SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - TJ-RJ - Analista Judiciário - Médico


ID
5623525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

   Prática já adotada pela população de países asiáticos para se proteger de doenças respiratórias transmitidas principalmente no inverno, o uso de máscaras se mostrou um instrumento eficaz na prevenção ao novo coronavírus; no entanto, crianças pequenas não devem usá-las. Especialistas lembram que, para quem tem menos de dois anos de idade, o uso de máscara facial pode dificultar a respiração e até aumentar o risco de asfixia.
    “O sufocamento é o principal risco. Não somente crianças menores de dois anos, mas também crianças com doenças pulmonares, como asmáticos em crise, ou crianças com distúrbios neurológicos não devem usar máscaras”, afirmam infectologistas. 

Renata Okumura. O Estado de São Paulo. 28/5/2020 (com adaptações).

Com relação aos aspectos linguísticos do primeiro período do texto CG1A1-I, é correto afirmar que o termo “se”,  

Alternativas
Comentários
  • No primeiro termo "se" o para não é fator proclítico; Para os dois casos --> havendo sujeito explícito, é facultativa a colocação e o verbo também está no definitivo.

  • C) Em ambas as ocorrências, pode, sem prejuízo da correção gramatical do texto, ser deslocado para imediatamente após a forma verbal, escrevendo-se, respectivamente, proteger-se e mostrou-se

    → Correto, o primeiro SE veio acompanhado de verbo no infinitivo seguindo de preposição, logo temos um caso de colocação pronominal facultativa. O segundo SE veio com o sujeito explícito próximo ao verbo e sem palavra atrativa, é outro caso de colocação facultativa.

    GABARITO. C

  • GABARITO C

    ANÁLISE DO TEXTO

    "Prática já adotada pela população de países asiáticos para se proteger de doenças respiratórias transmitidas principalmente no inverno, o uso de máscaras se mostrou um instrumento eficaz na prevenção ao novo coronavírus;"

    P1.: Na primeira ocorrência da partícula "se", pode-se constatar que se trata de um Pronome Reflexivo, o qual tem sentido de "a si mesmo". Logo, ao se analisar o verbo "proteger", percebe-se que a oração se encontra na Voz Reflexiva. Além disso, constata-se que ele remete ao termo "população de países asiáticos".

    P2.: Na segunda ocorrência da partícula "se", percebe-se que se trata - também - de um Pronome Reflexivo, o qual tem sentido de "a si próprio". De modo análogo ao anterior, ao se analisar o verbo "mostrar", percebe-se que a oração se encontra na Voz Reflexiva. Além disso, averígua-se que ele remete ao termo "uso de máscaras".

    JUSTIFICANDO

    a) [ERRADO] no trecho “se proteger”, remete ao termo “Prática”. = A partícula "se", nesse caso, corresponde ao referente "população de países asiáticos", não ao termo "Prática".

    b) [ERRADO] no trecho “se mostrou”, tem como referente o termo “instrumento”. = A partícula "se", nesse caso, corresponde ao referente "uso de máscaras", não ao termo "instrumento".

    c) [CERTO] em ambas as ocorrências, pode, sem prejuízo da correção gramatical do texto, ser deslocado para imediatamente após a forma verbal, escrevendo-se, respectivamente, proteger-se e mostrou-se. = Nas duas ocorrências do "se", há o caso facultativo de Próclise. Desse modo, estaria correto tanto se fosse utilizada a forma "proteger-se" e "mostrou-se" como "se proteger" e "se mostrou".

    d) [ERRADO] em ambas as ocorrências, pode ser suprimido sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto. = Essa opção seria válida se no texto base houvesse a presença de Partículas Expletivas ou de Realce, o que não ocorre no texto em questão.

    e) [ERRADO] em ambas as ocorrências, expressa a noção de reciprocidade. = Nessa partícula textual, não há que se falar em reciprocidade, posto que na Voz Reflexiva Recíproca há a pressuposição de que há pelo menos dois seres praticando a mesma ação verbal, um no outro.

    Bons estudos e força sempre!

  • Infinitivo sempre aceita enclise, mesmo havendo atrativa de próclise.