SóProvas



Prova COTEC - 2020 - Prefeitura de São Francisco - MG - Professor - Geografia


ID
3925021
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Muitos vírus de computador têm atacado o sistema operacional Microsoft Windows (Windows 10, 8.1 e 8). Nessa operação, esses programas indesejáveis tornam muitos arquivos ocultos e não permitem que os usuários acessem seus arquivos de maneira adequada ou induzem o usuário a contaminar novos computadores, a partir da utilização de dispositivos externos como pendrives ou discos rígidos externos. Nesse sentido, representa um comando de terminal capaz de reverter essa situação e tornar os arquivos ocultos novamente visíveis:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

     tornar os arquivos ocultos novamente visíveis: attrib.exe.

  • Questão pra técnico de informática sendo cobrada para Assistente social.

  • Só quem teve problema com autorun saberá o ódio de recuperar um pen drive com as pastas tudo ocultas kkk.

    Tacava-lhe um "attrib -R -A -S -H /S /D" no cmd e o bicho voltava todo bugado hssh.

  • Misericórdia....

    Sobre o tal vamos fazer anotações...vai apareça novamente..

    ATTRIB.EXE é um arquivo executável que faz parte do MS DOS Desenvolvido por microsoft. A versão Windows do software: 1.0.0.0 é geralmente sobre 8234 bytes de tamanho, mas a versão que você possui pode ser diferente.

    A extensão .exe de um nome de arquivo exibe um arquivo executável. Em alguns casos, os arquivos executáveis ​​podem danificar seu computador. Leia o seguinte para decidir por si mesmo se ele O arquivo no seu computador é um vírus ou malware que você deve excluir ou, na verdade, é um arquivo válido do sistema operacional Windows ou um aplicativo confiável.

  • MDS!

    Qual a real necessidade de uma questão desse nível para Assistente Social??

  • NEM O EINSTEIN ACERTA ESSA!

  • ACERTEI PORQUE SOU FORMADO NA ÁREA, MAS ACHEI PESADA PRA ASSISTENTE SOCIAL...

  • Achei muito específica para um cargo que não é da área de informática. Na vida real, se der M**** no teu pc, vc vai chamar a TI pra resolver, então não entendo o porquê dessas questões para cargos que não têm nada a ver com TI...

  • Bom, tentei utilizar a lógica e chute para acertar esta questão, porque vejamos, questões de múltipla escolha, muitas vezes, você consegue resolver não sabendo a resposta correta, mas sim, sabendo qual não é.

    A alternativa A traz explorer.exe, pela lógica, eu entendi que esse comando vai abrir o explorador de arquivos. Já na B, cmd.exe é o próprio prompt de comando. A C, dir.exe listará os arquivos no windows, porém os ocultos não. A alternativa E notepad.exe traz no próprio nome uma aplicação, então o que resta é a alternativa D.

  • GABARITO LETRA D

    a)explorer.exe.   ERRADA.

     EXPLORE WINDOWS É um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows

    --------------------

    b) cmd.exe.  ERRADA

    (cmd.exe) é um interpretador de linha de comando no OS/2 e de sistemas baseados no Windows NT (incluindo Windows 2000, XP, Server 2003 e adiante até o mais recente Windows 10). Ele é um comando análogo ao command.com do MS-DOS e de sistemas Windows 9x, ou de shells utilizados pelos sistemas Unix.

    --------------------

    c)dir.exe.  ERRADA

    O "dir.EXE" é o nome do erro que contém os detalhes do erro, incluindo porque ele ocorreu, que componente ou aplicativo de sistema funcionou incorretamente para causar esse erro ao longo com algumas outras informações.

    --------------------

    d)attrib.exe. GABARITO.

    Attrib.exe é uma infecção por computador transmissível que vem sob categoria de Trojan. Foi desenvolvido por um grupo de ciber hackers com seu motivo maligno e intenção errada. À medida que esta infecção desagradável é ativada, ele faz alterações no arquivo HOST, configuração de DNS e outras configurações vitais

    e)notepad.exe. ERRADA

    Notepad.exe é uma arquivo executável (um programa) para Windows.

  • Agora quando meus arquivos ficarem assim pelo menos saberei com resolver

  • Acertei porque já tive um pen drive com esse vírus.

  • Gab. D

    marquei C de chutei. Essa banca pegou pesado nessa prova, além desta qc uma outra muito difícil foi a Q1308339.. questões extremamente difíceis, ainda mais considerando o cargo.

  • segura na mão de Deus e vai.

  • Bom, assistente social eu não serei.

    Até +.

  • Que banca é essa? Pegou pesado.

  • ACERTEI PORQUE SOU GRADUANDO NA ÁREA, MAS ACHEI PESADA PRA C....%$#

  • Desproporcional pra dizer o mínimo.

  • Assistente social do Tony Stark

  • Só acertei pois lembrei de um comando antigo para mostrar arquivos ocultos: attrib -h-r-s /s/d

  • Questão satanizada

  • LETRA D

  • Caracas kkk essa questão me deixou triste
  • fácil

  • Às vezes o indivíduo está louco na droga...

  • Só acertei porque fiz esse procedimento, recentemente, devo isso ao cara do youtube que me ajudou tnt no procedimento dos meus arquivos como fez eu acertar a questão.

    GAB D

  • informatica não é simples como se pensa, tem que saber muito

  • Muitos vírus de computador têm atacado o sistema operacional Microsoft Windows (Windows 10, 8.1 e 8). Nessa operação, esses programas indesejáveis tornam muitos arquivos ocultos e não permitem que os usuários acessem seus arquivos de maneira adequada ou induzem o usuário a contaminar novos computadores, a partir da utilização de dispositivos externos como pendrives ou discos rígidos externos. Nesse sentido, representa um comando de terminal capaz de reverter essa situação e tornar os arquivos ocultos novamente visíveis:

    Resposta: attrib.exe

    Uma das formas para a COTEC FADENOR eliminar candidatos é pegar pesado nas questões de Informática.

    FÉ, FOCO, FORÇA E PERSISTÊNCIA PARA VENCER!


ID
3925024
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de computador realiza comumente um conjunto de atividades como copiar, recortar e colar arquivos utilizando o Windows Explorer. Dessa forma, existe um conjunto de ações de usuários, como realizar cliques com o mouse e utilizar-se de atalhos de teclado, que deve ser seguido com o fim de realizar o trabalho desejado. Assim, para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, é possível adotar o seguinte conjunto de ações:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o motivo de a letra B estar errada? Fiz o comando aqui no computador e deu certo. Já a que é marcada como gabarito para a questão, não obtive êxito.

  • O comando descrito pela opção B é o de COPIAR, uma vez que se trata de partições diferentes. Notem que a questão pede o comando MOVER, o qual se encaixa de forma precisa na opção E.

  • Outro erro não seria o "clicar com o botão DIREITO do mouse"? É com o botão ESQUERDO que a gente clica e pressiona, não!?

  • pessoal a alternativa "B" está incorreta pelo termos "partição de destino", neste sentido estaria fazendo uma copia para outro dispositivo (outra parte do HD, pendrive, qualquer outro disco).

  • Pessoal, boa tarde. Também marquei a B, mas acredito que agora entendi o porquê de a E está correta.

    Sim, sabemos que ao clicar com o botão esquerdo sobre o arquivo e arrastar para uma unidade diferente o arquivo é copiado, porém há uma forma de mover o arquivo, mesmo estando em unidades diferentes.

    Inseri um pendrive e arrastei o arquivo do computador com o botão DIREITO do mouse(sim, direito mesmo) sobre o arquivo e antes de soltar o botão na unidade do pendrive aparece ''copiar para esta unidade USB'', porém se eu soltar o botão do mouse, aparece as opções ''copiar aqui'' ou ''mover para cá'', ou seja, é possível mover o arquivo mesmo estando em unidades diferentes. Por isso a E como correta.

    Só complementando com algo interessante que pode ser cobrado em algum certame: arrastar o arquivo com o botão esquerdo do mouse e ao mesmo tempo pressionar SHIFT, irá MOVER o arquivo onde eu solta-lo, mesmo se for em unidades diferentes.

    Erros, avisem-me.

  • BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE PRESSIONADO+ SOLTAR NA PASTA DE DESTINO= MOVE DIRETO; SÓ SOLTAR.

    BOTÃO DIREITO DO MOUSE PRESSIONADO+SOLTAR NA PASTA DE DESTINO= DÁ OPÇÕES

    1- Adicionar para o arquivo...

    2- Adicionar para ''Img...''

    3- Copiar aqui

    4-Mover para cá ( isso aqui)

    5- Criar atalhos aqui

    6- cancelar

    Gab:e

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

  • Assertiva e

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

    Botão esquerdo do mouse – O botão do lado esquerdo de um dispositivo de mouse. O botão esquerdo do mouse é normalmente usado para selecionar, ativar, pressionar botões, e assim por diante. Quando for solicitado que você clique no mouse, você deverá clicar com o botão esquerdo.

    Botão direito do mouse – O botão do lado direito de um dispositivo de mouse. Geralmente, esse botão exibe um menu de contexto para o objeto sob o ponteiro.

  • Questão confusa...

    Pois se você clicar com o botão esquerdo do mouse e soltar dentro da partição desejada, ele só irá criar um cópia ou mover o arquivo de uma partição para a outra, sendo que o mesmo acontece se você fizer com o botão direito do mouse, porém, ao fazer isso com o botão direito, irá abrir algumas opções, como: "Copiar aqui" "Mover para cá" "Criar atalhos aqui"

    Errei também, marquei a (B)

  • Eu nunca fiz esse passo de arrastar com o direito e soltar. Incrível essa função.

  • A vida é um enorme aprendizado ....QUE FUNÇÃO INCRÍVEL !!!!

  • A Letra B está incorreta visto que na questão ele coloca a palavra MOVER e ao fazer o que se fala na letra B iria COPIAR o arquivo por isso incorreta...

  • Meu Deus !! quando penso que sei, ai vem a certeza que não sei de nada, vot, Tomar um café para relaxar.

  • Pessoal, a parada é o seguinte....

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção MOVER PARA CÁ

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

  • Não sabia dessa. Copiando do Lucas:

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção MOVER PARA CÁ

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

    Ou seja, a ação mais comum (pelo menos a por mim realizada), apertar e segurar com o botão ESQUERDO e arrastar, MOVE o arquivo na mesma partição. Essa mesma ação, em se tratando de partições diferentes, copia o arquivo.

    Por fim, ao apertar e segurar com o botão DIREITO e arrastar, abre-se caixa de diálogo para mover, copiar ou criar atalho

  • Clicar com o botão Esquerdo e arrastar na mesma partição = move o arquivo

    Clicar com o botão Esquerdo e arrastar para outra partição = copia o arquivo

    Clicar com o botão Direito e arrastar para mesma partição OU outra partição aparecem 3 opções:

    1º "Copiar aqui"

    2º "Mover para cá"

    3º "Criar atalho aqui"

  • Só deixando mais completo compilando os comentários dos colegas e acrescentando mais uma informação.

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção:

    1º "Copiar aqui"

    2º "Mover para cá"

    3º "Criar atalho aqui"

    Apertar SHIFT e botão ESQUERDO e arrastar move INDEPENDENTE DE PARTIÇÃO (Não aparece as opções)

    Apertar CONTROL e botão ESQUERDO e arrastar copia INDEPENDENTE DE PARTIÇÃO (Não aparece as opções)

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

  • não consegui ver erro na B

  • Gabarito: E

    Assim, para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, é possível adotar o seguinte conjunto de ações: Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

    Deus é fiel

  • Letra B está correta. Movendo com o botão esquerdo basta soltar o arquivo.

    Letra E também está correta. Movendo com o botão direito, deve soltar e clicar em "mover para cá".

    Então... Anulável.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de copiar ou mover o arquivo entre partições.

    A)    Incorreta – A alternativa erra ao falar que o usuário deve escolher a ação de colar, uma vez que, após executar o caminho mencionado na alternativa, as opções disponíveis serão: “Copiar aqui”, “Mover para cá”, “Criar atalho aqui” e “Cancelar”

     

    B)   Incorreta – Ao clicar sobre o arquivo com o botão arquivo e jogá-lo para outra partição de destino, uma cópia do arquivo será criado na outra partição, o arquivo não será movido.

     

    C)    Incorreta – Após mover o arquivo para a partição de destino, com o botão direito pressionado, o usuário deverá escolher uma das seguinte opções: “Copiar aqui”, “Mover para cá”, “Criar atalho aqui” ou “Cancelar”.

     

    D)   Incorreta – Ao mover o arquivo para a destinação de destino, com o botão direito, o usuário deverá selecionar uma das opções mencionadas da alternativa C.

    E)     Correta – Para mover um arquivo, usando o botão direito do mouse, o usuário deve clicar sobre o arquivo e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

     

    Gabarito – Alternativa E.

  • E

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover

  • E

    No Windows 10 para mover um arquivo de uma pasta pra outra temos varias maneiras de fazer, dentre as várias formas temos a de clicar no arquivo com o botão direito do mouse, segurar e arrastar para uma pasta diferente, aí aparece opções para copiar, mover ou criar atalho, basta escolher a de mover.


ID
3925027
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processador de texto Microsoft Word, pertencente à suíte de Escritório Microsoft Office 2016, um rodapé permite a inclusão de informações na parte inferior da página. Por padrão, rodapés são incluídos:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Por padrão, rodapés são incluídos: Em todas as páginas.

  • Todas as páginas. Taí que eu não sabia.

  • Word ou Writer, ao acionar tal funcionalidade, todas as páginas ficam com o rodapé editável.

  • Escritório

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização do rodapé no Word.

    A)     Incorreta – Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas.

     

    B)     Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Uma nota de fim que será mostrada na última página.

     

    C)     Correta – Informações do rodapé serão mostradas em todas as páginas. Em todas as páginas.

     

    D)    Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Porém, é possível aplicar um determinado cabeçalho somente às páginas ímpares, basta o usuário selecionar o rodapé e ir à guia “Cabeçalho & Rodapé”, em seguida ao grupo “Opções” e selecionar a opção “Diferentes em páginas pares e ímpares”.

    E)     Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Porém, é possível aplicar um determinado cabeçalho somente às páginas pares, o caminho a ser seguido é o mesmo da alternativa D.

     

    Gabarito – Alternativa C.


ID
3925030
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A segurança da comunicação entre computadores que oferecem serviços na Internet (servidores) e os computadores dos usuários (clientes) é imprescindível em um ambiente em que se utilize de transações eletrônicas. Com a finalidade de prover segurança aos dados, o mecanismo de criptografia é utilizado entre clientes e servidores. Dessa forma, um protocolo e uma porta de comunicação de redes passíveis de serem utilizados nesse cenário são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • HTTPS - 443 Com segurança

    HTTP - 80 Sem segurança

  • Https e 443.

    Olhe o S de segurança.

    Gab. A.

    HTTPS – Hypertext Transfer Protocol Secure, que também quer dizer “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

  • Gabarito Letra A

    A QUESTÃO QUERIA SABER SOBRE O ACESSO A INTERNET POR MEIO DE UM PROTOCOLO SEGURO.

    * HTTP (protocolo de transferência de hipertexto): protocolo padrão para acessar as paginas web entre um servidor e um cliente da internet é realizado pelo protocolo HTTP.

      *HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protoloco de transferência de hipertexto seguro): é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.

    >Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada.

    --------------------------------------------------------

    OBS: NÃO É PORQUE A PORTA É 80 QUE ELA SERÁ INSEGURA, NA VERDADE O QUE IRÁ DEIXA-LA SEGURA OU NÃO É O PROTOCOLO USADO.

    --------------------------------------------------------

    As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras.

  • Gabarito: A

    HTTPS - junção de dois protocolos -> HTTP (transferência de hipertexto) e SSL (protocolo criptográfico).

    É atribuído à porta 443.

  • Salvo engano, bastava saber que o "S" representa a conexão segura.

  • As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.

  • PROTOCOLO UDP

    Espécie de “irmão” do protocolo TCP, o UDP (User Datagram Protocol) também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. O objetivo dessa opção é acelerar o processo de envio de dados, visto que todas as etapas de comunicação necessárias para verificar a integridade de um pacote (e para reenviá-lo, se necessário) contribuem para deixá-lo mais lento.

    fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/57947-internet-diferenca-entre-protocolos-udp-tcp.htm

  • Sempre aparecem em prova:

    NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO

    80 http

    443 HTTPS

    25 SMTP

    110 POP3

    143 IMAP

    20 / 21 FTP

    23 TELNET 

    PORTAS UDP NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO

    69 TFTP

    161 SNMP

    53 DNS

    Rafael Araújo

  • Gab: A

    HTTPS(eguro)

  • As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.

  • s de "salvou a lavoura" rs

  • HTTPS - opera na porta 443 - PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HYPERTEXTO SEGURO (secure hypertext transfer protocol).

    Fonte: Prof. Deodato Neto

  • Gabarito: Letra A!

    Portas:

    HTTP - 80

    HTTPS - 443

    DNS - 53

    TELNET E SSH - 22 e 23

    FTP - 20 e 21

    DHCP - 67 e 68

    SMTP - 25

    POP3 - 110

    IMAP - 143

  • O "S" ao final sempre é segurança.

  • ♦HTTP: transferência de hipertexto; ◘Porta 80, “Hoitenta, p**a”;

    ♦HTTPS (+SSL/+TLS; Seguro) Porta 443, criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.;

    Usa para assegurar identidade;

    by: P.Benites!

    Força e Honra!

  • PC-PR 2021

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!


ID
3975514
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

De acordo com o texto, devemos

Alternativas
Comentários
  • Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.(Reaprender o valor do agora))

    Letra: B

  • A questão quer que encontremos uma alternativa que traz o que o texto sugere que devemos fazer.

    a) fugir do nosso mundo interior.

    Incorreta. O texto fala que como as crianças devemos reaprender a viver o mundo interno. "Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem. 

    b) reaprender o valor do agora.

    Correta. O texto em diversos momentos fala que os adultos devem aprender com as crianças a viver o agora. Vejam: " Para ela, só existe o presente. O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são", " Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada" e " e nós insistimos em resistir: o agora"

    c) preocupar-nos com o futuro.

    Incorreta. O texto fala para aprendermos a viver o presente.

    d) aprender com o passado.

    Incorreta. Vide a "c".

    e) calar nossas vozes internas.

    Incorreta. O texto fala que temos que percebê-las e não calar.

    Quando nosso mundo interno está cheiobarulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.  

    GABARITO B

  • Letra(B) -    Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

  • As crianças não tem noção de temporalidade, não se preocupam com o passado e muito menos com o futuro. Elas se preocupam com o presente, em cada detalhe que aparece às suas vistas e por isso nós, adultos, devemos reaprender o valor do agora, percebendo as coisas mais simples e básicas da vida.

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."


ID
3975517
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

Ao contrário dos adultos, as crianças

Alternativas
Comentários
  • Letra : E

    essa afirmação está baseada no seguinte trecho do texto: então apenas é. Para ela, só existe o presente. (1 paragrafo -- ultima linha)

  • A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

    E vivem o momento presente.

  • Outra transcrição que se submete ao gabarito:

     "Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora." 

    Gabarito letra E!

  • A questão é sobre interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta no que diz respeito às crianças. Vejamos:

     . 

    A) preocupam-se com o passado.

    Errado.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente."

     . 

    B) preocupam-se com o futuro.

    Errado.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente."

     . 

    C) têm noção de temporalidade.

    Errado.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade..."

     . 

    D) são muito mais racionais.

    Errado.

    De acordo com o texto: "Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso."

     . 

    E) vivem o momento presente.

    Certo.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente."

     . 

    Gabarito: Letra E

  • Esse texto nos leva a refletir de como nós adultos muitas vezes não estamos preocupados com o aqui agora, ou seja, na correria do dia a dia esquecemos de dá valor as coisas simples da vida. Enquanto as crianças vivem intensamente aproveitando cada dia de sua vida.

    Letra: E

  • Letra(e) -''... Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.''

  • O aluno responde a questão mesmo não lendo ou interpretando o texto; basta a vivência. Todos os pais, como eu, percebemos no dia a dia com os filhos que toda a criança não se preocupa com o passado e nem o futuro, não tem noção de temporalidade e muito menos são racionais. Elas vivem sim, o tempo presente. Não é à toa que alguns especialistas recomendam para muitos adultos: "Liberte a criança que há dentro de você."

    Especialistas da área de terapia da mente comentam que muitos adultos morrerão por causa da ansiedade. Portanto, por mais que a vida esteja difícil, vivamos o tempo presente porque o futuro a Deus pertence. Cuidemos, principalmente, da nossa saúde física e mental para que tenhamos um futuro saudável e tranquilo.

    GABARITO: E

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."


ID
3975523
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

De acordo com o texto, na relação adulto e criança:

Alternativas
Comentários
  • Ambos são mestres

    Letra: E

  • Acredito que a resposta esteja mais clara aqui:

    " Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?"

    Gabarito letra E!

  • No caso no ultimo parágrafo deixa claro. Até porque a aprendizagem é uma troca, as crianças aprendem com os adultos e eles reaprendem com elas.

  • A questão quer saber de acordo com o texto qual a relação entre o adulto e a criança.

    a) o adulto é o mestre.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também é aprendiz.

    b) a criança é o mestre.

    Incorreta. Bem sugestiva essa alternativa, pois o texto mais vezes fala em a criança ensinar que aprender, contudo há momentos que fala que o adulto ensina. Linha 22: Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas".

    c) o adulto é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também ensina e se essa tivesse certa obrigatoriamente a alternativa "b" também teria que estar.

    d) a criança é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, porque a criança também é mestre e se essa estivesse correta a alternativa "a" também teria que estar.

    e) ambos são mestres.

    Correta. O texto deixa claro que existe aprendizado e ensino em ambos os lados. Vejam o trecho que no informam isso: linha 22 "Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?"

    GABARITO E

  • Letra(E) - ''Enquanto os ensinamos as regras sociais , enquanto orientamos para o caminho das boas escolhas , eles nos ensinam a voltar para o básico : para dentro de nós . Você está disposto a reaprender ? ''

  • Ambos são mestres pois, segundo o texto, ensinamos as regras sociais para as criaças enquanto elas nos ensinam a voltar para o básico, para dentro de nós.

    GABARITO: E

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • A questão quer saber de acordo com o texto qual a relação entre o adulto e a criança.

    a) o adulto é o mestre.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também é aprendiz.

    b) a criança é o mestre.

    Incorreta. Bem sugestiva essa alternativa, pois o texto mais vezes fala em a criança ensinar que aprender, contudo há momentos que fala que o adulto ensina. Linha 22: Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas".

    c) o adulto é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também ensina e se essa tivesse certa obrigatoriamente a alternativa "b" também teria que estar.

    d) a criança é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, porque a criança também é mestre e se essa estivesse correta a alternativa "a" também teria que estar.

    e) ambos são mestres.

    Correta. O texto deixa claro que existe aprendizado e ensino em ambos os lados. Vejam o trecho que no informam isso: linha 22 "Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?"

    GABARITO E

  • Nossa, que texto brilhante !


ID
3983098
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Hartshorne, o objetivo central da Geografia deve ser descrever e explicar como o inter-relacionamento entre os fenômenos contribui para produzir configurações geográficas em extensões inerentes ao globo.

Fonte: COSCIONI, F. J. Reflexões sobre as posições epistemológicas de Richard Hartshorne em The Nature Of Geography. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 011-024, 2015.

A alternativa que corresponde ao estudo de Hartshorne é

Alternativas
Comentários
  • O estudo de Hartshorne é a regionalização, a diferenciação de áreas.

  • "Para ele (Richard Hartshorne), o objetivo dessa ciência deveria ser o de realizar a diferenciação de áreas, avaliando suas características gerais e específicas, a fim de entender o seu espaço dentro de sua singularidade."

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/richard-hartshorne.htm

  • Para Hartshorne (1939, p. 462), a geografia é:

    [...] uma ciência que interpreta as realidades da diferenciação de áreas do mundo,

    tais como elas são encontradas, não somente em termos das diferenças de certos

    elementos de lugar para lugar, mas também em termos da combinação total dos

    fenômenos em cada lugar, diferente daquelas que se verificam em cada um dos

    outros lugares.

    COSCIONI, F. J. Reflexões sobre as posições epistemológicas de Richard Hartshorne em The Nature Of Geography. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19,

    n. 1, p. 011-024, 2015.


ID
3983101
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A expansão das fronteiras do capital no campo maranhense com o agro-hidro-mínero-negócio tem impactado negativamente o modo de vida das comunidades tradicionais e povos indígenas em seus territórios de vida. Os agressores seguem uma matriz histórica de controle e poder de grandes extensões de terras desde o início da colonização”.

Fonte: CPT (org.). Atlas de conflitos na Amazônia. Goiânia: CPT; São Paulo: Editora Extramares, 2017.


Considerando os resultados da expansão do capital aplicável à situação a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores.

( ) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros.

( ) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas.

( ) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios.

( ) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • V, F, F, V, F.

    questão interpretativa de visão de mundo

  •  (V) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores. SIM

    (F) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros. NAO INIBE NADA. O P-AU COME

    (F) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas. NAO

    (V) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios. CORRETO

    (F) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital. SEMPRE TEM RESISTENCIA


ID
3983113
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A fragilidade dos ambientes naturais diante das intervenções humanas é maior ou menor em função de suas características genéticas. Em princípio, salvo algumas regiões do planeta, os ambientes naturais mostravam-se em estado de equilíbrio dinâmico até o momento em que as sociedades humanas passaram a intervir cada vez mais intensamente na exploração dos recursos naturais para gerar riquezas, conforto, prazer e lazer”.
Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

O erro lógico do argumento a que o texto se refere é:

Alternativas
Comentários
  • O que essa letra C tem a ver com o texto?

  • Questão muito mal elaborada!

  • Questão nada haver

  • fuleragem

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • famosa sem pé e cabeça

  • questão para professor, passei direto fklkf

  • ratazana zika

  • João Eduardo. O correto é pronunciar "nada a ver" e não "nada haver".

  • Inchalá.

  • P q P...... Cataracas.... Também estou invocado, mas descobri que "O erro lógico do argumento" quer dizer que a questão está pedindo a alternativa errada.. Numa prova de C ou E ficaria difícil descobrir isso.

  • Esse examinador está em Saturno uma hora dessas


ID
3983116
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias os meridianos e os paralelos. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido nortesul. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Adaptado.


A interseção de um paralelo com um meridiano está implícita em:

Alternativas
Comentários
  • As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.


ID
3983119
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Espaço soberano reconhecido internacionalmente. Limites bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise. O espaço geográfico apropriado é delimitado por relações de soberania e poder.

Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/issue/view/421/showToc. Acesso em: 5 fev. 2020.


Os conceitos aos quais os parágrafos se referem são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Nação, do latim natio, de natus (nascido), é uma comunidade estável, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos, com base num território, numa língua, e com aspirações materiais e espirituais comuns.

    O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.

  • Nação não precisa ter necessariamente uma base territorial, a respeito dos curdos, dos judeus, dos palestinos.

    E "Espaço soberano reconhecido internacionalmente" só pode ser um Estado ou país, não um território.

    Enfim...

  • Se formos rígidos, esta questão não apresentaria gabarito, já que o que é formado por um povo, território e governo, o que é levantado no texto I, seria um Estado. Não há nenhuma alternativa com esta opção, porém.

    Se fôssemos um pouquinho mais flexíveis, poderíamos aceitar que estes elementos constituem um país. A alternativa não estaria errada. Ficaríamos assim, a princípio, com a alternativa C. Ocorre, porém, que o texto II apresenta claramente uma definição de território.

    Assim, como não há dúvida de que o texto II fala sobre território, precisamos escolher nossa resposta, na verdade, entre as alternativas A e E.

    A alternativa E não pode ser, já que governo seria apenas um dos elementos dessa instituição citada no texto I. Resta-nos assim como gabarito, portanto, a alternativa A – ainda que a definição apresentada não seja a melhor quando falamos sobre nação.

    Resposta: A

  • A definição dada é a de Estado, para qualquer um que já estudou Direito Administrativo, e não de Nação.

  • GABARITO A

    território - espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Em alguns casos, o território possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas)

    Estado um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.

    País - é um conceito genérico referente a tudo o que se encontra no território dominado por um Estado e apresenta características físicas, naturais, econômicas, sociais, culturais e outras.

    nação - significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros

    fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm

  • Letra A - Correta!

    Nação: Povo que compartilha de uma mesma origem étnica, idioma,costumes e etc.

    Território: Espaço delimitado e apropriado por relações de poder, área com conjunto de normas.

  • Se formos rígidos, esta questão não apresentaria gabarito, já que o que é formado por um povo, território e governo, o que é levantado no texto I, seria um Estado. Não há nenhuma alternativa com esta opção, porém.

    Se fôssemos um pouquinho mais flexíveis, poderíamos aceitar que estes elementos constituem um país. A alternativa não estaria errada. Ficaríamos assim, a princípio, com a alternativa C. Ocorre, porém, que o texto II apresenta claramente uma definição de território.

    Assim, como não há dúvida de que o texto II fala sobre território, precisamos escolher nossa resposta, na verdade, entre as alternativas A e E.

    A alternativa E não pode ser, já que governo seria apenas um dos elementos dessa instituição citada no texto I. Resta-nos assim como gabarito, portanto, a alternativa A – ainda que a definição apresentada não seja a melhor quando falamos sobre nação.

    Resposta: A

    Professor Danuzio do DC

  • Gabarito incorreto. Nação não é uma instituição formada por povo, território e governo. Há nações que não tem governo a exemplo dos curdos e tampouco território a exemplo dos catalães.

    Não entendo alguns comentários que copiam e colam textos prontos de internet, sem perceberem que o que acabam de colar está contrário ao gabarito que os mesmos afirmam ser o correto. Será que leram?

  • nação tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por isso, pode ser entendida como um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.

    O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.

    https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm#questao-3924

  • Onde nação é uma instituição?! ...

  • A banca confundiu nação com estado-nação. São conceitos bem diferentes!


ID
3983122
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.


A sentença que apresenta a ideia central do texto é

Alternativas

ID
3983125
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A formação da territorialidade moderna compreende a estruturação de uma geografia de países, sob a qual se desenvolvem os processos que vão lhe negar seus princípios fundadores, como a estruturação do sistema internacional, a transnacionalidade e, finalmente, a globalização. Tanto as três dinâmicas repercutem umas nas outras, como também há uma autêntica articulação delas em diferentes escalas”. Essas dinâmicas são denominadas dinâmicas da mundialização.

Fonte: HEIDRICH, A. L. A relação entre espaço mundial e território nacional sob as dinâmicas da mundialização. In: OLIVEIRA, M. P.; COELHO, M. C. N; CORRÊA, A. de M. (org.). O Brasil, a América Latina e o Mundo: espacialidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Lamparina; Anpege, Faperj, 2008, v. 1, p. 77-91.


Considerando as relações e as dinâmicas mundiais a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Paridade cambial.

( ) Globalização de mercados.

( ) Sistema internacional.

( ) Mundialização financeira.

( ) Dinâmicas mundiais.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Título - A mundialização do capital - Autor - François Chesnais - Esta obra analisa a ascensão do capital monetário e as consequências da mundialização na esfera financeira. Focalizando o investimento externo direto feito pelos grandes grupos capitalistas, desvenda a estratégia e o funcionamento das empresas multinacionais e mostra como sua ação, no ambiente atual de inovação tecnológica e desregulamentação da econômia, modela cada vez mais a produção e o consumo em escala mundial.

  • Paridade cambial é o termo meio estranho ao cenário proposto.

  • Por que "Paridade Cambial" está errada? O próprio R$ é uma moeda que vive sofrendo a baixa e a alta do Dólar devido a paridade cambial...