistemas com vários processadores tornaram-se uma arquitetura SMP.

ID
442753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da legislação relativa à segurança dos sistemas de informação.

Alternativas
Comentários
  • a) A Lei 8.666/93 é a Lei de Licitações. A Lei a que se refere a assertiva é a 9.296/96 que regulamenta o inciso XII, parte final, do art. 5° da Constituição Federal.
    b) A Lei 8.112/90 enquadra como ilícito administrativo a revelação de segredo da repartição, cuja sanção aplicável não pode ser a demissão. Art. 132 inciso IX;
    c) Para o Código Penal o conceito de servidor público exclui inclui as pessoas que trabalham em empresas contratadas ...
    d) o Decreto 3.505/2000 Institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, apenas, não inclui a Estadual e/ou Minicipal.
    e) CORRETA.
  • O erro da letra B é que ele afirma que a revelação de segredo da repartição se enquadra como ilícito administrativo, e isso é incorreto, como exposto abaixo:

    Lei 8112/90

    Art. 132 - A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo

ID
442756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de conceitos e práticas de planejamento estratégico de TI.

I O alinhamento entre o planejamento estratégico de TI e o planejamento estratégico organizacional visa o alcance da governança.

II O método SWOT presta-se à realização de uma análise na qual os fatores externos são desconsiderados.

III O método BSC (balanced score card) apresenta uma técnica de planejamento não hierarquizável, na qual a avaliação de resultados é obtida por meio da evolução de indicadores de metas e de desempenho.

IV A construção da visão de uma organização é um processo que se realiza com menor frequência e envolve uma menor quantidade de pessoas, quando comparado à declaração da missão dessa organização.

V Durante o processo de planejamento estratégico de TI, as metas são estabelecidas após a escolha de indicadores e objetivos, mas antes da seleção de iniciativas.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito também:
    I O alinhamento entre o planejamento estratégico de TI e o planejamento estratégico organizacional visa o alcance da governança. A governança não é conseguida pelo fato de alinhar estratégias, mas na execução e no planejamento para que ocorra esse alinhamento em termos de resultado.

    II O método SWOT presta-se à realização de uma análise na qual os fatores externos são desconsiderados. Errado, os fatores externos são considerados, afinal Oportunidades e ameaças são fatores normalmente externos.

    III O método BSC (balanced score card) apresenta uma técnica de planejamento não hierarquizável, na qual a avaliação de resultados é obtida por meio da evolução de indicadores de metas e de desempenho. Certo

    IV A construção da visão de uma organização é um processo que se realiza com menor frequência e envolve uma menor quantidade de pessoas, quando comparado à declaração da missão dessa organização. Teoricamente, como o colega acima seria a mesma quantidade e é estabelecida junto a missão.

    V Durante o processo de planejamento estratégico de TI, as metas são estabelecidas após a escolha de indicadores e objetivos, mas antes da seleção de iniciativas. A sequencia correta é o que se deseja: Objetivos - como vou alcançar: Metas - como medir se estou alcançando: Indicadores - Iniciativas podem ser consideradas ações secundárias.
  • Prezado colega, discordo.

    II - A matriz BSC é uma ferramenta de gestão de desempenho, e não de planejamento, portanto o item realmente está errado. 

  • Segundo Aragon(2012,p.49),"Há diversas formas de se fazer a análise estratégica do negócio para TI. Algumas delas são:

    -Balanced Scorecard de TI."


    **Balanced Scorecard também é instrumento de planejamento.


    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-2012-3 EDIÇÃO.

  • Como assim o item "V" está correto? alguém pode esclarecer?

  • V Durante o processo de planejamento estratégico de TI, as metas são estabelecidas após a escolha de indicadores e objetivos, mas antes da seleção de iniciativas.

    Primeiro se estabelece os objetivos da empresa, depois os indicadores (o que será medido, como será medido, quem medirá... dos objetivos), após o estabelecimento dos indicadores, define-se qual é a meta que se deseja alcançar... a seleção de iniciativas são as ações que serão tomadas para atingir os objetivos...
    indicadores -> metas -> iniciativas
  • III O método BSC (balanced score card) apresenta uma técnica de planejamento não hierarquizável, na qual a avaliação de resultados é obtida por meio da evolução de indicadores de metas e de desempenho. 


    Alguém sabe dizer por que está alternativa está errada?

  • São determinadas 10 etapas para a construção do Balanced ScoreCard (BSC) :

    1. Estabelecer a Visão

    2. Decompor a visão nas 4 perspectivas (Financeira, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento, Clientes)

    3. Estabelecer objetivos estratégicos para atingir a  visão

    4. Definir indicadores

    5. Determinar relações de causa e efeito

    6. Estabelecer o Scorecard

    7. Desdobrar o Scorecard

    8. Definir Metas

    9. Definir Iniciativas

    10. Implantar, Disseminar e Manter o BSC.


    Fonte : Provasdeti, módulo PETI02 (Professor Yuri Morais).