SóProvas



Prova CESPE - 2010 - TRE-BA - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos


ID
362578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue o item abaixo.

Como vocativo das comunicações oficiais destinadas a senadores, juízes, ministros e governadores, recomenda-se evitar o título acadêmico de Doutor e usar o pronome de tratamento Senhor.

Alternativas
Comentários
  • Vocativo é aquilo que eu uso para começar a falar com alguém. Por exemplo: "querida mamãe".

    Basicamente em Redação Oficial para concursos, temos três formas de vocativos:

    A) Reitor de Faculdade: Magnífico 
    B) Chefes de PODER (Presidente República, Presidente STF ou Presidente do Senado): Excelentíssimo Senhor 
    C) Demais restantes: Apenas usa-se o SENHOR

    Com efeito, de acordo com o exposto acima, a questão está errada. Juízes, Ministros e Governadores usa-se apenas o SENHOR.
  • A questão está correta. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, 2ª.ed.2002

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo
    Senhor, seguido do cargo respectivo:
    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
    Senhor Senador,
    Senhor Juiz,
    Senhor Ministro,
    Senhor Governador

  • Na minha humilde opinião, parece-me que o examinador confundiu-se na questão que elaborou:

    Senhor NÃO faz parte do pronome de tratamento, como afirma a questão, e sim do vocativo.

    O pronome de tratamento utilizado para os cargos informados na questão é Vossa Excelência, porém o vocativo é Senhor + cargo (Ex.: Senhor juiz).

    Questão ERRADA!

  • O MRPR expressou claramente "deve-se evitar o título acadêmico"?  O que o MANUAL faz é apenas observar quando e como este deve ser usado. O examinador exagerou.

    Dica estratégica!   
    Chamo a atenção de vocês para o seguinte: doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evitem usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empreguem-no apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.


  • O enunciado informa que "como vocativo das comunicações oficiais destinadas a senadores, juízes, ministros e governadores, recomenda-se evitar o título acadêmico de Doutor e usar o pronome de tratamento Senhor".

    O Manual de Redação Oficial informa que "doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações".

    A resposta é correta. 

  • Questão que não serve como parâmetro e deveria ser anulada.

  • E "Senhor" é pronome de tratamento para Juiz?

    O correto é ser vocativo para Juiz tendo o pronome de tratamento para o tal como sendo Vossa Excelência!!!

  • Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico.


ID
362593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa, julgue os próximos itens.

A caixa postal de correio eletrônico é um diretório criado no servidor de e-mail, o qual fica localizado no computador do usuário. Ao ser ligada a máquina, esse servidor recebe da Internet, via provedor de acesso, as mensagens que foram enviadas para o endereço do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O computador do usuário é um CLIENTE --> A caixa postal de correio eletrônico é um diretório criado no servidor de e-mail, o qual fica localizado no computador do usuário. Ao ser ligada a máquina, esse servidor recebe da Internet, via provedor de acesso, as mensagens que foram enviadas para o endereço do usuário. 

    Correto:
    A caixa postal de correio eletrônico é um diretório criado no servidor de e-mail, o qual fica localizado no servidor de e-mail. Ao ser ligada a máquina, esse cliente recebe da Internet, via provedor de acesso, as mensagens que foram enviadas para o endereço do usuário. 
  • Obrigado pelo favor Fernando Nishimura, confio em suas respostas, que Deus o proteja.

  • Questão boa para revisar.

  • Errada

     

    O próprio enunciado entra em contradição:

    "(...)diretório criado no servidor de e-mail, o qual fica localizado no computador do usuário."

     

  • ERRO o qual fica localizado no computador do usuário, quem leu rápido se lascou!!

  • GABARITO: ERRADO.

  • Minha contribuição.

    Provedor de e-mail: Empresa que hospeda e disponibiliza serviços de e-mail para outras empresas ou usuários finais. 

    Ex.: Gmail, Outlook, Yahoo, Uol

    Cliente de e-mailAplicação geralmente instalada em uma máquina local que permite enviar/receber e-mails. 

    Ex.: Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook

    Webmail: Aplicação hospedada em um servidor web remoto que permite enviar/receber e-mails. 

    Ex.: Outlook.com, Gmail.com, Yahoo.com, Uol.com

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!


ID
362596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa, julgue os próximos itens.

Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma assíncrona. Os blogs e os fotologs também constituem exemplos de grupos de discussão.

Alternativas
Comentários
  • Errado: Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma assíncrona. Os blogs e os fotologs também constituem exemplos de grupos de discussão.

    Correto: Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma SÍNCRONA.
  • Só complemetando o excelente comentário (como de costume) do Fernando Nishimura:

    Segundo a professora Patrícia Quintão (Ponto dos Concursos): "Outra afirmação errada da questão é dizer que os blogs e fotologs são grupos de discussão. O blog é um diário na web, um registro! Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem ao usário colocar fotos na internet com facilidade e rapidez".
  • E o que é assíncrona e síncrona?
  • Comunicação Síncrona

    Quando um envio é feito, o processo remetente é bloqueado até que a recepção correspondente seja realizada, ou seja, o transmissor/receptor não consegue encaminhar um nova mensagem enquanto a resposta não chega.

    Comunicação Assíncrona

    Em uma comunicação assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle (chamado flag), para que se saiba exatamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na seqüência de informação transmitida. Nesse tipo de comunicação o receptor/transmissor pode encaminhar quantas mensagens ele quiser, desde que a mensagem anterior seja entregue, ele não necessita de uma resposta e sim da conclusão do envio da mensagem.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_s%C3%ADncrona

    Não seria Assíncrona?

  • Apenas um complemento!

    A comunicação síncrona é aquela realizada em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos. Como exemplo de ferramentas síncronas podemos citar:

    Chat: Programa que permite a comunicação entre vários interlocutores, através de uma janela comum onde tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros.
    Videoconferência: Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local. Fatores importantes tais como suporte a comunicação multiponto, técnicas de codificação e compressão de vídeo e áudio, requisitos de hardware e software e o preço da ferramenta devem ser levados em consideração na adoção dessa modalidade.

    A comunicação assíncrona é aquela realizada em tempos diferentes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não necessitam estar reunidos no mesmo local ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Como exemplo das ferramentas assíncronas mais tradicionais temos:

    E -mail: A grande vantagem dessa ferramenta é que cada um pode enviar ou receber suas mensagens e/ou arquivos de acordo com sua disponibilidade de tempo.
    Fóruns de discussão: As mensagens são organizadas de forma hierárquica, de tal forma que é mais fácil visualizar quais mensagens pertencem a um mesmo tópico. Essa ferramenta pode ser utilizada como um espaço aberto para a disponibilização de opiniões críticas a respeito de tópicos abordados por um grupo de trabalho ou estudo.

    Fonte: http://www.ricesu.com.br/colabora/n4/artigos/n_4/id02c.htm
    Espero ter acrescentado! Bons estudos =D
  • Segundo professor Léo Matos, "Grupo de discussão não é bate papo". Grupo de discussão é gerenciável e tb é uma ferramenta assícrona (como já explicitada pelos comentários) pela internet que permite a um grupo  de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo. 

  • Prezados,

    A questão apresenta dois erros, primeiro que um grupo de discussão não é uma maneira imediata de se interagir na internet como um chat, visto que no grupo de discussão são enviados emails , que podem ser respondidos rapidamente ou não.
    Não obstante, blogs e fotologs não são exemplos de grupos de discussão.

    Portanto a questão está errada.

  • Muito boa

  • Resposat do professor do QC: Fernando Nishimura

     

    Errado: Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma assíncrona. Os blogs e os fotologs também constituem exemplos de grupos de discussão.



    Correto: Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma SÍNCRONA.

  • vou no comentario do fernando nishimura.. o cespe nao cobrou mais questoes sobre o assunto portanto considero blog e fotolog como sendo grupos de discussao uma vez que sao assincronos ou seja, pode-se postar determinado conteudo e nao comentários debater sobre o assunto.. portanto.. grupo de discussao.

  • chat -> síncrono.
    blogs e fotolog -> assíncrono.

    GABARITO -> ERRADA.

  • CERTO/ERRADO, até os professores estão perdidos, mas na minha opnião ERRADA.

  • ERRADO, pois um chat é usado em tempo real (síncrono).

    Grupo de discussão = ferramentas de comunicação assíncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens não é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo.

    Google Groups

    Google Groups é basicamente um fórum virtual baseado em listas de email. Ao criar um grupo, um endereço de email único no formato nomedogrupo@googlegroups.com é criado. O gerente do grupo adiciona o email pessoal de cada participante. Sempre que alguém enviar uma mensagem para o endereço, todos os participantes recebem uma cópia. Isso é válido também para as respostas: todo mundo fica por dentro do assunto e o remetente de cada mensagem é identificado. Também é possível acessar groups.google.com, onde todo o histórico de mensagens fica arquivado, num esquema bem parecido com os clássicos fóruns.

    fonte: medium.com/@pmarcus93/professor-por-favor-não-faça-o-email-da-turma-6c1f7f1f84ac

    Chat = atendimento em tempo real ao cliente, por exemplo, via websites de empresas. O ícone de acesso ao site é um balão de diálogo ou um(a) atendente geralmente. Você chama, a pessoa atende, vocês trocam mensagens simultâneas (síncronas) e no fim fecha o chat.

    Uma transmissão ao vivo no Instagram também inclui um chat de mensagens síncronas.

    Blogs e fotologs = comentário da Soraya Mirandola

  • chat > síncrona -> exemplo: messenger facebook

    chat > assíncrona -> exemplo: chat do qconcursos

  • Galera, de 10 questões do CESPE sobre Redes Sociais 6 são conceitos de Síncronas e Assíncronas. Estejam com esses conceitos em mente.

    Síncronas: Tempo real (Chat, Ligação)

    Assíncronas: Não tempo real (Fórum, grupos de discussões)

  • Minha contribuição.

    Comunicação síncrona => É aquela realizada em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos.

    Ex.: Ligação telefônica

    Comunicação assíncrona => É aquela realizada em tempos diferentes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não necessitam estar reunidos no mesmo local ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. 

    Ex.: E-mail

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma SÍNCRONA. Os blogs e os fotologs também constituem exemplos de grupos de discussão. (CESPE 2010)

    Síncronas: ambos PRECISAM ESTAR em Tempo real para que a mensagem seja realizada. Ex: Gtalk

    Assíncronas: ambos NÃO PRECISAM está em TEMPO real para que a mensagem aconteça. Ex: E-mail

  • Minha contribuição.

    Grupos de discussão: Consistem em comunidades virtuais e permitem que usuários da rede mundial de computadores possam trocar mensagens de interesse comum, utilizando, entre outros, recursos de correio eletrônico e de páginas web. Entre os elementos normalmente presentes em um grupo de discussão, encontram-se o administrador do grupo, que decide sobre as regras do grupo, e o moderador do grupo, que tem a função de aprovar, ou não, determinada mensagem.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GABARITO: ERRADO.

  • Eu coloquei como errada porque a questão dizia que EM TEMPO REAL, permite que duas ou mais pessoas se comuniquem. Então não é assíncrona, mas sim síncrona.

  • Nossa, tanta contradição!

    Grupo de discussão - Assíncrona

    O erro na questão foi a definição de assíncrona

    "..a exemplo dos chats que, em tempo real.."

    Blogs, fotoblogs têm suas particularidades, mas são ASSÍNCRONAS

  • Complementando: Chats - SÍNCRONA

    Exige participação simultânea de todos. É em tempo real

  • Estejam com esses conceitos em mente.

    Síncronas: Tempo real (Chat, Ligação)

    Assíncronas: Não tempo real (Fórum, grupos de discussões)

  • Fotolog foi uma rede social anterior ao Orkut.. era uma espécie de instagram, mas sem aquele monte de filtro e apetrechos.

  • Coloquei como errado por afirmar ser assíncrona, no entanto, alguém sabe se todos os exemplos citados ali são grupos de discussão?

  • Coloquei errado, acertando a questão, pelo fato de citar ser assíncrona, já que se refere a "tempo real".

  • sincrona - tempo real (chat)

    assincrona - não é em tempo real (email)

  • Correto: Um grupo de discussão é uma maneira fácil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma SÍNCRONA.

  • ERRADA. O erro da questão está no final quando fala que é assíncrona, pois já que fale em chats que é tempo real, no entanto, SÍNCRONA.

  • Parei no "ASSINCRONA". Mas os blogs e fotologs não se encaixam em grupo de discussão.

    A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo.

    REI LEÃO

  • Síncronas: Tempo real (Chat, Ligação)

    Assíncronas: Não tempo real (Fórum, grupos de discussões)

    PM AL 2021! Vibraaaa

  • Assíncronas: Não tempo real

  • aSSíncronas -> grupos de discuSSão

    chatS -> Síncrona


ID
362599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao uso seguro das tecnologias de informação e
comunicação, julgue os itens subsequentes.

No acesso à Internet por meio de uma linha digital assimétrica de assinante (ADSL), a conexão é feita usando-se uma linha de telefone ligada a um modem e os dados trafegam em alta velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ALTERNATIVA CORRETA

    Segundo a Professora Patrícia Quintão (Ponto dos Concursos):

    "O ADSL (Assymetric Digital Subscriber Line - Linha Digital Assimétrica para Assinante) é uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em
    alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. Esse sistema não deixa o telefone ocupado e, permite, portanto, a transmissão simultânea de voz e
    dados em alta velocidade."
  • Fiquei confuso também, mas depois de ver essa explicação :

    O que é a DSL?
     
    A DSL (Digital Subscriber Line) é uma tecnologia que aumenta drasticamente a capacidade das linhas telefónicas destinadas a particulares ou empresas. A velocidade da DSL é extremamente dependente da distância entre o cliente e a central do operador.
    Esta tecnologia está direccionada para o acesso à internet através das suas versões assimétricas downstream superior ao upstream, ie, velocidade de recebimento superior à velocidade de envio) e para ligações menos exigentes através das versões simétricas (mesma velocidade a receber e a enviar).
     
     
    O que é a ADSL?
     
    A ADSL é uma tecnologia DSL em que a capacidade de recebimento (downstream) é superior à capacidade de envio (upstream) de informação, o mesmo é dizer que é uma tecnologia assimétrica. A ADSL permite velocidades de 6 a 8 Mbit/s downstream e 640 Kbit/s upstream. A ADSL e as suas variantes como usam frequências superiores às da voz, permitem a passagem de voz e dados na mesma linha. No entanto, para que tal seja possível é necessário colocar um splitter nas instalações do cliente, que irá separar a voz da ADSL.
     
    Uma versão conhecida como G. Litle ou Universal ADSL (também ADSL Lite ou Spliterless ADSL) elimina a necessidade do splitter, mas exige um filtro, que isole a ADSL da voz, evitando os ruídos e problemas de interferências. Adicionalmente esta tecnologia tem uma capacidade inferior: 1,5 Mbit/s downstream e 384 Kbit/s upstream.
     
     
    fonte: http://www.apritel.org/faq/faq.php?id=5

  • Temos que saber o que é alta velocidade para o CESPE.

  • pro cespe é alta velocidade... pro usuário é mais ou menos.. mais ou menos..haha

  • 220km/hr

  • Alta velocidade pra quem? kkkkkk

  • Pensando no contexto do ano desta questão (2010), pode ser considerada alta velocidade. Hoje, essa questão teria outra resposta.

  • GABARITO: CERTO.

  • certo!

    Asymmetric Digital Subscriber Line é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer.

  • Que alta velocidade que essa ?

    Porque nessa época para abrir site era 5 minutos ou mais.

    Cespe cespe.

  • esse "alta velocidade" forçou a barra hein...

  • Hoje em dia é meio difícil alguém que ainda utilize essa tecnologia, somente a OI. kkkk. Uma informação; quem ainda utiliza essa tecnologia pode ligar na oi e pedir para bloquear à linha telefônica que a sua conta vai ficar muitooo barata, pois hoje em dia é raro quem utiliza telefone fixo.


ID
362602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao uso seguro das tecnologias de informação e
comunicação, julgue os itens subsequentes.

Firewall é um recurso utilizado para a segurança tanto de estações de trabalho como de servidores ou de toda uma rede de comunicação de dados. Esse recurso possibilita o bloqueio de acessos indevidos a partir de regras preestabelecidas.

Alternativas
Comentários
  • Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

    Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.


    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/firewall/182-o-que-e-firewall-.htm#ixzz2lJIoZfd2
  • Comentário:
    Firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que tem como objetivos:
    regular o tráfego de dados entre uma rede local e a rede externa não confiável, por meio da introdução de filtros para pacotes ou aplicações; e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados dentro de uma rede local.
     
    Os firewalls são implementados, em regra, em dispositivos que fazem a separação da rede interna e externa, chamados de estações guardiãs (bastion hosts). Quando o bastion host cai, a conexão entre a rede interna e externa para de funcionar.

    Prof. Socrates
     
    Quem quiser se aprofundar mais:http://www.douglasmsi.com/2012/02/firewalls.html



  • LAN - Rede Local
    WAN - Rede Externa (internet)
    FIREWALL - Proteção
  • O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno. Também atua bloqueando os acessos indevidos.

  • Eu só queria o gabarito...

  • Gabryella, o gabarito está correto :)

  • Outra questão que auxilia no entendimento:

    Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho. (C)

  • Proxy = firewall de rede

  • Esse "Toda a rede de comunicação de dados" ficou estranho.

  • QUESTAO AULA.

  • A cespe ama esse FIREWALL

  • tragam um premio para esta aula.

  • Perfeito! O Firewall filtra pacotes que entram e/ou saem de um computador ou rede


ID
362605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao uso seguro das tecnologias de informação e
comunicação, julgue os itens subsequentes.

Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação são princípios básicos que orientam a definição de políticas de uso dos ambientes computacionais. Esses princípios são aplicados exclusivamente às tecnologias de informação, pois não podem ser seguidos por seres humanos.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ser formado em Sistemas de Informação e ter acertado a questão, defino a mesma como "sem pé nem cabeça", pois não prova conhecimento algum do estudante!
  • Comentário (prof. Joao Antonio EVP):Os humanos (usuarios) são os mais vulneráveis… Eles TÊM de seguir as regras, nem que para isso seja necessário impor punições para os casos de descumprimento! Não adianta nada investir em segurança em nível de Máquina e esquecer de treinar os usuários para evitarem erros que são comuns por parte deles! Gab: E
  • (definições bem curtas):
    Confidencialidade: É a garantia de que somente pessoas autorizadas terão acesso a informação;
    Integridade: É a garantia de que a informação não sofrerá alteração de seu conteúdo;
    Disponibilidade: É a garantia de que a informação estará acessível sempre que você precisar;
    Autenticidade: É a garantia de que as pessoas envolvidas na informação são elas mesmas.
  • Esses princípios são aplicados nas tecnologias e nos comportamentos humanos.

  • A questão erra quando  fala " Esses princípios são aplicados exclusivamente às tecnologias de informação, pois não podem ser seguidos por seres humanos.", uma outra pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação

    As características básicas da segurança da informação — confidencialidade, integridade e disponibilidade — não são atributos exclusivos dos sistemas computacionais.

    GABARITO: CERTA.

  • O ser humano é que precisa..kkk

  • Mixuruca em cespe


ID
362608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos sistemas operacionais
Windows XP e Linux.

No Windows XP, é possível tornar um diretório restrito, usando-se funcionalidade encontrada na aba Compartilhamento, que é acessada a partir da opção Propriedades do menu Arquivo do Windows Explorer.

Alternativas
Comentários
  • No Windows XP é possível restringir o acesso a drives, diretórios e arquivos, mediante a atribuição de permissões. 
     No XP Professional, abra o Windows Explorer e acione Ferramentas/Opções de Pasta e ponha em primeiro plano a orelha Modo de Exibição. Na caixa Configurações Avançadas, desligue a alternativa Usar Compartilhamento Simples de Arquivo. Agora, no volume NTFS, clique com o botão direito num drive, pasta ou arquivo e escolha Propriedades. Na janela que se abre, aparece a orelha Segurança. Clique em Adicionar e navegue nos comandos para atribuir direitos a usuários ou a grupos de usuários. 

  • Mas a questão ta indicando o menu "arquivo" e essa funcionalidade se encontra no menu "ferramentas"

  • Concordo com o Josemar! Está no menu Ferramentas e não Arquivo. PQ A QUESTÃO ESTÁ CERTA?

  • O windows 7 possui, no menu arquivo, a opção "compartilhar com": Ninguém; Grupo Doméstico (leitura); Grupo Doméstico (Gravação).

     

    Errei pois achei que, se não quiser que ninguém acesse o arquivo, a útlima opção em que vou é a "COMPARTILHAR". 

     

    Eis que me equivoquei novamente.

  • GABARITO: CERTO.


ID
362611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos sistemas operacionais
Windows XP e Linux.

O Linux tem a característica de ser um sistema desenvolvido de maneira colaborativa, tal que os software da suíte BROffice, por exemplo, podem ser alterados durante o uso, depois de instalados. Assim, é possível modificar os comandos referentes aos ícones dispostos na barra de ferramentas, alterar as teclas de atalho e também o idioma do aplicativo.

Alternativas
Comentários
  • ENGRAÇADO: Se separarmos em duas frases SEM NEXO CAUSAL entre elas, está tudo certo:

    "O Céu é azul"

    "As rosas são vermelhas"

    mas se juntarmos criando um nexo entre elas, a expressão fica ERRADA…

    "O céu é azul, tal que as rosas são vermelhas"… Isso é SEM NEXO! SEM NOÇÃO!

    Pois bem:

    "O linux tem a característica de ser um sistema desenvolvido de maneira colaborativa" - VERDADE!

    "Os softwares da suíte BROffice podem ser alterados durante o uso, depois de instalados"- VERDADE! (ajustes de configuração, exibição, personalização)

    Mas não há NEXO entre uma e outra… o conectivo "TAL QUE" dá essa idéia.. e é isso que está ERRADO! O BrOffice nem faz parte do sistema Linux, para começo de conversa!

    "João Antonio - EVP"

  • Nada a ver. Misturou uma coisa com a outra

  • Não tem nada  a ver essa história de analisar a questão pensando em Português, em qual a função do "tal que", se há ou não nexo causal. A coisa é mais simples, reescrevamos a frase de outra forma:

    O Linux tem a característica de ser um sistema desenvolvido de maneira colaborativa, de modo que os software da suíte BROffice, por exemplo, podem ser alterados durante o uso.

    A questão está sugerindo que o BROFFICE faz parte do Linux. Tá aí o erro e ponto.

  • O colega RR fala que não se deve analisar do ponto de vista do português , quando na verdade fez exatamente isso reescrevendo o as premissas e fez de forma certa. A locução adjetiva " tal que" indica que uma coisa é consequência da outra, exatamente como o colega RR falou.
  • Resposta: Errado

  • Nossa.. é cada questão viajona que olha...

  • Método Nishimura fail

  • O Linux tem a característica de ser um sistema desenvolvido de maneira colaborativa tal que O LINUX PODE SER MODIFICADO ... ter acesso ao código do LINUX não significa ter acesso ao do BROffice. Só isso.


ID
362614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que, para a fundação de um partido político, sejam
necessários pelo menos 101 eleitores com domicílio eleitoral em, no
mínimo, 9 das 27 unidades da Federação, e, ainda, que 10 eleitores,
sendo 5 da Bahia, se reúnam para discutir a fundação de um partido
político, julgue os itens a seguir.

Se, nessa reunião, os eleitores resolverem criar uma comissão, composta de 4 membros com, pelo menos, 2 da Bahia, para formular uma proposta de estatuto do partido, a quantidade de maneiras diferentes de se constituir essa comissão será inferior a 160.

Alternativas
Comentários
  • Como a ordem não importa, podemos dizer que se trata de combinação. Temos 10 eleitores, sendo que 5 são da Bahia. Pois bem:

    5 - Bahia
    5- Outros lugares

    Entre os 10 eleitores temos uma comissão formada por 4 membros, sendo que PELO MENOS 2 são da Bahia, ou seja, podem ser 2, 3 ou até mesmo os 4.  Então devemos analisar todas as possibilidades e soma-las:

    1- C5,2  x   C5,2 = 10x10 = 100 (Primeira possibilidade, considerando que a comissão seja composta com duas pessoas da Bahia- obs: note que se são 2 da Bahia, sobram 2 pessoas de outro lugar, poir isso a segunda combinação é C5,2)

    2- C5,3 x C5,1 =  10x5 = 50 ( Segunda possibilidade, considerando que a comissão seja composta por 3 pessoas da Bahia -obs: note que se são 3 da Bahia, sobra apenas 1 pessoa de outro lugar, por isso a segunda combinação é C5,1 )

    3- C5,4 = 5 (Terceira possibilidade, uma comissão formada apenas por pessoas da Bahia)

    Somando as possibilidades, temos um total de 155 maneiras diferentes para constituir essa comissão, portanto o item está correto.

    Para quem não lembra da fórmula de combinação:




    Espero ter ajudado. Bons estudos a todos e fiquem com Deus!








  • CERTO - Serão 155 maneiras diferentes de se constituir essa comissão

    Na reunião terão 10 eleitores, sendo 5 da Bahia (portanto 5 serão de outros lugares)

    Temos que o número total de comissões que podem ser formadas:
    TOTAL = 10 . 9 . 8. 7 / (4 . 3 . 2 . 1)
    TOTAL = 10 . 3 . 7
    TOTAL = 210 comissões

    Comissões em que nenhum será da Bahia:
    NENHUM BA = 5 . 4 . 3 . 2 / (4 . 3 . 2 . 1)
    NENHUM BA = 5

    Comissões com apenas 1 da Bahia:
    APENAS 1 BA = 5 x   5 . 4 . 3 / (3 . 2 . 1)
    APENAS 1 BA = 5 x  5 . 2
    APENAS 1 BA = 50

    TOTAL - NENHUM BA - APENAS 1 BA = 210 - 5 - 50
    TOTAL - NENHUM BA - APENAS 1 BA = 155 comissões 

    Portanto, poderão ser formadas 
    155 comissões com pelo menos 2 da Bahia (sendo inferior a 160)
  • CERTO - Serão 155 maneiras diferentes de se constituir essa comissão

    Na reunião terão 10 eleitores, sendo 5 da Bahia (portanto 5 serão de outros lugares)

    O cálculo também pode ser feito:

    Comissão com 2 membros da BA:
    2 BA = 5 . 4 / (2 . 1) x 5 . 4 / (2 . 1)
    2 BA = 100

    Comissão com 3 membros da BA:
    3 BA = 5 . 4 . 3 / (3 . 2 . 1) x 5
    3 BA = 50

    Comissão com 4 membros da BA:
    4 BA = 5 . 4 . 3 . 2 / (4 . 3 . 2 . 1)
    4 BA = 5

    2 BA + 3 BA + 4 BA = 100 + 55 + 5

    2 BA + 3 BA + 4 BA = 155

    Portanto poderão ser formadas 155 comissões com pelo menos 2 membros da BA.
  • Por que não se chega o resultado fazendo pelo princípio fundamental da contagem?
  • Galera, aqui é simples. Prestem atenção no tio:


    Vamos utilizar aqui o método da ELIMINAÇÃO, ou seja, ELIMINANDO O QUE VOCÊ NÃO QUER, TEREMOS O QUE VOCÊ QUER.


    Vamos nessa:


    O TOTAL de comissões possíveis com essas 10 pessoas será obtida por meio da COMBINAÇÃO DE 10 EM 4, já que a ordem não importa. Logo teremos um TOTAL DE 210 COMISSÕES.


    Desse total vamos subtrair o que não queremos, ou seja:

    1 - não queremos que todos da comissão não fossem da Bahia, C(5,4);E

    2 - não queremos que apenas um fosse da Bahia, C(5,1).C(5,3).


    LOGO TEREMOS O QUE QUEREMOS DA SEGUINTE FORMA: TOTAL - C(4,5) - C(5,1).C(5,3) = 210 - 5 - 50 = 155.


  • Mas a questão não está se referindo ao pai dele, e sim a maioria! Não entendi o erro.

  • São 4 vagas e pelo menos 2 serão ocupadas por eleitores da Bahia, assim, teremos 3 possibilidades:

    1ª possibilidade 2 da Bahia C5,2 x C5,2 = 10 x 10 = 100

    2ª possibilidade 3 da Bahia C5,3 x C5,1 = 10 x 5 = 50

    3ª possibilidade 4 da Bahia C5,4 = 5

    Pode ocorrer a 1ª possib. OU a 2ª possib. OU a 3ª possib.

    OU = SOMA

    100 + 50 + 5 = 155 maneiras distintas de se constituir essa comissão.


ID
362617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que, para a fundação de um partido político, sejam
necessários pelo menos 101 eleitores com domicílio eleitoral em, no
mínimo, 9 das 27 unidades da Federação, e, ainda, que 10 eleitores,
sendo 5 da Bahia, se reúnam para discutir a fundação de um partido
político, julgue os itens a seguir.

Considerando que o citado grupo tenha conseguido fundar o partido político com o número mínimo de filiados exigido e que 98 deles tenham domicílio eleitoral nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul, e que nenhum dos outros 3 eleitores tenha domicílio nessas unidades citadas, então o número de possibilidades diferentes para o domicílios desses outros 3 fundadores será inferior a 1.500.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a CESPE:

    O erro gráfico no termo “o domicílios” prejudicou o julgamento objetivo do item, razão suficiente para sua anulação. 


ID
362620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que, para a fundação de um partido político, sejam
necessários pelo menos 101 eleitores com domicílio eleitoral em, no
mínimo, 9 das 27 unidades da Federação, e, ainda, que 10 eleitores,
sendo 5 da Bahia, se reúnam para discutir a fundação de um partido
político, julgue os itens a seguir.

Considerando que 5 eleitores da Bahia, fundadores do partido, viajarão de avião, de Salvador para Brasília com a finalidade de proceder ao registro do partido junto ao TSE e que, no avião, eles ocuparão as poltronas 10A, 10B, 10C, 10D e 10E, então, o número de maneiras diferentes de esses 5 eleitores ocuparem essas poltronas será inferior a 50.

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, temos que prestar atenção no seguinte:
    Para ocupar  as 5 cadeiras, temos 5 eleitores da Bahia, portanto o primeiro a ocupar a cadeira tem cinco possibilidades de sentar, o segundo tem quatro, assim sucessivamente até chegar ao quinto eleitor baiano que terá somente uma possibilidade para ocupar a poltrona do avião. Demostrando em conta ficará:
    5! =
    5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120 diferente do gabarito, portanto questão errada.

    Grande abraço e Deus é bom.
  • Essa foi de boa.

    Temos 5 pessoas dispostas a ocupar 5 poltronas, logo, temos os 5 passageiros permutando nas 5 poltronas, assim:

    P5 = 5! = 5 X 4 X 3 X 2 X 1 = 120.

    Assim, questão errada.
     
  • Por alguns segundos pensei em fazer permutação circular, depois voltei pra " terra " rs.

  • Cadê aquele povo que diz que a resposta da CESPE é sempre bem próxima da que consta na alternativa?


ID
362623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que, para a fundação de um partido político, sejam
necessários pelo menos 101 eleitores com domicílio eleitoral em, no
mínimo, 9 das 27 unidades da Federação, e, ainda, que 10 eleitores,
sendo 5 da Bahia, se reúnam para discutir a fundação de um partido
político, julgue os itens a seguir.

Considerando que a sigla do partido deva começar com a letra P e o complemento poderá ter mais uma, duas ou três letras escolhidas entre as 26 letras do alfabeto, então, o número de escolhas possíveis para a sigla do partido será superior a 18.000.

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, vejam como fica:
    P 26 = 26
    P 26 x 26 = 676
    P 26 x 26 x 26 = 17566
    observem que a questão não faz restrição sobre a repetição da letra, por isso em cada possibilidade podemos pegar quaquer uma das 26 letras do nosso alfabeto. Agora somando os resultados obitidos daremos:
    26 + 676 + 17576 = 18278 o que torna verdadeiro o gabarito.

    Grande abraço e Deus é bom.
  • Amigo, obrigado pela colaboração. Tudo o que você explicou está correto, exceto por um erro de soma: 26*26*26 = 17576

    O número total de escolhas é 18278.

    Abraços
  • Atualmente, não existe mais a obrigação de manter o P na sigla das legendas e um dos primeiros partidos a adotar nova nomenclatura foi o Democratas, antigo PFL (Partido da Frente Liberal).

  • da um like ai quem esqueceu de somar xd

  • nunca que eu ia acertar:

    Fiz assim 1 x 26 x 26 x 26

    Eu tenho 1 possibilidade (letra P somente)

    Na segunda casa 26 possibilidades

    Na terceira casa 26 possibilidades e,

    Na quarta casa 26 possibilidades

    Cheguei a 17.576.

    Mas o correto e eu não percebi é que a questão diz... "o complemento poderá ter mais uma, duas ou três letras escolhidas entre as 26 letras do alfabeto".

    ou seja...tinha que fazer separado com 1 casa; depois com 2 casas e por ultimo com 3 casas, alem do "P"

    Possibilidade 1: 26

    Possibilidade 2: 26 x 26

    Possibilidade 3: 26 x 26 x 26 

    e... somar os resultados...


ID
362626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que, para a fundação de um partido político, sejam
necessários pelo menos 101 eleitores com domicílio eleitoral em, no
mínimo, 9 das 27 unidades da Federação, e, ainda, que 10 eleitores,
sendo 5 da Bahia, se reúnam para discutir a fundação de um partido
político, julgue os itens a seguir.

Se o partido for criado com a quantidade mínima de fundadores, se cada unidade da Federação possuírem pelo menos um eleitor fundador e se 5 desses fundadores forem da Bahia, então será possível que alguma unidade tenha mais de 20 eleitores fundadores desse partido.

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, vejam:
    27 estados e cada um deles com pelo menos um eleitor fundador e o estado da Bahia com cinco então: 101 - 31 = 70;
    estes 70 que sobraram poderia ser perfeitamente de uma só unidade da federação.
    gabarito corretíssimo.

    Grande abraço e Deus é bom.
  • Eu resolvi assim: X + 5 + 25= 101; X= 101- 30 ; X= 71. Portanto, poderíamos ter a seguinte situação: O estado da BA com 5 eleitores, um estado X da federação com 71 eleitores e os demais com 1 cada, somando 25.

    Bons estudos!

  • São todos fundadores, no caso 101.

    Destes 101, 5 são da Bahia.

    Restam 96 fundadores distribuidos com, pelo menos 1 nos 26 unidades da Federação que restaram.

    Lembre-se...5 são da Bahia e estão definidos.

    96 / 26 da pelo menos 3 em cada Estado (26) restante.

    Se eu colocar 96 e retira 26 (um para cada Estado) vai sobrar 70 que posso dizer que é só de um estado...ou seja mais de 20 em um único Estado (71)